Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Converta mais leads e vendas com uma Landing Page com vídeos

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você já deve que saber que criar páginas de conversão é fundamental para transformar leads em clientes. Mas o que talvez você desconheça é que a melhor maneira de fazer isso é apostar em uma Landing Page com vídeos!

Os vídeos são o formato de conteúdo mais popular da internet atualmente e são capazes de entreter, emocionar e até mesmo influenciar o público. Então, por que não incluir esse formato de conteúdo nas páginas de conversão para atrair ainda mais clientes para o seu negócio?

É justamente por isso que preparamos este artigo. Descubra como como criar uma Landing Page com vídeos e como aumentar ainda mais a conversão dessa ferramenta. Boa leitura!

Veja só o que você aprenderá:

O que é uma Landing Page

Landing Pages são páginas que apresentam um formulário voltado para conversão. Nesse formulário, os visitantes inserem informações de contato, como nome e e-mail. E, em troca, recebem algum material rico gratuito, como e-books, planilhas ou acesso a um webinar, por exemplo.

O objetivo de uma Landing Page é fazer com que os visitantes do seu site tomem uma ação e avancem pelo Funil de Vendas, se transformando em lead, lead qualificado, oportunidade ou cliente.

Ao contrário de uma página comum, uma Landing Page precisa ter apenas um único objetivo. Ou seja, levar os usuários a completarem uma ação e converterem. E para isso, apresentam apenas as informações importantes para esse objetivo.

Por que incluir uma Landing Page em sua estratégia

Quando a sua estratégia de Marketing envolve criar anúncios ou disponibilizar um conteúdo gratuito para seu público, é fundamental que o usuário seja redirecionado para uma Landing Page contendo todas as informações que ele precisa saber.

Vale ressaltar que uma Landing Page é a porta de entrada para possíveis clientes. Pois é através dela que o usuário irá decidir se deixa ou não os dados pessoais para que a empresa possa entrar em contato futuramente.

As Landing Pages são muito utilizadas por empresas do setor imobiliário, porque se o usuário chegou até a página de destino indicada, certamente se converterá em um lead qualificado para a organização.

Portanto, ter uma Landing Page explicativa e que seja capaz de mostrar os benefícios do produto, fará toda diferença na sua estratégia de Marketing.

Por que usar vídeos na Landing Page

Atualmente, mais de 78% dos internautas assistem a conteúdos em vídeo na internet. E, segundo previsões da Cisco, até o fim de 2019, os vídeos serão responsáveis por 80% de todo o tráfego da internet.

Com esses dados, não restam dúvidas da relevância dos vídeos no cenário atual. Mas por que exatamente você precisa incluir essa mídia em sua Landing Page?

Além de ser mais atraente, uma Landing Page com vídeos apresenta muitas vantagens em relação às páginas de conversão tradicionais.

Abaixo, você confere alguns dos benefícios de incluir vídeos em uma Landing Page:

1. Vídeos ajudam produtos complexos a serem mais acessíveis

Se o seu negócio comercializa um produto ou serviço complexo, como um software ou equipamentos de alta tecnologia, uma Landing Page com vídeos é uma excelente maneira de explicar muita informação em pouco tempo.

Conteúdos em vídeo ajudam um prospect a usar um produto ou serviço, explicando características e funções avançadas com muito mais facilidade do que um texto.

Com um vídeo dá até para ilustrar os benefícios de usar as soluções da sua marca de um jeito muito mais atraente e engajador!

2. Vídeos divertem os seus prospects

Talvez você ainda não saiba, mas usar vídeos na Landing Page permite entreter o público. E, assim, você aumenta a chance de converter essas pessoas em clientes.

Por quê?

Simples. As pessoas respondem positivamente a estímulos emocionais, como surpresa, empatia, alegria e divertimento.

Um dos maiores desafios que as marcas enfrentam na hora de aumentar a taxa de conversão é engajar corretamente a audiência. E é aí que os vídeos podem ajudar e muito!

Se você conseguir atrair e manter a atenção do público, convertê-lo será muito, mas muito mais fácil.

E não importa se você faz isso usando uma animação 2D ou com um vídeo explicativo. Uma Landing Page com vídeos oferece uma oportunidade única de transformar a sua marca e os seus produtos em algo mais amigável e divertido.

