Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Home studio de vídeos: Tudo o que você precisa para produzir vídeos em casa!

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você decidiu produzir vídeos e publicá-los na internet, mas não sabe como entrar nesse mercado. Será que é preciso investir em um estúdio profissional e equipes profissionais? Claro que não! É possível criar conteúdos de qualidade a partir de um home studio de vídeos.

Falta de verba não é desculpa para não investir no vídeo marketing. Afinal, a tecnologia ajudou a popularizar e baratear a produção audiovisual. Já é possível criar materiais incríveis no conforto de casa.

Quer saber como montar um estúdio de gravação em casa? Então continue lendo este texto! Dê só uma olhada no que você aprenderá:

Afinal, o que é um home studio de vídeos?

Um home studio de vídeos, como o nome sugere, nada mais é do que um estúdio de produção audiovisual caseiro. Ele concentra todos os equipamentos e materiais necessários para gravar e editar conteúdos audiovisuais em um pequeno espaço. Como um quarto, por exemplo.

Em um estúdio de vídeos caseiros, é comum encontrar:

  • Câmera de vídeo;
  • Microfones;
  • Equipamentos de iluminação;
  • Cenário ou plano de fundo;
  • Ilha de edição

Até alguns anos atrás, isso era impensável. Como os equipamentos eram grandes, caros e de difícil mobilidade, montar um estúdio de vídeos em casa não era uma possibilidade.

Por causa disso, a produção de vídeos ficava restrita às grandes marcas e grupos de comunicação, únicos com acesso a estúdios profissionais. Fazer um vídeo sem tantos recursos era apenas um sonho distante.

Felizmente, a tecnologia avançou muito e os equipamentos ficaram mais baratos, leves e fáceis de usar. Ou seja, já é possível montar a infraestrutura necessária para gravar, editar, publicar e divulgar os próprios vídeos sem sair de casa.

Graças a isso, empresas de pequeno porte, produtores de conteúdo e profissionais liberais só podem produzir conteúdos de qualidade.

Vale a pena montar um estúdio de vídeo em casa?

Um home studio de vídeos é essencial para quem quer começar no mundo do audiovisual, mas não pode investir muito. E claro, sem deixar a qualidade de lado.

Além da praticidade de poder produzir conteúdos em um quarto, na sala ou até no escritório de casa, um estúdio de gravação caseiro é ideal para quem quer produzir sozinho ou com poucas pessoas.

Questões técnicas também ficam mais fáceis de serem resolvidas em um home studio de vídeos. Como você terá que cuidar de todas as etapas de produção do conteúdo, terá mais facilidade em identificar erros e problemas.

Mas não é só isso. Veja só o que você ganha investindo em um home studio de vídeo:

a) Economia

Ao contrário do que parece, ter um estúdio de gravação em casa pode ajudar você e a sua marca a gastar menos! Embora o custo inicial para adquirir os equipamentos e adaptar o local seja elevado, ao longo do tempo o retorno é positivo.

Com um home studio de vídeos é possível atingir uma qualidade de produção similar à de uma produtora. E como a infraestrutura do estúdio caseiro estará sempre à sua disposição, você evitará os custos envolvidos em contratar uma produtora.

Além disso, ter um estúdio de gravação em casa fará com que você economize tempo, trabalho e equipe! Assim, você poderá focar seus esforços no que realmente interessa: criar conteúdos relevantes para o público.

home studio de vídeo

b) Qualidade

Um dos aspectos que mais atrapalham a qualidade de um vídeo é depender de um ambiente externo para fazer as filmagens e a edição do material. Nesses casos, a sua produção pode ficar sujeita a diversos imprevistos e erros, prejudicando o produto final.

O dia pode nublar e ficar escuro, o local de filmagem pode ser muito movimentado, os equipamentos da produtora podem deixar de funcionar, a internet pode falhar…

Um estúdio de vídeo caseiro é uma maneira de não se transformar em um refém desses imprevistos e garantir a qualidade da sua produção. 

Enfim, são vários os problemas que podem atrapalhar a qualidade dos seus vídeos. E qualquer deslize pode fazer a sua audiência abandonar o conteúdo, impactando negativamente na sua autoridade.

Como todos os materiais e equipamentos estarão sob o seu controle, fica mais fácil evitar erros e problemas. Além de manter o mesmo nível de qualidade em todos os conteúdos.

home studio de vídeos

c) Maior controle

Gravar vídeos em ambientes externos é contar com a sorte. Nada garante que o local de filmagem ou a produtora terá a infraestrutura adequada para a sua produção.

Dificilmente você conseguirá controlar fatores como a circulação de pessoas, ruídos do ambiente e até a iluminação. E todos esses imprevistos acabam prejudicando a qualidade do produto final.

