Loading Posts...

As relações comerciais na era digital revelaram de forma mais clara um padrão que sempre existiu: negócios são feitos de pessoas para pessoas.

Isso significa que para fazer um empreendimento prosperar é preciso cultivar bons relacionamentos.

Muitas empresas entendem isso na hora de lidar com parceiros estratégicos, mas deixam de lado o maior parceiro de qualquer negócio: seus clientes.

Por outro lado, quem entende que os clientes são a “joia da coroa” sabe que precisa oferecer uma experiência personalizada e interagir de forma cirúrgica para manter a confiança.

O foco no cliente gerou novas estratégias como o Inbound Marketing e até novas ferramentas para a gestão desse relacionamento, como o uso de um CRM.

E nessa era digital, as empresas têm procurado as mais diversas formas de atrair e conquistar os seus clientes.

Sabia que você pode usar vídeos profissionais para estreitar seu relacionamento com os clientes? Entenda agora por que e como fazer isso!

Por que investir com tudo no relacionamento com o cliente

Não importa em que mercado você atua, sobram motivos para investir com tudo na construção de bons relacionamentos com seus clientes.

Você já ouviu falar no princípio da reciprocidade? Em resumo, se você faz um favor para alguém, a pessoa se sentirá “em dívida”, o que a motivará a retribuir o gesto de alguma forma.

Nesse contexto, aproximar-se de um cliente e gerar valor para ele vai ativar esse gatilho mental. E de que forma ele poderá retribuir o gesto? Comprando ou indicando seu produto a alguém.

Esse pequeno exercício nos ajuda a ver como o relacionamento achegado com os clientes contribui para:

  • o aumento nas conversões (em diferentes etapas do funil de vendas);
  • a redução do ciclo de vendas;
  • o fortalecimento da marca;
  • a conquista de defensores e fãs;
  • a melhora na retenção;
  • e o aumento da receita recorrente.

3 motivos para usar vídeos na sua estratégia de relacionamento com o cliente

Tudo bem, você está convencido de que investir na gestão de relacionamento com o cliente é mesmo a melhor solução. Mas por que usar vídeos?

Boa pergunta, ainda mais quando consideramos que existe uma ferramenta com o único propósito de gerenciar o relacionamento com os clientes, que é o CRM.

Em primeiro lugar, uma ação não anula outra. Ou seja, você deve sim entender o que é um CRM e usar um no dia a dia. É uma ferramenta incrível.

Ainda assim, veja 3 motivos para incluir vídeos profissionais na sua estratégia de relacionamento com o cliente:

1. Praticidade

O que dá mais trabalho, ler um artigo do início ao fim ou assistir um vídeo? É nesse sentido que o vídeo é mais prático.

Com o bombardeio de informações que recebemos todos os dias, é normal que o seu público se distraia e acabe mudando de atividade no meio da leitura de um e-mail ou blog post.

Com o vídeo, por outro lado, acontece o contrário. É mais fácil deixar de lado outros estímulos até o fim do conteúdo, especialmente se ele for de curta duração.

2. Adoção

Por conta da praticidade citada acima, o vídeo se tornou um dos formatos favoritos dos usuários para consumir conteúdo.

Além disso, é mais fácil entender até mesmo informações complexas quando são transmitidas com a ajuda de recursos visuais.

Não é à toa que os vídeos devem ser responsáveis por 80% de todo o tráfego da internet até 2020!

Sabe o que isso significa? Que as pessoas têm dado preferência a vídeos do que a outras formas de conteúdo, e quem investe neles ganha maior parcela da atenção.

3. Custo-benefício

O custo-benefício é importante em qualquer investimento, e os vídeos se enquadram no que podemos chamar de aposta segura. Por quê?

Em primeiro lugar, porque não dá para dizer que os vídeos são uma moda ou incerteza. Esse formato de conteúdo é tão sólido e estabelecido quanto a palavra escrita, que já existe há milhares de anos.

Além disso, os resultados de quem usa vídeo são impressionantes. Apenas duas estatísticas (você pode ver mais 79 delas neste artigo):

  • vídeos podem aumentar em até 54% do alcance da marca (OptinMonster, 2018);
  • empresas que usam vídeo marketing geram receita 49% maior do que as que não fazem isso (WordStream, 2018).

O papel dos vídeos no relacionamento com o cliente

Você concorda que a habilidade de contar histórias tem grande influência na percepção de uma pessoa ou grupo sobre determinado assunto?

E os vídeos são a forma perfeita de contar uma história cativante, que traz os clientes (e leads) para perto.

É só pensar nos recursos que possuímos para contar uma história: palavras, sons e imagens. O vídeo combina os 3, o que dá uma liberdade para criar a melhor narrativa possível.

