Loading Posts...

Digite seu e-mail para ler o artigo completo.

Compartilharemos este artigo com você.

Seu endereço de e-mail é 100% seguro contra spam! Powered by ConvertKit

Nunca se falou tanto em vídeos como hoje. Na Internet, eles estão em todo lugar, em sites e nas redes sociais. Existem até mesmo aplicativos e plataformas dedicados só para conteúdos em vídeo! Tudo isso está acontecendo porque nossa atenção é mais voltada aos vídeos; pelo fato de serem conteúdos mais visuais, atrativos e totalmente personalizáveis. Por conta disso, inserir vídeos em seu planejamento de marketing 2018 é indispensável!

Na atualidade, um planejamento de marketing não é mais completo sem a utilização de vídeos. Eles podem ser utilizados para divulgar os serviços e produtos; ou até mesmo conteúdos autorais, como no caso de influenciadores digitais. Mesmo os músicos e artistas utilizam vídeos para exibir seus trabalhos; até mesmo treinamentos corporativos já acontecem através deles.

Os vídeos abrem tantas possibilidades que já deixaram de ser um “bônus” e passaram a ser pré-requisitos. É possível aprender algo novo, entreter-se ou até fazer apresentações em tempo real com a utilização deste formato de conteúdo.

Tudo isso sem citar a publicidade online, vista em vídeos publicados no YouTube e redes sociais. Eles já estão tomando conta da web! Vamos te mostrar porque você deve incluí-los na sua estratégia de marketing 2018.

Por que investir em vídeos no planejamento de marketing 2018?

Oferecem um alcance maior

Você sabia que uma pessoa que está navegando pelo seu feed está 2x mais propensa a ver um conteúdo em vídeo do que acessar um conteúdo somente com texto?

Além de proporcionarem mais destaque, os vídeos têm ganhado espaço nas plataformas sociais. Já faz um tempo que o próprio Facebook estimula a publicação de vídeos diretamente na rede social para aumentar o alcance orgânico daqueles que são publicados.

Estamos cada vez mais sobrecarregadas com tanta informação que são muitas vezes desnecessárias. Com milhares de vídeos sendo postados diariamente nas redes sociais, o que a sua empresa pode fazer para se sobressair neste tipo de marketing?

Cada vez mais usuários buscam consumir conteúdos que sejam rápidos e fáceis de serem visualizados. Quer dizer, no Facebook você encontra vídeos mais curtos e práticos, nada muito maçante ou aprofundado. Inclusive, a rede social também envia notificações quando alguma página que você curtiu inicia uma transmissão ao vivo. Isto ajuda a incentivar o usuário a clicar e interagir com a pessoa que está fazendo a apresentação.

Aumentam o sentimento de propósito e identificação

Diferentemente dos posts de blog e imagens, os vídeos trazem uma identificação com o que está sendo transmitido. Isto gera um reconhecimento muito maior com o que está sendo visto. Porque humaniza e também conduz mais sentimento ao conteúdo que está sendo mostrado. É preciso entender que, para o planejamento de marketing 2018, devemos ser mais pessoais e abraçar as pessoas de uma forma verdadeira e real.

Não é à toa que marcas e/ou empresas que fazem bom uso deste formato e propósito conseguem ótimos resultados. É como se víssemos ali, na tela do computador ou celular, alguém muito parecido com o que pensamos, algo que é bem “gente como a gente”. Assim, queremos interagir, falar sobre o que sentimos e o que pensamos. O entendimento se torna natural e o engajamento acontece.

Um exemplo que merece destaque é a Easynvest, uma corretora de investimentos que adotou o uso de vídeos no YouTube para educar o seu público. Exibindo pessoas e profissionais que entendem sobre o mundo de investimentos financeiros, a empresa utiliza uma linguagem simples, descomplicada e jovem. Isto levou a corretora a atingir uma marca de 160 mil inscritos na plataforma.

