Loading Posts...

É normal que quem que começa a trabalhar com vídeos se depare com diversos desafios. Ao contrário do que muitos pensam, ser um profissional dessa área não se resume a comprar uma filmadora de última geração ou ter um espaço incrível. É necessário dominar algumas técnicas e segredos como escolher a iluminação de estúdio adequada ou conseguir um bom local para gravar.

A luz natural é sempre a melhor opção para quem está começando na área, pois ela confere ao vídeo maior veracidade. Mas nem sempre é possível gravar ao ar livre e tampouco contar com dias ensolarados.

Se você tem dúvidas sobre iluminação para estúdio, continue a leitura deste post, que abordaremos algumas questões importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Princípios básicos para iluminação de estúdio de vídeo

Para criar um conteúdo audiovisual de qualidade é preciso, primeiramente, uma boa iluminação. De nada adianta um bom roteiro, um cenário perfeito e uma boa equipe de atores se o ambiente estiver mal iluminado. Se isso acontece, todo o trabalho vai para o ralo e você vai jogar seu tempo e dinheiro no lixo, pois a audiência não vai conseguir entender seu conteúdo.

A seguir, citaremos os princípios básicos da iluminação de estúdio.

Evite as sombras

As sombras são grandes inimigas para quem está começando a trabalhar com produção de vídeos. Profissionais mais experientes sabem perfeitamente como lidar com elas, especialmente quando se trata de fotografia, pois eles conseguem criar efeitos incríveis com as sombras. Mas na hora de gravar vídeos, o sombreamento indesejado pode deformar a imagem pessoa que está sendo filmada e tirar o foco, além de deixar a cena ruim como um todo.

Por isso, na hora da filmagem é preciso evitar que apareçam sombras, independentemente se a cena criada tem pessoas ou somente objetos. Esse problema pode ser facilmente evitado com a iluminação adequada.

Aprenda as distâncias ideais

A distância é outro ponto chave para que os vídeos tenham qualidade profissional. Ainda que o local seja pequeno é interessante manter certa distância do fundo em que se está gravando e ajustar o enquadramento junto com a lente da câmera. Dessa forma, o vídeo terá mais profundidade e ninguém parecerá espremido na cena.

Uma única fonte de luz é insuficiente

Não adianta tentar gravar um vídeo apenas com a luz do teto. É impossível fazer um trabalho de qualidade de imagem nessas condições, justamente pelos pontos citados acima. Para conseguir uma boa iluminação de estúdio, você precisa de equipamentos diferenciados — falaremos sobre esse assunto mais adiante.

A cor do ambiente importa

Na hora de criar um ambiente para a gravação, você precisa levar em consideração as cores do ambiente. A cor do local influencia diretamente na iluminação e produz efeitos diferentes. Por exemplo: a parede branca reflete luz ao passo que a parede pintada de preto não rebate luz e oferece mais controle de iluminação.

Equipamentos básicos para iluminação de estúdio

Como já falamos acima, para criar o ambiente o ambiente ideal para a produção de um vídeo é preciso investir em equipamentos básicos, que garantam uma boa iluminação de estúdio. Veja alguns itens indispensáveis para a criação de conteúdos audiovisuais de qualidade.

A escolha do local

Mas antes de escolher os equipamentos de iluminação é necessário estudar o local escolhido para gravar. Isso é importante para evitar gastos desnecessários com equipamentos e para que você não fique na mão, caso precise de algo específico para melhorar a iluminação daquele ambiente.

Então, antes de dar início aos trabalhos, anote a cor das paredes, caso a gravação seja feita em estúdio. É importante também ficar atento ao tamanho do local, observar se tem entrada de luz natural e se há possibilidade de pendurar spots de luz e outros itens de iluminação para criar os efeitos desejados no filme.

Fundo curinga e cenários

Outro ponto essencial para uma boa iluminação é definir como será organizado o local das filmagens. Você fará uso de algum fundo curinga ou cenários. Vai utilizar um fundo todo branco ou todo preto? Se você for criar videoaulas, por exemplo, o fundo pode ser negro ou whiteboard.

