VidMonsters
Por VidMonsters

Aprenda a incluir a Jornada do Herói em sua estratégia de Marketing e conquiste clientes

VidMonsters
Por VidMonsters

A jornada do herói é um modelo narrativo, utilizado no storytelling, que aproxima e envolve o leitor.

Um dos fatores que atraem o público quando ele se depara com uma narrativa da jornada do herói é que ele se identifica com aquele personagem e absorve a história como se fosse uma analogia de situações que ele já viveu ou poderia viver.

Quer saber como começar a contar a sua jornada do herói? Então vamos lá!

Neste conteúdo você irá aprender:

A jornada do herói, por Joseph Campbell

Joseph Campbell foi um antropólogo americano e um dos maiores estudiosos sobre a jornada do herói. Para Cambell, esse termo é um conceito presente em mitos que se repetem.

O estudioso sobre o tema, o qual também chama de Monomito, publicou uma obra sobre a jornada do herói, chamado de “O Herói de Mil Faces”. Segundo o escritor, o Monomito já foi utilizado em grandes histórias da humanidade, como a narrativa da história de Jesus Cristo, Buda, Osíris etc.

Campbell defendia que a jornada do herói era um conjunto dos arquétipos de Jung, com o conceito do inconsciente de Freud e os ritos de passagem de Arnold van Gennep.

A fórmula da jornada do herói em 12 passos

De maneira geral, a jornada do herói é dividida em 3 partes. São elas:

  • O chamado para a jornada,
  • A iniciação da jornada,
  • O retorno.

É importante observar que existe um ponto comum que se destaca nos contos narrados pela jornada do herói.

Os personagens das histórias passam por um momento de prova. Nesse momento, eles precisam mostrar sua coragem e a disposição em vencer os obstáculos de seus próprios medos em prol de um objetivo maior.

Esse objetivo pode ser defender a comunidade, a família, vingança ou busca por justiça. Ao final, os heróis retornam com as recompensas, a prova de superação, vitória ou provação pessoal.

A semelhança entre as histórias é que, apesar das diferenças entre si, elas repetem os mesmos modelos, que costumam ser representados nas três etapas:

  1. O momento em que o herói começa a sua jornada;
  2. O decorrer da jornada do heróis, com as aventuras e descobertas que surgem durante o seu percurso;
  3. O retorno ao ponto inicial, com os poderes e conhecimentos que foram adquiridos.

Dentro dessa divisão, a jornada do herói passa por 12 estágios. Confira quais são:

1. Mundo Comum

É o ambiente onde o herói vive, representa sua história, origens e o contexto em que está inserido.

2. A Chamada

É o estágio em que o desafio surge e motiva o herói a sair da zona de conforto e resolver um problema.

3. Recusa ou Reticência

De início, o natural é que o personagem se recuse ou demore a aceitar o desafio, seja porque não se sente seguro ou capaz o suficiente.

4. Mentoria

Ao chegar nesse estágio, o herói encontra um mentor, sábio, professor, se apega à sua fé etc., que faz com que ele se sinta motivado a aceitar o chamado.

5. Cruzamento do Primeiro Portal 

O herói sai do mundo comum e passa o portal que o leva para outra dimensão, um local especial e mágico, onde ele viverá suas aventuras e descobertas.

6. Provações, aliados e inimigos

O herói passará por desafios, problemas, testes, além de se deparar com diversas dúvidas que surgirão, além de ter que enfrentar seus inimigos. Por outro lado, ele também contará com aliados e aprenderá as regras do novo universo.

7. Aproximação do objetivo

O herói se aproxima cada vez mais de seu objetivo. É possível que ele ainda precise vencer desafios e passar por obstáculos.

8. Provação difícil ou traumática 

Esse é o momento em que o herói se depara com a maior dificuldade da sua aventura. Pode ser um momento que coloque a vida de pessoas queridas em risco ou a dele mesmo, uma separação, doença etc. É o momento mais dramático da história.

9. Recompensa

O herói consegue passar pela provação difícil ou traumática, supera seus medo e conquista a recompensa por ter aceitado o desafio.

10. O Retorno

É a hora de retornar para o mundo comum. O herói voltará ao ponto de onde partiu.

11. Ressurreição

Nesse estágio, o personagem pode encontrar um novo desafio, algo que ficou sem ser resolvido durante a história. Essa etapa tem a função de resgatar o drama da história e dar uma emoção para o final.

12. O regresso 

Nesse momento o herói retorna para a casa, com uma nova perspectiva de vida baseada nas experiências que viveu. Ele é uma nova pessoa e tem muito a compartilhar com os outros.

Em algumas histórias, é apresentada uma fórmula para ajudar as pessoas, ensinamentos são passados e uma moral é compartilhada. Chegamos, então, ao fechamento da narrativa.

Exemplos da jornada do herói em campanhas de marketing

Nos exemplos abaixo, veremos como cada marca foi o herói de sua história, passando por cada etapa da jornada. Confira!

1. Dove | Cuida do que é mais bonito – Carol

A Dove precisava mostrar que era muito mais do que um sabonete. Que conseguiria ser uma aliada no processo de hidratação pós-tratamento de câncer da Carol.

Mesmo com a pele ainda sensível, por causa do tratamento, a Carol confiou no sabonete em barras da Dove e investiu no uso, com objetivo de hidratar a pele e as tatuagens.

A Dove cumpriu com o seu papel e com aquilo que prega: cuidar do que é mais bonito.

2. Comercial Pantene, o melhor comercial do mundo

A Pantene esteve sempe ali, cuidando dos cabelos da pequena bailarna. Em um dado momento, foi preciso que ela saísse do ambiente de proteção, cuidado e confiança que tinha em casa, para alçar novos desafios.

No momento mais importante de sua história, a Pantene mostrou que continuaria ali, ao lado da menina, fazendo que seus cabelos brilhassem e fossem um show à parte no espetáculo.

3. Always BR | #TipoMenina – Nada Pode te Deter

A puberdade é um momento que causa insegurança nas meninas. As pessoas não acreditam que elas são capazes de conquistar o que quiserem, fazendo com que elas desistam de seus sonhos e seus objetivos.

A Always reverteu a história para milhares de meninas, mostrando que elas são capazes de serem protagonistas de suas próprias jornadas e promovendo a autoconfiança, para que acreditem que nada pode detê-las.

Curtiu as histórias e quer continuar se emocionando? Também temos um conteúdo completo com 7 cases incríveis de exemplos de storytelling.

Então agora que você já sabe o que é a jornada do herói e como aplicá-la em suas estratégias de marketing, precisa se inteirar sobre como desenvolvê-la dentro de um roteiro matador. Clique aqui e descubra como!