Loading Posts...

Todos nós sabemos que a evolução tecnológica abriu muito espaço para o crescimento de novos criadores de conteúdo.

Tanto que muitas pessoas puderam ser alçados a condição de influenciadores digitais. E um destes perfis é o dos blogueiros.

Isso modificou muito a lógica dos profissionais que se inseriram neste ramo. Pois, ao contrário do passado, quando a informação ficava restrita aos jornalistas e aos grandes grupos de mídia, a era dos blogs permitiu que novos geradores de conteúdo e formadores de opinião surgissem.

Demorou muito para que os blogueiros pudessem passar de pessoas que apenas escreviam coisas na internet, para profissionais que tratam a escrita para blogs, próprios ou não, como profissão.

Mas, ainda é possível ganhar dinheiro com blog? A realidade mudou muito nos últimos anos e as formas de monetização que vigoraram no passado, se modificaram muito, o que aumentou os desafios de rentabilizar um blog.

Neste artigo, falaremos sobre as formas e desafios para ganhar dinheiro com blog. Conheça formas de monetizar um blog, quais os passos devem ser seguidos e se ainda há espaço neste setor. Confira!

Ainda é possível ganhar dinheiro com blog?

Apesar de muitas pessoas ainda duvidarem que, de fato, é possível ganhar dinheiro com blog, saiba que SIM, isto é possível.

Contudo, isso não ocorrerá por mágica. Irá demandar planejamento, paciência, e, mais do que tudo, dinamismo.

Pois, as formas de monetização de um blog mudaram muito, de alguns anos para cá. O aumento da oferta de blogs com bom conteúdo e, ao mesmo tempo, a redução dos valores de patrocínio e anúncios, tornou o desafio de ganhar dinheiro com blog ainda maior.

Além disso, existe a necessidade de produzir bons conteúdos, que chamem a atenção do público, para ganhar a confiança dos leitores e, aos poucos, firmar-se como referência no nicho do mercado que você decidir atuar.

O que é preciso ter para um blog gerar lucro

É claro que, quando pensamos em um blog, logo passa pela nossa cabeça a necessidade de produção de conteúdo de qualidade.

Porém, é preciso lembrar que para ganhar dinheiro com blog, será preciso geri-lo como um negócio tradicional, o que exige bastante trabalho. Em alguns casos, até mesmo em uma escala maior do que negócios tradicionais.

Para ajudar você a compreender melhor como superar estes desafios e conseguir ganhar dinheiro com blog, listamos algumas das atitudes que te ajudarão a torná-lo rentável.

Necessidade de possuir uma plataforma segura

Manter um blog na internet é uma tarefa que não é das mais difíceis, mas que requer dedicação.

Desta forma, é importante escolher uma plataforma que ofereça recursos para personalização, segurança e escalabilidade do blog.

Algumas das principais plataformas, disponíveis no mercado, são Wordpress, Tumblr e Blogger. Todas elas são muito boas, para quem quer criar um blog e começar a rentabilizá-lo.

Ter um nicho específico e conhece-lo a fundo

Para ganhar dinheiro com blog, primeiro é preciso adotar e conhecer um nicho em detalhes, para a criação do conteúdo. De modo que o conteúdo criado possa ser rico e relevante, para este nicho.

É importante redigir para um nicho que esteja de acordo com as suas preferências e conhecimentos. Um nicho do qual que será fácil para você falar sobre, algo que realmente goste.

Criar conteúdo de qualidade

Esta parte é muito importante, tanto para ganhar a confiança dos seus leitores, quanto para aplicar em estratégias de SEO e garantir a visibilidade de seu blog.

Não adianta deixar todo o blog otimizado, seguindo as boas práticas de SEO, mas produzir um conteúdo genérico, sem valor real aos leitores.

É importante salientar que um dos principais aspectos, para ranqueamento do Google, é o tempo que o acessante permanece no site que ele acessou, através do buscador.

E, se o conteúdo do seu blog não for de qualidade, a tendência é de que o acessante saia rapidamente do site. Tornando impossível a tarefa de ganhar dinheiro com blog sem conteúdo de qualidade.

Constância e persistência

É necessário que você gere conteúdo de forma constante. Não deixe seu blog parado por muito tempo, ou você vai perder os leitores que conseguir conquistar.

Procure, ainda, ter uma rotina de postagens em seu blog. Seja diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Ao manter esta regularidade, seu leitor irá sempre voltar ao seu blog, em busca de conteúdo novo.

Também procure estar sempre atualizado e produzindo conteúdo atual para seus leitores. A persistência aqui é fundamental, pois ainda que demore um pouco para conquistar e fidelizar seus leitores, é necessário ter em mente que ambas vêm com o tempo.

Estude muito sobre estratégias de inbound marketing e automação de marketing

Para ganhar dinheiro com blog, é preciso sempre estar retendo leitores e atraindo novos. Para isso, é importante estudar sobre estratégias de inbound marketing, cujo foco é ganhar o interesse do cliente.

Adotar estas estratégias irá facilitar a atração de novos leitores para o seu blog, otimizando os seus esforços em marketing digital e em otimização de sites (SEO).

