VidMonsters
Por VidMonsters

FAQ Vídeo: como responder perguntas e estreitar o relacionamento com clientes

VidMonsters
Por VidMonsters

Um objetivo comum a qualquer empresa é ser bem-vista pelos consumidores. Gerar engajamento e construindo uma imagem de autoridade de mercado. Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas para alcançar esses resultados e a produção de vídeos é, sem dúvida, uma das mais eficientes. Mas um tipo de conteúdo audiovisual, em particular, é capaz de ajudar as marcas nesse trabalho: o FAQ Vídeo.

E como novos tipos de vídeo surgem regularmente, é preciso estar de olho nas tendências para não ficar para trás.

Assim, elaboramos este artigo para apresentar à você esse formato e como utilizá-lo em sua estratégia de vídeo marketing.

Portanto, continue a leitura e descubra como o Vídeo FAQ pode ajudar a sua marca a estreitar a relação com o público. E, sem dúvidas, diminuir os custos da sua empresa com educação sobre seus produtos e serviços e pós venda. Vamos lá?

FAQ Vídeo: o que é esse formato?

Em inglês, a sigla FAQ corresponde à expressão Frequently Asked Questions, que pode ser traduzida como “Perguntas Mais Frequentes”.

Talvez você não tenha reconhecido o nome imediatamente, mas nós temos certeza de que já acessou esse tipo de conteúdo. São aquelas páginas que reúnem uma série de perguntas e suas respectivas respostas sobre um produto ou serviço.

Inserir uma aba com as perguntas mais frequentes é um recurso muito utilizado por empresas dos mais diversos portes e segmentos. Afinal, quem mais indicado para responder às dúvidas dos clientes do que a própria companhia?

E como você deve ter imaginado, os FAQ Vídeos nada mais são do que um apanhado dessas perguntas apresentadas em formato de vídeo. Assim, é possível aproveitar os benefícios do conteúdo audiovisual e ainda responder às principais dúvidas dos seus clientes.

Caso você esteja se perguntando: ”Ok, mas se posso apenas ter a boa e velha página de perguntas e respostas, porque construir um vídeo?”.

Vejamos a seguir…

Vale a pena construir um Vídeo FAQ?

Okay, mas porque a sua empresa deveria trocar a sessão de perguntas frequentes em texto pelos FAQ Vídeos? Vale a pena investir nesse tipo de conteúdo?

Mas é claro!

Antes de adquirir um produto, é normal que o consumidor queira pesquisar sobre a marca e as soluções que ela oferece. Afinal, são muitas as dúvidas, como o funcionamento dos produtos, opções de pagamento, assistência técnica e outras.

Os FAQ Vídeos cumprem bem esse papel. Respondendo às principais questões da audiência, educando-a e, ao mesmo tempo, construindo uma relação mais próxima. E de quebra, sua marca se posiciona como especialista em seu setor de atuação.

E esse tipo de conteúdo também auxilia a sua empresa no processo de pós venda. E se os FAQs tradicionais já ajudam os clientes a utilizarem um produto ou serviço depois da compra, sua versão em vídeo é ainda melhor.

O conteúdo audiovisual é muito didático e gera mais engajamento. Você verá como a experiência do usuário e o processo de onboarding serão aprimorados com essa estratégia.

Mas não é só isso. Confira mais alguns benefícios que os FAQs em vídeo podem oferecer:

  • Facilita o trabalho da sua equipe. Ter um conteúdo dedicado a responder as dúvidas dos clientes diminui o tempo de atendimento e aumenta a produtividade da equipe.
  • Aumenta as vendas. Além de ser visto com bons olhos pelos consumidores, o FAQ ajuda a destacar os pontos fortes e benefícios dos seus produtos. Assim, os clientes não ficarão na dúvida entre adquirir as suas soluções ou as de um concorrente.
  • Auxilia no processo de SEO. Outra boa razão para criar um Vídeo FAQ é que esse tipo de conteúdo é valorizado pelos mecanismos de busca. Dessa forma, sua página pode conquistar as primeiras colocações do Google com mais facilidade.

Como criar um Vídeo FAQ que não deixe dúvidas?

Agora que você já conhece todos os benefícios que os FAQ Vídeo oferecem, é hora de colocar a mão na massa. Mas não se preocupe, produzir esse tipo de conteúdo é mais fácil do que parece.

Abaixo, reunimos algumas dicas para você produzir um material que não deixe dúvidas:

Vídeo marketing

1. Faça um levantamento das principais dúvidas

O primeiro passo para criar um FAQ vídeo eficiente é reunir as perguntas mais comuns entre os consumidores em relação à empresa e seus produtos. Para fazer esse levantamento, reúna sua equipe e analise as principais questões recebidas por e-mail, mensagens em redes sociais ou telefone.

