Loading Posts...

É comum dizer que o áudio de um vídeo é tão importante quanto à qualidade da imagem. Podemos até compará-lo com a iluminação em vídeos, que é um ponto importantíssimo para uma gravação. Da mesma forma que a má iluminação desvaloriza uma produção, gravar áudio com qualidade ruim aparenta inexperiência e amadorismo nas suas produções.

Quando alguém assiste um vídeo, é importante não só que a pessoa entenda todas as palavras faladas mas também, que o áudio seja agradável de se ouvir. Sem ecos, sem chiados, sem cachorro latindo no fundo. Não entender a mensagem passada em um vídeo, gera uma experiência negativa aos espectadores. E isso acaba criando baixo engajamento do público.

Portanto, se você quer aumentar o nível das suas produções, gravar áudio com qualidade profissional ou trocar de equipamentos, esse artigo é sua melhor escolha!

Quais são os microfones externos ideais e por que devo usá-los?

Para começar, geralmente, algumas câmeras tem um microfone embutido. Seja uma Canon ou um smartphone, esses microfones são feitos para captar áudio ambiente, não voz. Em termos técnicos, dizemos que eles são microfones omnidirecionais. Ou seja, eles captam o som vindo de todas as direções. Isso faz com que recorremos a um microfone externo para a gravação do áudio.

Geralmente, a câmera precisa ficar a uma certa distância da pessoa que está sendo filmada. E essa distância, normalmente, é grande demais para se gravar áudio com qualidade. Por isso, a ideia é sempre ter o microfone o mais próximo possível da boca de quem está falando. É a melhor maneira de eliminar ruídos externos.

Por exemplo, quando o microfone está perto da pessoa, a voz dela fica mais alta em relação ao resto do ambiente e, isso é muito bom. No entanto, quando o microfone está longe, a voz dela fica no mesmo volume de outras fontes de ruído. Nesse caso dizemos que a voz briga com o ruído de fundo, o que não é nem um pouco bom.

Mas, existem algumas opções para trazer o microfone para perto da pessoa que está sendo gravada, sendo elas bem simples. Veja alguns tipos de microfones que te ajudarão a deixar o áudio com qualidade profissional:

Microfone lapela

Vamos começar falando sobre ligar o microfone diretamente na câmera. Normalmente, a câmera que a maioria das pessoas usam, especialmente as DSLR da Canon, tem imagens excelentes. Mas o sistema de som delas é de baixa qualidade. O sinal elétrico que vem no microfone é muito baixo, e a câmera é obrigada a amplificar esse sinal. E já que o pré-amplificador dessas câmeras não são excelentes, o som acaba ficando com chiado e distorção.

Nesse caso o microfone lapela é uma boa alternativa. Isso porque, o microfone ficando perto da boca de quem está falando, capta de maneira mais direcionada o som, excluindo os ruídos do ambiente e ganhando clareza e qualidade na hora de gravar áudio com qualidade. São indicados para entrevistas, programas de TV e em casos que você deseja ter um controle maior dos sons no seu vídeo.

Por mais fáceis de serem usados, já que podem ser presos na blusa de quem fala, não é o modelo mais barato. Em média, os de boa qualidade saem na faixa de R$ 580,00. Mas se você precisa de um microfone que não seja necessário um carregador e que te dê uma certa liberdade, o microfone lapela é o ideal.

Microfone sem fio

A outra opção para gravar áudio com qualidade profissional é você usar um microfone sem fio. E essa é uma ideia tentadora, por ele ser livre de fio e não necessitar de amplificador. Isso porque o próprio sistema sem fio fará toda a amplificação do sinal.

Então, mesmo se o pré-amplificador da sua câmera for de baixa qualidade, o do microfone sem fio vai fazer a amplificação antes de mandar o sinal pra câmera. Mas tenha cuidado, pois esse microfone tem mais sensibilidade, o que pode prejudicar o áudio.

