VidMonsters
Por VidMonsters

Tudo que você precisa saber sobre o futuro dos vídeos online

VidMonsters
Por VidMonsters

Já faz bastante tempo que os vídeos fazem o maior sucesso na internet, principalmente, no marketing de conteúdo. As redes sociais estão tomadas de vídeos, sejam eles microvídeos, como no Instagram ou mais longos, como no YouTube. O vídeo está realmente dominando o mundo virtual, mas como será o futuro dos vídeos online?

Para quem pensa que o futuro dos vídeos online é uma realidade bem distante, sinto informar que está muito enganado. Os números dos vídeos são muito impressionantes. Segundo o Google, o mundo inteiro assiste mais um 1 bilhão de horas de YouTube. É como se os 7,5 bilhões de habitantes da Terra assistissem diariamente, aproximadamente, 8 minutos de vídeos na internet.

Basicamente, o cenário digital se aperfeiçoa a cada dia mais. Então, hoje trazemos um artigo de como será (ou está sendo) o futuro dos vídeos online pra você ficar por dentro desse “futuro” que certamente, em partes, já vivemos!

Por que devo investir em vídeos?

A explosão do consumo de vídeos online vem crescendo a todo instante. Eles já são responsáveis por quase 70% do tráfego da internet. E essa porcentagem promete chegar aos 82% até o ano de 2020. Isso mostra que a transformação do mundo virtual só trouxe mais movimento e interação, lugar onde os vídeos se encaixam perfeitamente.

Para começar, a velocidade da evolução dos celulares é absurda. E isso vem facilitando a oportunidade das pessoas consumirem ainda mais esse formato através de seus smartphones. Além do mais, através dos vídeos, muitas pessoas conhecem novas marcas e empresas. Esse formato de conteúdo consegue transmitir todo o potencial de uma organização de uma maneira bem fácil e eficaz. E o melhor é que vídeos demonstram autoridade de uma forma mais descontraída e direta.

Passar credibilidade de produto é uma das demais vantagens do presente futuro dos vídeos online. No vídeo marketing, o famoso ditado: “Só creio no que vejo” faz todo sentido. A exposição dos serviços demonstrada de forma audiovisual, faz com que seus clientes acreditem na sua marca e/ou empresa contribuindo para seu crescimento.

Vídeos online já fazem parte do nosso presente

Por muito tempo, o meio de comunicação mais popular entre nós foi a televisão. Mas é fácil perceber a grande mudança para o futuro dos vídeos online. Basta pararmos para pensar por quanto tempo ficamos em frente à TV na sala. Agora compare: por quanto tempo ficamos em nossos smartphones rolando vídeos nas redes sociais? Pois então, a resposta está aí.

Esses dois meios de comunicação revolucionaram o mundo. Enquanto a TV trouxe, em meados do século XIX, uma nova visão de entretenimento e publicidade, a internet, na década de 60, reinventou os caminhos da comunicação, da interação e do consumo. Hoje em dia, é praticamente impossível imaginar o mundo sem essas duas tecnologias revolucionárias.

Mas a internet ganha no quesito popularidade. Assistir vídeos online é uma realidade em escala, segundo o Google. Em uma pesquisa, 86% dos entrevistados assistem vídeos na internet. Além disso, 99% dos que assistem usam o YouTube. Essa plataforma audiovisual cresceu 32% entre os anos de 2014 e 2017. Com isso, podemos ver que a quantidade de horas dedicadas aos vídeos online cresce de ano a ano. Enquanto isso, o tempo dedicado à televisão permanece estável.

O futuro dos vídeos online e seus benefícios

Sem dúvidas, a internet é um poço infinito de utilidades e conhecimento. Junto com o crescimento da rede mundial de computadores, vieram novos serviços e profissões. Segundo dados do Google, 65% as pessoas utilizam o YouTube quando querem aprender algo. Essa plataforma audiovisual é uma fonte gratuita de aprendizado e possui uma imensa variedade de assuntos. E o melhor é que você pode aproveitar tudo isso no conforto da sua casa. Seja bem-vindo ao futuro dos vídeos online!

