VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra o que são e como fazer (de forma rápida) GIFs animados

VidMonsters
Por VidMonsters

Dinâmicos, divertidos e engajadores. Essas são as principais características dos GIFs animados. Devido à inúmeros fatores, esse formato de compartilhar imagens se popularizou rapidamente.

Além de conseguirem cativar as pessoas facilmente, sua leveza e rapidez só contribuem para que os GIFs caiam nas graças do públicoContudo, apenas essas informações não são suficientes para lhe mostrar a eficiência e o valor que esse tipo de mídia possui.

Acompanhe este post para entender mais sobre os GIFs e porque usá-los em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

O que são GIFs animados?

Antes de entender o que são GIFs animados, você precisa saber o que é um GIF.

O Graphics Interchange Format – Formato de Intercâmbio de Gráficos, em português – surgiu por meio da CompuServe, no final na década de 80. O objetivo era disponibilizar um substituto para o então obsoleto formato de imagens em RLE, que era em preto e branco.

Já os GIFs animados consistem em várias imagens desse formato intercaladas, gerando o movimento. São muito usados para complementar o visual de páginas na internet.

O GIF comum ainda é utilizado na web. Mas, por ter uma paleta de cores limitada e ser menos interativo, está, cada vez mais, perdendo espaço para sua versão animada.

Imagem relacionada

Por que devo usar GIFs animados em meus conteúdos?

Porque, como já dissemos logo acima, eles são dinâmicos, divertidos e engajadores. As pessoas gostam tanto dos GIFs que param tudo o que estão fazendo para vê-los e compartilhar com seus amigos.

E se você quer essa mesma atenção voltada para a sua página, nada melhor do que incorporar essa mídia nas suas táticas de Marketing Digital.

Eles também ajudam a “quebrar” a seriedade dos conteúdos. O público se sentirá muito mais à vontade para interagir com a sua marca. Já que os GIFs têm a capacidade de deixar a conversa mais descontraída e interpessoal.

Empresas humanizadas possuem muito mais chances de conquistar o público-alvo do que aquelas que usam de uma abordagem mais formal.

Por fim, é um formato super leve e muito bem otimizado para equipamentos mobile. Como a maioria das pessoas consomem conteúdo por meio de seus smartphones, é óbvio que esse conteúdo também precisa estar adaptado para ser exibido nessa plataforma. Dessa forma, o GIF não poderia se sair melhor.

Como criar GIFs animados?

Independente de qual dispositivo você usa, computador Windows ou Mac OS, Android, Windows Phone ou iOS, existem diversos programas que permitem que de forma fácil, você crie GIFs animados.

Veja abaixo alguns deles:

1. GIFs Maker

Totalmente gratuito e online, o GIFs Maker é um ótimo site para quem deseja criar GIFs a partir de fotos ou fazer pequenas alterações nos que já estão prontos.

Para começar, basta entrar no site, clicar no botão de carregar imagens, ordená-las e selecionar a velocidade e o tamanho da animação. Por fim, é só baixar o resultado e compartilhar nas redes sociais.

2. Giphy

Além de ser um extenso repositório de GIFs, com o Giphy você também pode criar imagens animadas com seu celular. Para isso, é preciso acessar o site com o navegador do seu smartphone.

A grande vantagem está no fato do serviço estar disponível em um site e não em forma de aplicativo. Assim, ele não  ocupa espaço no seu aparelho. Sendo ideal para quem está com pouco armazenamento interno ou apenas não quer instalar mais apps.

gifs-animados

3. Instagiffer

Arquivos de imagem, links do YouTube ou vídeos armazenados no computador. Com Instagiffer você pode criar GIFs a partir de todos esses formatos, seja no Windows ou Mac OS.

De maneira simples, selecione a taxa de reprodução do GIF, sua qualidade e até alguns efeitos para deixá-lo mais atrativo. Depois, o GIF estará pronto para ser compartilhado pelas suas redes sociais.

gifs animados

4. Giffing Tool

Essa ferramenta permite ao usuário criar GIFs a partir da captura de telaO Giffing Tool é um programa para computador bem desenhado, com interface intuitiva e que não precisa de instalação para funcionar; basta baixar seu arquivo ZIP.

Os recursos disponibilizados pelo programa são diversos: você pode copiar, colar e cortar trechos do projeto com uma imensa liberdade de edição. Tudo para criar os melhores GIFs.