Os microfones sem fio são bacanas e indicados para palestras, shows ou apresentações. Mas infelizmente um sistema sem fio e de qualidade começa custando em torno de R$ 1.500,00. Existem alguns modelos mais baratos, mas a qualidade dos produtos é menor.  

Outro fator é que, a maioria dos microfones sem fio, mesmo os mais caros, transmitem sinal analógico UHF. Isso significa que eles podem receber interferência de fontes de rádio, de fontes grandes de redes elétricas e muitas outras coisas. Então, vale a pena colocar no papel e verificar se o investimento compensa.

Microfone do Smartphone

Outra bela opção de microfone para gravar áudio com qualidade profissional são os populares smartphones. O microfone do seu celular pode ser bastante útil, quando posicionado da maneira correta fazendo você economizar um bom dinheiro com equipamentos de áudio. Eles são bem práticos de se usar e alguns celulares, como o Iphone e o Galaxy, possuem excelentes microfones acoplados.

Para usá-los você deve posicionar seu smartphone adequadamente. Por exemplo, colocar no bolso da camisa ou usar um suporte improvisado, como um selfie stick – famoso “pau de selfie”. Assim, você evita que ocorra interferência de captação. Isso porque os microfones dos smartphones são omnidirecionais e acabam captando todo som ao redor, diminuindo a qualidade de áudio do seu vídeo.

Gravador de áudio

Enquanto essa opção parece ser a mais difícil para gravar áudio com qualidade boa, venho te dizer que não é nem um pouco. Você pode usar um gravador, conectar o microfone e gravar o áudio diretamente no gravador. E depois, sincronizar o áudio na hora da edição.

Se você quer ter um áudio de qualidade sem gastar muito, o gravador de som deve ser seu primeiro investimento. Ele não vai transmitir sinal nenhum para a câmera, o que zera interferência na transmissão e faz com que seu áudio saia limpo e audível.

Além disso, esse tipo de equipamento é capaz de gravar áudio com qualidade em uma resolução muito maior do que a câmera. Eles podem gravar sem compressão, o que ajuda a aplicar filtros de áudio na edição. Quanto ao posicionamento do gravador, é bem simples: você pode colocá-lo em cima da mesa próxima que esteja usando.

A única observação sobre os gravadores de áudio é na edição. Ou seja, existe um procedimento a mais. Quando você usa um gravador separado, a gravação tem dois arquivos distintos. Um é o arquivo da câmera que vem com o vídeo e o áudio captados pelo microfone da câmera e o outro é o arquivo de áudio do seu gravador. Na edição, você terá que sincronizar o vídeo da câmera com o áudio do gravador. Mas nada impossível, ok?

Dicas importantes para gravar áudio com qualidade profissional

1. Áudio-Teste

Grave um áudio teste para saber como ficará o áudio na sua produção. Dessa forma, você pode corrigir erros simples, como distancia de voz, interferências externas, ecos e outras coisas que podem atrapalhar a qualidade do som do seu vídeo.

2. Use um bom tom de voz

Se você não seja ator e não tenha tanta desenvoltura na frente da câmera, tente descontrair e soltar a voz. O recomendado é que treine bastante antes do momento da gravação, para que o som saia o mais natural possível. Tenha sempre postura, uma boa dicção e faça alguns exercícios vocais para que sua voz tenha imponência e clareza na hora de transmitir a mensagem. Solte a criatividade e o vozeirão!

3. Claquete, GRAVANDO!

Caso você escolha a opção do gravador de áudio, a hora da edição pode te trazer algumas dificuldades e te dar dor de cabeça. Por isso, antes de começar a gravar, bata uma palma ou adquira o famoso quadro claquete. Com isso, você vai identificar o início do áudio com mais facilidade, te ajudando bastante na hora da sincronização de imagem e áudio.

Melhores programas de gravação e edição de áudio

Escolheu gravar áudio usando, por exemplo, o computador ou smartphone como gravador? Então, você vai precisar de programas ou aplicativos de gravação que captam o áudio e salve os arquivos posteriormente. Por isso, listamos alguns programas e apps que podem te ajudar nessa etapa da sua produção.