É interessante buscar também ferramentas que facilitam a automação do marketing para o seu blog.

Procure enviar com newsletters regulares os seus leitores e otimize a alimentação de conteúdo para os seus leads.

E utilizar ferramentas de automação de marketing permitem que tudo isso seja feito e que você possa se focar em produzir conteúdos de qualidade para o seu blog.

6 formas de ganhar dinheiro com blog

Para muita gente, ganhar dinheiro com blog se resume apenas a um modo: a veiculação de anúncios no próprio blog.

No entanto, existem outras formas de monetizar um blog. Abaixo, relacionamos 6 formas possíveis que um blog pode utilizar, para gerar renda.

1. Venda de espaços de anúncio

O modelo mais tradicional de monetização de blogs se dá pela venda de espaços de anúncio. Geralmente ocorrendo através do clique em anúncios espalhados pelo blog.

Porém, a venda de anúncios têm suas contrapartidas. Se por um lado, estes são modelos tradicionais, por outro lado podem irritar o consumidor de conteúdo do seu blog, pela poluição visual.

Além disso, você precisa de uma quantidade significativa de tráfego para que possa começar a ganhar dinheiro com anunciantes.

Assim, antes de investir neste modelo, estude as propostas, faça um teste para ver se de fato as propagandas não são enfadonhas e, somente após, decida se vale realmente a pena apostar neste modelo de monetização.

2. Publi Posts

Os publi posts, ou posts patrocinados, acontecem quando determinada marca propõe a divulgação de posts patrocinados em seu blog, divulgando a empresa em questão.

A quantia paga por estes posts patrocinados vai variar de acordo com o número de acesso do blog. Blogs com mais acessos tendem a ganhar boas quantias de dinheiro, através de posts patrocinados.

Por isso, esta pode se tornar uma ótima fonte de renda, desde que o conteúdo da propaganda seja bem elaborado, a marca seja ressaltada e o blog possua um número elevado de acessos.

3. Venda de infoprodutos

A venda de produtos digitais é amplamente utilizada como opção para blogueiros que querem dar um salto em seu faturamento.

Desta forma, o blog também acaba gerando valor para seus leitores, dentro de um nicho específico de mercado, ao oferecer a eles conteúdos relevantes e que irão enriquecer o conhecimento deles.

É possível anunciar e-books, cursos online, webinários, entre outros, ganhando comissões a partir das vendas feitas pela divulgação realizada no blog.

Procure fazer divulgações sobre assuntos que possuam relação com o conteúdo de seu blog.

Por exemplo, possuindo um blog de moda e cosméticos, pode ser interessante oferecer um e-book sobre como se maquiar e gerar monetização a partir disso.

4. Cursos online

Os cursos online estão cada vez mais em alta, pois são fáceis de acessar e podem ser consumidos por qualquer pessoa com acesso a internet.

Se você possui um blog, poderá ser interessante transformar seu conteúdo em um material mais completo, para quem deseja aprender tudo sobre o assunto que você escreve.

Você pode criar um curso em vídeo, explicando suas técnicas e novas formas de fazer determinadas coisas e utilizar seu próprio blog para divulgar o curso.

Uma das principais vantagens aqui é que você mesmo pode produzir o conteúdo, focar nas vendas e escalar seus ganhos. Ou seja, por um baixo custo produtivo, você pode ter um alto retorno.

5. Programa de afiliados

Esta opção funciona como um programa de recomendação de produtos, através da qual o afiliado (aquele que divulga) recebe comissão sempre que o produto for vendido por meio de seu anúncio.

O trabalho do blogueiro é atrair tráfego qualificado e indicar produtos que estejam relacionados ao seu nicho de atuação.

Estes anúncios são uma boa alternativa para quem está iniciando e deseja um retorno rápido de investimento. Na Hotmart, por exemplo, a comissão por venda através do programa de afiliados pode chegar a até 80% do valor do produto vendido.

6. Consultorias

À medida que sua reputação como influenciador digital crescer, seus acessos ficarão recorrentes e seu tráfego será intenso.

Com este reconhecimento, será possível oferecer serviços de consultoria para empresas que possam estar interessadas em seu know-how.

Além de oferecer um bom retorno financeiro, este tipo de consultoria ajudará a alavancar ainda mais a sua autoridade no mercado.

Conclusão

Ganhar dinheiro com blog não é das missões mais fáceis na internet. No entanto, existem muitas formas que permitem ao produtor de conteúdo monetizar o conhecimento que ele compartilha com seu público.

Como dissemos no início deste artigo, saiba que, para se tornar um blog lucrativo, seu trabalho e estratégia nunca podem parar. Você precisa alimentar seu blog com conteúdo de qualidade constantemente, para conseguir um bom retorno com o tempo.

Monetizar um blog não é uma tarefa que irá acontecer do dia para a noite. Demanda tempo e paciência, enquanto os acessos crescem.

Mas, se você esta disposto a seguir neste desafio, construa seu planejamento, entenda o seu público e comece a produzir. O esforço bem planejado e executado irá gerar resultados.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!