Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Aprenda a escolher a plataforma de hospedagem de vídeos ideal para você

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Implantar uma estratégia de vídeo marketing traz desafios que vão além da produção de um bom conteúdo. Um deles é escolher a plataforma de hospedagem de vídeos mais adequada para as necessidades da marca.

Hospedar os conteúdos no lugar errado pode trazer problemas para o negócio, como conteúdo fora do ar e até falta de segurança. Por causa disso, adquirir um serviço de hosting de vídeos confiável é fundamental.

Quer entender mais sobre esse assunto e como não errar na hora de escolher a melhor ferramenta? Então não deixe de ler este conteúdo.

Dê uma olhada no que você vai aprender:

Quem está começando no mundo da produção de vídeos muitas vezes desconhece a importância de armazenar corretamente os seus conteúdos.

A hospedagem de vídeos é fundamental para que tudo saia como planejado. Qualquer erro nesse processo pode impedir que o público acesse seus materiais e até prejudicar a imagem da marca.

Mas com tantas opções, gratuitas e pagas, disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher corretamente.

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo. Vamos explicar como funciona o hosting de vídeos e o que você precisa considerar na hora de contratar uma dessas plataformas. Vamos nessa?

Plataforma de hospedagem de vídeos: como funciona

Antes de mostrarmos para você como escolher uma plataforma de video hosting, é essencial entender como esse serviço funciona.

De maneira geral, uma plataforma de hospedagem de vídeos serve para disponibilizar os seus vídeos na internet. Por meio desse serviço, você tem acesso a um determinado espaço de armazenamento na nuvem que pode ser ocupado com os seus vídeos.

A partir de então, os vídeos ficam disponíveis para serem acessados 24 horas por dia pela sua audiência.

Agora fica fácil entender porque escolher uma boa plataforma de hospedagem de vídeos é tão importante.

Dependendo da opção que você adquirir, pode sofrer com pouco espaço de armazenamento, vulnerabilidade a ataques e até instabilidades do servidor.

Adquirir um serviço robusto e confiável pode ser a chave para o sucesso da sua estratégia de produção de conteúdo.

Atualmente existem diversos serviços de video hosting, tanto gratuitos (como o YouTube) quanto profissionais, como a oferecida nós da VidMonsters.

A seguir, vamos falar um pouco sobre as vantagens de cada opção e explicar como optar por alguma.

Plataformas de hospedagem de vídeos grátis

Para quem está começando a se aventurar no mundo dos vídeos, pode escolher uma das várias plataformas gratuitas.

É possível hospedar vídeos na internet e deixá-los prontos para serem acessados pelo público, sem pagar nada por isso.

Essas plataformas são boas alternativas caso você queria apenas exibir seus conteúdos, sem se preocupar com questões técnicas.

Mas tenha em mente que, justamente por serem gratuitas, você estará sujeito a alguns problemas, como:

  • O seu conteúdo fica desprotegido e pode ser baixado sem autorização.
  • Seus vídeos são exibidos ao lado de concorrentes, prejudicando a fidelização do público.
  • Essas plataformas não oferecem opções de customização, como esquema de cores ou exibição do logo da sua marca.
  • A plataforma pode deixar de aceitar vídeos ou simplesmente sair do ar, fazendo com que seus conteúdos desapareçam para sempre.

Mesmo com essas desvantagens, as plataformas gratuitas seguem como uma opção bastante popular. Entre os principais serviços de hosting de vídeos desse tipo temos:

1. YouTube

O YouTube é a plataforma de vídeos online mais popular do mundo e o segundo maior buscador da web. Por isso mesmo, é uma das escolhas mais populares entre produtores de conteúdo e marcas.

Por meio dela é possível hospedar vídeos de até 128GB e 12 horas de duração, fazer transmissões ao vivo, interagir com o público e monetizar o conteúdo através da exibição de anúncios.

Apesar dessas vantagens, o YouTube conta com diretrizes bastante rígidas para os conteúdos postados na plataforma. Caso a sua marca não siga à risca todas as regras, corre o risco de ser banida do serviço.

