VidMonsters
Por VidMonsters

Linkedin video ads: entenda tudo sobre a ferramenta de vídeos do linkedin

VidMonsters
Por VidMonsters

O LinkedIn Video Ads chegou! Seguindo a tendência de outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook, a rede social profissional, o LinkedIn, também embarcou no universo do vídeo marketing.

O vídeo marketing vem sendo utilizado com sucesso por diversas empresas. E, para não ficar de fora desta tendência, o LinkedIn passou a permitir vídeos nas campanhas pagas que as empresas criam na plataforma.

Muitas empresas ainda não conhecem esta novidade. E estão perdendo a oportunidade de aliar o engajamento do vídeo marketing, com o público qualificado da rede social profissional.

Neste artigo, iremos apresentar a você o LinkedIn Video Ads. Saiba o que é esta ferramenta, como funcionam as campanhas pagas em vídeo na rede social e como criar uma para a sua empresa.

O que é o LinkedIn Video Ads?

O LinkedIn Ads é uma ferramenta da rede social profissional. Ela tem como objetivo possibilitar a empresas, negócios e profissionais autônomos, a criação, veiculação e gerenciamento de campanhas promocionais de seus produtos e serviços, para um público específico e segmentado.

Recentemente, a ferramenta passou a apresentar um grande diferencial, mas que ainda está na fase Beta. As campanhas passaram a poder serem veiculadas também em vídeo.

A novidade vem de encontro à forte tendência do vídeo marketing. Que atualmente é tido como uma valorosa ferramenta das campanhas de marketing, em virtude do grande engajamento proporcionado pelos vídeos, em quem os assiste.

Imagine que você é um Consultor e desenvolveu um novo treinamento para Comunicação Digital. Através do novo recurso, é possível postar e gerenciar vídeos de um campanha do curso, para o público da rede social.

Público que, além de já estar mais qualificado, para anúncios profissionais desta natureza, irá se engajar ainda mais, com anúncios em vídeo.

Segundo a própria rede, o LinkedIn Video Ads é uma ferramenta que visa “fornecer uma maneira atraente de atingir um público profissional.”

Fatores que tornam o uso de vídeos, em campanhas de marketing, dentro da rede social, muito promissores. Por isso, muita gente ficou animada com a novidade do LinkedIn Video Ads.

Como funciona o LinkedIn Video Ads

Para que a empresa, negócio ou profissional comece a anunciar no LinkedIn Video Ads, é preciso uma Company Page. Não é possível usar a própria página pessoal para criar anúncios na rede.

Na Company Page, a empresa poderá iniciar uma campanha de anúncios em vídeo. Para isso, é preciso subir o vídeo para a rede social. Vale uma ressalva importante aqui, os vídeos de anúncios no LinkedIn devem ser nativos.

A exibição dos vídeos dos anúncios irá ocorrer na timeline dos usuários, com o autoplay automático, ou seja, não será necessário ação do usuário para executar o vídeo, e com a sinalização de campanha paga.

A segmentação das campanhas do LinkedIn Video Ads irá ser a mesma para anúncios em outros formatos na plataforma.

Permitindo a criação de campanhas segmentadas por aspectos como o tamanho da empresa, localização geográfico, cargos, formação acadêmica, interesses em comum, entre muitos outros tipos de segmentação, relacionados ao perfil dos usuários na rede.

Métricas apontadas pelo LinkedIn Video Ads

A ferramenta também irá contar com um relatório automático das métricas de desempenho das campanhas.

Ainda não sabe muito sobre quais métricas estarão disponíveis. A princípio, os relatórios deverão ser limitados às métricas de visualização e taxa de conversão dos vídeos.

Porém, a expectativa e promessa do LinkedIn, é que haverá a expansão das métricas deste relatório.

Como criar uma campanha no LinkedIn Video Ads

Agora que você já conhece a novidade do LinkedIn Video Ads e está interessado em criar a sua própria campanha de vídeo marketing na plataforma, preparamos um guia completo para a criação de uma campanha na rede social.

Veja, a seguir, como criar uma campanha no LinkedIn Video Ads.

1. Defina o objetivo de sua campanha de vídeo

Determine o objetivo principal para a sua campanha de vídeo. Isso tornará claro qual é o tipo de conteúdo no qual você deverá apostar e qual a maneira de medir o sucesso da campanha.

Os objetivos das campanhas das empresas no LinkedIn Video Ads podem ser segmentados por opções como:

  • Brand Awareness: para empresas com o foco no posicionamento da marca. Para este objetivo, um tipo de vídeo que funciona muito bem são os vídeos institucionais.
  • Brand consideration: para empresas com foco em geração de interesse e engajamento do público. Para este objetivo, dois tipos de vídeos que funcionam muito bem são os webinars e os vídeos Q&A (Questions and Answers).
  • Demand generation: para empresas com foco em geração de demanda. Para este objetivo, dois tipos de vídeos que funcionam muito bem são os vídeos de demonstração de produtos e os vídeos comerciais.

Faça o Upload dos vídeos na plataforma

Após definir o tipo de vídeo da campanha, é hora de subir o conteúdo produzido para a rede social.

Os vídeos podem ser subidos no Campaing Manager, a ferramenta de criação e gerenciamento de campanhas pagas no LinkedIn.

É preciso estar atento a alguns pontos sobre os vídeos que serão subidos para a rede social:

  • Tempo do vídeo: ele deve ter, preferencialmente, entre 10 a 30 segundos, o tempo ideal para ter maiores chances de engajamento e conversões do vídeo;
  • Formato do vídeo: sempre na horizontal, o LinkedIn ainda é rede social horizontal e os vídeos devem seguir nesta orientação;
  • Tamanho e formato dos vídeos: a plataforma aceita uploads de vídeos com até 200 MB e em formato MP4.

Selecione as últimas diretrizes da sua campanha

Após subir o vídeo na rede social, é hora de segmentar qual o público você quer atingir com a campanha e qual o orçamento quer investir nele.

No Campaing Manager, quando estiver construindo a sua campanha, poderá segmentar o público-alvo da campanha, conforme as definições permitidas pela plataforma, como cargo, formação acadêmica, entre outros.

Também deverá definir qual o orçamento que irá dispor para a campanha e qual o tempo de duração da exibição dela, na plataforma.

Afira os resultados e faça melhorias

Já dissemos acima que o LinkedIn Video Ads dispõe de relatórios de desempenho, com métricas para a avaliação dos resultados das campanhas.

Pois então, sempre fique olho nestes relatórios, para avaliar os resultados de sua campanhas e se os objetivos traçados estão sendo alcançados.

Utilize estas informações para promover melhorias nas campanhas atuais e futuras, de modo a tornar o investimento em mídia paga no LinkedIn cada vez mais eficiente e rentável, para a sua empresa.