3. Vídeos ajudam na decisão de compra

Vamos admitir. Ninguém gosta de comprar um produto ou serviço sem antes se informar sobre todas as suas características e usabilidade. Os consumidores querem ter a garantia de que a oferta vale realmente a pena.

E nesse sentido, que não inclui vídeos na Landing Page fica para trás dos concorrentes.

Conteúdos em vídeo ajudam a audiência a sanar suas dúvidas e conhecer melhor o que a marca tem a oferecer. Com isso, conseguem tomar uma decisão mais embasada e segura.

Só para você ter uma ideia, depois de assistir a um vídeo de demonstração de produtos, as pessoas têm 2 vezes mais chance de fechar negócio.

4. Vídeos podem ser a própria oferta

Como explicamos, uma Landing Page permite ao usuário trocar seus dados de contato por um material rico ou uma oferta. Uma boa estratégia é usar o próprio vídeo como parte dessa oferta!

Você já entendeu que os conteúdos desse tipo são mais didáticos e explicativos, emocionando e engajando o público. Sendo assim, que tal produzir um vídeo que expanda ainda mais o tema do seu material rico?

Por exemplo, se criar uma oferta de um e-Book sobre Vídeo Ads, uma dica é incluir um vídeo que funcione como um “capítulo extra”, oferecendo dicas de valor para o público.

Dessa maneira, você atrai a atenção dos prospects, ganha a sua confiança e aumenta as chances de convertê-los em leads para o seu negócio.

5. Vídeos melhoram o SEO de uma página

Não adianta montar uma página de conversão incrível e com um layout espetacular se ninguém conseguir encontrá-la. Por isso, é fundamental alcançar bons resultados nas ferramentas de pesquisa.

Mas como fazer isso? Simples, otimizando o conteúdo da Landing Page com técnicas de SEO. Elas permitem que sites como Google e Bing entendam o tema da página, que passa a ser vista como mais relevante e exibida em posições de destaque nas buscas.

E sabe qual um dos critérios mais importantes para melhorar o ranqueamento de uma página? Isso mesmo, incluir vídeos! E é exatamente esse o tema do próximo tópico.

Como fazer uma Landing Page com vídeos

Agora que você já se convenceu de todas as vantagens de criar uma Landing Page com vídeos, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Abaixo, separamos os principais passos para você elaborar uma página de conversão de sucesso com vídeos. Confira:

1. Elabore um roteiro

Antes de sair gravando, é importante parar um pouco e planejar o seu conteúdo com atenção. Para isso, não se esqueça de elaborar um roteiro com tudo o que será abordado durante o seu vídeo.

O roteiro é um documento que indica todos os pormenores do conteúdo, como movimentos de câmera, cortes, falas, legendas e inserção de efeitos.

Ter um script preparado não ajuda apenas durante as filmagens, mas também na pós-produção. Com o roteiro em mãos, fica muito mais fácil identificar erros e deixar o material final exatamente planejado.

2. Produza vídeos objetivos

O vídeo precisa passar apenas as informações necessárias, aquelas que o público precisa para adquirir a sua oferta.

Nesse sentido, evite enrolação e vá direto ao ponto, apresentando a oferta da marca logo no começo e fisgando a atenção da audiência.

Lembre-se que você estará disputando a atenção dos internautas com o resto da internet. Assim, você precisa ser capaz de atraí-lo nos primeiros instantes. Caso contrário a chance de conversão diminui drasticamente.

3. Crie conteúdos responsivos

Você já deve saber, mas não custa nada lembrar. Grande parte dos acessos à internet são feitos por meio de smartphones. Logo, o conteúdo da sua página de conversão precisa se adaptar a todos os formatos de dispositivo e tela.

Vídeos que possuem janelas de reprodução grandes, por exemplo, são mais fáceis de serem vistos em smartphones e tablets.

Quanto mais acessível for o seu conteúdo, maior será o número de pessoas dispostas a consumi-lo. E, portanto, maior será a taxa de conversão.

4. Faça testes

No mundo do Marketing Digital, o comportamento do público pode ser imprevisível. Por isso mesmo, é muito importante realizar testes para averiguar a a eficiência de uma campanha.

