Loading Posts...

Produzir Conteúdos, distribui-los entre seus canais de divulgação e investir para gerar engajamento entre os usuários. Estes são os passos fundamentais para uma boa estratégia de marketing.

E com as estratégias de vídeo marketing não é diferente. Mas, como saber se as ações estão dando resultados?

Através dos Key Performance Indicators, os Indicadores Chave de Performance, em tradução, ou simplesmente KPIs.

Se você acha que apenas o aumento do numero de visualizações ou visitas ao seu site são suficientes, se engana. Precisamos saber usar indicadores que realmente nos mostram como medir o sucesso das campanhas de vídeo marketing.

Neste artigo, falaremos sobre a mensuração dos KPIs do vídeo marketing, para as suas campanhas e conteúdos produzidos. Conheça quais são os principais indicadores de sucesso das suas campanhas.

O que são KPIs

Os KPIs, ou indicadores chave de performance, são métricas utilizadas para avaliar o desempenho dos resultados obtidos, dentro do objetivo proposto das campanhas de marketing em geral.

Esses indicadores, irão lhe ajudar a avaliar os fluxos de informação gerados e qualifica-los. Permitindo a mensuração dos resultados obtidos pela estratégia utilizada.

Os KPIs do vídeo marketing, por sua vez, permitem avaliar o resultado dos vídeos, a partir de um vasto campo de métricas.

Nos tópicos abaixo, iremos explorar as categorias destes indicadores, abordando quais são as métricas principais em cada uma delas.

Indicadores chaves de performance gerais 

Os KPIs de performance gerais são métricas que se aplicam não somente ao vídeo marketing, bem como a outras estratégias de marketing digital.

Porém, o conceito de cada um destes indicadores é semelhante, independentemente do tipo de conteúdo produzido e distribuído. Veja quais são estes indicadores.

CPC – Custo por clique

É uma forma de cobrança de anúncios pagos, na qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

Essa métrica é mais relevante para pesquisar e exibir anúncios do que para vídeos, porque com o vídeo, você geralmente paga por exibição.

CTR – Taxa de cliques

É o número de cliques que seu anúncio recebe, dividido pelo número de vezes que seu anúncio é exibido.

Cliques / impressões = CTR.

Por exemplo, se você tiver 5 cliques e 1.000 impressões, sua CTR será de 0,5%.

CTRi – Impressões de taxa de cliques

Como o nome diz, é a taxa de cliques para cada impressão obtida.

CTRv – Visualizações de taxa de cliques

Já este, é a taxa de cliques para cada visualização obtida e é mais utilizado para vídeos.

View Rate – Taxa de visualização

É uma medida de quantas pessoas viram o seu vídeo, em relação a quanto foram expostas a ele.

Exemplo: 40% das pessoas que foram expostas ao seu anúncio em vídeo o assistiram por mais de 30 segundos.

Quanto maior a taxa de visualização, mais relevante é a sua mensagem. Uma advertência aqui é a reprodução automática, que pode afetar o desempenho.

Por exemplo, se sua mensagem for reproduzida antes de um videoclipe, isso pode levar a taxas de visualização a serem artificialmente mais altas.

View throught rate – Taxa de exibição

Também conhecida como taxa de conclusão, essa é a medida que indica até onde os seus vídeos estão sendo assistidos pelo seu público.

Por exemplo, 54% assistiu a 1/3 do terço do vídeo, enquanto 22% assistiu ele inteiro.

CPM – Custo por mil

É a medida de quantas pessoas foram expostas à sua mensagem, ou seja, representa o custo gerado, a cada mil impressões do seu conteúdo.

CPV – Custo por visualização

Esta é a medida de qual é o custo, por visualização do seu vídeo. Geralmente, a cobrança é feita quando os usuários assistem 31 segundos ou mais de seu vídeo. Se alguém pular  durante os primeiros 30 segundos, nenhuma cobrança será incorrida.

eCAC – Custo por clique efetivo

É o custo efetivo de aquisição do cliente, nos diferentes canais. Por exemplo, se você utiliza mais de um canal para adquirir clientes, esta métrica indicará o custo acumulado de todos os canais.

LTV – Valor da vida útil do cliente

O valor da vida útil do cliente é o lucro líquido, atribuído a todo o relacionamento futuro com um cliente.

