Loading Posts...

A sua empresa não pode cogitar ficar de fora das redes sociais! É lá que grande parte do seu público está. E é por lá que você encontrará um dos principais canais de interação com a audiência. E é por isso que você precisa investir na gestão de redes sociais.

Se você ainda não faz o gerenciamento de redes sociais do seu negócio, não é hora de ignorar este processo. É preciso saber administrar corretamente estes canais, que são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Neste artigo, você vai conhecer a importância da gestão de redes sociais e como implementá-lo, em seu negócio. Vamos lá?

O que é o gerenciamento de redes sociais

O gerenciamento ou gestão de redes sociais consiste em um conjunto de estratégias para fortalecer o marketing do seu negócio através das redes sociais. Facebook. Twitter, Instagram… os canais que a sua marca pode usar são muitos!

Mas o processo da gestão de redes sociais vai muito além de simples postagens nessas canais. É um dos maiores braços do marketing digital.

Trata-se de todo um contexto, composto por diversas etapas. Elas vão desde o planejamento da estratégia e posicionamento de marca nas redes sociais, passando pela criação e publicação de conteúdos relevantes para o público, até o acompanhamento e análise dos resultados obtidos.

Com um gerenciamento bem feito, é possível se aproximar dos clientes já existentes. Além disso, você consegue atrair novos consumidores a partir da presença da empresa nas redes sociais mais populares.

Por isso, não é incomum que diversas empresas até mesmo dediquem profissionais para cuidarem de suas redes sociais.

Mas este é um passo que muitas empresas, especialmente aquelas que ainda estão começando, não podem dispor. Por isso, as tarefas de gestão de redes sociais acabam sendo compartilhadas internamente.

Desta forma, e por ser um processo diário, é preciso que todos que forem trabalhar com as redes sociais da empresa, estejam plenamente alinhados. Dessa maneira, a linguagem e a mensagem transmitida serão as mesmas.

Por que ficar atento ao gerenciamento adequado das suas redes 

Hoje em dia, as redes sociais são fundamentais para as relações humanas, sejam elas entre pessoas, ou entre pessoas e marcas. Acontece de tudo nas redes sociais e muitas tendências, inclusive, nascem e crescem nelas.

É por isso que a sua empresa deve reconhecer a importância da correta gestão das redes sociais. É necessário conhecer as melhores técnicas para lidar com esse mundo de possibilidades.

Negligenciar o gerenciamento das redes sociais ocasiona a perda de qualidade no relacionamento com o público. Hoje em dia, ele está sempre atento a esta questão e prioriza as marcas com melhor atuação nestes canais.

Além de auxiliar no relacionamento com o público, as redes sociais também funciona como “vitrine” para o seu produto ou serviço. Estar presente nas redes sociais permite à audiência conhecer mais sobre o negócio e se identificar com a marca.

São inúmeras as possibilidades de conteúdos para interação com o público das redes sociais, como textos, fotos e vídeos.

Como é um espaço da sua empresa, você pode e deve usar a criatividade para passar o máximo da história e objetivo que compõe o seu produto ou serviço. Além disso, é possível responder perguntas e conversar de forma mais pessoal com os clientes, aproximando ainda mais a relação com eles.

É importante frisar que as ações do gestão de redes sociais devem ser realizadas diariamente. Pois ações esporádicas não surtirão o efeito desejado. Por isso, um perfil sempre atualizado é sinal de empresa ativa e que zela por um bom relacionamento com a audiência.

Diante de tudo isso, é fundamental ficar atento com as redes sociais de sua empresa, pois ignorá-las pode custar caro, tanto para os resultados financeiros, quanto para a percepção de marca de seu negócio.

Como fazer a gestão de redes sociais na prática 

Agora que você já conhece a importância da gestão das redes sociais para interagir com o público, é hora de implementar um processo eficiente de gerenciamento.

Mas, como fazer isto da melhor forma? Como se destacar e ser uma marca reconhecida positivamente nas redes sociais?

Para isso, confira, abaixo, algumas boas práticas de gestão de redes sociais que são utilizadas pelas principais empresas com boa presença nas maiores redes sociais do mundo.

a) Entenda a fundo o comportamento do público 

Conhecendo o público-alvo de sua empresa, pesquise profundamente como ele se comporta nas redes sociais.

Quais as redes ele mais frequenta? Qual o tipo de publicação ele mais gosta de ver? Qual o horário mais frequentemente acessado por ele?

Perguntas destes tipo irão ajudá-lo a compreender o comportamento dos seus seguidores. Por isso, defina a persona do seu negócio e use essas informações para nortear o seu trabalho.

Este é o primeiro passo para fazer a gestão de redes sociais do seu negócio ser mais eficiente. Afinal, é com este conhecimento que a sua empresa poderá criar publicações assertivas, em horários e com frequências que promovam, de fato, a sua marca.

b) Escolha adequadamente em quais redes apostar

A gestão de redes sociais, passa, necessariamente, por escolher as redes sociais corretas, nos quais a sua empresa estará presente.

Você não precisa investir tempo gerenciando todas as redes sociais. Isto, além de tomar muito tempo e trabalho de sua empresa, é algo que não irá trazer grandes resultados, sendo desnecessário para o seu negócio.

Após compreender os hábitos de consumo de informação de seu público em redes sociais, verifique quais são as redes preferidas por seu público e centre as suas atenções nestas plataforma.

Assim, você poderá concentrar seus esforços nas redes sociais que trarão o maior retorno. Ou seja, aquelas aonde o seu público está mais presente.

c) Determine seus objetivos de forma clara 

Traçar objetivos claros é o que vai direcionar a sua estratégia e dizer se a gestão de redes sociais está sendo, de fato, eficiente em sua empresa.