Os testes A/B permitem que a marca descubra o que funciona melhor para determinado perfil de público e adapte as suas estratégias para obter os melhores resultados.

E no caso de uma Landing Page com vídeos não seria diferente. É possível comparar se os visitantes respondem melhor a vídeos com ou sem autoplay, por exemplo.

Sendo assim, crie duas ou mais versões da sua página de conversão, testando diferentes layouts, textos, CTAs e combinações de cores. Cada uma será direcionada a uma parcela do seu público-alvo.

Em seguida, analise qual trouxe mais resultados e como os usuários se comportaram. Essa estratégia pode ajudar a sua marca a alcançar os objetivos esperados com mais eficiência.

5. Foque na conversão

Embora o uso de vídeos em Landing Pages traga ótimos resultados em comparação com páginas apenas com texto, o seu foco não deve ser apenas o vídeo.

Pelo contrário. Uma Landing Page precisa oferecer uma oferta atraente e de valor para o público. Caso contrário, a conversão será baixa.

Por isso, procure criar um bom formulário de captura de leads e comunique a sua oferta de maneira objetiva e chamativa.

Exemplos de Landing Page com vídeos para você se inspirar

Okay, você entendeu como criar uma página de conversão com vídeos. Mas como fazer isso na prática?

Para deixar as coisas mais claras, separamos duas ótimas Landing Pages com vídeos para você se inspirar.

O curso de automaquiagem da youtuber Bianca Andrade, do canal Boca Rosa, é um ótimo exemplo de Langind Page com vídeos. Veja só:

landing page com vídeos

A página de conversão apresenta informações bastante relevantes, como os módulos do curso, preço e principais dúvidas. Além disso, conta com um vídeo, onde a maquiadora conta um pouco sobre a ideia de promover um workshop online e os temas que serão abordados nas videoaulas.

E um dos pontos que mais se destacam nessa Landing Page é o CTA “Comece agora”, bem próximo ao player de vídeo. Dessa maneira, depois que o visitante assiste ao vídeo, pode comprar o curso e começar as aulas de maquiagem.

Outra landing page com vídeo bastante atrativa é o da construtora Precon. Ao entrar na página, o usuário se depara com um vídeo mostrando os benefícios de adquirir um empreendido da empresa, simular um desconto ou subsídio do programa “Minha Casa Minha Vida”.

landing page com vídeos

As informações do conteúdo são claras e objetivas, ajudando a converter o público em potenciais clientes para a empresa. Confira o vídeo:

Como aumentar a conversão de uma Landing Page com vídeos

Agora você já aprendeu os principais passos para incluir vídeos na Landing Page. Mas como fazer para que os usuários não apenas assistam ao conteúdo, mas sejam convertidos para o próximo estágio do processo de compra?

Abaixo, você confere 8 dicas para converter mais com uma Landing Page com vídeos:

1. Posicione o vídeo no topo

Em uma Landing Page, o vídeo deve ser o grande responsável pelas conversões. Mas, se ele está escondido no fim da página ou no meio de elementos distrativos, por que alguém clicaria para assisti-lo?

Nesse caso, menos é mais. Ou seja, deixe a sua página o mais limpa possível, com a estrela do show no topo. Certifique-se de que os visitantes não precisarão rolar a página para acessar o player.

“Okay, o vídeo deve ficar no topo da página, mas onde?”

Você se lembra que sugerimos fazer testes A/B? Então, teste diferentes posições (esquerda, direita, centralizado) e veja qual converte mais entre o seu público-alvo.

2. Capriche na thumbnail

A thumbnail é uma imagem em miniatura que é exibida antes de os usuários clicarem no “play”. E ao contrário do que muitos pensam, ela merece uma atenção especial.

Essa imagem será a grande responsável por atrair a atenção dos visitantes, já que será a primeira coisa que eles verão. Além disso, a miniatura pode aparecer nos resultados de pesquisa orgânica.

Portanto, a thumbnail precisa ser bastante atraente, de modo que chame a atenção do público e aumente as taxas de clique.

Aproveite para resumir um pouco o tema do seu vídeo, mas sem entregar demais. E claro, nada de usar imagens apelativas ou mentirosas, caso contrário poderá prejudicar a imagem da marca.

