VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra como fazer um lançamento de produto de sucesso!

VidMonsters
Por VidMonsters

A sua empresa tem uma nova mercadoria ou serviço e chegou a hora de levá-lo ao mercado? Pois então, você precisa conhecer as estratégias para lançamento de produto!

O lançamento de produto são as ações que você e a sua empresa preparam quando irão levar uma nova mercadoria ou serviço ao mercado. Estas ações englobam as estratégias de marketing e vendas que irão nortear o lançamento do novo produto. Ou seja, tudo para que ele, ao chegar aos clientes, cause a melhor impressão possível e ofereça uma boa experiência a eles.

Neste artigo, você irá conhecer as melhores estratégias para fazer o lançamento de um produto. Saiba quais são as melhores táticas para que o novo produto ou serviço chegue ao mercado da melhor maneira. Confira!

Como fazer o lançamento de um novo produto

O lançamento de produto é um momento crucial para o sucesso de qualquer novidade que uma empresa leva ao mercado.

É claro que somente um bom lançamento não garante o sucesso de nada. Entretanto, quanto mais cuidadosas e assertivas forem as ações de lançamento, maiores as chances da a empresa desenvolver uma relação duradoura e lucrativa com os clientes.

Por isso, listamos quatro etapas que você poderá seguir na hora do lançamento de produto em sua empresa. Seguindo esse passo a passo, é possível fazer uma campanha de sucesso totalmente do zero e investindo poucos recursos durante o processo.

1. Pesquisa de mercado

O primeiro passo para uma estratégia de lançamento de produto eficaz é investigar o mercado onde o produto será alçado. Durante a pesquisa de mercado, é importante compreender alguns aspectos, como:

  • Estude e entenda a oferta e a demanda atual por produtos ou serviços similares ao que você está lançando. Assim, você poderá compreender as melhores formas de impactar a sua persona. Além de enviar uma mensagem clara de porque seu produto é melhor que os que já estão no mercado;
  • Quais são os pontos forte e fracos de seu novo produto, frente à concorrência? É preciso ter esta avaliação em mente ao lançar um novo produto. Por isso, a recomendação é que você faça uma análise SWOT, quando for montar a estratégia de lançamento de produto.
  • Após a análise SWOT, é preciso compreender como você se encaixa no meio disso tudo. Por isso, para a montagem da estratégia, faça um benchmarking de seu novo produto, para ver como ele se coloca no mercado frente aos concorrentes.

2. Validação da ideia

A segunda etapa na construção da estratégia de lançamento de um novo produto ao mercado é a validação. O trabalho será bem mais fácil se os dados e informações levantados na pesquisa de mercado estiverem bem completo.

Na validação, a ideia é verificar se realmente o novo produto está resolvendo a dor e os problemas dos clientes. Dessa maneira, procure avaliar se os primeiros clientes do novo produto compreenderam realmente o seu valor, se estão utilizando o produto da forma correta e se, ao utilizarem ele, estão tendo seu problema resolvido.

Já a validação da solução é um ponto crucial para que o lançamento seja bem conduzido. Afinal, se problemas forem encontrados nesta etapa, é preciso repensar algumas questões do próprio produto ou serviço.

Em alguns casos, é possível interromper o seu lançamento, levando-o de volta à prancheta. Isso evita levar adiante o lançamento de um novo produto que não será útil ao cliente.

3. Construa a autoridade do novo produto

Todo novo produto que chega ao mercado naturalmente gera desconfiança nos clientes. Afinal, eles estão acostumados com as marcas que já conhecem e fazem uso.

Por isso, um dos principais desafios do lançamento de produto é vencer esta descrença inicial. E, com isso, construir uma imagem de autoridade do novo produto ou serviço.

Para driblar esta visão desconfiada do mercado, uma das formas mais eficazes é fazendo uso do Marketing de Conteúdo.

Nesse sentido, produza artigos no blog de sua empresa de assuntos que instruam o seu público quanto ao problema que o novo produto visa resolver. Aproveite para mostrar quais as possíveis soluções para o problema.