Depois de montar um home studio de vídeos, você terá total controle sobre todos esses pontos, garantindo estabilidade e confiança na hora de filmar. E como resultado, as suas criações terão muito mais qualidade.

d) Facilidade e agilidade

Quando não temos um estúdio próprio, todos os problemas que citamos acima implicam em tempo perdido com interrupções e retrabalhos constantes.

Sem contar no tempo gasto procurando um local adequado para gravar, montar e posicionar os equipamentos, contratar uma produtora de confiança para editar o material…

Tanto trabalho exige muito tempo, fazendo com que você produza menos conteúdos ou não preste tanta atenção a detalhes técnicos, como a qualidade de áudio e vídeo.

Portanto, ter um espaço dedicado para as suas produções ajuda a criar vídeos com menos esforço e em menos tempo. O local de filmagem será sempre o mesmo, os equipamentos já estarão posicionados e configurados e você conseguirá controlar as condições de luz do ambiente.

home studio de vídeos

Como montar um estúdio de vídeo?

O primeiro passo é encontrar um local adequado para montar um home studio. Além disso, é fundamental pensar nos detalhes técnicos, como equipamentos de iluminação, som e uma câmera.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos tudo o que você precisa para montar um estúdio caseiro. Acompanhe:

1. Local adequado

O pontapé inicial de qualquer home studio é o local onde ele será instalado. Esse espaço precisa atender todas as necessidades básicas da produção.

Portanto, avalie aspectos como tamanho do lugar em relação aos equipamentos, onde os cenários serão montados e se ele comportará toda a sua equipe.

Outro ponto a ser avaliado é o isolamento acústico do espaço. Esse detalhe é muito importante para evitar que sons externos atrapalhem a qualidade do áudio do conteúdo. Assim, prefira locais afastados de fontes de ruídos altos e constantes.

Uma dica para se proteger dos barulhos sem gastar muito é comprar placas de espuma ou isopor grossas. Em seguida, basta instalá-las nas paredes, portas e janelas do seu estúdio.

2. Cenário

Um home studio de vídeos não precisa necessariamente ser cheio de objetos de decoração. Excesso de informação visual em uma gravação pode distrair o público do conteúdo, prejudicando a compreensão da mensagem.

Para criar um cenário agradável e que seja coerente com os seus vídeos, analise bem os temas que você irá abordar, o seu público-alvo, a identidade da marca e, claro, o seu orçamento.

Geralmente, são usados fundos de cores neutras, mesas ou bancadas para compor o cenário dos vídeos. Paredes pretas ou brancas também são opções discretas e eficientes.

Também existe a opção de usar o famoso chroma key e simular um cenário real atrás do apresentador. Apesar de exigir conhecimentos de edição mais aprofundados, permite abusar da criatividade.

 home studio de vídeos

3. Iluminação

Acredite. A qualidade e harmonia do seu vídeo depende – e muito – da iluminação. Uma boa configuração de luz ajuda a destacar elementos, reduzir áreas escuras da cena e melhorar o aspecto geral da imagem.

Dentro de um home studio de vídeos, é possível controlar nos mínimos detalhes o resultado final da produção. E isso inclui o esquema de iluminação dos seus vídeos.

Para deixar os seus conteúdos bem iluminados e com um aspecto mais profissional, é fundamental escolher com atenção os equipamentos de luz.

Algumas ferramentas são básicas e indispensáveis na construção de um estúdio caseiro, como:

  • Sun gun: deixa a luz do vídeo uniforme.
  • Softbox: ilumina os objetos e as pessoas que estiverem em foco.
  • Luz de fundo: luz que coloca o efeito de profundidade na imagem. Muito importante na maioria dos casos.

4. Câmera

A câmera é, sem dúvida, o item mais importante dessa lista. A qualidade desse equipamento e os recursos disponíveis vão impactar diretamente na qualidade do seu vídeo.

Por isso, é fundamental prestar bastante atenção na hora de adquirir uma câmera para levar o modelo mais adequado para o tipo de conteúdo que você vai gravar.

Nos últimos anos, câmeras compactas e semiprofissionais se tornaram opções interessantes para quem quer montar o seu próprio estúdio de vídeo. Com recursos de imagem bastante avançados, elas são mais portáveis e baratas que os modelos profissionais.

Mas de maneira geral, existem alguns pontos que o equipamento precisa ter, como:

  • Filmar em alta definição(HD): evita grande parte dos ruídos na imagem e facilita na hora da edição.
  • Suporte para microfone: a câmera deve ter conexões para microfones externos. O microfone padrão do equipamento geralmente não oferece boa qualidade.
  • Ser adequada ao uso: nem sempre a melhor câmera do mercado vai te atender. É importante conhecer sobre as diferenças entre elas e avaliar e escolher a que entrega o melhor desempenho pelo preço que cabe no seu bolso.

home studio de vídeos

5. Microfone

Normalmente, quem está apenas começando na produção audiovisual acaba não dando a devida importância ao microfone. Entretanto, um áudio de qualidade faz toda a diferença no resultado final.