3. Faça o seu vídeo ser visto

Graças aos novos hábitos de navegação, é provável que a sua Landing Page seja acessada por dispositivos de todo tipo e em diferentes tamanhos de tela.

Tenha isso em mente na hora de decidir o tamanho do player de vídeo na página, assim como a proporção de tela. O seu conteúdo precisa ser bem visível e atrair a atenção, não importa se o usuário está usando um notebook ou um smartphone.

4. Esqueça o autoplay (na maioria das vezes)

De maneira geral, as pessoas não gostam de vídeos que começam a reproduzir assim que a página é acessada. Muitas vezes, o som do conteúdo pode incomodar ou o visitante não pode assistir ao vídeo no momento.

Portanto, dê ao público a escolha de consumir ou não o conteúdo e abandone de vez o autoplay.

Mas é claro que toda regra possui exceções. Existem algumas situações onde o autoplay pode ajudar a aumentar as conversões.

Por exemplo, quando um visitante chega até a Landing Page após clicar em um link como “Assista a este vídeo”, o melhor é que o conteúdo seja reproduzido automaticamente. Afinal, provavelmente é isso que o público espera.

5. Peça para que os seus visitantes assistam ao vídeo

Se você resolveu criar uma Landing Page com vídeos, precisa fazer com que os visitantes assistam ao conteúdo!

Uma grande parte dos internautas pode não entender que o vídeo é a grande estrela da sua oferta. Geralmente eles leem o título da página, dão uma olhada no CTA, passam os olhos pelo texto da sua oferta e dão o fora.

Mas você pode evitar isso de maneira simples. Inclua um texto como “Assista a esse demo” ou “Veja o que o produto X pode fazer por você” em algum lugar de destaque da página.

6. Produza conteúdos de valor

Nada mais frustrante do que perceber que você está desperdiçando preciosos minutos assistindo a um vídeo que não trás nenhuma informação útil.

Vídeos fofos de gatinhos ou conteúdos institucionais genéricos não convertem. Afinal, eles não trazem nada de novo para o público.

Em vez disso, produza um conteúdo específico para a Landing Page, contando uma história clara e objetiva.

Lembre-se que esse formato é perfeito para abordar temas e produtos complexos. Logo, se a sua marca espera vender um software avançado, mostre no vídeo como ele poderá solucionar as principais dores do usuário.

Outra alternativa é reunir em vídeo depoimentos de clientes satisfeitos com as soluções da sua companhia. Clientes em potencial valorizam muito a opinião de outras pessoas do que os dados do setor de marketing ou vendas.

7. Faça vídeos curtos

Você já deve ter ouvido falar que o tempo de concentração das pessoas na era digital é de apenas 8 segundos. E a tendência é que ele diminua cada vez mais.

Mas calma, isso não significa que os vídeos da sua Landing Page precisam ter menos que 8 segundos.

O ideal é que você corte tudo o que não for necessário e exiba apenas as informações mais relevantes, em um conteúdo com aproximadamente 1 ou 2 minutos de duração.

8. Não se esqueça do CTA

Qual o sentido de levar visitantes para a sua página de conversão e assistir ao seu vídeo se, ao final do conteúdo, você não disser qual o próximo passo que eles precisam tomar?

Uma Landing Page com vídeos tem um propósito claro: converter visitantes em leads ou leads em clientes.

Portanto, inclua um CTA durante ou após a reprodução do vídeo e deixe claro qual ação você quer que a audiência faça. Pode ser baixar um e-Book, se inscrever em um webinar ou comprar o seu novo produto.

Dica extra: como divulgar uma Landing Page com vídeos

Umas das vantagens de fazer uma Landing Page com vídeos é que você pode criar anúncios através do Google Adwords com o vídeo. Com isso, fica mais fácil levar os consumidores para a sua página de conversão, transformando-os em leads qualificados.

Sem o vídeo, a única maneira de fazer criar anúncios desse tipo seria através de tráfego para o site ou rede de pesquisa. Ao investir em vídeo, você mostra uma prévia de seu conteúdo para o usuário; fazendo com que ele tenha mais vontade de conhecer o que está sendo divulgado.

Agora você já sabe os motivos para usar uma landing page com vídeos. Mas não pare por aí, clique aqui e aprenda o que são leads qualificados e como gerar para sua empresa.