Se você possui um time de vendas ou suporte ao cliente, pergunte quais as dúvidas que eles mais recebem. Como eles estão em contato direto com o público, são uma ótima fonte de informações.

Em seguida, procure identificar quais perguntas são similares e tente transformá-las em uma só questão. Dessa forma, você evita criar FAQ Vídeos excessivamente longos e redundantes.

Uma outra opção é separar as questões de acordo com o tema. Além de ajudar na hora de respondê-las, você pode criar vídeos diferentes para cada assunto.

2. Mantenha simples e didático

O principal objetivo de um FAQ vídeo é orientar e educar o consumidor sobre uma empresa e seus produtos. Você não conseguirá fazer isso se gravar vídeos longos, com respostas gigantescas e confusas.

Senso assim, na hora de responder às perguntas mais comuns, dê preferência por uma linguagem simples e didática. Vá direto ao ponto e seja objetivo nas respostas. Isso permitirá que um número maior de pessoas assistam e entendam o seu conteúdo.

E como estamos falando de um material em vídeo, aproveite para usar todos os recursos audiovisuais disponíveis, como trilha sonora, animações e legendas. Quanto mais didático e explicativo, melhor.

3. Atualize sempre que necessário

Com o passar do tempo, a sua empresa cresce, produtos são lançados, novos clientes chegam e as perguntas mais comuns mudam.

Por isso, é importante manter o seu FAQ vídeo sempre atualizado de acordo com as dúvidas mais frequentes daquele momento. O ideal é atualizar o conteúdo regularmente, entre duas a quatro vezes ao ano.

4. Divulgue

Depois de produzir os seus FAQ Vídeo, é hora de investir na divulgação. Não faz sentido criar um material rico e didático se ninguém for capaz de acessá-lo, não é mesmo?

Por isso, cuide para que o conteúdo esteja bem visível e que o número de páginas que direcionam para o FAQ seja o maior possível. Dessa maneira, as chances de os visitantes acessarem o seu material são maiores.

Mas não fique limitado ao seu site. Divulgue o seu Vídeo FAQ nas redes sociais, crie uma postagem no blog da marca e envie o conteúdo para suas listas de e-mail.

3 Exemplos de Vídeo FAQ para se inspirar

Ainda não sabe por onde começar a produzir o seu FAQ Vídeo? Não se preocupe. Separamos alguns exemplos de conteúdos desse tipo para servir de inspiração.

a) ReclameAQUI

Famoso por ser uma plataforma onde consumidores postam reclamações contra empresas, o ReclameAQUI é um exemplo de boas práticas na hora de produzir um FAQ Vídeo.

Em seu canal do YouTube, cada uma das dúvidas mais frequentes ganhou o seu próprio vídeo, que são simples, diretos e de curta duração. Além disso, o canal reuniu todos os conteúdos em uma playlist, o que ajuda o usuário a encontrar a resposta que ele procura.

b) Guru do Sorriso

Você não gosta de aparecer na frente das câmeras? Não tem problema. É possível fazer um Vídeo FAQ usando animações! Um exemplo é o conteúdo criado pelo Guru do Sorriso, um site que ajuda pacientes a procurarem dentistas e clínicas odontológicas.

Para responder às dúvidas mais comuns dos profissionais sobre a plataforma, o site produziu um FAQ vídeo animado. Assim, foi possível dar explicar um tema mais complexo e específico com mais leveza.

c) Canal da Lu (Magazine Luiza)

O varejista Magazine Luiza possui um canal no YouTube dedicado à Lu, sua especialista virtual e responsável por ajudar os consumidores em suas compras online.

A empresa resolveu fazer um Vídeo FAQ diferente e bastante descontraído. O conteúdo respondeu às principais dúvidas do público em relação à personagem, como sua criação, escolha do nome e até mesmo a voz.

O vídeo é leve e divertido, o que contribuiu para aumentar o engajamento dos seguidores e estreitar a relação com a marca. São milhares de curtidas e comentários de usuários aprovando o conteúdo e enviando novas dúvidas para o canal.

Viu só como os FAQ Vídeos são fáceis de produzir e podem ajudar a sua empresa ter uma relação mais próxima com o público? Com as nossas dicas você será capaz de responder às perguntas dos seus clientes com eficiência e sem deixar dúvidas no ar.

Agora que você já está por dentro de todos os venefícios do FAQ vídeo, não perca tempo! Clique aqui e aprenda quais são os tipos de vídeo marketing que podem ajudar sua empresa.