Com isso, você consegue conduzir a audiência através do funil de vendas. E durante esse trajeto, ele verá que o seu novo produto é a melhor solução do mercado para resolver esse problema.

Além dos blogs, outro formato de conteúdo que ajuda a superar esta descrença inicial do público são os vídeos. Para ter uma ideia, 90% dos consumidores virtuais se dizem mais inclinados à compra de um produto depois de assistir a um vídeo.

Os números explicam porque as estratégias de vídeo marketing ganham cada vez mais espaço nas empresas, quando se trata de lançar um novo produto ao mercado.

4. Planeje as ações de marketing

No lançamento de produto, é fundamental planejar as ações de marketing que o levarão ao conhecimento do público. É preciso programar quais as ações nas redes sociais, mídia paga e orgânica serão realizadas.

É a partir desse trabalho que o público poderá conhecer todos os detalhes do novo produto ou serviço da sua empresa. E qualquer deslize ou ação equivocada pode prejudicar a imagem da marca.

Algumas das estratégicas que você pode aplicar durante o lançamento são:

  • Nas redes sociais, procure promover ações e conteúdos interativos, que se tornem virais entre o público-alvo. Dessa maneira, o novo produto ou serviço será rapidamente conhecido;
  • Uma boa estratégia para crescimento rápido e de curto prazo é o uso de mídia paga. Ela consiste na realização de anúncios, sejam em redes sociais ou no Google AdWords, por exemplo. Ao investir nesse tipo de estratégia, acompanhe as métricas de desempenho para não jogar dinheiro foda.
  • Para alavancar o lançamento do produto, construa uma landing page para mostrá-lo ao mercado e atrair clientes em potencial. Com a landing page, você constrói uma lista de leads eventualmente interessados no lançamento.
  • Outra dica de estratégia de estratégia bem interessante é a realização de um webinar que falará sobre o novo produto. Neste webinar, você poderá apresentar demonstrações sobre o seu novo produto, atraindo leads e elevando a repercussão de mercado, do seu novo produto.

Principais estratégias para o lançamento de produto

Tudo pronto para fazer o lançamento de seu novo produto ou serviço no mercado? Com tudo planejado, é hora de pensar como a o seu produto irá impactar os clientes nos primeiros momentos.

Para isso, listamos algumas estratégias que as empresas costumam utilizar, quando lançam um novo produto no mercado. Estratégias estas que ativam sensações e sentimentos nos clientes, para que eles procurem mais informações a respeito do novo produto. Vamos a elas!

1. Versão BETA

Muito comum entre empresas de software, esta estratégia de lançamento de produto visa oferecer uma versão inicial do produto a alguns clientes. Com isso, a empresa consegue feedbacks iniciais sobre o seu novo produto, ajustando-o para a chegada definitiva ao mercado.

Foi utilizada, por exemplo, pelo famoso jogo Fortnite. Já em sua versão beta, o título atraiu muitos interessados, o que atraiu a atenção de jogadores do mundo todo.

2. Amostra grátis

Esta é uma estratégia bem conhecida no lançamento de produto. Consiste em disponibilizar, por algumas horas, dias ou semanas, um novo produto ou serviço ao cliente gratuitamente. Após o fim deste prazo, o cliente pode escolher pagar para obter produto ou finalizar o teste.

Ou seja, convidar o cliente a conhecer um produto antes de pagar por ele é uma boa forma de vencer a desconfiança inicial. E, consequentemente, engajar e fidelizar o usuário!

Essa estratégia é utilizada, por exemplo, pela Netflix. Desde o seu surgimento, o serviço de streaming de vídeo oferece um mês gratuito para novos clientes.

3. Debandada

Com a estratégia de debandada, você limita artificialmente (ou não) a oferta de seu produto ou serviço a novos clientes. Com isso, cria uma sensação de expectativa acerca de produto, passando a ideia de que a demanda está sempre em alta.

Foi utilizada, por exemplo, pelo Gmail, que em seu início apenas aceitava novos membros que tivessem convite de membros atuais.

4. Ir na aba

Outra estratégia de lançamento de produto é associar o produto a outra empresa ou alguma celebridade.

