VidMonsters
Por VidMonsters

Aumente o engajamento do seu público com o uso do Gamification em Webinars

VidMonsters
Por VidMonsters

Diferenciar o conteúdo dos Webinars de sua empresa não é um tarefa simples. É preciso inovar e procurar apresentar algo interessante para o público. E uma das maiores tendências em seminários online é o uso de gamification em Webinars.

Recentemente, o uso dos Webinars nas estratégias de Vídeo Marketing das empresas apresentou um crescimento expressivo. Enquanto mais pessoas assistem a conteúdos assim, o aumento de Webinários torna necessário diferenciar o seu conteúdo dos demais.

E é aí que entra o uso de gamification em Webinars. Com o uso dessa técnica nos webinars de sua empresa, é possível torná-los ainda mais atrativos e envolventes ao público.

Neste artigo, você conhecerá mais detalhes sobre o uso de gamification em Webinars para gerar mais engajamento com a audiência. Vamos nessa?

O que é gamification

Gamification, que pode ser traduzido como “gamificação”, consiste no uso de estratégias e design de jogos em outros contextos e atividades que não sejam associadas a um jogo propriamente dito.

E esse conceito ganha cada vez mais espaço a cada ano. Segundo a empresa de consultoria Gartner, até 2020, ao menos 70% das maiores empresas do planeta irão ter ao menos uma aplicação desta técnica.

Com o uso do gamification, as empresas conseguem transformar rotinas de trabalho. Com isso as pessoas se sentem mais motivadas a executarem as tarefas e desafios do dia a dia.

Isto porque, através do gamification, é possível construir aspectos como engajamento, produtividade, trabalho em equipe, foco e determinação.

Fatores que ajudaram a qualquer equipe, de qualquer empresa, a desempenhar melhor as suas atividades e se orientar para que os objetivos sejam atingidos.

Elementos do gamification

Dentro de uma empresa, o uso do gamification geralmente envolve os seguintes elementos:

  • Feedback: É possível fornecer às pessoas informações sobre suas ações em tempo real. Com isso, os usuários têm a oportunidade de mudarem suas ações para alcançarem os resultados desejados.
  • Prêmios: São elementos que dão aos envolvidos um símbolo de suas realizações, ao mesmo tempo em que estimulam a conquista de objetivos;
  • Rankings: Estimula o senso de comunidade e de equipe entre os envolvidos, que se sentem motivados a subirem de posição.

Por que ele pode ser útil para seu webinar

Ao aplicar o gamification em Webinars, todos os aspectos positivos desta técnica (engajamento, produtividade, trabalho em equipe, foco e determinação) podem ser utilizados para conduzir a audiência durante o webinar.

E essa é uma ótima notícia, já que manter a atenção e o interesse do público durante um webinar é uma das missões mais difíceis.

E com o uso dos elementos do gamification, é possível manter o engajamento no Webinar elevado. Assim, os resultados e receptividade do conteúdo junto ao público serão os melhores possíveis.

Assim, podemos sintetizar alguns dos principais benefícios do uso de gamification em Webinars:

  • O conteúdo do Webinar ficará mais dinâmico e atraente para a audiência;
  • A audiência irá se envolver por mais tempo com o webinar, criando, assim, uma ligação mais forte entre a empresa e público;
  • Com o uso do gamification em Webinars, será possível criar uma sensação de comunidade ao incentivar a interação com o seu público.

webinar

Exemplos de gamification em webinars

Mas, como implementar o uso do gamification em Webinars que a sua empresa realizar?

Muita gente pensa que o uso de gamificação em um seminário online pode deixar o conteúdo menos assertivo para a audiência, transmitindo uma ideia errada da empresa. Mas este pensamento não poderia estar mais errado!

Com o gamification, os Webinários de sua empresa ganham mais dinamismo e interatividade. Eles deixam de lado a ideia de quem um Webinar é apenas uma apresentação de slides, com um apresentador falando.

Dicas para usar o gamification em Webinars

  • Realize enquetes com o público, com perguntas sobre o tema do webinar. Assim, a audiência poderá acompanhar a evolução do seu conhecimento durante o webinar;
  • Também é possível realizar alguns questionários durante o conteúdo, ou mesmo ao final do webinar, atribuindo pontuações para as respostas certas;
  • Utilize aspectos como filmes e séries, para interagir com o público. Por exemplo, para quebrar o clima pesado, faça perguntas sobre o nome de um filme ou de um personagem. Com isso, as pessoas irão se envolver mais e dar respostas criativas;
  • Se possível e se encaixar na dinâmica do seu webinar, incentive o trabalho em equipe, criando momentos em que a audiência possa interagir entre si para chegar na solução de um problema proposto, por exemplo;
  • Outra opção é permitir que a audiência participe do Webinar via redes sociais. Por exemplo, comentando sobre ele, a partir de uma hashtag;
  • Você também pode distribuir prêmios ao final do webinar para aqueles que participaram mais, responderam mais perguntas certas ou para os grupos que se desenvolveram melhor, caso tenha sido feita alguma ação de trabalho em equipe;
  • Ao final do webinar, você também poderá realizar sorteios entre todos os participantes. O prêmio poderá ser algum desconto ou período de uso do seu produto ou serviço, por exemplo.

São diversas as opções de implementar o uso de gamification em Webinars da estratégia de Vídeo Marketing da sua empresa.

A ideia é transformar o conteúdo em algo interativo e que faça com que o público, ao final do webinar, saia com a impressão de que teve um momento divertido.

Assim, ele irá enxergar o seu webinário como um momento para adquirir mais conhecimento, mas também para se divertir, fugindo totalmente daquela ideia de evento maçante.

Conclusão

O uso do gamification em Webinars não para de crescer. E com transmissões desse tipo na internet, diferenciar o conteúdo do webinário da sua empresa é mais do que necessário.

Por isso, com o gamification, é possível transformar a forma com a qual o seu público se envolverá com o conteúdo do Webinar.

Você pode fazer uma live comum, usando uma apresentação de slides e ser apenas mais um webinar entre tantos outros. Ou deixá-lo dinâmico e interativo, oferecendo uma verdadeira experiência de aprendizado e diversão para a audiência.

O importante é destacar o seu Webinar e fazer com que essa seja uma experiência inesquecível e agradável para o público. Assim, sua empresa ganha relevância e seguidores fieis.

Depois de aprender a usar o gamification em Webinars, que tal levar a sua produção para outro nível? Para isso, é fundamental saber quais os melhores equipamentos e serviços para produzir um seminário de qualidade. Confira o nosso artigo com todas as ferramentas para Webinar que a sua marca precisa.