5. Gif Me (Android)

Ideal para quem deseja criar GIFs imediatamente, o GIF Me! Camera permite que o usuário monte imagens animadas a partir das fotos recém tiradas com a câmera do celular.

É só abrir o aplicativo que ele executará a câmera, deixando tudo pronto para você tirar as fotos e editá-las na tela de edição. Você pode adicionar até 14 imagens consecutivas. E depois que tudo estiver pronto, é possível compartilhar o resultado no Facebook, Twitter e Tumblr.

6. GIF Studio (Android)

De maneira simples e rápida, o GIF Studio lhe permite criar imagens animadas a partir de suas fotos pessoais.

O aplicativo conta com recursos de edição como rotação, dimensionamento, velocidade e outros itens de personalização. Ao finalizar, é possível ainda salvar o GIF na memória do celular ou compartilhá-lo nas redes sociais.

7. GIF Boom (Android e iOs)

Mais um aplicativo que permite a criação de GIF com imagens já existentes ou recém tiradas com a câmera do celular. O GIF Boom também possibilita a criação de GIF com até 60 segundos de duração.

Existem duas formas de usar o app: no modo automático, no qual você pré-define os intervalos e a velocidade de captura das imagens, e o manual, no qual esse registro é feito no momento.

Abaixo, um review do app:

8. Giphy Cam (iOs)

Inteiramente gratuito, o Giphy Cam é outro aplicativo com o qual é possível criar GIF de até 10 segundos.

Para utilizá-lo, basta registrar as imagens e editá-las na tela de edição, adicionando filtros, fundos coloridos etc. Ao terminar, compartilhe a animação no Instagram, Twitter ou Facebook Messenger.

Mesmo sendo todo em inglês, o app é bastante intuitivo e não dificulta seu uso para ninguém.

gifs-animados

9. 5SecondsApp (iOs)

Crie GIF direto do seu celular a partir de fotos e vídeos com o 5SecondsApp.

O aplicativo é totalmente gratuito e conta uma galeria enorme, oriunda do maior site de GIF do mundo: o Giphy. Possui uma interface bastante simples e fácil de utilizar, com ótimos recursos para quem quer criar imagens animadas exclusivamente do aparelho móvel.

Com ele, você pode adicionar etiquetas, salvar frames, controlar a velocidade, inserir textos e filtros, além de compartilhar o link para diversas redes sociais.

BÔNUS: Os 3 melhores sites para encontrar GIFs

Encontrar um bom site com um apanhado de GIFs prontos é mais difícil do que parece. A maioria das páginas são pesadas e não contam com um acervo com boa qualidade e variedade.

É por isso que reunimos abaixo 3 ótimos sites para encontrar GIFs:

1. Giphy

Como já citado algumas vezes ao longo deste post, o Giphy é uma descoberta incrível para quem não vive sem GIFs animados.

Com um layout diferenciado, ele conta com as imagens animadas mais recentes e populares do mundo todo, organizadas por categorias e características como tamanho e número de frames.

gifs-animados

2. GIF Soup

À primeira vista você pode achar que entrou por engano no YouTube. Mas não se engane; a interface do GIF Soup é para ser semelhante à plataforma de vídeos mesmo, já que sua maior funcionalidade é transformar trechos de vídeos hospedados nele em GIFs.

Em cada animação criada, o site gera um link para o vídeo original, caso o usuário fique curioso e queira assistir ao conteúdo completo. A página também organiza os GIFs por categoria, facilitando a experiência do visitante.

gifs animados

3. Photobucket

Seguindo o mesmo princípio de outros sites já mencionados aqui, o Photobucket possui uma biblioteca com quase 6 mil GIFs , todos organizados por categoria. Para acessá-la é só seguir na categoria Funnny -> Animated -> GIFs e aproveitar o conteúdo.

gifs-animados

Depois de ler este artigo, não resta dúvidas de que você aprendeu o que são os GIFs animados, como criá-los e porque inseri-los em suas estratégias de marketing de conteúdo. E como mostramos inúmeras formas simples e rápidas de montá-los, não tem mais desculpas para não tirar proveito deles.

Bom, já que você está pronto para impulsionar as suas técnicas de marketing com os GIFs, que tal conferir mais um artigo para ganhar mais autoridade sobre o assunto? Clique aqui e confira como editar e cortar vídeos online!