Loading Posts...

Pra que buscar uma agulha no palheiro se você pode encontrá-la de forma muito mais prática? A partir do marketing de nicho, é possível segmentar a sua audiência de forma que você não perca tempo nem dinheiro – muito pelo contrário!

Uma das razões para utilizar essa estratégia é a constante necessidade de renovar as técnicas de marketing para que a sua mensagem seja recebida por diferentes grupos. E isso se deve às novas tendências, tecnologias e empresas que surgem diariamente.

Além disso, essa tática é igualmente eficaz e útil tanto para os empreendimentos que estão dando os primeiros passos no mercado, quanto para os grandes negócios, que já têm um nome e imagem consolidados, mas desejam alcançar um novo público.

Por isso, no conteúdo de hoje, você entenderá o significado desse plano mercadológico. Verá suas vantagens e aprenderá a colocá-lo em prática. Acompanhe!

Primeiramente, o que é nicho?

Antes de mais nada, você precisa entender o conceito de nicho; mais especificamente, o de nicho de mercado.

De uma forma bem ampla, podemos defini-lo como um sub-grupo existente dentro da audiência de uma determinada empresa.

E, normalmente, esse pequeno grupo é negligenciado. Apesar de fazerem parte do público-alvo da marca, suas necessidades não são supridas. Por exemplo: um blog de receitas, que não contém receitas sem glúten, deixa de atender aqueles que buscam por este tipo de prato.

E o que é marketing de nicho?

Bom, agora que já lhe explicamos o que é o nicho de mercado, fica muito mais fácil entender o conceito dessa estratégia.

O marketing voltado para essa audiência segue uma premissa muito simples: atender o público como um todo e nos mínimos detalhes.

Quanto mais específica for a sua audiência, mais elaboradas serão as suas ações. Consequentemente, maiores serão as sua chances de alcançar um número maior de perfis dentro do seu grupo de consumidores usuais.

Em suma, o objetivo do marketing de nicho é encontrar um grupo de pessoas que não tiveram suas necessidades atendidas e trabalhar para que isso seja feito. Um bom exemplo disso é a marca de produtos esportivos para crossfit Hand Band Pro.

A empresa foca em equipamentos que protegem as mãos na hora dos exercícios e de manusear os aparelhos na academia, e que não prejudicam o rendimento do atleta.

Ela surgiu depois que os idealizadores da marca perceberam que as pessoas procuravam produtos do tipo e não encontravam nada satisfatório.

A partir daí, a marca cresceu e hoje comercializa outros produtos relacionados à ginástica.

Quais são as vantagens do marketing de nicho

Menos concorrência

Como dissemos acima, o ponto principal dessa tática é explorar uma audiência variada e com necessidades específicas. Que fazem parte do público-alvo do seu negócio.

Podemos dar o exemplo de uma hamburgueria artesanal. Não é difícil encontrar estabelecimentos do tipo, contudo, a situação muda completamente quando filtramos essa busca para hamburguerias artesanais veganas.

Apesar de comercializarem o mesmo produto geral, não existe competitividade entre os dois negócios. Uma vez que o foco de um é bem diferente do outro.

Investimentos mais assertivos

Ao limitar as personas do seu negócio, tanto o tipo do conteúdo quanto o investimento aplicado neles, passa a ser melhor aproveitado.

Se compararmos com uma estratégia de massa, o custo da palavra-chave direcionada para um público de nicho é relativamente menor. Além de serem muito mais direcionadas.

Dessa forma, a marca consegue otimizar seus investimentos e, de quebra, atingir mais fácil e rapidamente a sua audiência.

Comunicação direcionada de forma mais eficaz

Quando uma marca resolve trabalhar suas estratégias para um público mais específico, ela não precisa mais se preocupar em desenvolver uma ação que agradará diversos grupos distintos simultaneamente.

Ao invés disso, a empresa pode investir mais tempo e recursos para se comunicar de forma mais segmentada, o que torna o relacionamento com essa seleta audiência muito mais eficaz e duradouro, resultando no crescimento do negócio.

Diminui os custos para divulgação

Quanto mais direcionado é o anúncio, menor é o custo do clique. E isso não é nenhuma novidade, principalmente para quem já trabalha com anúncios online.

Ainda, uma vez que você consegue comprovar a qualidade dos seus produtos e serviços — por ser um dos poucos que os oferecem no mercado — os consumidores divulgarão sua empresa para você.

Portanto, manter uma audiência específica pode representar uma economia considerável nos custos de divulgação online. Claro, tudo sempre dentro do praticável.

Maior fidelização de clientes

Essa é outra grande vantagem do marketing de nicho. Pelo fato de ter que lidar com menos concorrência, as chances de atrair e fidelizar mais clientes aumentam, já que a atenção dos consumidores estará menos dividida.

Como a sua empresa é uma das poucas do segmento que atende aquele grupo específico de pessoas, é só uma questão de tempo que elas voltem a consumir os seus produtos.

Como fazer o marketing de nicho?

Uma estratégia que traz todas essa vantagens, tanto para as pequenas, quanto para as grandes empresas pode parecer irreal.

Mas, pode acreditar! Quando bem elaboradas, suas táticas são altamente eficazes.

Entretanto, para alcançar os resultados esperados, é necessário seguir alguns passos. Definição do seu público específico por meio de personas, identificar o nicho em que estes perfis se encontram, pensar em um produto que irá agradá-los e promovê-lo.

Feito isso, aí sim você poderá colocar em prática as suas técnicas. Os processos são muitos, mas, para facilitar, destacamos aqui os mais importantes. Por isso, leia tudo com bastante atenção.

Conte histórias

A comunicação da sua empresa deve ser feita de uma maneira que faça as pessoas daquele nicho se sentirem acolhidas.

Procure deixar bem claro qual é o perfil do seu público logo de início, usando de uma forte comunicação, principalmente nas redes sociais. A técnica mais eficaz aqui é o storytelling.

Os vídeos também são ótimos meios de compartilhar histórias e relatos. Como as pessoas consomem mais conteúdo audiovisual do que em texto, você conseguirá conquistar o seu público com mais eficiência.

Invista em influenciadores

Se compartilhar informações é a ferramenta principal que esses nichos possuem para terem suas necessidades atendidas, pode ter certeza que alguém ficou conhecido por contar experiências e dar dicas para esse público. Como é o caso dos digital influencers.

Dessa forma, fechar uma parceria com essa pessoa é uma excelente forma de ter os seus produtos e serviços divulgados amplamente. Então, não perca tempo e entre em contato com ela, que pode ser um youtuber, o dono de um blog ou de uma página no Facebook.

Eduque sua audiência

Já que essa comunidade se ajuda por meio da troca de experiências e informações, a sua marca também precisa fazer parte desse ambiente promovido pelo público. E para isso, você terá que produzir conteúdos.

Além de estimular a propagação da sua empresa por meio do constante compartilhamento, seus conteúdos também poderão atrair aquelas pessoas que apenas estão curiosas sobre o tema abordado.

A premissa do marketing de nicho pode ser aplicado tanto para os negócios online quanto para os empreendimentos offline. As regras são as mesmas, apenas com algumas pequenas diferenciações.

A verdade é que, independentemente do tipo de negócio, é preciso um plano de nicho bem sólido para conseguir conquistar a audiência específica e suprir as suas necessidades e expectativas.

Gostou deste artigo? Caso queira continuar aumentando os seus conhecimentos sobre as diferentes estratégias do marketing digital, não deixe de ler sobre marketing de influência.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!