VidMonsters
Por VidMonsters

Instagram vídeos: como essa ferramenta pode alavancar seu negócio

VidMonsters
Por VidMonsters

As mídias sociais vieram para ficar e isso não é um mistério para ninguém. Outro fato conhecido por todos é que o Instagram é uma das melhores opções na hora de criar uma estratégia de marketing. E com o lançamento do Instagram vídeos, a rede social se tornou uma das melhores formas de divulgação para uma marca.

Todos os dias, são postadas mais de 40 milhões de fotos e vídeos a cada segundo na plataforma, registrando mais de 8.500 likes e 1.000 comentários!

Tamanho sucesso ajuda a entender porque a sua empresa precisa do Instagram para criar uma estratégia comercial bem sucedida.

Quer aprender a alavancar os seus negócios com o Instagram Vídeos? Então continue lendo este texto.

O poder do Instagram para empresas

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo e é focada no compartilhamento de conteúdo visual. Já são mais de 800 milhões de usuários ativos todos os meses postando fotos e vídeos na plataforma.

Criado em 2010, o Instagram logo atraiu a atenção de diversas empresas que viram na rede social uma verdadeira vitrine de negócios. Estimativas indicam que 80% dos usuários seguem o perfil de alguma marca e buscam informações e serviços dentro do Instagram.

De olho na presença cada vez maior de empresas na rede social, o Instagram passou a oferecer diversas ferramentas e funcionalidades exclusivas para perfis comerciais.

Quem tem um produto ou serviço pode criar um perfil empresarial e ter acesso a métricas mais completas para medir o desempenho das postagens. Além disso, as marcas também podem criar anúncios na plataforma para promover seu conteúdo.

Não restam dúvidas de que o Instagram é uma excelente forma de atrair seguidores e conquistar clientes para a sua marca ou negócio.

Por que ir além das fotos e apostar no Instagram vídeos

Inicialmente, o Instagram foi criado para ser uma rede social de compartilhamento de fotos entre os usuários. Basta ver o logotipo da empresa: uma câmera instantânea.

Mas o tempo passou, a internet mudou muito. As imagens foram perdendo espaço para os vídeos como o tipo de conteúdo mais acessado pelos internautas.

Sempre atento às novidades, o Instagram passou a permitir, em 2013, o upload de arquivos de até 15 segundos. E em 2016 ele foi além, aumentando a duração para 60 segundos e inaugurando o Instagram Stories.

As duas funcionalidades logo conquistaram os usuários e não demorou para que as empresas passassem a utilizá-las na divulgação de seus serviços.

E os motivos para o sucesso são bastante simples:

  • Os vídeos são mais didáticos e ajudam a informar sobre as características do seu produto com mais eficiência. Duvida? 90% dos clientes afirmam que vídeos ajudam a tomar uma decisão na hora da compra.
  • Conteúdos em vídeo são mais fáceis de consumir. Eles se adaptam a todos os dispositivos e, muitas vezes, se reproduzem automaticamente. Isso significa que a sua mensagem terá muito mais visualizações do que um texto ou imagem.
  • Os vídeos permitem que você conte histórias e crie um vínculo emocional com os clientes. Dessa maneira, sua marca será mais lembrada e despertará mais interesse que os concorrentes.
  • Os vídeos do Instagram geram mais interação que em outras redes sociais. Segundo dados da Forrester Research, as postagens no Instagram possuem um engajamento por seguidor 58 vezes maior que no Twitter.

Como você já deve ter percebido, o Instagram vídeos é essencial para o sucesso da sua estratégia de vídeo marketing. Mas para ter sucesso na plataforma, é preciso saber usá-la sem erros.

Como usar a ferramenta sem chance de erros

Ainda tem dúvidas sobre como usar o Instagram vídeos? Não se preocupe. Separamos 5 dicas para você otimizar os resultados na plataforma. Pegue papel e caneta e anote tudo!

Vídeo marketing 

1. Defina os seus objetivos

O que você quer conseguir publicando vídeos no Instagram? Talvez seja aumentar o tráfego para o seu site, atrair novos seguidores, obter mais visualizações ou divulgar um novo produto.

Seja qual for a sua intenção, o primeiro passo para uma boa estratégia de marketing de vídeo é definir os objetivos. Assim fica mais fácil criar conteúdo com qualidade e relevância.

2. Cuide da aparência da sua marca

O Instagram é, por excelência, uma rede voltada ao conteúdo visual. Por isso, nada mais importante do que cuidar para o conteúdo postado pelo seu negócio siga um padrão estético em todas as postagens.

