Loading Posts...

Quando você pensa em um produto ou serviço, qual a primeira fonte considera, para pesquisar sobre ele? É usar o Google, certo?

E muitas pessoas pensam das mesma forma que você, tendo o Google com referência principal. Por isso, essa é a principal razão para uma empresa se preocupar em aparecer nos resultados de pesquisa do buscador do Google ou no Google Mapas.

Essas duas ferramentas funcionam como uma vitrine virtual e atuam como ferramentas que ajudam a aproximar clientes e empresas.

O que muita gente não sabe é que existe uma ferramenta que realiza a intermediação nessa relação comercial, o Google Meu Negócio.

Neste artigo, iremos explicar o que é como funciona o Google Meu Negócio. Saiba como utilizar esta ferramenta, quais os passos seguir, para cadastrar a sua empresa nele e quais os benefícios dela, para o seu negócio. Confira!

O que é e como funciona o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e funcional do Google, gerenciado por você e que tem como principal objetivo atrair novos consumidores para a sua empresa.

Ao usar a plataforma, você expõe a sua empresa na web, com a divulgação de informações que vão fazer ela se destacar, tanto na pesquisa do Google, quanto nos Google Maps.

A grande vantagem desta plataforma é permitir que as informações sobre sua empresa sejam agregadas, em um único local. Permitindo que o seu cliente, ao buscar informações sobre o seu negócio, consiga encontrar de modo muito mais fácil, as informações que ele precisa para entrar em contato com você.

Seja para consumidores locais, ou não, o Google Meu Negócio atua como um ótimo auxiliar nas estratégias de marketing digital das empresas.

Para negócios com atuação local, a plataforma permite que o cliente encontre a empresa no mapa ou realizando uma pesquisa geo localizada.

Já para negócios que tenham maior abrangência territorial de atuação, o Meu Negócio auxilia nas exibição de informações sobre o negócio, quando ele for procurado no buscador.

Aquele menu lateral, que aparece com endereço, telefone, avaliações, descrição, entre outras informações, é a materialização do Google Meu Negócio, no Google, o principal buscador da internet mundial.

Quais as vantagens de usar o Google Meu Negócio? 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta simples de configurar e gratuita. Além disso, inclui recursos como domínio personalizado, que identifiquem facilmente a sua empresa, e está pronto para ser visualizado em computadores, tablets e smartphones.

Essa ferramenta tem outras vantagens, entre elas:

  • Posicionar a sua empresa na internet, por meio de gerenciamento de informações que podem ser feitas em qualquer dispositivo;
  • Favorece a comunicação, estreitando laços com seu cliente;
  • Amplia o alcance da sua empresa, observando o comportamento do seu consumidor.

Ficou curioso sobre essas três ultimas vantagens do Google Meu Negócio? Vamos detalhar cada uma delas:

Posicionar sua empresa na internet

O Google Meu Negócio auxilia muito na presença de seu negócio na internet. Para que isso funcione, é preciso criar a página para sua empresa, no Google Meu Negócio.

Em seguida, atualize a ficha cadastral, abasteça o seu site com informações, como horário de funcionamento e fotos de produtos.

Ao atualizar as informações, você aumentará a reputação da sua empresa e melhorará as suas possibilidade de ranqueamento na pesquisa do Google.

Uma dica valiosa é compartilhar notícias e postagens de sua empresa, para incentivar visitas à sua página e manter os seus clientes por perto.

Favorece a comunicação com seus clientes

A internet deu voz aos consumidores e isso é algo extremamente positivo. Pois esta nova realidade ajuda a estreitar laços, entre as empresas e os consumidores.

E essa é outra vantagem do Google Meu Negócio, a possibilidade de interagir com seus clientes contando a história da sua empresa ou do seu produto. Outra vantagem é poder responder aos comentários de clientes, aumentando a fidelidade deles, para com a empresa.

Amplia o alcance da sua empresa

A ferramenta oferece estatísticas valiosas, para você analisar o seu alcance e ter ideias de como se destacar.

Os dados fornecem informações sobre o comportamento da sua comunidade de clientes, respondendo questões importantes, tais como de onde ele é, quais são seus interesses.

A ferramenta até mesmo apresenta informações sobre a quantidade de pessoas que ligaram diretamente para sua empresa, a partir do número de telefone exibido na pesquisa e no Google Maps.

Aspectos que permitem você construir ou refinar estratégias que visem maior alcance dos clientes, sempre os abastecendo com informações completas da sua empresa.

Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio em 4 passos

Todo o processo de cadastro demora menos de 10 minutos, para um negócio comum. O processo é dividido em quatro etapas:

1. Crie a página da sua empresa no Google Meu Negócio

Nessa etapa, você precisa preencher a ficha cadastral, para a qual você foi direcionado após efetuar seu login na página do Google Meu Negócio.

Informe o nome da empresa e dados como telefone para contato, a área de atuação no mercado, entre outros. Atenção: se você for um prestador de serviço com entregas, é importante assinalar esta informação na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Em seguida, você deverá informar um número de celular válido. Neste número informado, você irá receber um código por SMS, que deverá ser informado na página de cadastro, para validar o cadastramento da sua empresa.

Após isso, você estará liberado para editar a página da sua empresa, no Google Meu Negócio.

2. Edite a página

Agora é hora de liberar a criatividade e personalizar sua página com textos, fotos e temas de design. Insira as informações essenciais sobre o seu negócio, que ajudarão a melhorar o posicionamento da sua empresa nos buscadores e nos mapas do Google.

3. Personalize a página

Escolha um design de segundo plano e transforme a sua página em um ambiente único. Explique detalhadamente quais produtos você oferece e fale sobre os seus diferenciais.

Procure dar informações sobre o negócios relevantes, de modo tal que você se posicione, para que seus novos clientes conheçam melhor a sua empresa.

4. Publique a página

Confira se todas as informações sobre a sua empresa estão corretas, antes de publicar, e escolha um domínio para a sua página. Se tudo estiver correto, poder seguir com a publicação da página.

Pronto! A página da sua empresa no Google Meu Negócio já estará no ar!

Como aproveitar ao máximo a plataforma

Para aproveitar ao máximo as possibilidades da plataforma para a sua empresa, é preciso sempre mantê-la atualizada.

Para isso, monte um cronograma de atualização das informações sobre a sua empresa. Sempre atualizando os dados essenciais, como telefone, endereço, horário de atendimento ou até mesmo textos com curiosidades sobre os seus produtos (como falar da matéria prima, por exemplo).

Também crie relatórios semanais, com as estatísticas que a plataforma oferece. Essa é uma ação contínua e serve para você acompanhar os resultados e definir estratégias.

E a última dica, mantenha uma rede de pessoas falando bem da sua empresa. Lembre-se sempre que a opinião de um cliente influência na escolha de futuros clientes. Portanto, ofereça experiências agradáveis e garanta feedbacks positivos.

Conclusão 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta incrível para a sua empresa, independentemente do porte  dela. Afinal, se posicionar na internet é muito importante, para qualquer negócio, de qualquer ramo, ou localidade.

E o Google Meu Negócio se encaixa justamente por funcionar como ponte entre você e o seu consumidor.

É uma ferramenta com alto custo-benefício, rápida e simples de ser criada. E a única exigência é de uma rotina, para manter a página atualizada e assim, estar presente nas pesquisas e mapas do Google.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!