É possível até mesmo ter objetivos diferentes em cada uma das redes sociais que você decidir utilizar na estratégia de marketing. Entretanto, é indispensável ter estes objetivos muito bem definidos.

Pense no objetivo principal das campanhas realizadas nas redes sociais. É gerar leads para a sua empresa? Vender os produtos de forma direta por lá (como algumas marcas realizam no Instagram, por exemplo)? Aumentar a percepção e reconhecimento de marca da sua empresa?

Seja qual for o seu objetivo com as redes sociais, é importante dar bastante atenção à esta etapa. Pois é com estes objetivos definidos que você saberá se o conteúdo produzido e publicado é relevante ou não e se está alcançando os objetivos.

d) Produza conteúdo de qualidade 

Há um verdadeiro mundo de conteúdo na internet e, nas redes sociais, não é diferente. A timeline dos seus clientes é bombardeada diariamente por informações, publicações e ofertas de outras pessoas ou empresas.

Por isso, mesmo que a sua intenção seja a venda direta, é fundamental oferecer conteúdo de qualidade ao público.

Ficar apenas “empurrando” um produto ou algum conteúdo a ele, sem que seja verdadeiramente atrativo, é o caminho certo para que as publicações de sua empresa sejam ignoradas.

Por isso, conheça e entenda bem quais são os melhores formatos de conteúdo para publicação em cada rede social.

e) Atente-se à periodicidade 

A gestão de redes sociais também busca identificar quando os seus clientes estarão mais propensos a consumir conteúdo nesses canais. Além de atentar-se para os melhores horários para movimentar suas redes, dê a devida importância à frequência de publicação.

Há um risco grande de perder seguidores e relevância de sua página e de suas publicações quando você passa muito tempo sem postar.

Você pode até deixar uma longa sequência de posts pré-programados para serem publicados nos dias e horários definidos. O importante é manter as redes ativas e buscar publicar em horários nos quais o seu público esteja lá, para vê-las.

f) Interaja com o público 

Um dos grandes benefícios das redes sociais para o relacionamento empresa -cliente é a possibilidade de interação próxima que ela permite.

O público gosta de interagir com as marcas que segue, reconhece e admira. Por isso, busque sempre fazer interações com seus seguidores.

Isso pode ser feito através de transmissões ao vivo, as famosas enquentes do Instagram Stories, com promoções ou concursos culturais, ou simplesmente interagindo com os comentários de seus seguidores.

Este processo mantém o seu público ativo e atento às publicações de sua empresa, nas redes sociais. O que, além de aumentar o engajamento das publicações, aumenta a relevância delas, para que apareçam para outros usuários da rede.

5 ferramentas para gestão de redes sociais que podem ajudar 

Como dissemos lá em cima, muitas empresas até possuem profissionais dedicados para a gestão de redes sociais. Porém, esta não é a realidade da maioria dos negócios.

Nestes casos, o uso de ferramentas que auxiliem no processo de gestão pode ser muito útil. Atualmente, existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar o gerenciamento das redes sociais de sua empresa.

A seguir, falaremos de algumas destas ferramentas.

1. Buffer

O Buffer é um software que auxilia no gerenciamento, agendamento e analise de postagens em redes sociais.

O software permite agendar publicações em diversas redes sociais, com horários e frequências escolhidos pelo usuário, facilitando o gerenciamento de todas as redes, em um único lugar.

gestão de redes sociais

2. Hootsuite

Outra ferramenta muito popular para a gestão de redes sociais é a Hootsuite. O software da empresa auxilia no gerenciamento das redes sociais, desde a captação de clientes em potencial, ao atendimento deles.

Ele permite agendar publicações, gerenciar os conteúdos, monitorar o ROI das campanhas realizadas e filtrar as interações mais relevantes.

gestão de redes sociais

3. Scup Social

Criada para monitorar, gerir e acompanhar o atendimento ao cliente nas redes sociais, o Scup Social é uma das ferramentas mais completas do mercado.

A empresa também oferece treinamentos para gestão de redes sociais, além de permitir o gerenciamento das interações mais relevantes em 13 redes sociais.

gestão de redes sociais

4. Agorapulse

Considerada uma das mais simples e acessíveis ferramentas de gestão de redes sociais, o Agorapulse permite publicações em massa, em todas as redes sociais, agendamentos de posts e muitas outras funções.

A ferramenta também permite o acompanhamento dos principais KPIs da estratégia de marketing nas redes sociais e gerenciamento das interações mais relevantes com o público.

O AgoraPulse é um super auxílio na hora de interagir com o público, seu diferencial é a facilidade na hora de utilizar, por ter uma interface intuitiva.

gestão de redes sociais

5. Social Oomph

O Social Oomph é outras das principais ferramentas para a gestão de redes sociais. A empresa permite o acompanhamento e gerenciamento de publicações em diversas redes, como o Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest.

O software auxilia no agendamento de publicações e atualizações e no monitoramento das reações dos usuários  aos conteúdos que sua empresa publicar.3

Conclusão 

Não ignore o poder, a relevância e a importância fundamental da gestão de redes sociais dentro de sua empresa. Você pode contratar um profissional externo, dividir as funções internamente ou usar uma ferramenta que auxilie no processo.

Tudo depende das características e necessidades de sua estratégia de marketing em redes sociais e do orçamento que a sua empresa dispõe para tal processo.

O mais importante, no entanto, é sempre manter as redes sociais de seu negócio ativas e com interação constante e aberta com o público.

Pois isto é algo que, verdadeiramente, será um diferencial na relação de sua empresa, com o seu cliente.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!