Estimulam o trabalho com influenciadores digitais

Depois do lançamento da rede social Snapchat lá em 2011 e também da função Stories no Instagram e no Facebook, em 2016 e 2017, influenciadores digitais e marcas passaram a trabalhar juntos. Queremos ver o que eles estão fazendo, como estão nos ajudando com algum problema que identificamos ou oferecendo uma oportunidade.

E o trabalho de marketing 2018 será voltado justamente para isso. Fortalecer esta relação entre influenciador-marca-consumidor para consumir conteúdos sobre um produto que você deseja comprar, é mais do que necessária.

Muitos de nós preferimos assistir um vídeo sobre certo produto ou serviço antes de efetuar a sua compra. Só para se ter uma ideia, mais de um bilhão de horas são assistidas diariamente somente no YouTube, plataforma pioneira deste conteúdo na web.

Empresas pequenas podem começar a responder dúvidas recorrentes dos seus clientes em um webinar ou gravando vídeos. O importante é começar com algo que realmente prenda a atenção do público que você identifica. Para que isso dê certo, é preciso se colocar no lugar dele.

Otimizam o tempo para planejar o conteúdo

Os vídeos podem até levar um certo tempo para serem planejados. Incluindo a elaboração do roteiro, gravação, produção, edição e divulgação. Mas todo o trabalho vale a pena! Tanto que o retorno sobre investimento de conteúdos (ROI) está em torno de 52%. Um e-mail marketing que contenha um vídeo curto e bem feito pode muito eficaz para aumentar a sua taxa de abertura.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela CISCO, 80% do tráfego de dados da internet se dará pelo consumo de vídeos. Outro dado interessante mostra que os gastos com anúncios em vídeo para smartphones em 2016 (US$ 10 Bilhões) superaram em 23% o montante investido no ano anterior.

Mas não é somente o vídeo em si que traz resultados e você não precisa focar somente nele para aprimorar o seu planejamento de marketing 2018. Comece equilibrando os formatos de conteúdo para o seu negócio; assim será possível conseguir ótimos resultados.

Melhoram o treinamento de pessoas

Quem acha que um vídeo precisa ser esporádico, aparecendo só de vez em quando, está equivocado. Sabe por quê? Porque este tipo de conteúdo deve ser levado em conta como se fosse um hábito.

A gente sabe que fazer vídeos todos os dias é uma tarefa que exige trabalho, mas você pode soltar um novo conteúdo a cada uma semana ou a cada cinco dias, por exemplo. Desta forma, as pessoas saberão quando haverá um novo vídeo na plataforma. Planeje seu tempo e quais serão os conteúdos abordados para que tudo saia bem.

Trazem inúmeras possibilidades 

Não sabe como trazer os vídeos de formas diferentes para seu planejamento no próximo ano? As opções são muitas e vão até onde a sua criatividade permitir. Se você deseja anunciar algo novo no seu negócio, pode muito bem criar um vídeo incrível, até mesmo reaproveitando conteúdos em texto já publicados.

O vídeo possibilita a criação de ideias totalmente visualizáveis e atrativas, como:

  • Tutoriais;
  • Depoimentos;
  • Educacionais;
  • Entretenimento;
  • Apresentações;

Lembre-se que as principais razões para um conteúdo em vídeo gerar tanto engajamento e interação são a identificação e o reconhecimento que uma pessoa sente ao ver e ouvir determinado assunto. Vídeos têm maior potencial de criar sentimentos e cabe à você decidir quais serão eles.

Entendeu a importância dos vídeos no seu planejamento de marketing 2018? Então, agora é hora de fazer o planejamento das futuras ações de marketing de sua empresa! Aprenda agora mesmo a criar um plano de marketing para criação de vídeos e como isso vai te ajudar a alcançar visibilidade converter vendas.

Fique por dentro de todas sacadas de Video Marketing!

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit