Loading Posts...

Você, com toda certeza, já deve ter notado que, ao fazer uma pesquisa no Google, há alguns links que aparecem em destaque no topo na página. Pois é, esses links destacados são criados a partir de publicidades pagas. Utilizando a ferramenta Google AdWords.

Pagar links para receber mais acessos é uma boa estratégia que sua empresa pode utilizar. Ela funciona, principalmente, para trazer mais tráfego qualificado para o site ou blog de seu negócio.

Entretanto, o Google Adwords ainda é um mistério para a maioria das pessoas e empresas. Pois muitos o consideram complexo demais para se administrar.

Por este motivo, preparamos este artigo para você. Saiba como funciona essa plataforma de anúncios e o que você pode anunciar com ele, para trazer bons resultados para o seu negócio.

O que é o Google Adwords 

O Google Adwords nada mais é que a plataforma de anúncios online do Google.

Através dele, você pode pagar para ter os links da sua página destacados nas primeiras posições das pesquisas dos seus potências clientes.

O critério de exibição desses links se dá através das palavras-chaves utilizadas nas pesquisas. O que é uma ótima forma de segmentar os seus anúncios.

Afinal, você pode determinar quando o seu anúncio irá aparecer. Ou seja, ele só irá aparecer quando alguém buscar uma palavra chave relacionada ao seu site.

Você pode segmentar também região, caso o seu negocio seja um restaurante, por exemplo. No momento que for realizada uma busca por restaurantes, nas suas imediações, aparecerá o nome do seu negócio, em destaque.

E estas são apenas algumas das possibilidades de segmentação, usando o Google AdWords. Sendo estas umas das principais vantagens de se investir nele.

São as palavras chaves que determinam a ordem dos links que aparecem em um resultado de busca. Porém, ao patrocinar uma campanha do Google AdWords, os seus links estarão em destaque no início da página. Com mais probabilidade de serem clicados.

Entretanto, o Google AdWords não possui apenas o patrocínio de links nas buscas. Atualmente, já existem uma série de outros formatos de publicidade que podem ser adquiridos através da plataforma.

Quais os tipos de anúncios possíveis no Adwords 

Como falamos, atualmente, com o Google AdWords, é possível criar diversas campanhas de anúncios. Além dos tão conhecidos links destacados nas páginas de buscas. Separamos uma lista com alguns deles para você.

1. Anúncios na rede de pesquisa

Os anúncios na rede de pesquisa são os famosos links que aparecem em destaques no topo da página de pesquisa do Google. Eles sempre aparecem destacados como patrocinados. A fim de para quem está pesquisando que aquele link se trata de um anúncio pago.

Esta é uma ótima opção para se conseguir tráfego para o site de seu negócio. Pois ele utiliza as palavras chaves para segmentar a exibição do anúncio.

Só quem trabalha com um negócio online, sabe como ranquear organicamente é difícil. Dessa forma, o Google AdWords é uma excelente opção, especialmente para quem está começando.

A principal vantagem neste tipo de anúncio é que você só paga se alguém clicar no link. Além disso, é possível estabelecer orçamentos, para se ter um controle melhor dos gastos.

No exemplo abaixo fizemos a busca pela palavra-chave ”faculdades de administração”. E 4 links patrocinados por faculdades que oferecem esse curso apareceram em destaque:

2. Anúncios na rede de display 

Você, com toda certeza, já entrou em um blog ou site e viu um conjunto de banners, com propagandas, em diversos locais da página. Esse é o famoso anúncio na rede de display.

Essa técnica de anúncio é muito utilizada e não é atoa. Ela possui o potencial de alcançar até 90% de toda a internet, como em páginas de portais de notícias ou blogs.

O alcance desse tipo de publicidade do Google AdWords chega, em números reais, a mais de dois milhões de sites e mais de 650 mil aplicativos.

A vantagem de se utilizar os anúncios na rede de display é que você tem a possibilidade de criar publicidades gráficas como banners. Além de ser mais dinâmico, o que chama mais a atenção do seu cliente, na hora que ele se depara com a sua publicidade em um blog. Tendo, então, mais chances de ser clicada.

Porém, também há a opção de se usar apenas textos, que aparecem em uma caixa azul. Contento apenas as informações da marca, a descrição e o link para acessar a página.

A ilustração abaixo é um exemplo fornecido pelo próprio Google Adwords para ilustrar como funciona esse formato de anúncio:

google adwords anuncios na rede de display

3. Remarketing

Sabe quando você tem a sensação de estar sendo perseguido por uma publicidade? Então, é isso que o remarketing faz.

O remarketing, juntamente com o Google AdWords, faz com que os anúncios que possam ser de seu interesse acompanhem você pela internet, durante um tempo. Isso é possível colocando uma tag de remarketing na sua página ou aplicativo. Assim, quando alguém acessa a sua página, é como se a pessoa esteja marcada.

Com isso, é possível alcançar pessoas que já visitaram a sua loja virtual, por exemplo, mas acabaram desistindo da compra e lembrá-las das vantagens e promoções que a sua loja oferece.

