VidMonsters
Por VidMonsters

Guia de como gerar leads com um webinar

VidMonsters
Por VidMonsters

Não é novidade para ninguém que webinários trazem ótimos resultados para a sua empresa. Porém, gerar leads com um webinar é um verdadeiro desafio.

Afinal, como convencer seus visitantes e espectadores a seguirem na jornada de compras? É o que vamos explicar neste guia completo!

No primeiro momento, pode parecer um bicho de sete cabeças, mas ao decorrer da estratégia, entendemos que não existe mágica para gerar leads perfeitos. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Então vamos ao que realmente interessa!

Afinal, porque webinars geram leads?

O grande ponto de toda estratégia de marketing, é o foco em alavancar as vendas. Por isso, é essencial capturar, nutrir e fazer a gestão dos leads. Mas para isso, é preciso tê-los.

Neste ponto, um webinário sai na frente como uma das melhores estratégias para a geração de leads. Você terá uma oportunidade única para se relacionar com o seu público.

Mas as razões não param por aí. Os principais motivos do porquê webinars geram leads são:

Formato altamente engajante

O engajamento é uma das principais características de um webinar. Afinal, o formato permite que você lance várias estratégias para estimular a interação dos espectadores, o que é essencial para conquistar os leads.

Por exemplo: dentro do webinário, você pode promover uma enquete sobre o tema. Com isso, a audiência poderá acompanhar a evolução de seus conhecimentos. E também fazer sorteios e distribuir prêmios para aqueles que mais participaram.

Ao promover o engajamento entre os espectadores, eles não irão ver seu webinar apenas como algo para adquirir conhecimento. Mas também um momento para tirar dúvidas, aprofundar os estudos e até mesmo se divertir.

É um formato flexível

Webinários são conhecidos por serem transmitidos ao vivo, mas não se resume a somente isto. A flexibilidade do webinar permite que ele não se perca, pois ele poderá ficar disponível dentro da plataforma.

Assim, aqueles que não participaram ao vivo, poderão acessar o conteúdo. Isto é mais uma forma de captação de leads para a empresa, mesmo meses após a transmissão original.

Maior autonomia para interagir com o público

Como já dito acima, o formato do webinar permite que você faça coisas diferentes para conquistar o público. Então, se a transmissão não está indo como o planejado, você terá autonomia para mudar o rumo.

Além disso, o público poderá enviar perguntas e comentários em tempo real. Essa interação é importante para conquistar os espectadores e convencê-los de que seu produto ou serviço será a solução para o problema deles.

É um conteúdo perene

O conteúdo perene significa um assunto que é relevante e signifique algo, tanto nos dias de hoje, quanto por várias semanas, meses ou até mesmo anos.

Exemplos de conteúdos perenes são tutoriais, artigos históricos, vídeos informativos e solução de dúvidas (FAQs). A grande vantagem é que, ele pode ser promovido pelo tempo que você achar necessário.

E nada melhor promover o conteúdo perene em formato de seminário. Assim, você aproveitará todos os benefícios do webinar e capturar leads qualificados através deste formato.

Facilita a aprendizagem

Realizar um webinar é uma das melhores formas de ensinar algo realmente útil ao seu público. E no caso de uma estratégia de marketing, educar o consumidor é essencial para que ele entenda a importância de adquirir os produtos ou serviços da sua marca.

Uma das grandes vantagens do webinar, é a capacidade trabalhar com vários sentidos das pessoas: visão, audição e cenestesia.

Isto facilitará o entendimento de quem está assistindo, seja qual for o tipo de formato que ele possui mais facilidade de aprendizado. O espectador não só aprenderá o assunto, mas também será grato por você ter compartilhado seus conhecimentos.

É um ótimo formato para coletar dados

Com o webinar, você pode gerar leads antes, durante e depois da transmissão. 

Antes, você pode divulgar e impulsionar o chamado para o webinar nas suas redes sociais, atraindo mais pessoas a se cadastrarem para assistir a aula. A tática mais comum é capturar estes leads com uma landing page.

Durante a transmissão, você pode oferecer um material complementar para atrair pessoas que entraram sem cadastro. O mesmo vale para depois do webinar, mandando o material e um agradecimento pela participação.

Há várias maneiras de gerar leads com webinar e começar um relacionamento com o visitante. Estes leads serão nutridos até que sintam confiança em você e na sua empresa, pronto para se tornar cliente.

