Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Use o Google Trends e descubra as melhores tendências para o seu negócio

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você sabe o que é Google Trends? É uma ferramenta gratuita que permite acompanhar o crescimento das buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo.

Hoje em dia, um dos maiores desafios das empresas é descobrir como o seu público-alvo consome informações, que tipo de conteúdo prefere e como usar todos esses dados a favor da sua estratégia de marketing. Felizmente, algumas ferramentas podem ajudar nessa tarefa, como o Google Trends.

Criado pelo Google, o serviço permite verificar como os internautas pesquisam por informações no maior buscador da web. Assim, fica mais fácil entender o comportamento da audiência e criar conteúdos mais úteis e assertivos.

Quer aprender a usar o Google Trends em sua estratégia de Inbound Marketing? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre essa poderosa ferramenta. Olha só o que você vai aprender:

 

Google Trends — Tendências do Google, numa tradução literal para o português — é uma ferramenta gratuita, criada em 2006, com o nome Insights for Search.

Ela tem como função acompanhar o desempenho e os números de buscas relacionadas a um determinado tema ou palavra-chave ao longo do tempo.

E não só isso. Com ela você pode descobrir quais termos estavam sendo procurados pelo seu público em qualquer data pré-definida a partir de 2004. Independente do período escolhido, você consegue saber os insights mais pesquisados no seu mercado em determinado período.

Além disso, o Google Trends oferece exemplos de buscas similares e termos relacionados. Como assim?

Vamos supor que você atue no mercado de marketing e queria descobrir o desempenho da sua palavra-chave mais óbvia: “marketing“. Ao usar a ferramenta, você também consegue observar como termos de pesquisa similares a ela desempenham.

Ao digitar ‘’marketing’’, a ferramenta automaticamente exibe um relatório mais completo, com tudo que está em alta sobre o assunto no período de tempo que você selecionou.

Dê uma olhada no exemplo abaixo, onde usamos a palavra-chave ‘’churrasco’’.

Google Trends_ Churrasco

Em resumo, seu funcionamento se mostra da seguinte forma: ao buscar por um termo, um gráfico composto por dois eixos, um horizontal e outro vertical, é mostrado.

  • O eixo horizontal se refere ao tempo;
  • O eixo vertical se refere ao volume de buscas.

Para deixar a pesquisa mais exata, você pode refinar a busca aplicando critérios como:

  • Tipo de busca (compras, notícias, imagens, artigos etc.);
  • Tempo (dia, mês, hora);
  • Categoria (finanças, entretenimento, jogos, artes etc.);
  • Localização (país, estado, cidade).

Curiosidade: Com base em todos os dados pesquisados em um ano, o Google cria um vídeo onde apresenta os termos e assuntos mais buscados pelos internautas. Dê só uma olhada:

O Google Trends é uma excelente ferramenta para se utilizar no planejamento estratégico de SEO e marketing de conteúdo da sua empresa.

Afinal, ele te fornece um overview completo dos termos mais buscados no seu mercado. Evitando investimento naquilo que não trará resultado.

E aqui entra o Google Trends. Além de acompanhar desempenhos, você pode usá-lo para comparar termos desejados e verificar qual deles se encaixa melhor em sua estratégia.

Além de encontrar os melhores termos, você pode usar o Google Trends nos seguintes pontos:

1. Inspiração para produzir novos conteúdos

Com o Google Trends, você consegue buscar temas relacionados ao seu público-alvo e saber se eles estão em alta ou não. Assim, você conseguirá produzir conteúdos mais assertivos e atingir exatamente quem você precisa.

Essa possibilidade permite turbinar a sua estratégia de marketing de conteúdo, trazendo mais visitantes para os canais da empresa, gerando mais engajamento e conversões.

2. Auxílio ao fazer comparações

Ao usar o Google Trends você consegue comparar alguns termos e ver qual vale mais a pena investir nas estratégias de conteúdo.

É possível comparar sinônimos, como “mexerica” e “bergamota” ou “bolacha” e “biscoito”, e descubra qual dos termos terá o melhor desempenho.

A melhor vantagem dessa funcionalidade é que ela não é limitada pela passagem do tempo. A ferramenta permite pesquisar termos semelhantes por sazonalidade e avaliar o progresso da cada uma por um longo período.

Acredite, apesar de parecer que é uma pesquisa sem importância, escolher o termo “comida nordestina” como palavra-chave ao invés de “comida do nordeste” pode fazer toda a diferença entre um conteúdo bem ranqueado e uma página sem visitantes.

3. Ajuda a encontrar tendência

Com a ferramenta, é possível acompanhar o crescimento das buscas relacionadas ao seu negócio. Use o Google Trends para pesquisar os termos relacionados à sua marca e analisar o crescimento ou a queda dessas buscas.

Além disso, encontre formas de utilizar esses termos relacionados para elaborar conteúdos que englobam todo o nicho do seu segmento.

Assim, você terá uma página rica, com conteúdos diferenciados, mas que ainda estão bem segmentados e otimizados para atrair seus consumidores.

Outra maneira de utilizar a ferramenta em próprio benefício é descobrir quais tópicos foram mais buscados em um determinado ano, categoria ou localidade, para elaborar as próximas estratégias de marketing do seu calendário editorial.

Essa é uma ferramente incrível e que só trará benefícios para as empresas que a utilizarem em seu planejamento.