Audacity

O Audacity é a ferramenta mais popular para esta tarefa. Além de trazer efeitos sonoros, boas funções e ser adquirido gratuitamente, ele é muito útil para quem não tem muita intimidade com esse tipo de programa.

O software pode te ajudar bastante no momento de gravação do áudio ou quando você precisar editar, como aumentar ou diminuir volumes ou cortar alguma trecho. Apesar das várias funções, que vão desde as mais básicas até os efeitos sonoros, essa ferramenta é uma das mais simples e eficaz.

Online Voice Recorder

Você quer fazer gravações mas não acha necessário muitos recursos? Ou está sem o programa adequado? Então, o Online Voice Recorder é ideal para gravar áudio nessa situação.

Ele é um gravador online que disponibiliza ajustes como cortes, e se torna uma maneira bem simples de gravar seus áudios.

Adobe Audition

Assim como os editores de imagem da Adobe que trazem excelentes ferramentas de edição, no Adobe Audition não é diferente.

Ele é um programa de gravação e edição de áudio, apesar de parecer extremamente complicado devido a sua interface, seu manuseio bem simples para fazer qualquer tipo de ajuste. Com um pouco de estudo e paciência, você conseguirá usar essa ferramenta grandiosamente.

Apps para gravar e editar áudio

Voice Record Pro

Indicado para smartphones da linha Iphone, o Voice Record Pro permite gravar áudio de uma forma profissional. O app possui opções de compartilhamento, oferecendo também funções básicas de edição como juntar arquivo e corte. Apesar do microfone de fábrica do IOS ser de excelente receptação essa é uma ótima se você precisa de mais funções e controle.

Perfect Recorder

Indicado para Windows Phone, você pode gravar áudio de maneira bastante simples. Mais precisamente com um toque!

Além da facilidade de gravação, você pode salvar os arquivos gerados pelo aplicativo transferindo ele para o One Drive ou salvando-os em formato de música.

Tapemachine Lite Recorder

Indicado para Android, esse aplicativo é uma opção bem completa e eficaz para quando falamos de gravação e edição de áudio. O mais interessante é que ele oferece boas opções de efeitos, tornando-se praticamente um estúdio de edição na tela do celular.

O Tapemachine Lite Recorder tem uma interface bem dinâmica, que facilita o uso. Com esse aplicativo você poderá gravar áudio com a qualidade que precisa e ainda realizar edições de outros arquivos que você já tenha gravado.

As melhores dicas de edição de áudio

1. Confira seu microfone

Vamos pensar que o seu ambiente já esteja preparado para as gravações. Antes de começar a gravar, lembre-se de checar seu microfone. Para isso, leia em voz o texto proposto. Dessa forma, você pode ajustar o tom da sua voz acertando o nível de entrada.

Não esqueça que sua voz precisa sair clara, sem distorção e com o volume certo. Então, não aplique plugins ou efeitos, isso refletirá na dinâmica e na equalização de sua voz.

2. Ajuste o tempo

Essa dica é para aqueles que falam pelos cotovelos! É importante que você tenha compreensão do tempo para que seu trabalho flua de maneira correta.

Você deve definir um tempo para gravar seu texto e o obedecer. Caso contrário, terá o trabalho em dobro, tendo que gravar novamente diminuindo (ou aumentando) o tempo do ritmo.

3. Você pode respirar!

Não remova as respirações do seu áudio, elas ajudam na dramaticidade da leitura. Além disso, a expiração e a inspiração dão um ar humano para seus vídeos. Tente cortar um pouco o tempo entre duas palavras, invés de cortar completamente a respiração. Seja natural!

Viu como existem várias formas de deixar seu áudio com qualidade profissional? Se você seguir essas dicas temos certeza que os áudios dos seus vídeos a partir de hoje serão impecáveis! Então, agora te convido para entender como ter uma iluminação impecável no seu vídeo, para você ficar ainda mais por dentro dos equipamentos para sua produção.

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit