Autor convidado
Por Autor convidado

Como usar Marketing de Conteúdo em sua conta do Instagram

Autor convidado
Por Autor convidado

Conteúdos relevantes e que priorizem o engajamento, respeito às especificações da plataforma e adequações ao algoritmo: veja essas e outras dicas de como investir em marketing de conteúdo no Instagram e ter sucesso no feed, nos Stories e também no IGTV.

Feed, Stories e IGTV; fotos vídeos e até mesmo gifs animados: atualmente, o Instagram oferece diferentes possibilidades de conteúdo. Além de se tornar uma fonte de entretenimento com cada vez mais adeptos, as possibilidades oferecidas pela plataforma também são um atrativo para marcas inovarem e testarem suas habilidades criativas nas redes sociais.

Fazer Marketing de Conteúdo no Instagram não é algo necessariamente novo. Porém, é preciso acompanhar as diferentes mudanças que a rede social oferece a cada dia e trazer uma estratégia condizente com as melhores práticas na plataforma.

Além de considerar algoritmo, conversões e outras métricas importantes, ao investir em Marketing de Conteúdo é preciso trazer conteúdos realmente relevantes ao público. Dessa forma, muitas vezes é a sua própria persona quem determina o que seriam as melhores práticas para a sua marca nessa rede.

Em outros casos, algumas dicas podem ser bem vidas e é sobre elas que falamos neste texto. Continue com a gente e veja por que e como investir no marketing de conteúdo no Instagram!

Relembre o que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas dentro do Inbound Marketing. Ele pressupõe que a criação de conteúdos relevantes que atraiam, engajem e retenham a sua audiência no meio online.

Assim, essa metodologia traz a premissa do Inbound Marketing, de ser pouco invasivo. É o cliente que vai atrás de um conteúdo e, para que isso aconteça, ele precisa mesmo ser bastante interessante.

Além de aumentar o brand awareness, melhorar o engajamento e até mesmo o relacionamento com os clientes, uma de suas principais vantagens é a possibilidade de educar o mercado. Além de fornecer mais informações aos seus seguidores, essa prática ajuda o time de vendas, que lidam com leads mais bem nutridos.

Porém, para que toda essa estratégia seja bem-sucedida, é importante conhecer a plataforma escolhida para a criação desse conteúdo. Afinal, isso pode ser determinante para dizer se ele é realmente relevante ou não.

Entenda a relevância do Instagram

Com mais de 800 milhões de usuários ativos, o Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo. Em 2018, ele foi o aplicativo que mais cresceu no país.

Por ter nascido como um aplicativo mobile, o consumo do Instagram está majoritariamente associado ao boom dos smartphones. Isso faz com que a rede seja acessada diariamente, às vezes mais de uma vez ao dia.

Fotos de comidas, crianças, paisagens e selfies certamente são os conteúdos mais populares. Isso significa que além da própria concorrência, você competirá com os uploads de familiares e amigos. Porém, existe bastante espaço para as marcas se destacarem.

Para que você possa fazer isso de forma apropriada, apresentamos a seguir oito boas práticas de marketing de conteúdo no Instagram. Confira!

Veja como usar o Marketing de Conteúdo no Instagram

Além de uma rede social para ficar em dia com familiares e amigos, o Instagram se tornou também uma grande possibilidade de marcas se aproximarem de seu público. Afinal, quantas vezes ao dia você não puxa o celular do bolso para conferir o seu feed?

Seja na fila do banco, no ônibus ou em casa, a rede social pode ser vista como um mero passatempo, mas também pode trazer conteúdo relevante. Afinal, como falamos, esse é o principal objetivo do marketing de conteúdo.

Quer saber como deixar o seu conteúdo ainda mais interessante? Ou ainda, descobrir como usar o algoritmo da rede ao favor do seu negócio? Então acompanhe os próximos tópicos deste texto e fique por dentro.

1. Capriche nas imagens

Originalmente, o Instagram é uma rede social voltada ao compartilhamento de imagens. Por conta disso, ainda hoje, fotos de qualidade têm mais chance por lá. Entretanto, é preciso entender o que o seu cliente considera uma boa imagem.

Comumente, fotos muito produzidas não ficam entre as com melhor performance. Uma saída, então, é trabalhar o user generated content, que pode render imagens belas e autênticas.

2. Invista na produção de vídeos

Atualmente, o Instagram permite o upload de vídeos de até um minuto no feed. Assim, a produção não precisa ser coisa de cinema! Você pode utilizar esse espaço para trabalhar teasers de conteúdos maiores, por exemplo.

A rede valoriza muito esse tipo de conteúdo, destacando-os na aba “Explore”, onde os usuários recebem indicações de novas contas para seguir. Para não ter erro, experimente acrescentar legendas aos seus vídeos, uma vez que muitos deles são reproduzidos sem áudio por conta do autoplay.

3. Priorize o engajamento

Para o algoritmo do Instagram, likes e comentários indicam o sucesso de uma publicação. Assim, quanto maior o engajamento de uma foto ou vídeo, mais chances de ela aparecer no feed de outras pessoas.

Algumas técnicas podem ser empregadas para incentivar isso. Criar legendas diretas, atrativas e não muito longas é uma delas. Outra é trabalhar o call to action nas publicações. Nesse caso, a chamada para ação pode ser uma pergunta ao fim da legenda.

É importante considerar o contexto e a relevância dessa pergunta pro seu público para que não fique forçado. Além disso, lembre-se de responder aos comentários que chegarem e dar sequência à conversa sempre que possível.

4. Não se esqueça do Instagram Stories

Responsável pela derrocada do Snapchat, o Instagram Stories é praticamente um mundo paralelo dentro do próprio Instagram. Com filtros, GIFs e outras funcionalidades que incentivam o engajamento, a ferramenta é cada dia mais popular. Dominar essas particularidades é a melhor forma de ter relevância por aqui.

Não se engane com a duração de 15 segundos — mesmo nesse formato, é possível inovar nesses conteúdos. Organize seus highlights, aproveite a possibilidade de inserção de links para aumentar o tráfego e use e abuse da criatividade!

5. Explore o IGTV

O IGTV é a aposta do Instagram para competir com o YouTube, com vídeos mais longos do que os disponibilizados no feed. Tutoriais, conteúdo de bastidor e até mesmo entrevistas são formatos que podem ser experimentados. Como essa nova “aba” do Instagram ainda é relativamente recente, também é possível inovar e testar diferentes narrativas por lá.

Aparentemente, o IGTV não se popularizou tanto quanto o Instagram imaginava e algumas mudanças já estão sendo vistas em uma tentativa de aumentar as visualizações nessa parte da plataforma também. Por exemplo, agora é possível acrescentar uma prévia de um conteúdo do IGTV diretamente ao feed principal.

6. Crie conteúdo exclusivo

Entender as particularidades de uma rede social é fundamental para o desenvolvimento de um conteúdo realmente relevantes aos seguidores. Quando se trata do Instagram, é preciso considerar que existem, basicamente, três redes em uma — o feed principal, o Stories e o IGTV.

Assim, pouco adianta apresentar as mesmas informações em cada uma dessas “abas” da plataforma. É preciso entender como cada uma delas deve ser trabalhada e trazer conteúdos exclusivos é uma forma de evitar que elas se repitam, por exemplo.

7. Use hashtags

As hashtags sempre foram muito populares no Instagram, especialmente entre os usuários que gostam de buscar por tendências e novidades. Isso significa que elas podem ser uma boa estratégia para ganhar novos seguidores.

De uns tempos para cá, é possível seguir as suas tags favoritas. Assim, você recebe os conteúdos marcados com aquela palavra ou termo no seu feed mesmo que não siga o perfil responsável pela publicação.

Essa funcionalidade torna o uso das tags ainda mais interessante às marcas. Agora, é preciso moderação, combinado? Ainda que a ferramenta nunca tenha se manifestado oficialmente sobre isso, acredita-se que o uso exagerado de hashtags em um mesmo post o enquadre como spam e reduza seu alcance.

O mesmo acontece se você usar sempre as mesmas marcações. Identifique as mais interessantes a sua persona e faça diferentes testes nas suas postagens.

8. Promova o seu conteúdo

Criar um conteúdo diferenciado, relevante ao seu público e que explore ao máximo as principais funcionalidades disponibilizadas pela ferramenta é o objetivo principal. Entretanto, muitas vezes criar anúncios pagos é realmente necessário em prol de uma melhor performance.

Uma das principais vantagens dessa estratégia é o aumento do alcance dos seus posts. Além disso, você também pode utilizar a segmentação a seu favor, trazendo novos usuários com afinidade ao seu negócio ao seu perfil.

Investir em marketing de conteúdo no Instagram ou em qualquer outra rede social pressupõe a priorização de conteúdos relevantes. É por meio deles que você consegue não só chamar a atenção da sua audiência como retê-la e, então, fidelizá-la.

O Instagram é uma das redes sociais mais populares atualmente. Assim, desde que bem utilizada, pode representar uma boa forma de sua marca se destacar junto aos seus seguidores. Siga nossas dicas: pense o engajamento, inove no Stories e no IGTV e trabalhe de forma a ser “bem-visto” pelo algoritmo, e veja como fica mais fácil ter sucesso por lá!

A gente espera que esse conteúdo tenha sido útil e que as dicas aqui apresentadas possam ajudar sua marca a melhor comunicar com seu público nessa rede social. Para aprofundar seus conhecimentos sobre o Instagram, veja como transformá-lo em uma máquina de gerar leads.

Conteúdo produzido pela Rock Content.