Se você for bem-sucedido nas peças de conteúdo que criar, será capaz de causar os seguintes efeitos com os vídeos:

1. Gerar engajamento

Engajamento pode ser definido como o envolvimento das pessoas com o seu conteúdo e, em consequência disso, com a sua marca.

Quando o engajamento é alto a interação é constante. Desenvolve-se uma conversa ativa com os clientes, que se sentirão motivados a aprender com seu conteúdo, compartilhá-lo, ajudar a melhorá-lo por meio de críticas e sugestões, etc.

Não se trata de conseguir curtidas, mas de criar laços e estreitá-los cada vez mais. Um bom vídeo pode ajudar muito nesse processo.

2. Provocar emoções

O ser humano ama pensar que é puramente racional e faz tudo de caso pensado. Isso tem a ver com o controle que gostamos de ter sobre cada detalhe das nossas decisões.

Mas, na prática, não é bem assim. As nossas emoções compõem uma parte importante de nós e influenciam diretamente no que fazemos, e como fazemos.

Os vídeos ajudam a provocar emoções específicas, mesmo que de forma sutil. Essas, por sua vez, mudam a forma com que os clientes encaram a sua empresa e se relacionam com ela.

3. Convencer e converter

O objetivo final de qualquer conteúdo é duplo: convencer a audiência, para depois convertê-la de alguma forma.

Seja para vender um produto, um serviço ou apenas uma ideia de maneira eficiente, é preciso persuadir primeiro.

E novamente, vamos usar a carta do storytelling a favor dos vídeos. A chance de convencer e converter o seu público é muito maior com o uso de um material multimídia como esse.

Como usar os vídeos para promover um relacionamento achegado com os clientes

O relacionamento com o cliente não acontece só no momento em que ele se interessa pelo seu produto ou logo antes de uma compra.

É preciso dar atenção a todo o processo de decisão pelo qual ele passa, o que chamamos de jornada do cliente.

E sim, você pode usar vídeos em todas as etapas dessa jornada. Aprenda como com as dicas a seguir:

Atrair tráfego qualificado

A primeira etapa da jornada é aquela na qual o visitante, ainda um completo estranho, entra em contato com a sua marca.

A melhor maneira de atrair tráfego qualificado é por meio de conteúdo relevante, que tira as dúvidas da pessoa sobre assuntos relacionados ao seu negócio.

Para atrair as pessoas certas, você pode publicar vídeos no YouTube, incluí-los em posts do seu blog, compartilhá-los nas redes sociais ou até fazer transmissões ao vivo nelas.

Educar visitantes

Uma vez que os visitantes já acompanhem seu blog regularmente, você pode usar os vídeos de maneira similar ao que fez na primeira etapa, mas sempre de forma a direcioná-los para a conversão.

Nesse caso, o ideal é educá-los de forma consistente por meio de conteúdos para o topo do funil e convidá-lo a se inscrever na sua lista de e-mail para receber algo mais profundo.

Crie vídeos para suas landing pages. Isso vai despertar mais interesse e convencer os visitantes a se inscrever.

Além disso, você pode usar vídeos na oferta. Webinars ou cursos em vídeo são boas opções para estreitar o relacionamento com os futuros clientes.

Nutrir leads

Depois de gerar leads é preciso nutri-los, ou seja, cultivar o interesse e se aproximar ainda mais dos possíveis clientes até que eles estejam preparados para comprar de você.

Se o conteúdo oferecido como isca na etapa anterior for em vídeo (webinar, curso, aula, etc.), você já começa bem.

Além disso, mostre depoimentos de clientes satisfeitos, estudos de caso e apresente estratégias completas em vídeo.

Fidelizar clientes

E depois de fazer a venda? O trabalho está longe de acabar, pois você ainda tem de fidelizar o novo cliente.

Use vídeos para ajudar seu cliente a tirar proveito do seu produto de maneira concreta, seja por economizar tempo, dinheiro ou aumentar suas receitas com a nova aquisição.

Isso pode ser feito com consultorias e treinamentos em vídeo com profissionais da sua equipe, além de tutoriais completos e conteúdos exclusivos para quem já é cliente.

Você talvez nunca tenha pensado na possibilidade de usar vídeos na gestão de relacionamento com o cliente, mas vale a pena implementar essa tática. Use o CRM para direcionar os vídeos na hora certa e acompanhar seu desempenho. O resultado não pode ser outro senão a fidelização.

Gostou das dicas, mas ainda não sabe como produzir vídeos para a jornada de compras? Então veja nosso post completo sobre o assunto e aprenda a fazer isso ainda hoje!

*Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content

Autor convidado

Guest post.