Um bom dispositivo de captação faz com que a voz chegue com mais clareza e definição ao usuário, evitando que ele se distraia ou abandone o vídeo. Além de evitar que sons externos e ruídos deixem o seu áudio “sujo”.

Existem alguns microfones bastante utilizados em um home studio de vídeos:

  • Microfone de mão: o mais clássico de todos, muito utilizado em entrevistas e gravações em off.
  • Lapela: um dos mais discretos, é muito comuns em telejornais e programas de TV. É um microfone ideal para lugares com bastante interferência sonora.
  • Boom ou Shotgun: uma das melhores opções para evitar ficar segurando um microfone em cena. Permite captar o som de uma direção apenas, o que possibilita uma gravação tranquila em lugares com muito barulho. Existem algumas versões que podem ser apoiadas nas câmeras, sem precisar do auxílio de tripés.

6. Tripé

Para muitos tipos de vídeo, o uso de um tripe pode ser desnecessário. Entretanto, a grande maioria pode se beneficiar desse equipamento. Isso porque o tripé é extremamente útil na hora de movimentar, apoiar e posicionar câmeras e equipamentos de iluminação.

Com ele, as suas imagens ficarão mais estáveis, sem as temidas “tremidas”, além de permitir instalar um esquema de luz mais complexo. Portanto, não deixe de verificar quais tripés são compatíveis com a sua câmera. Hoje, já existem até tripés específicos para celulares.

7. Ilha de edição

Para finalizar, um item que não pode faltar é um computador capaz de editar vídeos com facilidade. Será na fase de pós-produção que você irá selecionar as melhores cenas, cortar e montar todo o material, além de inserir efeitos, legendas e transições.

Existem computadores desenvolvidos especialmente para esse fim que ultrapassam os 10 mil reais. Mas esse tipo de investimento não é necessário para quem está começando a se aventurar no vídeo marketing.

Até smartphones podem ser utilizados para editar vídeos, bastando apenas instalar aplicativos voltados para esse fim.

Dica bônus: escolha uma plataforma e divulgue o seu trabalho

Pronto. Agora você já sabe como montar um home studio de vídeos para produzir vídeos de qualidade em casa. Mas não adianta nada ter horas e horas de vídeos prontos. É preciso saber como e onde divulgar o seus conteúdos.

E para isso é importante escolher uma plataforma de vídeos online adequada para fazer sua mensagem chegar até o público.

O problema é que existem diversas ferramentas na internet que permitem a qualquer um postar e promover conteúdos de vídeos, como as redes sociais e plataformas profissionais.

Entre as principais ferramentas de hospedagem, encontram-se:

a) YouTube

A maior plataforma de vídeos online do mundo permite aos usuários postarem e divulgarem seus conteúdos gratuitamente. Só é necessário criar um canal na ferramenta.

As principais funcionalidades do YouTube incluem:

b) Facebook

A rede social com mais inscritos no mundo tem investido pesado nos vídeos online e ganhado destaque nesse segmento.

Para isso, o serviço tem dado destaque aos vídeos nativos da plataforma, impulsionando o alcance orgânico em relação às publicações normais.

Usando o Facebook para divulgar o seu trabalho, você terá acesso a:

c) Instagram

Voltada para conteúdos visuais, o Instagram também tem feito sucesso como plataforma de vídeos. Especialmente após o lançamento de ferramentas como o Instagram Stories e o IGTV.

Com 80% dos usuários seguindo pelo menos uma marca na rede social, o Instagram é um ótimo local para divulgar produtos e serviços.

Entre as vantagens da plataforma, destacam-se:

d) VidMonsters

Para quem precisa de uma ferramenta mais robusta e com funções mais avançadas, a nossa plataforma de vídeo marketing, a VidMonsters, é uma ótima solução.

Com recursos e funcionalidades mais completas, a nossa ferramenta permite aos usuários terem maior controle sobre o seu conteúdo.

Entre as vantagens que o nosso produto oferece, podemos destacar:

  • Hospedagem de vídeos segura;
  • Transmissão ao vivo simultânea em várias plataformas;
  • CTAs diretamente no player;
  • Integração com plataformas de automação;
  • Métricas de desempenho e tendências de vídeos.

Conclusão

Com os avanços da tecnologia, não é mais preciso contar com um estúdio profissional para produzir conteúdos incríveis. Com os equipamentos e o ambiente corretos, é possível montar um home studio de vídeos de qualidade.

Para montar um estúdio caseiro, alguns itens são essenciais, como câmeras, microfones, iluminação e um computador para editar o seu material. Além disso, cuidados com o espaço do ambiente e o isolamento acústico são importantes.

Seguindo as nossas dicas, você não terá dificuldade em montar um home studio de vídeos. E para ter ainda mais qualidade nas suas produções, não deixe de ler nosso guia com os melhores equipamentos de gravação.