2. Facebook

A maior rede social do mundo também está investindo pesado nos serviços de hospedagem de vídeos. Um exemplo recente é o lançamento do Facebook Watch, um serviço dedicado ao streaming de vídeo.

Além poder impactar um público de mais de 1 bilhão de usuários, usar o Facebook como serviço de hosting de vídeos traz muitos benefícios.

Entre eles está a possibilidade de monetizar o conteúdo através do Facebook Ads, realizar transmissões ao vivo através de computadores e smartphones e acesso à estatísticas e métricas de desempenho.

3. Vimeo

O Vimeo é uma das plataformas de vídeo mais antigas e um dos maiores concorrentes do YouTube. Mas ao contrário dos serviços anteriores, essa plataforma é mais popular entre artistas e cineastas.

Um dos motivos é a excelente qualidade de imagem, muito superior aos concorrentes. Além disso, o Vimeo não conta com exibição de anúncios.

Além do plano gratuito, é possível assinar um dos diversos planos pagos e ter acesso a funcionalidades mais avançadas, como mais espaço de armazenamento, player customizado e chat ao vivo com o público.

Plataforma de hospedagem de vídeos profissional

Para quem quer e precisa ter acesso a recursos mais avançados, que os serviços gratuitos não oferecem, pode optar por uma plataforma de hospedagem de vídeos profissional.

Embora o custo envolvido possa ser uma desvantagem para muitas pessoas, ela pode evitar que o seu negócio sofra com os problemas dos serviços gratuitos.

Além disso, um serviço de hosting de vídeos profissional oferece funcionalidades mais completas, ideais para quem quer trabalhar com cursos online ou desenvolver uma estratégia de vídeo marketing.

A seguir, listamos alguns benefícios dos hosts profissionais. São eles:

  • Permite personalizar o player e a sua página com a marca e cores da empresa.
  • Conta com uma equipe de suporte disponível para sanar dúvidas e resolver problemas técnicos relacionados ao serviço de hospedagem.
  • O seu conteúdo fica protegido contra download ilegal.
  • Os vídeos são entregues com qualidade constante, independente da velocidade da conexão do espectador.
  • O serviço é mais estável e o seu conteúdo estará sempre online, mesmo com muitos acessos simultâneos.

Hosting de vídeos por conta própria

Mesmo com tantas vantagens de uma plataforma profissional, muitas pessoas ainda acham que é mais viável hospedar conteúdos em servidores próprios.

Mas será que vale a pena?

Em um primeiro momento, a economia pode ser grande. Entretanto, o hosting de vídeos por conta própria é de longe uma das piores opções.

E não faltam motivos para isso:

  • A largura de banda de um servidor caseiro é menor. Assim, várias pessoas acessarem seus vídeos ao mesmo tempo, a transmissão pode ficar lenta ou até cair.
  • O limite de tamanho e armazenamento é pequeno em comparação com as outras opções. Assim, você corre o risco de não conseguir hospedar vídeos de longa duração ou ficar sem espaço rapidamente.
  • Muitos servidores não realizam a conversão dos conteúdos automaticamente. Dessa forma, você precisará fazer o upload de várias versões do mesmo vídeo, em diferentes formatos e tamanhos.

Como deu para ver, hospedar os seus vídeos por conta própria não é a melhor opção. O seu conteúdo ficará ainda mais limitado do que se você escolhesse uma plataforma gratuita.

Ou seja, contar com um serviço profissional é o ideal.

Mas como escolher um host de vídeos que seja adequado às suas necessidades? É o que veremos no próximo item!

Como escolher uma plataforma de hospedagem de vídeos

Agora que você sabe quais as vantagens que um serviço de video hosting profissional oferece, precisa ficar atento a alguns pontos.

Afinal, a hospedagem de vídeos fará toda a diferença para o sucesso das suas estratégias de vídeo marketing.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, separamos alguns itens que merecem sua atenção na hora da escolha. Confira:

1. Segurança

Se você escolheu uma plataforma de hospedagem de vídeos profissional é porque deseja acesso restrito as seus conteúdos, certo?