Crie um guia de estilo e defina itens como a estética da marca, a paleta de cores, o tema, entre outros. Além de deixar as postagens muito mais atrativas, isso vai fazer com que os consumidores identifiquem a sua empresa com mais facilidade.

3. Crie vídeos específicos para o Instagram

A gente sabe que é tentador produzir um único vídeo e postá-lo em todas as redes sociais possíveis. Economiza bastante tempo e dinheiro. Mas acredite, esse é um erro que você não pode cometer.

Cada rede social possui formatos e até públicos bastante diferentes entre si. Enquanto Facebook e Twitter permitem vídeos longos, por exemplo, o Instagram aceita arquivos com até 60 segundos de duração.

Se você quer que sua estratégia de marketing no Instagram vídeos funcione, invista na produção de conteúdo exclusivo para a plataforma. Os seus resultadores serão muito melhores.

4. Faça bom uso das hashtags nos seus vídeos

Assim como no Twitter, Facebook e Tumblr, as hashtags são a maneira mais fácil de os consumidores encontrarem o seu conteúdo no Instagram. O bom uso de delas facilita a descoberta de suas fotos e vídeos.

Separe um tempo para descobrir quais são as hashtags mais populares do seu nicho e use-as em seus vídeos. O Instagram permite até 30 delas por post. Mas cuidado, não pese a mão em seu uso ou poderá afastar os seus seguidores.

5. Não hesite em promover os seus produtos

Os vídeos de demonstração são ótimos para mostrar ao público tudo sobre o seu produto. Além disso, a grande maioria dos usuários pesquisam por vídeos antes de tomar alguma decisão na hora da compra.

Por isso, não tenha medo e use o Instagram vídeos para aumentar as suas vendas. Explique como o seu produto pode solucionar os problemas do seu potencial cliente e explore o todos os diferenciais em relação aos concorrentes.

3 empresas que usam essa funcionalidade e se dão muito bem

Atrair a atenção dos seguidores em um ambiente dinâmico como a internet não é fácil. Mas com boas estratégias de vídeo marketing isso é possível.

Existem marcas que sabem se destacar no Instagram com vídeos criativos e muito bem feitos. Quer conhecer algumas delas e se inspirar? Então confira a nossa lista com 3 marcas que arrasam no Instagram vídeos.

Nutella

Além de ser um ótimo exemplo de identidade visual bem cuidada, o perfil da Nutella, com 1,6 milhão de seguidores, ainda mostra a importância de se criar vídeos exclusivos para o Instagram.

Wouldn’t it be great to take a break and delight in the busy holiday season while enjoying a Nutella & GO! ?

Uma publicação compartilhada por Nutella (@nutella) em


A marca posta regularmente vídeos curtos com dicas e receitas práticas com o creme de avelã. Além de dar água na boca, esses vídeos são ideais para assistir no transporte público ou na fila do dentista.

A equipe de marketing digital da empresa entendeu que o Instagram vídeos possui características únicas e usa isso a favor da marca.

Dunkin’ Donuts

A loja americana de rosquinhas sabe como ninguém como usar a criatividade na hora de compartilhar vídeos com seus 1 milhão e 300 mil fãs na rede social.

Wouldn’t it be great to take a break and delight in the busy holiday season while enjoying a Nutella & GO! ?

Uma publicação compartilhada por Nutella (@nutella) em

Além de vídeos tradicionais, a loja também usa a técnica de stop motion, onde uma cena é fotografada quadro a quadro e depois animada. Assim, a marca consegue chamar a atenção do consumidor com conteúdo criativo e charmoso.

A empresa usa o Instagram para divulgar novidades sobre os produtos e compartilhar momentos especiais com os seguidores.

Forever21


A famosa loja de roupas para jovens conta com 14,3 milhões de seguidores no Instagram e os seus vídeos incríveis explicam parte desse sucesso.

Mesmo depois de a rede social permitir conteúdos com até 60 segundos, a marca continuou apostando em vídeos curtos, de 15 segundos. A Forever21 consegue transmitir informações com muito mais objetividade e chamar a atenção do público. Em um mundo onde tempo é dinheiro, quem consegue dizer muito em pouco tempo sai na frente.

A empresa também abusa da criatividade com o uso de efeitos nas suas postagens, usando até mesmo o Boomerang.

E então, pronto para começar a usar o Instagram vídeos para alavancar o seu negócio? Seguindo as nossas dicas, pode ter certeza de que terá ótimos resultados.

E que tal aproveitar a oportunidade e aprender a fazer transmissões ao vivo no Instagram?