Loading Posts...

Uma das atualizações mais recentes do Instagram e que causou mais burburinho foi a introdução da ferramenta Instagram Stories. Com ela é possível publicar fotos e vídeos de curta duração que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Com funcionamento muito parecido ao concorrente Snapchat, a nova ferramenta logo atraiu diversos usuários, se tornando um sucesso absoluto. São mais de 300 milhões de usuários ativos no Stories diariamente.

E não são só os usuários comuns que estão viciados nessa nova função. Empresas também estão utilizando esses vídeos curtos para divulgar os seus produtos e se aproximar do consumidor. E com as funções exclusivas para contas empresariais, é muito fácil criar uma estratégia de Vídeo Marketing utilizando a ferramenta.

Quer aprender a usar o Instagram Stories na sua estratégia de Vídeo Marketing e gerar mais leads para o seu negócio? Continue com a gente e fique atento às nossas dicas!

Por que a sua empresa precisa de um perfil no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais famosas e populares do mundo. Diariamente, mais de 500 milhões de pessoas postam fotos e vídeos e interagem através de curtidas e comentários. Criado em 2010, ele logo atraiu empresas que enxergaram nas funcionalidades únicas dessa rede social uma ótima forma de divulgação. E estimativas indicam que 80% dos usuários seguem o perfil de algum negócio no Instagram.

Atento à presença cada vez maior de marcas na rede social, o Instagram lançou, em 2016, o Instagram para Empresas. O serviço funciona como um perfil profissional para empresas, similar ao que encontramos no Facebook. Confira algumas das principais diferenças e vantagens em relação a um perfil normal:

Dados de contato mais completos

Com um perfil empresarial, você pode inserir o número de telefone, e-mail e endereço físico de sua empresa. Isso permite que sua marca seja encontrada com mais facilidade por potenciais clientes. Além disso, ajuda a facilitar o contato dos seguidores com a sua equipe, aproximando-os de sua empresa.

Acesso a diversas métricas da rede social

Esta talvez seja a maior diferença entre um perfil comercial e um comum. Um usuário normal tem acesso apenas ao número de curtidas, comentários e seguidores da rede social. Quando você faz a migração para o Instagram para Empresas, passa a ter acesso a uma espécie de “Instagram Analytics”.

Perfis empresariais têm à disposição várias estatísticas para medir o desempenho de seus posts no Instagram. É possível obter métricas em tempo real sobre o desempenho do seu conteúdo e informações demográficas sobre os seguidores. E isso é essencial para conhecer melhor o público-alvo e criar estratégias de marketing mais eficientes.

Possibilidade de criar anúncios e campanhas

Outra grande vantagem de ter um perfil para empresas é a possibilidade de criar anúncios na rede social. As campanhas publicitárias criadas no Instagram utilizam os formatos típicos de fotos e vídeos do aplicativo. Os usuários podem interagir com os anúncios dando likes, escrevendo comentários e seguindo o perfil do anunciante. Além disso, o Instagram também permite a utilização de CTAs (Call to Action), que permitem redirecionar o usuário para algum site, por exemplo.

Como você viu, não basta apenas criar um perfil na rede social e postar meia dúzia de imagens. É preciso explorar todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza para empresas. Mais importante ainda, é saber quais os tipos de conteúdo que geram mais engajamento entre os usuários. E o vídeo é o principal deles.

A hora e a vez do Vídeo Marketing

Se nos primórdios da internet as imagens eram o principal tipo de conteúdo consumido, atualmente esse lugar pertence aos vídeos. Todos os dias, milhões de pessoas passam horas assistindo a vídeos online. E a tendência é que a importância desse tipo de conteúdo seja ainda maior nos próximos anos. De acordo com dados da CISCO, 80% do consumo de dados na internet em 2019 será com vídeos.

Só para você ter uma ideia, mais de 3 bilhões de horas de vídeo são assistidas todos os meses no YouTube. Da mesma forma, mais de 100 milhões de horas de vídeo são consumidos diariamente no Facebook. E com o número crescente de smartphones conectados à internet, o consumo desse tipo de conteúdo só tende a aumentar.

É graças a essas estatísticas que times de marketing investem cada vez mais na criação de conteúdo em vídeo. O Vídeo Marketing não é mais o futuro do marketing, ele já é o presente. Ainda não acredita que sua empresa precisa investir na produção de vídeos? Dê só uma olhada nas vantagens que esse conteúdo pode trazer:

O vídeo facilita a conexão entre a empresa e o consumidor

Por ser um conteúdo dinâmico, o vídeo permite criar um material mais atraente. A comunicação com a sua persona fica muito mais íntima e interativa.

Ajuda a destacar a sua empresa entre a concorrência

O uso de recursos audiovisuais facilita na hora de fazer a sua marca se sobressair entre as concorrentes. A criatividade é essencial na hora de contar uma história.

