VidMonsters
Por VidMonsters

Aprenda como ganhar inscritos no YouTube de graça para o seu canal

VidMonsters
Por VidMonsters

Se a sua empresa está na web e você busca mais conversão, produzir vídeos e ganhar inscritos no YouTube é uma das melhores maneiras de conseguir isso.

Afinal, a produção de vídeos é uma das estratégias que melhor converte potenciais clientes, segundo diversos profissionais de Marketing Digital e dados do Google.

E quando se fala de vídeo, o YouTube é a plataforma que logo vem à mente de muita gente. Seja de aspirantes a produtores de conteúdo audiovisual, ou mesmo de empreendedores, seja pela acessibilidade da plataforma, ou mesmo pelo número de usuários.

Neste artigo, você saberá mais o que é preciso para alavancar um canal e ganhar inscritos no YouTube. Fatores fundamentais para manter os seu conteúdo relevante, sem ter de gastar muito dinheiro para isso. Vamos nessa?

Afinal, o número de inscritos realmente importa?

O número de inscritos dá a medida do “sucesso” do canal, a popularidade dele e, consequentemente, da marca. Além disso, a quantidade de assinantes reflete a quantidade de pessoas que podem estar sendo alcançadas, a cada vídeo publicado.

Um inscrito, ou assinante, é alguém que fez a opção de receber atualizações sobre os vídeos postados em seu canal. E, assim, continuar assistindo ao conteúdo que você produz. Isso acontece por vários motivos, como identificação a marca, a utilidade do serviço, produto ou tema abordado oferece, entre outros.

E, quanto mais inscritos o canal tiver, maior será sua relevância e maiores as chances de obter novos assinantes. Por isso, ganhar inscritos no Youtube deve ser um dos objetivos principais de quem apostar pela produção e divulgação de conteúdo na plataforma.

Atenção ao uso de bots e compra de inscritos

Embora esta seja uma opção para fazer um canal iniciante crescer e ganhar visibilidade, a compra de inscritos e o uso de bots são mal vistos pelo público. Isso pode levar a uma perda de credibilidade e de engajamento, com o conteúdo do canal.

Além da possível perda de credibilidade, a compra de inscritos aumenta apenas o número de assinantes, sem oferecer interações orgânicas e espontâneas.

O ideal é sempre procurar crescimento orgânico e espontâneo. Assim, os resultados não serão artificialmente inflados. Por isso, fique atento ao restante deste conteúdo para ver como ganhar inscritos no Youtube, sem a necessidade de “comprá-los”.

Como ganhar inscritos no YouTube sem investir

A seguir, selecionamos algumas estratégias e dicas que você pode seguir, para conseguir ganhar inscritos no Youtube e crescer o seu canal. E o melhor, sem a necessidade de altos investimentos e sem ter de recorrer à bots. Confira!

1. Estratégia de SEO para YouTube

Em termos de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), o YouTube requer uma estratégia parecida com a que é usada para ranquear nas buscas do Google. E isso não é por acaso, já que o site de vídeos é propriedade da gigante de tecnologia.

Porém, o YouTube conta com alguns critérios próprios ao definir a ordem dos resultados, quando um usuário faz a busca por uma tema ou palavra em específico:

  • Termos contidos no título do vídeo;
  • Retenção de audiência – o tempo de visualização em comparação com a duração do vídeo;
  • Descrição do vídeo contendo a palavra-chave;
  • Número de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos do vídeo;
  • Tags (as categorias em que o assunto abordado se encaixa);
  • Duração do vídeo;
  • Quantidade de novos inscritos obtidos após a visualização do vídeo.

Um vídeo que atenda à maioria ou, melhor ainda, a todos esses critérios terá melhor colocação nas buscas no YouTube – que já é considerado o segundo maior buscador, atrás apenas do Google.

YouTube

2. Conteúdo de qualidade

Subir conteúdo de qualidade para a plataforma não só é importante para a credibilidade da marca, mas também para a visibilidade do canal e ganhar inscritos no YouTube.

Como demonstrado, a retenção de audiência e o tempo de visualização contam muito para o ranqueamento dos vídeos. E nem precisa dizer que, se o usuário não gostar do que vê, ele fechará o seu vídeo e partirá para outro. Afinal, opções não faltam no YouTube.