Para começar a usar o Google Trends, acesse a página inicial da ferramenta. Não é necessário fazer nenhum cadastro para poder utilizá-la. Logo de início, os temas mais discutidos na internet estarão ao seu alcance.

Página inicial Google Trends

Digite um termo de busca na barra “explorar assuntos” e selecione o período de tempo desejado.

Google Trends - pesquisa de termos

Na imagem a seguir, você pode ver que pesquisamos o termo “marketing de conteúdo”, com um intervalo de tempo de 12 meses.

Google Trends - marketing de conteúdo

Ao rolar a página, você encontra os assuntos e pesquisas relacionadas, além das localidades em que o termo é mais buscado.

Google Trends - Marketing de Conteúdo

Como dito nos tópicos anteriores, você pode comparar diferentes termos de pesquisa. No exemplo abaixo, utilizamos os termos “McDonald’s” e “Burger King”:

google trends - comparativo

Pronto. Agora você já sabe como fazer uma pesquisa básica utilizando o Google Trends. E deve ter notado que a ferramenta disponibiliza uma série de informações. Mas o que elas significam?

É o que veremos agora. Confira:

1. Interesse ao longo do tempo

O ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período, é referente aos números que representam o interesse de pesquisa relativo.

Um termo com o número 50 significa que teve metade da popularidade. Um com o valor 100 indica o pico de popularidade. Em contrapartida, o valor de 0 representa que o termo recebeu menos de 1% de popularidade relacionado ao pico.

2. Interesse por região

Aqui, você poderá saber em qual localidade, durante um período específico, o seu termo foi mais procurado. Os resultados são mostrados por um sistema semelhante ao interesse por tempo.

A escala de 0 a 100 também é utilizada para calcular os valores. Mas é importante lembrar que um número elevado não representa uma contagem absoluta, mas sim uma proporção maior de consultas.

Por exemplo: a pontuação de um grande país em que 40% das consultas são sobre “estrelas do mar” será menor do que a de um pequeno país com 80% das consultas.

3. Consultas a tópicos relacionados

Essas informações representam os termos pesquisados pelos usuários que foram similares aos seus tópicos e consultas exploradas. É uma ótima forma de encontrar palavras-chave diferentes.

4. Principais e em Ascensão

  • Em Ascensão: indica os termos e consultas que tiveram um maior aumento na frequência de busca em relação ao período anterior.
  • Principais: são, simplesmente, os tópicos e consultas mais exploradas.

Outro lembrete é para os resultados que estiverem marcados como “Aumento Repentino”. Essa opção aparece para os termos novos ou que tiveram nenhuma ou pouca pesquisa anterior, mas que começaram a ser buscadas no momento atual.

As informações que apresentamos até agora são suficientes para você começar a usar o Google Trends. Mas também é importante saber que a ferramenta possui outras funções que vão além da pesquisa por palavras-chave.

Confira:

1. Página inicial

Que tal conhecer os principais assuntos que estão sendo procurados pelas pessoas no Google nesse momento?

A página inicial do Google Trends reúne uma série de insights e matérias em alta no momento para você ficar por dentro do que está bombando na rede. Pode servir, inclusive, de inspiração para suas ações de marketing!

No canto superior direito da tela, você consegue filtrar os resultados exibidos por categorias e também por país.

Google Trends

2. Explorar

Já a aba “Explorar” dá acesso a uma série de termos buscados, onde é possível filtrá-los por localização, período, categoria e até tipo de pesquisa (web, imagem, notícia, shopping ou YouTube).

Essa função é útil para entender o que e como as pessoas estão pesquisando dentro do seu segmento de mercado.

Para exemplificar, ao pesquisar pelos termos mais buscados no Brasil, nos últimos 90 dias na categoria “Computadores e aparelhos eletrônicos”, os seguintes dados são exibidos:

Pesquisar - Google Trends

Você também pode mudar de “Em ascensão” para “Principais” e verificar quais os assuntos e consultas mais pesquisados no período de tempo definido.

Confira um exemplo da mesma busca realizada acima:

Pesquisar - Google Trends (1)

3. Principais pesquisas

A aba de principais pesquisas apresenta detalhes ainda mais interessantes, como tendências para pesquisas diárias e em tempo real. Também é possível alterar a localização geográfica.

Google Trends (1)

4. Pesquisas do Ano

Essa aba exibe uma espécie de retrospectiva dos termos mais procurados pelos usuários no último ano. Novamente, é possível filtrar os dados por localização e também por ano.

Por exemplo, em 2018, os termos mais buscados pelos usuários brasileiros foram “Copa do Mundo”, “Big Brother Brasil”, “Eleições 2018”, “Jair Bolsonaro” e “Horário de Brasília”.

Mas não para por aí. Nessa tela também é possível conferir resultados filtrados por categorias, como “Como fazer”, “O que é”, “Por quê?”, “Acontecimentos”, “Celebridades”, entre outros.

 

Pesquisas do ano no Google - Google Trends

Conclusão

Utilizar o Google Trends é uma excelente escolha. Com tantas funcionalidades, com certeza a sua estratégia de produção de conteúdo será realizada de forma eficiente para atrair muito mais consumidores para seu negócio.

Portanto, não perca tempo e comece já a estudar a ferramenta para incorporá-la nas táticas mercadológicas da sua empresa!

Se você gosta de estar por dentro das principais tendências, já deve estar investindo em vídeo marketing. Espere aí… Você ainda não está investindo? Então não perca tempo e descubra como os vídeos podem te ajudar a aumentar o ROI das suas estratégias de marketing.