Então, você precisa verificar se o host adota métodos que evitam que os vídeos sejam facilmente copiados e compartilhados sem autorização prévia.

Além disso, a plataforma deve permitir acesso aos conteúdos somente para usuários autorizados, seja através de um cadastro ou links restritos.

2. Capacidade de armazenamento

Vídeos de qualidade demandam muito espaço de armazenamento. Um conteúdo em alta definição pode ultrapassar 500MB com facilidade.

E você não quer correr o risco de ser impedido de subir novos vídeos porque ultrapassou o limite de armazenamento, não é mesmo?

Por isso, quando for escolher um servidor de hospedagem de vídeos, verifique se a empresa oferece espaço suficiente ou até mesmo armazenamento ilimitado.

3. Player customizado para sua marca

Em uma plataforma gratuita, você terá acesso a poucos ou nenhum recurso de personalização. O seu canal será praticamente igual ao dos concorrentes. Por causa disso, a sua marca pode ter dificuldade em imprimir a identidade da marca na plataforma.

Por outro lado, serviços de hosting de vídeos profissionais oferecem a possibilidade de customizar o seu canal. Você pode deixá-lo com a cara do seu negócio, fortalecendo o branding da empresa.

Portanto, escolha uma plataforma que permita estilizar o player, inserir a marca da empresa e modificar o visual da página. Assim, o seu negócio será reconhecido por meio dos vídeos.

4. Integração com o Analytics

Como em qualquer estratégia de marketing, ter acesso às principais métricas de desempenho dos vídeos é essencial para saber se os objetivos estão sendo cumpridos.

Dessa maneira, a integração com o Google Analytics é outro fator que você precisa considerar ao optar por uma plataforma de hospedagem de vídeos.

Através desse recurso, você pode descobrir o perfil da sua audiência, identificar os vídeos mais populares e em qual parte o público mais interagiu.

Portanto, uma plataforma de hospedagem de vídeos deve oferecer um relatório completo sobre o acesso ao seu conteúdo. Isso permite que você seja capaz de aprimorar as estratégias e criar materiais cada vez mais relevantes para a audiência.

5. Facilidade de uso

Quem trabalha com produção de conteúdo não pode perder tempo com menus confusos e termos técnicos.

A plataforma de hospedagem de vídeos precisa ser fácil de usar e oferecer opções de gerenciamento simples.

Dessa forma, você não perderá tempo administrando sua biblioteca de conteúdos e terá mais tempo para o que interessa: criar materiais cada vez mais úteis para o público.

6. Opções de compartilhamento

Quem trabalha com marketing digital sabe que é importante compartilhar o conteúdo produzido em todos os canais da marca.

Então, escolha uma plataforma de hospedagem que permita compartilhar o seu conteúdo em sites, blogs, redes sociais e outros canais de maneira rápida e simples.

Assim você aumenta o alcance dos seus vídeos e a sua marca pode atrair e fidelizar clientes com mais eficiência.

Plataforma de hospedagem de vídeos VidMonsters

Como deu para ver, contratar um serviço de hosting de vídeos profissional pode ajudar o seu conteúdo a alcançar o sucesso de maneira mais simples.

Não importa o segmento ou o porte do seu negócio, contar com uma plataforma profissional traz diversos benefícios para as suas estratégias de marketing.

Nesse sentido, que tal conhecer a VidMonsters? A nossa plataforma é um serviço de vídeo marketing capaz de hospedar seus vídeos com total governança de dados. Dessa maneira, você consegue otimizar o futuro das suas estratégias de marketing digital e conteúdo audiovisual.

A VidMonsters é a plataforma ideal para quem quer ter sucesso na realização de webinars, transmissões ao vivo e hosting de vídeos. E tudo isso com recursos avançados, fáceis de usar e sem a necessidade de instalar outros programas.

Vantagens de hospedar seus vídeos com a VidMonsters

Já pensou em fazer uma transmissão ao vivo no YouTube e Facebook ao mesmo tempo? Ou criar landing pages customizadas para os seus eventos? E que tal acessar relatórios com o desempenho completo dos seus vídeos? Com a VidMonsters você pode!