Portanto, oferecer conteúdo de qualidade, sem “encheção de linguiça” e que respeite a inteligência e o tempo do usuário, é essencial.

3. Atenção às tendências de conteúdo do momento

Se o conteúdo for de qualidade, mas não interessar aos usuários ou não tiver buscas, todo o trabalho e dedicação pode ir por água abaixo. Por isso, o Google Trends é seu amigo na hora de decidir o que está “bombando” na rede.

Com ele, é possível ter acesso às tendências do momento e até as que estão para surgir, filtrando as buscas que são feitas por região, idioma, categoria e tipo de pesquisa. Uma ferramenta para quem quer estar sempre prevenido e ligado no melhor conteúdo que pode ser produzido.

4. Tenha um calendário editorial

Um calendário editorial para publicação de novo conteúdo serve como um guia para você se planejar quanto à publicação de conteúdo. Da mesma forma, é uma boa maneira de criar a recorrência com seus assinantes, que saberão quando esperar e acessar o seu canal, por novos vídeos.

Por isso, é muito importante segui-lo e, de alguma forma, comunicar o seu público em caso de atrasos ou imprevistos. O calendário de postagens pode ser dividido e organizado por categorias/temas, período (semana, mês, ano), entre outras divisões.

5. Crie thumbnails irresistíveis

A thumbnail é o “cartão de visitas” do seu vídeo. É a imagem em miniatura ao lado do título que o usuário vê nos resultados de pesquisa, na página inicial do YouTube e quando seu vídeo é compartilhado em outros lugares (WhatsApp, por exemplo). Só isso já deixa clara a importância que ela deve ter.

Uma dica ao pensar na thumbnail é colocar o título à esquerda, para que seja lido mais fácil.

E evite usar thumbs com coisas ou imagens que não estão no vídeo para atrair visualizações, as chamadas clickbait ou “caça-clique”. Pois esta é uma prática que, cada vez mais, é mal vista pelo público do Youtube.

6. Invista em collabs

Para ganhar inscritos no Youtube, um bom investimento podem ser os collabs. Collab é uma abreviação do termo em inglês, collaboration, que em tradução é “colaboração”.

Um collab pode ser feito entre empresas (marcas), canais ou youtubers, com intuito de atingir um público e/ou aumentar o alcance dos envolvidos.

É essencial escolher bem o parceiro – que deve ter público e abordagens compatíveis – e definir todos os detalhes da ação por meio de um briefing, para que os objetivos sejam alinhados e alcançados.

7. Não abra mão dos CTAs em todos os vídeos

O Call to Action (CTA, chamada à ação, em tradução literal) é uma ferramenta de marketing, que busca fidelizar a pessoa que está consumindo o conteúdo. Pode ser uma chamada para curtir ou seguir a página nas redes sociais, assinar uma newsletter ou, no caso do YouTube, assinar o canal.

Se você está preocupado sobre como ganhar inscritos no YouTube, sempre use CTAs no final dos vídeos. É o famoso “dá um like, comenta e assina”que todos os youtubers declamam ao final de seus vídeos.

8. Divulgue seu canal em outras redes sociais

Para ganhar inscritos no Youtube, a divulgação do canal deve ser extensiva. Além disso, um dos critérios de ranqueamento é a quantidade de compartilhamentos, além de visualizações.

Por isso, hoje em dia, divulgar seu conteúdo em todas as redes sociais que a marca possui é uma prática muito eficiente, para aumentar a visibilidade de seus vídeos.

Conclusão

A “receita” de como ganhar inscritos no YouTube envolve partes iguais de dedicação, planejamento e cuidado com a qualidade. Mas poderá trazer retornos que, no momento, nenhuma outra plataforma pode oferecer.

Sempre procure construir o seu canal, de forma orgânica e com conteúdo que seja, de fato, útil e relevante para o seu público.

Um canal do Youtube com muitos inscritos, muitos visualizações e minutos assistidos, é uma ferramenta muito potente, para o sucesso do vídeo marketing de qualquer negócio.

Por isso, procure seguir estas dicas que listamos acima, para conseguir ganhar inscritos no Youtube e crescer o seu canal, sem ter que comprar inscritos ou investir no malfadados bots. E para alavancar ainda mais os seus vídeos, descubra como atrair mais visualizações e aumente o seu sucesso na plataforma!

Plataforma de webinars e hospedagem de vídeo