Gera mais engajamento

Ver uma pessoa “de verdade” interagindo com o seu produto é muito mais atrativo para o seu público. Isso gera mais confiança e é mais provável que o conteúdo seja compartilhado.

O vídeo se adapta a todo tipo de dispositivo

 O vídeo é responsivo por natureza e pode ser acessado por computadores, smartphones e até tablets.

Como o Instagram Stories pode ajudar a alavancar a sua marca

Okay, já você já entendeu a importância do vídeo nas estratégias de marketing de conteúdo. E agora deve estar se perguntando: onde o Instagram Stories entra nessa história?

Desde que foi lançado em 2016, o Stories se tornou uma das ferramentas mais populares do Instagram. E não demorou para que várias empresas enxergassem nesse formato de vídeos curtos a maneira ideal de divulgar seus produtos. O Stories agrega todos os benefícios que o vídeo possui. E com uma grande vantagem: a sua enorme base de usuários representa uma audiência em potencial gigantesca. Ao publicar um vídeo na rede social você terá à disposição milhões de possíveis clientes.

E com as ferramentas exclusivas para as contas empresariais, investir nos vídeos curtos para promover uma marca ficou ainda mais interessante. Dê só uma olhada nas vantagens:

  • Quem possui um perfil comercial pode acessar métricas detalhadas sobre suas histórias, disponíveis nas “Ferramentas de Negócios”. É possível conferir dados como alcance, impressões, respostas e saídas de cada um dos conteúdos postados no Stories. Assim fica fácil saber se sua estratégia está dando resultados.
  • Contas de negócios com mais de 10 mil seguidores podem inserir links em suas histórias, clicando no ícone de corrente no canto superior direito da tela. Ao adicionar a URL de destino, uma opção de “Ver Mais” será incluída no post. Você poderá direcionar os clientes para sua página na internet, um post em seu blog ou um produto em promoção.
  • Usuários comerciais podem divulgar anúncios no Instagram Stories. As campanhas imersivas ocupam a tela inteira e aparecem para os usuários em meio às Stories tradicionais. Assim a sua marca chama muito mais a atenção.

Mas como eu crio um anúncio no Instagram Stories?

Criar a sua primeira campanha e ter acesso às vantagens dos anúncios no Stories é muito fácil. Confira o passo a passo a seguir:

  • Passo 1. Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook e clique em Criar Anúncio.
  • Passo 2. Selecione a opção Alcance. Depois de escolher a sua página e o público-alvo, clique em Editar Posicionamento. Em seguida, clique na seta para baixo ao lado de Instagram e marque a opção Histórias.
  • Passo 3. Escolha Vídeo na opção Formato e, em seguida, selecione o seu vídeo no armazenamento do seu dispositivo.

Pronto! Sua campanha está disponível para ser divulgada no Instagram Stories para milhões de usuários. Agora é só ficar de olho nas métricas e estatísticas de Alcance, Impressões, Respostas e Saídas do seu vídeo.

4 dicas para a sua empresa ter sucesso no Instagram Stories

Por ser um formato muito mais dinâmico e efêmero por natureza, as histórias do Instagram são também extremamente competitivas. Sua marca concorrerá com milhares de outras empresas pela atenção dos usuários. Mas seguindo as nossas dicas, você conseguirá ter sucesso na sua estratégia de Vídeo Marketing no Instagram Stories. Confira:

Crie vídeos com demonstrações dos seus produtos e serviços

Uma das maiores vantagens do conteúdo em vídeo é permitir que o consumidor veja o seu produto ou serviço em ação. Use isso a seu favor e mostre em suas histórias como os seus produtos funcionam, instigando a curiosidade do público.

Planeje todas as etapas de produção do seu vídeo

Como a concorrência pelos usuários no Instagram Stories é grande, a sua empresa precisa planejar bem todas as etapas de criação do vídeo. Produza um cronograma com todas as fases de produção, desde a elaboração do roteiro até a edição do conteúdo.

Abuse do storytelling em seus vídeos

Não é por que o conteúdo do Stories tem apenas 15 segundos que não é possível cativar o público. Ser capaz de contar uma boa história em tão pouco tempo é uma forma de se destacar em meio à concorrência. Para isso, invista no storytelling e crie histórias emocionantes e persuasivas.

Tome cuidado com a qualidade do seu vídeo

Não adianta criar um roteiro impecável, com uma história emocionante, se a imagem e som forem ruins. A qualidade técnica é um grande fator de atração e ajudará o conteúdo a se destacar. E não estamos falando apenas de usar câmeras de boa qualidade. Cuide bem dos cenários e da iluminação na hora da filmagem e capriche na edição do seu material. 

Agora você já sabe como usar o Instagram Stories para a estratégia de Vídeo Marketing do seu negócio. Mas as possibilidades dessa rede social não param por aí. Clique aqui e aprenda como fazer uma transmissão ao vivo no Instagram.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!