VidMonsters
Por VidMonsters

Aprenda a dominar o Instagram for Business e lucrar com a plataforma

VidMonsters
Por VidMonsters

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha um perfil no Instagram. A rede social já possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. E com um público tão grande, o número de empresas não para de crescer na plataforma. Mas para ter sucesso de verdade, é essencial dominar o Instagram for Business.

O Instagram foi lançado em 2010 como um espaço para compartilhar fotos. Ao longo dos anos, diversas funcionalidades foram incluídas na plataforma, como o suporte para vídeos e o Instagram Stories, conteúdos que somem após 24 horas.

Ao mesmo tempo, o número de empresas na rede social não parou de crescer, de olho no enorme público da plataforma. A rede social se tornou um espaço onde marcas de diversos nichos conseguem divulgar o seus produtos para uma audiência bastante segmentada.

E para facilitar a vida dessas marcas, a plataforma lançou uma funcionalidade exclusiva para o mundo corporativo. É o Instagram for Business, que reúne recursos que permitem às empresas tirarem o máximo de proveito do Instagram.

Quer dominar essa ferramenta e usar o Instagram for Business para se aproximar do seu público e vender mais? Então não deixe de ler este arquivo e confira as nossas dicas. Vamos nessa?

Entenda o que é Instagram for Business

Também conhecido como Instagram para Empresas, esse conjunto de ferramentas da rede social permite que você tenha um perfil comercial. Com ele será possível fazer anúncios e acessar os dados dos seus seguidores. Dessa forma, foi possível melhorar o marketing digital.

O Instagram já era muito usado por empresas com o objetivo de aumentar a audiência e se relacionar de uma forma mais próxima com o cliente. Afinal, bilhões de pessoas estão presentes nessa rede social. Porém, os empresários não tinham como verificar e quantificar o retorno dessa estratégia.

Para atender o pedido de muitas marcas, em 2016 foi lançado o Instagram for Business, que melhorou o relacionamento entre a rede social e os empresários. Esse novo tipo de conta possibilita divulgar informações do seu negócio, como telefone, e-mail e endereço. Além disso, permite analisar dados e comportamento dos seguidores. É possível verificar o gênero, a idade, o local e o horário de acessos.

O mundo corporativo já percebeu muitos benefícios ao investir no Instagram for Business. O alcance dessa ferramenta é gigante, portanto, com o perfil comercial na rede social, você ganha visibilidade, autoridade e credibilidade. Seus seguidores se sentirão mais próximos de você e vão compartilhar muito mais seus conteúdos.

Por causa do envolvimento das pessoas na rede social, o Instagram tem se mostrado uma excelente estratégia no marketing digital. Investir nele gera maior engajamento do público e aumento do tráfego.

E,  como o algorítmo do Instagram verifica que o alcance orgânico da sua página tem relação direta com o interesse dos seguidores por ela.  Posiciona sua publicação entre as primeiras, já que o Instagram não usa mais a linha cronológica para exibir os resultados e sim a relevância do conteúdo.

Saiba quais são as vantagens do Instagram for Business

A empresa de Mark Zuckerberg entrevistou muitos comerciantes para definir o que faltava para que eles investissem mais no Instagram. Entre os aspectos relevantes para os empresários estavam cosias como aumentar a visibilidade na rede social, conseguir medir sua performance e ter mais alcance dos consumidores.

1. Mais visibilidade na plataforma

Uma das principais metas de uma estratégia de marketing digital é: ser visto. Porém, o uso das páginas comuns da rede social limitava o alcance do conteúdo. Como uma pessoa vai encontrar seu negócio se não existe um contato para ele?

Com um perfil pessoal não é possível inserir links no conteúdo que vão direcionar seus seguidores para o site da sua empresa. Dessa forma, o tráfego orgânico do seu site fica prejudicado. Além disso, é bem difícil otimizar e impulsionar as publicações.

Esse foi um ponto modificado com a versão Instagram for Business. Agora, com o perfil comercial você se torna visível para os seguidores. Eles têm como entrar em contato com sua empresa usando os dados que deixou disponível.

2. Acesso às métricas de desempenho

As métricas são responsáveis por mostrar onde ocorre erro na estratégia escolhida e qual o melhor caminho a seguir. Alguns empresários simplesmente ignoram os números, mas, em geral, eles são de fácil acesso e seu entendimento pode gerar a transformação de um plano a ser colocado em prática.

O Instagram levava em conta apenas as métricas de vaidade (visualizações, curtidas e número de seguidores). Contudo, usando apenas essas informações não há como definir se a estratégia foi boa ou ruim. Essa métrica é vazia com relação aos resultados obtidos.

O que deve procurar para seu negócio são as métricas relacionadas a vendas, geração de oportunidades e redução de custos. Isso é possível com o Instagram para empresas que mostra outras métricas que estão alinhadas ao mundo corporativo e auxiliando seu planejamento.

3. Promoção de publicações e anúncios

Com o uso do perfil pessoal não é possível impulsionar suas publicações nem fazer anúncios. Eles aconteciam de uma forma sutil e sem foco. Não dava para mensurar os resultados obtidos com eles. É bastante difícil estimular o consumo de um produto seu se não existe um anúncio.

Mas, ao perceber o alcance da rede social, o Instagram modifica o jeito de anunciar. Isso facilita o planejamento dos empresários e melhora a experiência dos seguidores. Na conta comercial fica disponível ferramentas que vão auxiliar você na hora de fazer um anúncio.

