VidMonsters
Por VidMonsters

Gerar leads com vídeos: aprenda a colocar gatilhos DENTRO do player

VidMonsters
Por VidMonsters

O vídeo marketing é uma estratégia que tem sido amplamente utilizada por empresas de diferentes tamanhos e nichos. Cada vez mais, marcas e empreendedores usam vídeos para atrair, gerar e converter leads.

Para você ter uma ideia, segundo o State of Video Marketing 2018, 81% das empresas já utilizam o vídeo como ferramenta de marketing e 99% delas pretendem continuar com essa estratégia.

Mas a questão é: será que essas empresas – inclusive a sua – estão aproveitando todas as possibilidades de geração de leads que esse formato de conteúdo oferece? Ou será que estão usando o vídeo como um simples apoio, dentro da estratégia de marketing?

Se você ficou na dúvida, este artigo é para você. Nele, você vai aprender como colocar gatilhos dentro do seu player e aproveitar todas as oportunidades que a estratégia de vídeo marketing oferece, para gerar leads com vídeos. Confira!

Por que os vídeos convertem mais

Não há dúvidas que as mídias audiovisuais são uma tendência. E a ciência explica esse fenômeno: o cérebro humano processa vídeos com mais rapidez e facilidade, e retém mais informação com este formato de conteúdo.

Assim, fica claro o poder que esse tipo de mídia tem na comunicação entre as marcas e sua audiência. Por isso, gerar leads com vídeos apresenta possibilidades incríveis.

Se você ainda tem dúvidas sobre o poder de conversão de um vídeo, veja alguns números:

Mas, para explorar todo esse potencial de conversão, é preciso criar alguns gatilhos que facilitem a tomada de ação do público que assiste os seus vídeos. E é isto o que veremos a seguir.

É possível inserir gatilhos dentro dos vídeos?

A resposta é sim! É possível inserir todos os tipos de gatilhos de conversão dentro do próprio player do vídeo, tanto em conteúdos gravados, como em transmissões ao vivo e webinars.

Assim, é possível estimular a tomada de ação do seu público, enquanto ele assiste o vídeo e assim facilitar a captura de informações e oportunidades de vendas.

Essa é uma estratégia que otimiza as ações de marketing de uma empresa. Afinal, a partir de uma única tela, é possível gerar leads e vendas, sem que seja necessário fazer um redirecionamento do público para uma landing page.

A aplicação de gatilhos diretos, permite gerar leads com vídeos de modo mais rápido, afinal, quem assiste poderá tomar uma ação imediata, enquanto conhece e se interessa pela solução que você esta apresentando a ele.

Qual tipo de gatilho é possível inserir na tela?

Como citamos acima, é possível inserir diferentes tipos de gatilhos dentro de um vídeo. Eles são ferramentas focadas em conversão, que são inseridas dentro do player, a fim de chamar o seu público para a ação, no momento em que ele está assistindo o vídeo.

Os gatilhos podem ter diferentes objetivos focados na conversão de leads, como chamada para assinar o canal ou curtir o vídeo, captura de e-mail e outras informações, e até mesmo a realização de uma compra.

Veja, a seguir, os principais gatilhos de conversão utilizados dentro de vídeos.

Calls to action

Também conhecido pela sigla CTA, o call to action, ou chamada para a ação, pode ser inserido em um vídeo por meio de cards.

Se tratam de notificações que aparecem durante a exibição de um vídeo. São como pop-ups e servem também para promover a marca e outros vídeos do canal. Incluem uma imagem, título, link e a chamada.

É importante ter bom senso no uso de calls to action. O excesso de chamadas pode parecer apelativo e atrapalhar a experiência do usuário. Resultando em um efeito contrário e até mesmo negativo, na ideia original de gerar leads com vídeos da estratégia.

Captura de e-mails 

Se o seu objetivo é capturar e-mails, para aumentar a sua base de leads, é possível solicitar essa informação dentro do próprio vídeo.

E mais, o usuário também poderá digitar as suas informações e enviá-las sem ser direcionado para nenhuma landing page. O que reduz o número de passos que ele deverá fazer e aumenta a possibilidade de geração de um lead.

A solicitação para a inserção do e-mail poderá ser feita no início, meio ou fim do vídeo, de acordo com a sua estratégia de marketing.

Formulários

O gatilho de formulário é similar ao de captura de e-mail. Mas você pode inserir outros campos, para solicitar informações relevantes para o seu negócio.

É importante ter cuidado com o número de informações pedidas. Por ser uma mídia de rápido consumo, procure evitar formulários longos e que solicitem muitas informações, às vezes desnecessárias.

Um detalhe importante na captura de e-mail por formulário, é sobre permitir ou não que o usuário continue assistindo o vídeo, se ele não quiser inserir as informações. Esta resposta irá depender do objetivo do seu vídeo.

Vale testar o que funciona para a sua estratégia. Mas podemos adiantar que marcas que permitem o acesso ao vídeo, independentemente das informações repassadas pelo espectador, conquistam uma visão mais positiva dos usuários.

Timer de escassez 

Esse é um gatilho que visa criar um senso de urgência em quem assiste o vídeo, incentivando-o a tomar uma decisão.

É um contador regressivo, que limita uma determinada oferta apresentada no vídeo. É ideal para gerar oportunidades de venda em lives.

Contadores

Os contadores também são comuns em webinars e lives. Eles irão indicar o número de pessoas que estão assistindo, as reações e interações, valorizando a transmissão.

Gerar leads com vídeos com contadores tende a ser mais fácil, dado que o contador mostrando que muitas pessoas estão assistindo o vídeo, irá atribuir ao conteúdo autoridade, junto a quem o assiste.

Meios de pagamentos 

Este é um gatilho importante para vídeos do tipo live shopping. Uma transmissão ao vivo que tem como objetivo vender um produto ou serviço, de forma imediata.

O gatilho possibilita que o usuário realize a compra dentro do vídeo, enquanto assiste a transmissão.

Para onde vão os leads gerados?

Existem duas opções de redirecionamento para os leads capturados pelos gatilhos dentro dos vídeos: o Excel ou ferramentas de automação de marketing.

Se o seu negócio é pequeno, o Excel pode ser suficiente para gerir seus leads. Mas se você tem uma base considerável, ter uma ferramenta de automação é uma opção interessante.

Isso porque, com os softwares de automação, os leads gerados dentro de determinado vídeo são direcionados para fluxos de nutrição mapeados, que irão abastecê-los com conteúdos similares, encaminhando-os dentro do funil de vendas.

Como inserir gatilhos dentro dos meus vídeos e lives?

Agora que você já conhece o potencial que gatilhos dentro de vídeos oferecem para a geração de leads, deve estar se perguntando como inseri-los dentro dos seus conteúdos.

É simples. Basta contratar uma plataforma para vídeos que forneça essa tecnologia. Existem diversas opções no mercado a preços acessíveis. (Entre elas, nós da VidMonsters :D). E pode acreditar, o investimento vale a pena.

Pois, em um momento em que o consumo de conteúdo se dá de forma dinâmica, empresas que apostam em ferramentas que incentivam a tomada de ação e facilitam a conversão de leads, ganham vantagem competitiva e se destacam no mercado.

Então, não perca mais tempo e comece a gerar leads com vídeo hoje mesmo!