VidMonsters
Por VidMonsters

Aprenda a usar a luz natural a seu favor e turbine a qualidade dos seus vídeos

VidMonsters
Por VidMonsters

​​​​​​Para fazer um vídeo de qualidade profissional, é preciso investir em alguns recursos, como câmera, microfones e iluminação. Porém, nem sempre é preciso usar equipamentos caros para tudo isso. Principalmente quanto à iluminação. Você pode gravar usando a luz natural ao seu favor!

A luz do sol é gratuita e de alta qualidade. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados, pois não podemos controlar tudo no ambiente externo. Afinal, o sol se move, alterando a direção da luz.

Neste artigo, vamos desmistificar a ideia de que é preciso gastar muito para a iluminação do seu vídeo. Além de dar as melhores dicas de como usar a luz natural na hora de gravá-los.

Luz natural x artificial

Como a luz natural é algo que nem sempre podemos prever, pode ser um pouco complicado de usar. Por causa das nuvens, dos horários, do clima ou da posição do sol. Ainda mais se for na época de chuvas, quando não há muita luz.

No entanto, com a luz externa as gravações podem apresentar imagens muito mais nítidas e cores bem vibrantes. E, assim, apresentar um aspecto mais genuíno.

Por outro lado, a luz artificial é fácil de ser controlada com certos equipamentos, além de garantir uma iluminação mais uniforme. Tudo vai conforme o planejado. Mas para tal, lembre-se que seu orçamento deve ser mais alto e você pode acabar desperdiçando um belo dia ensolarado do lado de fora do estúdio.

A maioria dos produtores de conteúdo usam luzes artificiais para produzir seus vídeos, justamente por ter um controle melhor da imagem. Você pode assistir um exemplo de vídeo gravado com luz artificial abaixo:

Importante: não tente misturar as luzes natural e artificial. As câmeras captam a intensidade e a temperatura da luz. E, obviamente, ambas possuem temperaturas diferentes. Se fizer isso, você terá bastante trabalho na hora de corrigir as cores durante a edição.

Luz dura e luz difusa

No ambiente externo, você encontrará tipos diferentes de luz. Tudo depende do seu tamanho e de como ela incide em um objeto. São as luzes dura e difusa. Vale a pena conhecê-las para saber como usar adequadamente a luz natural nos vídeos.

Baixo a iluminação direta do sol, a luz incide mais forte sobre um ponto, dando uma impressão pesada, coo uma sombra bem escura e definida. Essa é a luz dura.

Você deve ter cuidado com ela, porque ela pode realçar as imperfeições em uma cena. Por exemplo, ao gravar uma pessoa sob a luz dura, ela terá uma sombra marcada no rosto e sua imagem não sairá com muita qualidade.

Por sua vez, a luz difusa é mais delicada. As sombras desaparecem gradualmente e não são tão evidentes quanto na outra. A luz do sol se espalha sobre o objeto e o ilumina suavemente. Não há sombras carregadas, neste caso.

Agora sim estamos prontos para ver as dicas de como usar a luz natural nos vídeos!

Dicas

1. Atenção ao horário

Duas coisas: na hora de gravar, esteja sempre atento ao clima e ao horário.

Quanto ao primeiro, leve em conta que a sombra costuma ser mais forte em dias ensolarados. Já nos dias nublados, há menos sombra na sua gravação. Já o segundo ponto é, talvez, o mais importante ao utilizar a luz natural.

O pior horário é entre as 10h e as 15h, mas sobretudo durante o meio-dia, pois é quando o sol está em seu pico. Se você estiver gravando uma pessoa, ela terá o rosto todo sombreado, e a luz será dura.

Já em horários normais do dia, esteja alerta quanto ao ângulo da luz, de onde ela vem e aonde ela cairá na sua cena.

Você já deve ter ouvido falar das horas mágicas, ou golden hours, que são durante o amanhecer e o atardecer. Na verdade, representam o intervalo de uma hora, mais ou menos, antes do nascer e do pôr do sol. São os melhores horários para gravar, apresentando uma luz difusa, ou seja, não tão intensa. Além da sombra e das cores incríveis que se pode captar.

2. Sombras

Já vimos que, dependendo do horário, é difícil controlar as sombras gravando em um local externo. Por isso, prefira gravar em um dia mais cinzento, ou até debaixo de algo que dê sombra, como uma árvore.

Outra opção é usar rebatedores de luz para saber trabalhar com essas sombras. Servem para refletir e desviar a luz do seu foco. Isto é, sob o sol, se a luz bate no lado esquerdo do objeto, haverá uma sombra no direito. Com o rebatedor, podemos suavizar essa sombra sem retirá-la por completo. Inclusive, sua cena terá um aspecto mais agradável do que ter um rosto liso sem sombra, por exemplo.

luz natural

Caso a luz venha à frente do que se está gravando, use o rebatedor atrás, para que se destaque melhor. Ou se a luz incidir por trás, use-o à frente, para tornar a face visível.

Rebatedores são equipamentos bastante acessíveis, não são caros ou difíceis de se encontrar. Portanto, uma vantagem a mais para usar a luz natural!

3. Grave próximo à janela

Você pode sim gravar em um ambiente interno usando a luz externa. Uma boa pedida são varandas ou janelas. Falaremos sobre estas, especificamente. Mas em ambas podemos ter uma luz mais suave que gravando sob o sol.

Então, a janela é a principal fonte de iluminação do seu vídeo. Você pode usá-la na parte frontal do seu cenário, para que a face seja totalmente iluminada. Ainda mais se você for gravar pessoas, como em um vídeo explicativo.

Contudo, você não será destacado do fundo, porque ao mesmo tempo que a luz cai sobre você, também bate no fundo. Nesta situação, aposte na iluminação do plano de fundo.

Usar a janela como iluminação de fundo não é ideal, porque haverá muita claridade e seu objeto estará escuro, aparecendo apenas uma silhueta.

Um bom exemplo de vídeo gravado apenas com a luz das janelas, é o vlog do canal funkyblackcat. No vídeo, ele está mostrando sua casa e conta apenas com a luz natural vindo das janelas para iluminar.

4. Como deixar a luz do sol mais suave

A intensidade da luz pode ser prejudicial à qualidade da imagem do vídeo e aos seus olhos, também.

Uma solução é usar difusores. Eles suavizam a luz, e consequentemente, deixam-na menos intensa para seus olhos. São telas de material transparente que podem ser postas entre você e a janela. Ou, se você tiver refletores , os quais costumam vir em em conjunto de diversas cores, pode usar o transparente como difusor.

Atente-se à sombra causada pelo difusor. Deve ser igual em todo o cenário, e não apenas na pessoa ou coisa que está sendo gravada.

Usar a luz natural nos vídeos é apenas um detalhe que você pode usar à seu favor em suas produções. Continue aprendendo sobre isso lendo nosso artigo sobre tudo o que você precisa saber para uma iluminação de vídeo impecável.