VidMonsters
Por VidMonsters

Como fidelizar clientes: tudo o que você precisa saber para conseguir

VidMonsters
Por VidMonsters

Uma coisa indispensável para a sua empresa, além do próprio serviço ou produto, é o seu consumidor. E, por isso, você precisa fidelizar clientes.

Para que ele seja fiel a você, te conheça e sempre recorra à sua empresa quando tiver algum problema, você precisa conhecê-lo bem. Saber exatamente o que ele precisa e quando ele precisa, para que você possa ajudá-lo. E com isso, poder fornecer a ele o melhor serviço e atendimento!

O cliente quer se sentir reconhecido por você, quer se sentir especial. Até para que você possa reconhecê-lo também como alguém leal à sua marca.

Então, neste artigo vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para fidelizar clientes, e usando o vídeo marketing. Confira abaixo!

Agradar não é fidelizar clientes

Você já deve saber que a fidelização não é só deixar o seu consumidor satisfeito.

Não é só agradá-lo, oferecendo-lhe um bom produto ou serviço. Até porque isso é o mínimo que você deve fazer.

O ideal é que você o surpreenda com um atendimento de alta qualidade, fazendo além da sua obrigação de ser bom no que você e sua empresa fazem.

A fidelização de clientes é um vínculo afetivo construído entre a marca e o cliente. Ao dar-lhe certos benefícios após realizar uma compra, você o fará se sentir exclusivo.

Esse sentimento fará com que o consumidor prefira a você antes dos concorrentes, porque eles não poderão superar a sua assistência. Em outras palavras, conquiste a confiança do consumidor!

Use ferramentas como um atendimento de primeira, promoções, bons preços, entre outras coisas. Faça de tudo para não decepcioná-lo na escolha de comprar com o seu negócio.

Empatia

Portanto, o primeiro passo para fidelizar clientes é atendê-lo como você gostaria de ser atendido. Esse é o princípio da empatia, que é, basicamente, se colocar no lugar do outro.

O bom atendimento é quando existe um certo diferencial na assistência. Até porque a grande maioria da sua concorrência, por certo, pode entregar o mesmo tipo de atendimento ao cliente.

Então, foque em manter esse atendimento da maneira que o próprio vendedor gostaria de ser atendido. E não no que ele pensa que é o melhor para o cliente.

Lembre-se: o que é óbvio para alguém, pode não ser para o outro.

A boa equipe de vendas não deve insistir para que a pessoa compre. Deve ter a sensibilidade para ouvir e compreender os problemas do comprador.

Para isso, colete todo o feedback possível dos seus clientes, sejam positivos ou negativos. Utilize pesquisas, mídias sociais, entre em comunidades e grupos, use e-mails e formulários online… Observe e escute! E saiba o que andam falando sobre você. Assim, você saberá como reagir e como superar as suas expectativas.

Para conseguir tudo isso e ainda ser empático, saiba quem é o seu público ideal. Estabeleça um perfil bastante detalhado sobre suas preferências e suas queixas. Só assim, será possível colocar-se nos sapatos do outro.

Pirâmide invertida

Na teoria da pirâmide invertida, também conhecida no mercado como funil de vendas, o cliente está no topo. Ele é o principal alvo de todo o trabalho da empresa. Abaixo dele que estão os responsáveis pelo relacionamento com o comprador: a equipe de vendas. E no cume, estão o suporte e a gestão: o administrativo.

A pirâmide invertida é a imagem da estratégia para fidelizar clientes. Isto é, antes de qualquer esforço, o cliente vem como primeiro plano. Esse pensamento é o que você deve cultivar na sua empresa, junto a um bom atendimento. Procure estreitar as relações com o consumidor.

Para tal, valorize ferramentas como pesquisa de mercado, ouvidoria, SAC, etc. Tenha em mente que o cliente é o seu foco principal.

Interação

Assim sendo, para conseguir fidelizar clientes, um passo importantíssimo é interagir com eles. Afinal, de que outra maneira você manterá um relacionamento?

A ideia é estar sempre presente e disponível para atendê-lo em suas necessidades. Logo, um excelente meio para tal são as redes sociais. Pois são lugares em que é possível estar em constante contato direto com diferentes pessoas. Já falamos aqui sobre vídeos nas redes sociais, por exemplo.

Mas vamos dar 6 dicas mais sobre como manter uma relação interativa com seu público:

  1. Seja real e autêntico à sua marca, para que a pessoa possa reconhecer a sua voz sempre que te encontrar.
  2. Tenha uma comunicação objetiva, para atrair o público. Tente não ser vago ou ambíguo.
  3. Use comandos simples, como “concorra”, “participe”, etc. São regras fáceis de serem entendidas.
  4. Seja sempre ético, e tenha respeito por todos. Sempre!
  5. Pense em recompensas que saciem as necessidades e os desejos dos clientes. E que esses prêmios levem a alguma ação à sua empresa.
  6. Desse modo, você pode conseguir informação do público. Use-a para melhorar o perfil do seu consumidor ideal. Consequentemente, para deixá-lo cada vez mais satisfeito.

E não se esqueça de monitorar toda e qualquer interação! Registrar esses dados permite que você otimize sua estratégia e obtenha bons resultados em fidelizar clientes.

A partir de cada ação, será possível reunir mais dados sobre o público. E estar em constante melhoria nesse processo.

Produza vídeos

Vídeos são ótimos para o processo de fidelização de clientes. Principalmente, o marketing de conteúdo em vídeos.

Costuma-se pensar que o marketing de conteúdo é sempre por escrito, como em blogs ou redes sociais. E claro, são estratégias muito eficientes!

Mas você já deve ter se dado conta que o consumo de vídeos na web tem aumentado bastante, nos últimos anos.

Só de 2014 a 2017, houve um aumento de 30% de crescimento de consumidores de vídeos online! Se antes o brasileiro assistia, em média, a 8h de conteúdo audiovisual online por semana, passou a assistir 15.4h! (Vídeo Viewers 2017, Google/Provoker)

Ou seja, o consumidor está ficando cada vez mais exigente quanto ao conteúdo recebido. Ele quer receber informação que seja relevante e interessante. E o meio para fazê-lo é fundamental para que o conteúdo chegue até ele.

Para se destacar da concorrência, sua estratégia deve ser atrativa e seu conteúdo fácil de ser consumido.Considere fazer uma produção audiovisual na sua estratégia de marketing!

E-mail marketing com vídeos

Outra maneira de manter a comunicação e o diálogo com os clientes é ter um canal de e-mail marketing.

O e-mail ainda é bastante usado em situações profissionais. As pessoas costumam checar sua caixa de e-mail diariamente. Mas é de senso comum que, hoje em dia, muita gente acredita não ter tempo para ler conteúdos extensos. Ou simplesmente desiste de ler na hora que vê algum texto. Ainda mais se tem muitos e-mails para ler!

Usar o vídeo no e-mail marketing é uma alternativa boa para engajar seu cliente. E também porque o público interage muito bem com conteúdo audiovisual. Clique aqui e aprenda como fazer!