Como gerar leads com um webinar?

O webinar é o formato que reforça o nome da marca, a ideia de autoridade e cria uma relação mais duradoura com o público. Como podemos ver, há razões suficientes para adotar o webinar e gerar leads com esta estratégia.

Mas, para isto é necessário passar por diversas etapas. Que vão desde o momento do planejamento e roteiro, até após o término da transmissão.

O primeiro de tudo é identificar em qual etapa do funil de vendas que o seu webinar se encaixa. Assim, você construirá uma comunicação mais eficiente e personalizada. Mas isto é só o começo: veja como capturar leads com webinar na prática.

Planeje uma estratégia de divulgação do webinar

Ao pensar no formato e fazer o roteiro do webinar, é preciso também uma estratégia para divulgá-lo. O importante aqui é não focar apenas em uma estratégia, mas englobar várias para a divulgação.

Além dos anúncios em redes sociais para atrair pessoas fora da sua atual lista, você pode apostar uma estratégia de co-marketing. Assim, você pode trabalhar com uma empresa que tenha uma persona parecida com a sua e criar o conteúdo em conjunto.

Mas, para conseguir capturar estes leads através das redes ou por e-mail, é preciso enfatizar o assunto do webinar. Para ser assertivo, trabalhe com uma “dor” da sua persona e explore isto.

Faça uma landing page para webinar atrativa

A landing page para receber os leads do webinar deve ter um único objetivo: fazer com que os visitantes se inscrevam para o seu evento. Por isso, o foco é somente o webinário.

A landing para gerar leads com webinar deve ter uma estrutura básica. O primeiro item a ser pensado, é o título. E vamos lembrar que a primeira impressão é a que fica.

Por isto, o título deve ser algo impactante e sintetizar a informação do que será o webinar. Assim, ele conseguirá captar a atenção do visitante da página e dar partida para o relacionamento.

O conteúdo dentro da landing page deve informar de forma mais ampla. Não deve ser algo longo, e deve utilizar palavras-chaves dos assuntos a serem abordados no webinar.

Quer aprender como construir uma landing page perfeita para seu webinar? Dá uma olhada no nosso artigo só sobre isto!

Forneça algo de valor em troca

O webinar é um formato que não permite edições e cortes posteriores. Então, a percepção de quem é você e como é a sua empresa será ainda mais real.

Se o seu webinário for apenas de promoções e vendas, sem um conteúdo útil, isto afastará os espectadores.

Lembre-se: o webinar deve ser sobre o conteúdo e as soluções reais para o assunto abordado. E para completar, você pode criar outros formatos sobre o tema, e oferecer aos participantes como uma forma de aprofundar os estudos.

Mostre aos espectadores o real interesse em oferecer algo de valor. Isso será mais um ponto positivo para gerar leads com webinar.

Mantenha o webinar pessoal e direto

Se o seu conteúdo não tem um certo nível de pessoalidade, os espectadores terão dificuldades em construir um relacionamento com a sua marca. E sem isso, ninguém se interessará em continuar te seguindo.

Então, não tenha medo de promover brincadeiras saudáveis dentro do webinário e adotar uma atitude mais leve. Basta encontrar um equilíbrio para manter o tom pessoal, direto e com uma certa formalidade.

Com isso, os espectadores valorizarão sua autenticidade. E isto significa mais leads para o seu funil de vendas. Afinal, adoramos pessoas e empresas legais!

Utilize gatilhos ao longo do webinário

Agora uma dica de ouro: você sabia que é possível inserir gatilhos dentro do webinar, e assim captar leads em tempo real?

O melhor é que estes gatilhos podem ser inseridos tanto nas transmissões ao vivo, quanto em conteúdos gravados. Isso facilita a captura de contatos e também a identificação de oportunidades de vendas.

E estes leads podem ser redirecionados para planilhas Excel ou para alguma ferramenta de automação de marketing. O que é extremamente importante para serem trabalhados de forma correta dentro do funil.

Conclusão

Entendeu a importância de gerar leads com webinar para a sua estratégia de marketing digital? As dicas acima, aplicadas corretamente, podem trazer grandes vantagens para sua equipe de vendas.

Quer saber mais sobre transmissão ao vivo? Então veja esse post e aprenda como fazer transmissão ao vivo pelas redes sociais de maneira eficiente para a sua empresa!