Loading Posts...

Que transmissão ao vivo é uma ótima ferramenta para sua empresa você já sabe. Mas você sabe como fazer uma live no Instagram que engaje o seu público e te ajude a vender mais?

Diariamente, são postadas 40 milhões de fotos a cada segundo na plataforma; registrando mais de 8.500 likes e 1.000 comentários. Sabendo dessa informação é fácil compreender o motivo para encaixar o Instagram em sua estratégia comercial.

Instagram

O Instagram foi criada no ano de 2010, pelo americano Kevin Systrom e pelo Brasileiro  Mike Krieger. Dois anos após seu lançamento, o Instagram foi comprado pelo Facebook, de Mark Zuckerberg, por um bilhão de dólares. A rede social de compartilhamento de fotos e vídeos.

Após a compra, passou pelas seguintes transformações: a possibilidade de fazer anúncios, a opção de salvar as fotos – o InstaStories -, e a função de fazer transmissões ao vivo foi liberada no Brasil no início de 2017.

Assim como o Facebook, o Instagram avisa quando uma pessoa está online, a notificação fica junto ao InstaStorires, mas com um escrito AO VIVO abaixo da foto. Após a live no Instagram, o que foi gravado fica disponível por 24 horas, desaparecendo em seguida. Igual à rede social Periscope, a live no Instagram permite interagir com a pessoa mandando perguntas e até corações. Se deseja apenas  passar um recado e sem ter a interação  do seguidores, poderá desativar os comentários.

Se você está em dúvida se deve ou não implementar essa estratégia de marketing digital na sua empresa, continue conosco que vamos dar 9 dicas de como fazer uma live no Instagram certeira.  Preparado? Separe caneta e papel e anote tudinho.

O que é uma live no Instagram?

A live no Instagram nada mais é do que entrar ao vivo naquele exato momento e conversar em tempo real com seus seguidores.  Para fazer uma live no Instagram é bem simples, basta deslizar a tela para a direita que automaticamente abrirá a câmera do aplicativo, podendo escolher entre: fotos, vídeos, boomerang e a opção ao vivo.

instagram live GIF by Product Hunt

Ao escolher a opção “ao vivo”,  coloque para gravar e espere que seus seguidores comecem a interagir na live.

Vale lembrar que você não precisa ser uma pessoa com milhões de seguidores ou que  sua empresa tenha o selo de verificação do Instagram. O recurso está disponível para qualquer usuário da rede social.

9 dicas de como fazer uma live no Instagram

Para que sua transmissão seja um sucesso, pense, cuidadosamente, em todos os detalhes. Estar atento às pequenas coisas faz toda a diferença. A empresa que conseguir melhor engajar  o público, conquista a clientela.  Anote nossas 9 dicas de como fazer sucesso nessa rede social que não para de crescer.

1.  Monte um roteiro

Ao fazer uma live no Instagram, é necessário  estar preparado. Por isso, é de extrema importância criar um roteiro do que pretende falar e apresentar durante a live.

Planeje um roteiro mesmo que você não o siga a risca. Anote tudo o que deseja falar e estruture uma apresentação. Treine em frente ao espelho antes de ligar a câmera para poder ir se preparando e quando se sentir seguro, é só entrar ao vivo.

2.  Prepare um cenário

Uma das coisas mais importante em uma live é o cenário onde você irá se apresentar.  Não precisa ser um local cheio de detalhes, pois, se houver muita informação,ele chamará mais atenção que a mensagem transmitida. E não é isso que você quer, não é?

Prepare um cenário clean: boa iluminação, perto do que deseja mostrar, isto é, você. Afinal você precisa entrar na “casa” do seu público e cativá-los.

3.  Atenção a qualidade do vídeo e do áudio

Depois de ter preparado um roteiro e ter feito um cenário bem bacana para sua live no Instagram vem uma das partes principais: a qualidade do som e vídeo. Fique atento para que nada atrapalhe seu momento de conversa com seus seguidores.

Uma dica bem importante é fugir de janelas, pois o barulho que vem da rua pode interferir bastante na sua live. Evite  falar baixo: mantenha um tom de voz agradável para que todos possam ouvir.

4. Convide outras pessoas para sua live no Instagram

Se você deseja que sua live no Instagram seja um sucesso, convide pessoas influentes e que estejam focadas no mesmo tema que você para participarem de seu vídeo.Com isso, estará juntando dois públicos com um mesmo interesse em um só lugar.

Além de ser uma troca de experiências positivas tanto para você quanto para os seguidores do seu convidado. No final, todos  sairão ganhando: você, que teve a ideia de fazer a live; o  convidado com a visibilidade e os seguidores, que conseguiram entender um assunto com o qual não estavam tão familiarizados.

5. Seja simpático

Se você for um pouco tímido, procure treinar dias ou até semanas antes de fazer a live no Instagram. Com um treino diário, certamente, aos poucos, você ficará mais desinibido e conseguirá ter mais segurança e “simpatia” com o que será falado durante a transmissão.

Nada de fazer uma live no Instagram com uma cara de desanimado. Lembre-se: você está ali para cativar seu público, levar entretenimento e informações relevantes para ele.O intuito  da live é fazer com que seus seguidores perceba como você é no dia a dia.

6. Avise com antecedência seu público

Uma forma fácil e bem simples de conseguir atrair mais público para a sua live no Instagram é avisar às pessoas com antecedência. Comece avisando uns três ou quatro dias antes para que as pessoas memorizem esse dia e o não esqueçam.

Quando for iniciar a live, torne a avisar em todas as redes sociais relevantes para sua persona. Quanto mais gente souber, melhor será para a sua empresa.

Com isso, muitas pessoas ficarão informadas sobre o assunto abordado e, tanto você quanto os clientes sairão ganhando.

7. Faça perguntas certeiras na live

Se o intuito de sua empresa é gerar engajamento e manter um diálogo com os seguidores, prepare perguntas certeiras. Faça um planejamento de todo o conteúdo que será apresentado na live  e de  quais perguntas você poderá falar.

Mas lembre-se de fazer perguntas interessantes. Não venha com essa de “Ah, vocês acham que vai chover hoje?”, “Esse look está bom?’’. Sejam criativos e falem coisas que irão  ajudar os seus seguidores, assim, com certeza eles voltarão a assistir seus conteúdos.

8. Responda educadamente seu público

Por mais simples e boba que pareça ser uma pergunta, nunca, em momento algum, destrate o seu seguidor.  A  dúvida dele pode ser exatamente a dúvida das outras milhares de pessoas que seguem você.

Por isso, faça com que  seu diferencial seja a educação. Ser educado e gentil abre portas, sua empresa consegue se destacar das outras e faz com que a experiência do consumidor seja positiva.

Agora que você já descobriu as melhores dicas, então chegou o momento de colocar a mão na massa! Clique aqui e descubra o passo a passo completo de como fazer uma live no Instagram!