Por exemplo, quando algum ator estará em um filme muito aguardado, que estreará nos próximos, uma empresa poderá aproveitar o hype em cima dele, para também promover o seu novo produto.

5. Co-lançamento

Esta é uma boa estratégia de lançamento de produto que ajuda a reduzir os riscos de rejeição inicial dos clientes. Nela, a empresa associa o lançamento de um novo produto a alguma marca já reconhecida no mercado e que atue no mesmo nicho de mercado.

Esta é uma forma de co-marketing que permite ambas as empresas compartilharem sua base de clientes e a reputação de uma com a outra.

6. Dominação total

Quando a ideia no lançamento de um produto é torná-lo popular muito rapidamente, uma estratégia a ser adotada pode ser a de dominação total.

Com esta estratégia, o objetivo é “sobrecarregar” o público com informações sobre o novo produto até que ele se encha de curiosidade e procure saber mais sobre ele.

7. Momento-chave

Associado ao marketing de guerrilha, esta estratégia pretende colocar o novo produto em grande evidência. Para isso, procura associar o novo produto a algum evento maior.

É muito popular em eventos como a Copa do Mundo. Durante acontecimentos como esse, empresas lançam novos produtos relacionados ao futebol, na espera de atrair clientes fãs do esporte.

8. Criar um movimento

Um dos exemplos mais poderosos de lançamento de produto é a criação de um movimento. Essa estratégia procura criar uma conexão emocional do novo produto com os clientes.

Assim, será criado um verdadeiro sentimento de novidade e de propósito do novo produto. Algo que a Uber fez, quando entrou no mercado desafiando o modelo de transportes.

9. Pequenas e muitas ações

A geração de experiências junto aos clientes é muito importante no lançamento de um novo produto.

E uma das formas de realizar isso é através de pequenas, porém numerosas, ações de engajamento junto aos clientes. De forma que o novo produto se insira no cotidiano dele.

10. Crowdfunding

Sua empresa vai lançar um novo produto, mas ainda não possui todos os fundos necessários para levar ele ao mercado? Uma das formas de contornar esta situação e ainda gerar engajamento para o novo produto é através de uma campanha de crowdfunding.

Neste tipo de estratégia, a empresa conseguirá uma validação real de seu novo produto e financiamento para ele. Além de conseguir novos clientes que se sentirão parte importante do nascimento desta novidade.

11. Palestra ou apresentação

Quem não se lembra das apresentações dos iPhones, conduzidas por Steve Jobs? Nesta estratégia de lançamento de produto, a ideia é produzir eventos ou apresentações que irão girar em torno do lançamento de seu novo produto.

Novamente, vale muito a pena a realização de um webinar para apresentar o novo produto ao público. Durante a apresentação, é possível esclarecer as eventuais duvidas iniciais que ele tiver.

12. Clientes raízes

Nesta estratégia de lançamento de produto, a ideia é reunir um grupo de clientes, especialmente aqueles mais engajados, para que eles se tornem “embaixadores” da marca.

Este cliente raiz poderá ajudar, desde a concepção do produto, até a chegada dele ao mercado. Atuando como verdadeiro influenciador para a decisão de compra de outros clientes.

13. Migalhas

Esta estratégia de lançamento de produto consiste em disponibilizar pequenas doses ou amostras dos produtos aos clientes.

Por causa disso, é muito popular, principalmente com empresas do ramo de cosméticos. Elas oferecem amostras gratuitas de seus produtos para os clientes, de modo que eles possam testar e conhecer o novo produto.

14. Pesquisa

Uma estratégia mais tradicional para o lançamento de produto é a realização de pesquisas de mercado. Elas ajudam a compreender as melhores formas de um novo produto ser levado aos clientes.

Isso irá garantir ações com foco total no cliente e que tendem a agradá-lo exatamente naquilo que ele espera ser atendido.

Agora que você já sabe quais as principais estratégias para o lançamento de produto, precisa aprender a divulgar corretamente as novas mercadorias. Por isso, não deixe de conhecer os 45 tipos de marketing e escolha o mais adequado para os seus objetivos!