Indicadores chaves de performance de consciência 

Os KPIs de consciência buscam mensurar a forma de consumo dos vídeos. Qual o tempo de consumo médio, como eles são encontrados pelos usuários, entre outros pontos. Confira os principais indicadores desta categoria.

Impressões

Esta métrica avalia quanto determinada peça de vídeo marketing foi exibida ao público. Estas peças duram de 5 a 29 segundos.

Visualizações

Quando o espectador observa a conclusão do anúncio, se ele tiver menos de 30 segundos.

Visualizações segmentadas

São mais valiosas do que visualizações não segmentadas, porque concentram o gasto de mídia em marketing, para a aquisição de clientes com maior probabilidade de compra.

As visualizações segmentadas ajudam as equipes de marketing a evitarem o desperdício com públicos que não irão comprar.

Share of Voice (SOV)

Medição das exibições de vídeo marketing de uma empresa, em relação às dos concorrentes.

Se um vídeo de uma empresa é visualizado 1000 vezes e o vídeo de um concorrente totaliza 9.000 visualizações, no mesmo período, a primeira empresa tem 10% de SOV.

ABM Coverage

Este é um modelo para medir como a mensagem de um vídeo marketing está atingindo seu público-alvo segmentado.

Se uma estratégia de vídeo marketing está tentando alcançar os clientes do setor automotivo por exemplo, ela precisa avaliar quantas impressões e visualizações estão registrando, em relação a esse conjunto de clientes.

Lift

Ocorre em várias dimensões e está associado a um maior engajamento e interesse. As medições principais do Lift são Brand, Web e Search.

Brand Lift

O Brand Lift avalia o ganho de reconhecimento da marca, que está atingindo pessoas que antes não a conheciam.

Web Lift

Trata-se de quando as pessoas que tomaram conhecimento da sua marca visitaram o seu site.

A avaliação é feita a partir da contagem de acessos à página da empresa e a comparação do tráfego, antes e depois das campanhas de marketing.

Search Lift

São estudos que selecionam aleatoriamente um grupo que viu seu vídeo marketing e um grupo de controle que não o viu. O comportamento de busca orgânica de ambos os grupos são comparados.

Se examina com que frequência os espectadores pesquisam por palavras-chave relacionadas à sua marca ou campanha.

KPIs do vídeo marketing de engajamento 

O KPIs desta categoria avaliam, efetivamente, como é o consumo de seu conteúdo, por parte de seu público, e como é o engajamento deles com este conteúdo. Confira os principais indicadores desta categoria.

Tempo assistido

Tempo total do qual os vídeos foram assistidos, por todos os usuários.

Downloads

Aquivos e peças de conteúdo que foram oferecidos aos clientes, como conteúdo gratuito e sem a necessidade de registro, e que foram baixados por eles.

Cliques

Os espectadores que desejam saber mais sobre a oferta de um vídeo marketing, interagem com o conteúdo e, geralmente, são  levados para uma landing page.

Inscritos

Usuários que estão ativamente interessados em seu conteúdo e desejam receber atualizações dos novos vídeos postados.

Earner midia – Mídia conquistada

Usuários que comentam, compartilham, curtem e adicionam seus vídeos em suas playlists, ajudam a acumular e compõe a métrica de mídia conquistada.

Earned views – Visualizações ganhas

Quando um espectador assiste a outros vídeos, depois de ver seu vídeo promovido.

Lift

Ocorre em várias dimensões e está associado a uma maior engajamento e interesse por sua marca e/ou seu conteúdo.

Como mensurar os KPIs do vídeo marketing

Para que você e seu negócio consigam atingir o sucesso, com as estratégias de marketing, é necessário planejamento das campanhas.

Não se esqueça de se orientar pelo objetivo de cada vídeo, pois cada um terá indicadores diferentes.

Por exemplo, se você fez uma série de vídeos para atrair mais expectadores para a marca, deve selecionar e cruzar os dados dos KPIs do vídeo marketing, como as visualizações de usuários antigos, novas visualizações e engajamento.

Caso contrário, você se perderá e não poderá fazer uma análise adequada.

Agora que sabe o que são os KPIs do vídeo marketing e as opções que existem, poderá usa-los para medir o resultados de suas campanhas e avaliar com mais assertividade, quais são os passos necessários para o sucesso da estratégia.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!