Vídeos Tutoriais

De crochê à montagem de carros, o grande queridinho de visualizações tem a sigla “DIY”. Significado “Do It Youself”, em português “Faça você mesmo”. É comum encontrar essa expressão na internet e ela indica que algo está sendo ensinado e que você pode fazer com suas próprias mãos.

Existem alguns canais muito interessantes sobre esse assunto e, o Canal Manual do Mundo é um deles. Há 10 anos, o diretor e apresentador dos vídeos, Iberê Thenório, produz materiais que são capaz de ensinar de tudo um pouco. São vídeos desde experiências, curiosidades científicas, até explicações mais complexas de como montar ou criar determinada coisa. Veja abaixo um exemplo de vídeo do canal:

Vídeos EAD

O ensino a distância, também conhecido como EAD, é uma nova alternativa para pessoas que querem conseguir seu diploma. Com o conteúdo inteligente e dinâmico, os vídeos online são uma ferramenta extra para professores e alunos. Atualmente, o EAD corresponde a 18% das matrículas em cursos superiores e a previsão é que no ano de 2023 essa porcentagem cresça para 50%, segundo o ministério da educação.

O canal Descomplica, é um excelente canal do meio acadêmico. Os vídeos mais populares são os que oferecem ajuda em provas como ENEM e no vestibular. No canal estão presentes: aulas ao vivo diariamente (pela manhã e à noite), monitorias online e todas as aulas do ensino médio, incluindo filosofia e sociologia.

Profissão Youtuber

Além do aprendizado, profissões surgiram com o tal futuro dos vídeos online. O Youtuber, por exemplo, é um profissional que ganha a vida fazendo vídeos para o YouTube. O que parecia ser brincadeira e puro entretenimento, passou a ser a fonte de renda de muitas pessoas que expõem suas produções na web, atraindo milhares de seguidores.

Um bom exemplo de youtuber de sucesso, é o comediante Whindersson Nunes, do canal whinderssonnunes. Nascido em uma família pobre e sem muitas condições, o também cantor, ficou conhecido pelos seus vídeos caseiros e com poucos recursos no ano de 2013. Desde outubro de 2016, seu canal se tornou o canal brasileiro com mais inscritos no Youtube.

Ah, quer saber mais sobre como ganhar dinheiro no Youtube? Temos dicas incríveis para você!

Mas como os vídeos online podem ajudar minha empresa?

Está bem claro que os vídeos fazem parte do nosso dia a dia e já sabemos que as empresas que usam os vídeos como opção em sua estratégia obtêm bons resultados. Afinal, os vídeos online promovem engajamento, ajudam nas conversões e contribuem para mudar a imagem da empresa.

Os vídeos permitem com que empresas mostrem com mais detalhes seus serviços e produtos disponibilizando uma relação mais próxima com usuários. Além de mostrar a identidade da empresa, faz com que sua marca se destaque na originalidade e na comunicação em relação a concorrência. Se você deseja se comunicar com seu público de um jeito próximo, dinâmico e autêntico, os vídeos online são o caminho certo para o sucesso da sua empresa.

Encontrar recursos em serviços audiovisuais têm sido a escolha de muitas empresas para saírem da estagnação. Vídeos em 360º, com drones e produção mais pessoal e simples são tendências no mercado virtual e estão aptos a ganharem ainda mais espaço e fazer com que o futuro dos vídeos online chegue ainda mais rápido para nós.

E não é só isso, a divulgação e a distribuição é uma ótima maneira de fidelizar pessoas a sua marca e/ou empresa. Fazer com que seu material tenha fácil acesso, usar as redes sociais para que as pessoas tenham conhecimentos sobre seus conteúdos e fazer parcerias, são boas maneiras de divulgar seus vídeos, melhorando o ranqueamento do SEO, gerando mais tráfego e mantendo os visitantes por mais tempo no seu site.

Agora que você já entendeu tudo sobre como o futuro dos vídeos online faz parte do nosso cotidiano, vale a pena conhecer a Vidmonsters! Uma plataforma de vídeo marketing que possibilita que pessoas e empresas aproveitem seu potencial buscando sempre ajudar a medir resultados de funcionalidade e métricas.