Além disso, existem outras razões para a sua marca hospedar seus conteúdos em nossa plataforma. Confira:

a) Mais segurança e suporte garantido

Quem produz conteúdo digital sabe que segurança é fundamental. Afinal, ninguém quer ver os seus vídeos sendo baixados sem autorização e pirateados pela web.

Ao optar pela VidMonsters, você não tem sobre o que se preocupar. Usamos tecnologia ponta a ponta para o seu conteúdo ficar livre de pirataria.

Além disso, graças aos nossos servidores próprios, você tem a garantia de que os seus vídeos ficarão no ar, prontos para serem acessados pelo público.

E claro, se enfrentar qualquer problema, o nosso time de suporte estará à disposição para ajudar você o mais rápido possível!

b) Integração com plataformas de automação

Com a VidMonsters, você pode integrar os seus vídeos com os softwares de automação de marketing mais usados, como Hotmart, MailChimp, LeadLovers, RD Stations e muitos outros.

Dessa maneira, você consegue manter o seu fluxo de trabalho mais simples, rápido e intuitivo, focando naquilo que é mais importante: produzir conteúdo relevante.

c) Compartilhe seus vídeos em qualquer lugar

Uma estratégia de marketing digital não estaria completa sem a possibilidade de compartilhar os seus vídeos em todos os canais possíveis, não é mesmo?

Quanto a isso, não se preocupe. A VidMonsters permite compartilhar os seus conteúdos em qualquer lugar, como blogs, sites, Facebook, Twitter etc.

Basta trocar os seus vídeos pelo nosso player e ver a mágica acontecer! E depois disso, é só coletar os relatórios de métricas para conferir se a sua estratégia está dando resultado.

d) Insira gatilhos dentro dos vídeos

Já pensou em inserir um contador regressivo nas suas lives com o tempo restante para uma oferta imperdível expirar? Ou um pop-up informando as vagas restantes para o seu próximo webinar?

Ao optar pela VidMonsters, você tem será capaz de inserir esses e outros gatilhos nos seus vídeos, de maneira rápida e fácil.

Assim, você consegue enriquecer os seus vídeos ao vivo e chamar a atenção da sua audiência de maneira mais simples. A interação alcança outro nível e os participantes ficam mais dispostos a concluir alguma ação, como baixar um material ou se inscrever em sua videoaula.

e) Capture e armazene leads

Muitas vezes, capturar e organizar leads com eficiência pode ser uma tarefa cansativa. Na VidMonsters, esse trabalho fica muito mais fácil.

Com a nossa plataforma, você pode criar uma landing page exclusiva para os seus webinários, usar o chat e até inserir gatilhos em tempo real nas suas transmissões ao vivo.

E depois de capturar todos esses contatos, você tem a opção de integrar esses dados com algum software da sua preferência ou exportar um CSV quando quiser!

f) Integração com meios de pagamento

Com a VidMonsters, você pode integrar diversos meios de pagamento, como cartões de crédito, débito em conta e PayPal, com muita facilidade.

Dessa maneira, você pode vender acesso às suas videoaulas, ebooks ou outros materiais interessantes e ganhar dinheiro com isso!

Claro, tudo com muita segurança e estabilidade.

g) Preço justo

Tantos recursos e funcionalidades avançados devem ter um custo bastante alto, certo? Errado! O preço praticado pela VidMonsters é justo e menor que os concorrentes.

Você pode escolher o plano mais adaptado para as necessidades da sua marca e dividir o pagamento em 12 vezes no cartão de crédito.

E para que você não tenha medo de conhecer os nossos serviços, oferecemos um período de garantia de 14 dias. Você pode usar e comprovar a qualidade dos nossos serviços e, caso não fique satisfeito neste prazo, terá o seu dinheiro de volta!

Agora ficou fácil entender o que é uma plataforma de hospedagem de vídeos e como escolher a mais indicada para o seu negócio. Com as nossas dicas, você não corre o risco de contratar um serviço inadequado. Mas não pare por aí. Aprenda mais sobre o funcionamento de uma plataforma de vídeo marketing e em qual investir.