Aprenda como ter um perfil empresarial na plataforma

O Instagram for Business permite que você tenha a métrica em tempo real das suas publicações, obtenha informações sobre seus seguidores e exponha informações a respeito da sua empresa. Portanto, altere sua conta na rede social e veja em breve os resultados obtidos com sua estratégia.

Para transformar sua conta na plataforma, é necessário ter uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 100 seguidores.

Agora o primeiro passo é abrir o Instagram e clicar em “Configurações e Cadastre-se, Use a conta do Facebook. Em seguida clique em “Alternar para perfil comercial”, sua conta deve ser definida como pública.

Reveja as informações sobre sua empresa como: telefone de contato, endereço, horário de atendimento e e-mail. Verifique se está tudo correto e modifique o que for necessário. Na sequência é só clicar no botão “Concluído” que a mudança já foi feita.

Lembre-se que o Instagram é baseado em recursos visuais. Portanto, publique fotos, vídeos e legendas que contem a história da sua empresa. É a publicação de bons conteúdos, relevantes e de forma frequente o deixarão mais visível. Dessa forma, vai aumentar o engajamento da audiência e a autoridade da sua marca.

E, se for novato no Instagram, não se preocupe! A rede social tem alguns vídeos que ensinam a usar as ferramentas disponíveis, como fazer as primeiras publicações e algumas inspirações para que crie um conteúdo de qualidade.

Conheça as funcionalidades do Instagram for Business

As funcionalidades surgiram da necessidade dos vendedores se comunicarem melhor com os possíveis compradores. Elas trouxeram benefícios tanto para as empresas quanto para os seguidores que se relacionam melhor com as marcas. Então, conheça as funções do Instagram for Business e aproveite todas.

a) Perfis comerciais

Conforme já leu anteriormente, um perfil comercial é diferente de um perfil pessoal no Instagram. A conta para empresas oferece mais recursos, lá você pode fazer anúncios e analisar os seguidores. A rede social gera mais proximidade entre a persona e a marca.

Neste tipo de perfil é possível colocar um botão de CTA (Call to Action), que direciona o visitante para uma página de contato com você. Ele pode se comunicar com sua empresa da forma que você selecionou no cadastro. Seja por e-mail, telefone ou endereço físico.

Com essas mudanças, as chances de um seguidor finalizar a compra se tornou mais comum.

Lembre-se que para ter uma conta comercial no Instagram é pré-requisito que tenha uma página no Facebook da sua empresa. Dessa forma, o perfil comercial e a fanpage são sincronizados

b) Métricas

Mensurar o resultado das suas estratégias é muito importante para que entenda se está no caminho certo ou se serão necessárias algumas modificações. No perfil pessoal do Instagram só é possível verificar métricas de vaidade, que não tem a informação que precisa para o crescimento da sua empresa.

Já o perfil comercial da rede social, você será capaz de avaliar a performance das publicações do seu negócio. Veja a seguir quais são as métricas disponíveis

1. Impressão

Mostra a quantidade de vezes que sua publicação foi vista. Essa métrica permite que saiba se o conteúdo disponibilizado é interessante ou não. O ideal é que essa métrica seja crescente.

2. Alcance

Com essa métrica é possível verificar a quantidade de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações. Muitas vezes esse dado é ignorado, no entanto, é bom saber se as pessoas visitam seu perfil novamente ou não.

3. Visualizações no perfil

Essa métrica mostra quantas vezes seu perfil foi visto.

4. Cliques no site

Com essa métrica é possível saber quantos cliques seu site recebeu pela rede social. Como os esses cliques estão diretamente ligados ao número de conversões, mantenha-os sempre em crescimento.

Analise essa métrica, pois com ela será possível avaliar as palavras-chave, as imagens e o segmento.

5. Seguidores

Com essa métrica é possível analisar seu público em geral. Ficam disponíveis as seguintes informações dos seus seguidores

  • a quantidade de novos seguidores;

  • o gênero mostrado por porcentagens;

  • os locais de acesso;

  • a hora de maior atividade na rede social;

  • faixa etária dominante.

6. Principais publicações

Essa métrica mostra os conteúdos com maior impressão, ou seja, aqueles que têm melhor performance no Instagram.

c) Anúncios dentro da plataforma

Com a conta comercial você anuncia seus produtos no Instagram. Para isso, selecione aquela publicação que teve uma boa performance e adicione o botão do CTA. Assim você estimula sua audiência a interagir.

Você pode selecionar o público-alvo dessa chamada ou pode deixar por conta do próprio Instagram. O post será disponibilizado pelo tempo selecionado por você. Os anúncios são feitos em formato de stories, fotos, vídeos, carrossel e coleção. Escolha o mais adequado à sua empresa e ao objetivo.

Conclusão

Como pode perceber o Instagram é muito usado para se relacionar de uma maneira mais próxima com o público e gerar audiência. E com os avanços da plataforma, surgiu o Instagram for Business que promove funcionalidades para os empresários que alcançam melhores resultados para seu negócio.

Com essas ferramentas é possível aumentar o engajamento dos seguidores, aumentar a visibilidade, fazer anúncios e aumentar as conversões. Portanto, invista no Instagram para empresas e veja o seu negócio crescer.

Agora que conheceu um pouco mais sobre essa rede social, aproveite para aprender a fazer os anúncios para o Instagram e observe os bons resultados.