Talvez você queira gravar seu vídeo por detrás de uma mesa. Enfim, cada ambiente vai exigir o uso de equipamentos distintos, como tripés ou até luzes de cores diferentes.

Softbox

Esse é um dos principais equipamentos utilizados para iluminação em estúdios, tanto para fotografias quanto para vídeos. O softbox é leve e super fácil de montar e ainda gera uma luz suave e difusa.

Mas para utilizar o softbox é preciso ficar atento ao tamanho do estúdio, pois ele ocupa bastante espaço. Esse equipamento é muito importante para a gravação de vídeos, pois ele proporciona tipos de iluminação diferentes, que são capazes de enriquecer seu trabalho.

Basta que você saiba utilizá-lo corretamente, colocando o equipamento na distância certa e no ângulo correto.

Luz de fundo

Quando você filma um objeto, é preciso colocar uma luz ao fundo dele. A iluminação, nesse caso, serve para suavizar as sombras e dar realce o contraste, dando uma noção de profundidade à cena.

Para atingir esse objetivo, você pode usar até mesmo um abajur para iluminar o objeto em questão.

Refletor

O refletor é acoplado à luz e serve para evitar que ela se espalhe. Esse equipamento é responsável por direcionar a luz apenas para o objeto desejado. Há diversos tipos de refletores, de tamanhos e formatos diferentes. Eles podem ser parabólicos, circulares ou afunilados.

Lâmpadas quentes e frias

Para proporcionar uma boa iluminação no estúdio, também é preciso investir em luzes quentes e frias. Isso porque, cada um delas fornece uma tonalidade de cor ao ambiente e, dependendo do conteúdo a ser criado, ter os dois tipos de lâmpadas fará toda a diferença em seu trabalho.

Posicionamento curinga da iluminação de estúdio de vídeos

A base principal da iluminação de uma cena é conhecida como iluminação de três pontos. Essa técnica consiste em utilizar três fontes de luz para iluminar uma pessoa ou objeto. O esquema é fácil de montar e confere um ambiente bastante natural, ou seja, quem assiste ao vídeo não percebe que são utilizados diferentes equipamentos para iluminar o ambiente.

A seguir, vamos conhecer sobre as três luzes básicas, que são utilizadas para criar esse esquema de iluminação de estúdio.

Luz principal

Como o próprio nome diz, essa é a luz principal da cena e é a partir dela que as outras são posicionadas no ambiente. Ela deve ser posicionada na frente da pessoa ou objeto que será filmado, com o objetivo de dar destaque ao ator ou item principal da cena.

A luz principal pode ser e nesse caso ela é obtida diretamente do refletor ou suave. A luz suave é alcançada com o uso de dispositivos suavizados como o difusor, que deve ser colocado à frente do refletor, ou então com o emprego de um softbox.

Luz de preenchimento

No esquema de iluminação de três pontos, a luz de preenchimento fica localizada do lado da pessoa que está sendo filmada. Sua função é suavizar sombras causadas pela luz principal no rosto de quem está protagonizando a cena.

Para que a luz de preenchimento proporcione o efeito necessário, normalmente, ela precisa ser mais extensa, suave e difusa do que a luz principal.

Luz de fundo

Essa luz é a última do esquema de iluminação de três pontos. Ela fica posicionada atrás do ator, mas pode ficar no chão, virada para cima ou acima do objeto principal da cena. Sua função é destacar o rosto do ator, destacando-o do cenário que está ao fundo e deixando em evidência a distância entre a pessoa que está sendo filmada e a imagem de segundo plano.

A luz de fundo precisa ficar em posição oposta à principal e a de preenchimento, para que ela cumpra sua função.

Como você viu, as técnicas de iluminação de estúdio são um pouco complexas, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. O mais importante é ficar atento aos detalhes para que seus vídeos recebam a luz necessária e tenham uma boa qualidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre iluminação de estúdio e esquipamentos necessários para criar o ambiente ideal para a criação de seu conteúdo audiovisual, está na hora de aprender como montar um cenário para gravação de um vídeo.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!