Loading Posts...

As estratégias de marketing que visam atrair o público estão ficando cada vez mais populares. Isso porque elas educam o potencial cliente através de e-books, blog posts, infográficos, whitepapers e outros tipos de textos. Mas acontece que existe uma outra forma muito mais efetiva de atrair e educar: o inbound marketing com vídeos.

Neste artigo você vai ver que investir em inbound marketing com vídeos pode proporcionar ótimos resultados para a sua estratégia.

Vamos conferir?

A união entre Inbound Marketing e vídeos

Os vídeos podem ser utilizados em qualquer estágio de compra ou de conhecimento do cliente. Desde a atração, quando ele não conhece a sua marca ou ainda não percebeu que tem um problema; até a conversão, quando entende como a sua empresa ou o seu produto poderão ajudá-lo e decide fechar negócio.

As empresas que decidem investir no conteúdo audiovisual ainda contam com uma “ajudinha” do Google. Pois ele prioriza os resultados em vídeo em relação a artigos com apenas texto nos seus motores de busca.

Ou seja, se você criar uma série de vídeos relevantes para sua persona e otimizar seu conteúdo para SEO, terá muito mais chances de ranquear na primeira página do Google!

Outra vantagem desse tipo de conteúdo é que em uma estratégia de inbound marketing com vídeos produzir o material é relativamente simples e exige pouquíssimo investimento.

Isso porque você não precisa de equipamentos profissionais para começar a gravar vídeos. É possível começar a gravar com a câmera do celular, por exemplo.

No início, seu único investimento deverá ser em tempo de criação e criatividade, pois o que vai destacar o seu conteúdo de outros será a relevância.

Se quiser saber mais sobre como criar vídeos com baixo orçamento, clique aqui e leia o conteúdo que criamos sobre o tema.

Por que fazer inbound marketing com vídeos é necessário?

Os conteúdos em outros formatos são extremamente relevantes e importantes, mas para criar uma estratégia completa e ter resultado superiores ao esperado, investir em inbound marketing com vídeos é fundamental.

Alguns dados vão confirmar essa afirmação, veja abaixo:

  • Um internauta permanece 1 hora e 15 minutos por dia vendo vídeos na web, na média mundial. O consumo vem crescendo 25% ao ano. Em quatro anos, vai chegar a três horas. O público migrará para o conteúdo audiovisual, fazendo com que a produção de vídeos seja cada vez mais necessária.
  • As pessoas estão mais propensas a compartilhar um vídeo que estimula as nossas sensações e sentimentos, por isso que os vídeos aumentam em até 54% do alcance da marca.
  • Marcas que investem em vídeo marketing tem uma receita de 49% a mais do que aquelas que não investem. O cliente entende que é mais seguro comprar um produto após ver um vídeo sobre ele do que uma imagem ou texto, por exemplo.
  • 81% das pessoas são convencidas a comprar um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo. Essa dado mostra o potencial que existe na estratégia de inbound marketing com vídeos.

Como usar vídeos em todas as etapas da jornada de compras

Topo

O topo do funil é o estágio inicial, onde você vai atrair o maior número de visitantes e precisa fazer com que eles se interessem pelo seu conteúdo. Por isso, o caminho é educar e fazer com que eles retornem.

Webinar

Os conteúdos em formato de webinar atraem muitas pessoas e podem abordar os problemas que os clientes da marca enfrentam. Eles vão te ajudar a construir autoridade.

Vídeo virais

Os vídeos virais atraem o público de forma inusitada.

Costumam ser mais descontraídos e divertidos, ideal para criar consciência de marca de forma leve, fazendo com que o público passe a seguir a empresa em outros canais.

Vídeos explicativos

Como o próprio nome já diz, vídeos explicativos devem explicar e/ou ensinar algo ao usuário. Temas que listam os motivos e os porquês de determinados problemas ou causas são ótimos caminhos.

Vídeos Q&A

Um bom vídeo Q&A ajuda a desenvolver a autoridade da marca.

Você seleciona perguntas da audiência e as responde, facilitando a comunicação entre os consumidores. Também é possível investir nesse formato durante transmissões ao vivo.

FAQ vídeo

Junte todas as perguntas mais frequentes que sua marca recebe e crie um vídeo respondendo.

Aqui vale incluir uma lista na descrição do vídeo informando a sequência das perguntas e em qual tempo do vídeo ela aparece. Assim, você facilita a busca do cliente.

Meio

No meio de funil você entrega os conteúdos que vão apresentar soluções para o cliente.

Vídeo de demonstração de produto

Como o nome já diz, são vídeos que vão mostrar o funcionamento do produto, como pode ser usado e como ele pode resolver o problema do cliente.

Vídeo tutorial

O vídeo tutorial costuma ter um formato de passo a passo, como fazer, como usar etc.

Vídeo comercial

Um vídeo comercial apresenta seu produto/serviço. Colocando ele no páreo para a decisão do cliente entre seus concorrentes.

Vídeos Do It Yourself (DIY)

Os vídeos no formato DIY – ou faça você mesmo – tem como objetivo ensinar o consumidor a como fazer algo sozinho.

 

Vídeos resenha explicativa

Nesse modelo, um cliente que já usou o produto ou o serviço conta como foi a experiência, mostrando os prós e contras.

Fundo

Nesse tipo de conteúdo é o momento de mostrar ao cliente quem é a sua empresa e como ela pode ajudá-lo.

Vídeo institucional

No vídeo institucional, o conteúdo é totalmente focado na empresa e nas soluções que ela oferece.

Exige uma riqueza visual, as imagens podem mostrar os ambientes da empresa ou ser gravado em um único cenário. Além disso, pode apresentar diferentes narrativas.

Vídeo case

O vídeo case apresenta um caso de sucesso de algum cliente. Mostrando como a sua empresa ajudou, quais os produtos ele comprou ou serviços que ele contratou.

Vídeo depoimento

Muito parecido com o vídeo case, o vídeo depoimento é utilizado para que um cliente conte como foi a sua experiência com a marca. Desde o momento em que descobriu ter um problema, até a implementação do serviço/compra e como ela melhorou sua empresa.

A criação de qualquer tipo de estratégia de inbound marketing com vídeos deve ter o apoio de um roteiro bem estruturado. Também é super válido utilizar a estratégia de storytelling.

Essa técnica vai permitir que o seu conteúdo seja produzido com a maior proximidade com o público, fazendo com que ele se envolva e se identifique com a sua mensagem.

Agora que você já sabe tudo sobre o uso de inbound marketing com vídeos, que tal começar investindo em Storytelling? Clique aqui, confira o conteúdo que produzimos aqui no blog e descubra tudo sobre essa técnica de construção de histórias!