Loading Posts...

Com o crescimento do vídeo marketing, mais empresas estão adotando esta estratégia. Por causa disso, é comum que surjam dúvidas com relação à qualidade da gravação. Especialmente na  hora de fazer uma filmagem externa.

Muitas pessoas pensam que somente empresas com grandes equipes de produção de vídeos podem realizar filmagens externas. Entretanto, a filmagem ao ar livre é uma boa opção para quem quer começar a apostar em vídeos belos e chamativos, utilizando cenários e iluminação externos.

Por isso, neste artigo você vai aprender como fazer uma filmagem externa e quais ferramentas usar, além de conferir dicas para que as gravações fiquem com boa qualidade. Vamos nessa?

Por que fazer uma filmagem externa

Fazer uma filmagem externa realmente não é uma tarefa tão simples quanto parece. Vento, trânsito, variação de incidência da luz do sol, chuva, outras pessoas passando pelo local… São inúmeras as dificuldades e variáveis que não podem ser controladas por quem faz uma filmagem externa.

Com tanta coisa que pode atrapalhar a gravação, você deve estar se perguntando: Por que alguém iria querer fazer uma filmagem externa, já que são tantas as dificuldades?

As filmagens externas, quando bem realizadas, deixam os vídeos com um aspecto mais profissional e atraente. Imagine, por exemplo, os belos cenários naturais de sua cidade, aparecendo para os clientes de sua empresa, nos vídeos que você produzir.

Além disso, as filmagens externas ajudam a economizar. Algo importante para as empresas que ainda estão caminhando na estratégia de vídeo marketing e não possuem muitos equipamentos de iluminação à disposição.

Desta forma, vale muito a pena encarar os desafios e variáveis muitas vezes incontroláveis dos ambientes externos, para fazer a gravação de vídeos ricos.

Vídeos estes que irão se encaixar muito bem na imagem que sua empresa quer passar, sem estourar o orçamento disponível para a estratégia de vídeo marketing.

Como fazer filmagens externas

A qualidade do vídeo é algo importante a ser considerado, quando estiver produzindo os conteúdos da estratégia de vídeo marketing da sua empresa.

Seja em gravações em estúdio, ou ao ar livre, dois aspectos merecem atenção para que o vídeo tenha qualidade: o áudio e a iluminação.

Durante uma filmagem externa, controlar estes fatores se torna um pouco mais complicado. Afinal, existem muitos fatores que não podem ser controlados, tais como:

  • O vento, que pode mudar de direção e intensidade a qualquer momento;
  • Concentração ou dissipação de nuvens, que afetam a iluminação natural da filmagem externa;
  • Barulhos e ruídos do ambiente, como aqueles vindos de pessoas, de automóveis, de obras nas redondezas, animais, etc.;

Esses fatores influenciam diretamente a qualidade do vídeo. Afinal, afetam a iluminação que irá incidir sobre quem estiver em plano, ou mesmo a forma e nitidez com a qual o áudio será captado e gravado.

Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas básicas para que você consiga controlar alguns fatores das filmagens externas. E, assim, gravar bons vídeos.

Dicas básicas para filmagens externas

  • Tenha pautas já reservadas para o dia em que o tempo estiver interessante para isso. Afinal, você pode até não possuir o controle do clima externo, mas pode estar preparado para dias sem chuva ou com o sol não tão forte;
  • Prefira dias nublados para evitar o excesso de sol. Assim, você terá um maior controle sobre a incidência de luz no seu vídeo;
  • Caso não seja possível gravar apenas em dias nublados, prefira gravar no início ou no final do dia. Nesses horários, o Sol já não irá incidir de modo direto em quem estiver no plano;
  • Procure gravar em sombras, pode ser entre prédios ou até mesmo debaixo de uma árvore. Dessa maneira, você consegue aproveitar a luz natural, sem prejudicar a cena;
  • Aprenda a ignorar a presença de outras pessoas. Muitas podem, inclusive, querer te atrapalhar de propósito, chamando a sua atenção ou passando atrás de você;
  • Tenha um microfone de qualidade. Afinal uma gravação de áudio externo é mais complicada, dada a presença de ruídos e barulhos do ambiente;
  • Defina o enquadramento e os planos que serão usados. Procure encaixar a pessoa em cena junto ao cenário externo definido para a filmagem;
  • Capriche na edição do vídeo. Tente valorizar o ambiente, mas sem tirar o foco do conteúdo que ele visa transmitir.

Quais são as ferramentas necessárias

Agora você conhece quais os cuidados precisa ter para fazer uma boa filmagem externa. Então, é hora de ver alguns equipamentos e ferramentas que são indispensáveis para um vídeo de qualidade.

1. Câmera

A câmera, ao contrário do que você pode até estar pensando, não precisa usar equipamentos profissionais e caros.

Pelo contrário! Mesmo câmeras de smartphones possuem qualidade suficiente para a captação de vídeos com boa qualidade em ambientes externos.

Caso você queria usar o celular, tudo o que é necessário é configurar o aparelho adequadamente. Assim, a câmera do aparelho irá se adaptar ao nível da iluminação externa com facilidade.

Alguns aplicativos, como o ProCamera e o Google Camera, ajudam nessa função. Eles habilitarem no celular funções verdadeiramente profissionais, como ajuste de iluminação, tratamento de cenas, entre outras ferramentas.

Mas, caso você possa e prefira fazer a filmagem externa com uma câmera profissional, fique atento ao tipo de equipamento e as lentes. Observe e configure os equipamentos conforme as condições de luz do ambiente.

2. Microfone

Assim como no caso das câmeras, a captação de áudio também não requer equipamentos profissionais e caros.

No entanto, aqui, cabe um cuidado a mais. É através do áudio que a mensagem de seu vídeo será transmitida ao espectador. Assim, qualquer fator que prejudique o som ou a compreensão dele por quem estiver assistindo ao vídeo, prejudicará seriamente a qualidade dele.

Para uma filmagem externa, a nossa recomendação é pela utilização de microfones para captação externa do áudio (de modo independente ao da câmera) e que sejam propícios à supressão de ruídos.

Dois exemplos são os microfones de lapela. Eles são discretos e unidirecionais, o que ajuda a eliminar ruídos externos e o eco nos vídeos. Outras opções são microfones Boom ou Shotgun, que podem ser manejados por pessoas fora da cena e não precisam estar próximos à origem do som.

3. Tripé

Outra ferramenta muito importante, para a realização de uma filmagem externa, é um tripé. Como você provavelmente não terá à disposição um Camera Man profissional, que irá segurar a câmera durante a gravação, o tripé ajudará a evitar imagens tremidas.

Com ele, você poderá posicionar seguramente a câmera e, em alguns modelos, até mesmo o microfone, evitando que a imagem fique tremida.

Além disso, você terá liberdade para gesticular em frente a câmera, já que não precisará ficar segurando o equipamento o tempo todo.

Por isso, ao fazer uma filmagem externa, não esqueça de levar consigo o tripé, já que ele irá ser um importante auxiliar na garantia da gravação de um vídeo de qualidade.

Gostou das nossas dicas para a hora da filmagem externa? Coloque em prática tudo o que aprendeu em nosso texto para não errar ao filmar ao ar livre. E depois de terminar a sua gravação, é hora de editar todo o material. Por isso, confira o nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre edição de vídeos.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!