4. Anúncios de aplicativos

Atualmente, já é possível criar campanhas de publicidade do Google AdWords para aparecer em aplicativos de ambos os sistemas operacionais, iOS ou Android.

Para isso acontecer, será necessário que você faça alguns ajustes nas suas campanhas. Mas nada muito complexo. Após isso, seu anúncio já poderá aparecer em aplicativos para celulares, que utilizam das publicidades como forma de monetização.

5. Anúncios no YouTube

Sabe aqueles vídeos que passam por cinco segundos e após isso você pode pulá-los? Boa parte deles são campanhas de publicidade do Google AdWords.

Esta é uma opção que você também pode utilizar e segmentar de forma bem detalhada quem o assiste, com base na idade, sexo, região e outros.

Aqui também, você só paga pelo clique. E caso o espectador não assista no mínimo trinta segundo da sua campanha, você também não paga nada.

6. Google Shopping

Esta é uma funcionalidade de publicidade do Google AdWords muito vantajosa para quem possui uma loja virtual. Com ele, é possível fazer com que seus produtos apareçam nos destaques das buscas do Google Shopping.

Outra vantagem é que os anúncios pagos do Google Shopping podem aparecer ao mesmo tempo que é feita uma pesquisa na página normal de buscas.

7. Anúncios para chamadas 

Essa funcionalidade do Google AdWords é perfeita para aquelas empresas que preferem receber apenas chamadas.

Deste modo, é possível configurar um recurso chamado “call only”, para criar campanhas apenas para chamadas telefônicas.

Vantagens dos anúncios no Adwords 

Agora que você já conhece os tipos de anúncios que pode criar com o Google AdWords, separamos algumas das vantagens que ele pode trazer para o seu negócio.

1. Tráfego qualificado

Uma das principais vantagens do Google AdWords para a sua empresa, é que ele irá atrair tráfego de qualidade para o seu site. Afinal, você deseja que esses cliques se finalizam como compras ou como assinaturas de newsletter, por exemplo.

Quando um link patrocinado seu aparece em uma busca, a pessoa que o estava procurando, em geral, já possuía interesse naquele assunto. O que dará maiores chances de se efetuar uma venda ou gerar tráfego para o seu blog.

2. Possibilidade de segmentação 

Como já citamos, as campanhas publicitárias do Google AdWords permitem a segmentação de forma bem detalhada.

Essa segmentação pode ser feita tanto através das palavras-chaves, como por interesses, idade, sexo e outras características do seu público.

3. Investimento controlado 

Há certas modalidades de anúncios no Google AdWords que você paga somente quando o cliente clica no seu link ou banner.

Entretanto, para não gerar valores absurdos, caso a campanha seja um sucesso, é possível estabelecer orçamentos nos seus anúncios publicitários.

Deste modo, quando o orçamento é atingido, ele é desvinculado e deixa de ser exibido nas plataformas nas quais estava disponível.

Métricas para acompanhar no Google Adwords

O Google Adwords possui a vantagem de você poder acompanhar o desempenho da sua campanha, no período em que esta estiver ativa.

Mas, para realizar este acompanhamento, é necessário entender algumas métricas usadas pela plataforma.

1. CPC

O CPC (Cost per Click, ou Custo por Clique) indica quanto você está pagando por cliques do seu cliente. Ele também mostra o impacto financeiro que a mesma está gerando.

Quanto maior o CPC, menor é o desempenho da sua campanha. O ideal é atingir índices baixos e pagar o mínimo possível por cliques.

2. CTR

O CTR (Click Through Rate, ou Taxa de Cliques) mostra a sua taxa de cliques em um anúncio, sendo este o fator que indica a qualidade da campanha criada.

Para o cálculo do CTR, o Google utiliza a quantidade de vezes que a palavra-chave foi clicada, divido pela quantidade de pessoas que visualizaram o anúncio, para estabelecer a qualidade da campanha.

3. Índice de qualidade

O índice de qualidade de uma campanha publicitária no Google Adwords é calculado como qualquer nota, indo de 1 a 10.

Sendo essa a principal nota utilizada para determinar a posição do anúncio, quanto a pesquisa de palavras-chaves.

Para gerar a nota do índice de qualidade, a plataforma utiliza os valores de CTR, Relevância e Página de destino.

Quanto melhor for o seu índice de qualidade, poderá ser possível até mesmo superar campanhas com orçamentos maiores que o seu.

4. Impressões

A taxa de impressões das suas campanhas publicitárias é o que determina se as palavras-chaves escolhidas para o anúncio foram as mais adequadas.

Caso a campanha não esteja recebendo muitas impressões, talvez seja melhor você rever a sua escolha, em relação às palavras-chaves.

Agora que você já sabe como funciona o Google Adwords e os tipos de anúncios que pode criar, está na hora de você e sua empresa começarem a usar essa ferramenta, para trazer bons resultados.

E uma destas formas, como falamos acima, é o anúncio por vídeos. Esta é uma excelente ferramenta, dado o alto engajamento que gera. Por isso, não deixe de conferir o guia completo sobre as campanhas de vídeo TrueView, a plataforma milionária de anúncios do Youtube.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!