Loading Posts...

Ao assistir algum programa de televisão ou ler uma revista, sempre nos deparamos com alguma publicidade de diversos produtos. Mas, como anunciante, é impossível mensurar quantos leitores realmente vêem ou leem o anúncio. Com isso, torna-se ainda mais rentável fazer anúncios na internet. É aí que entra o marketing de performance.

Hoje, o marketing de performance oferece a capacidade de avaliar tudo, desde o alcance da marca até a taxa de conversão de cada anúncio feito.

Essa nova era fornece dados valiosos para a sua empresa. Vamos então descobrir o que é realmente esta estratégia e o porquê de ela ser tão importante.

O que é marketing de performance?

O marketing de performance é um método de publicidade onde o anunciante paga de acordo com o desempenho de cada anúncio.

Este valor pode ser calculado com base na frequência com que cada anuncio foi visualizado, o número de cliques ou se o anúncio gera um lead.

Diferente de anúncio em um jornal impresso, com o marketing de performance é possível saber todos os dados dos anúncios, sabendo exatamente as taxas de conversão, com o auxílio de ferramentas como Big Data, Web Analytics e Business Intelligence.

Quais os objetivos do marketing de performance?

É o marketing voltado como o resultado, e não somente para a campanha. Todo o processo é pensado para que a empresa consiga determinado resultado no final, como mais lead e/ou vendas. Os principais objetivos do marketing de performance são:

Aumenta o tráfego

O aumento de tráfego é um dos principais objetivos do marketing de performance, afinal, está diretamente relacionado aos cliques recebidos nas campanhas. O tráfego pode ser direcionado de várias formas, seja para o seu site ou para uma landing page, por exemplo.

Existem duas formas para gerar o aumento, como otimizar o custo por clique recebido e aumentar o valor investido nas campanhas. Além do aumento de trafego, o controle de informações como o número de leads convertidos e análise da campanha são facilitadas, sendo que a campanha pode ser alterada caso não esteja dando certo.

Aumenta os leads

Para quem conhece o funil de vendas, sabe a importância dos leads para a empresa. Estes leads são seus potenciais clientes, que demonstram interesse no seu serviço ou produto, e estão prontos para serem trabalhados e comprarem com a sua empresa.

O aumento dos leads se relaciona diretamente com a performance da sua campanha, principalmente com o custo de aquisição. Ao diminuir este custo, o aumento da quantidade de leads por campanha vem como consequência.

Aumento das vendas

Toda campanha tem como objetivo vendar. É extremamente importante ficar de olho no lucro das campanhas, planejando os lances de CPC (custo por clique) e verificando o ROI de cada campanha.

O ROI deve ser planejado com antecedência, afinal, só assim para saber o lucro que cada investimento pode trazer. Neste artigo, explicamos detalhadamente como calcular o ROI.

Qual a importância do marketing de performance?

Publicidade em mídias tradicionais, como a televisão, podem certamente trazer algum retorno para as empresas, ou elas não estariam investindo neste tipo de publicidade. Mas como mensurar quantas pessoas viram aquele anúncio e efetivamente tornaram-se clientes?

Este tipo de publicidade, além de ser caro, não traz um retorno fixo. No entanto, o marketing de performance é a melhor estratégia para investir menos e garantir um retorno positivo sobre o investimento.

Com o marketing de performance, será possível acompanhar toda a jornada do cliente e tornar seus investimentos mais previsíveis, principalmente para ecommercers.

Você terá a acesso a todos os dados, como quando o cliente viu o anúncio, quantas vezes os clientes clicaram nele e também quantas vezes eles iniciaram o processo de compra, mas desistiram. Assim, será possível conhecer a jornada de compra do seu cliente e saber em quais pontos deve melhorar.

Por exemplo: o cliente clica no seu anúncio, entra no site, coloca o produto no carrinho de compras, mas desiste na ação final. Em quais pontos o site pode melhorar? Seu cliente se sente seguro dentro dele? Com o marketing de performance, todo o processo é avaliado, mostrando as falhas e as correções.

Assim, todo o orçamento será direcionado para estratégias que realmente trarão resultado, e é por isso que o marketing de performance é tão importante. Uma empresa precisa saber como o seu dinheiro está trazendo retornos.

Exemplos de mídia de performance

A questão é: onde este dinheiro será aplicado? Existem diversos exemplos de mídia de performance, sendo as mais conhecidas estas três abaixo:

Google AdWords

O Google AdWords é uma das principais plataformas de anúncios na web, e uma de suas vantagens é a segmentação de público para tornar as campanhas mais efetivas.

Dentre as segmentações estão região geográfica, tipo de dispositivo, gênero, idade e canais de mídias sociais mais acessados. Assim, se uma campanha não obtiver o ROI desejado, antes de pausar a campanha, avalie todas as segmentações e saiba onde a performance está baixa.

Conhecer seu público é essencial para o marketing de performance, e o Google AdWords oferece uma visão adequada para otimizar as campanhas.

Instagram Ads

O Instagram tem mais de 800 milhões de usuários ativos, e sua ferramenta de divulgação de anúncios, o Instagram Ads, pode ser utilizado para levar o usuário para assistir um vídeo ou ir para um site.

Os anúncios podem ser feitos em conjunto com o Facebook Ads. Dentro da plataforma, você pode impulsionar posts, anúncios com imagens, vídeos e também no Stories.

Facebook Ads

O Facebook possui uma poderosa ferramenta de mídia paga de performance, que trabalha em conjunto com o Instagram. Assim, é possível fazer os mesmos anúncios tanto no Facebook, quanto no Instagram.

A vantagem é as ótimas opções de segmentação de público que o Facebook Ads para encontrar o seu público entre os mais de um bilhão de usuários da rede social. O custo dos anúncios são baixos e oferecem um ótimo ROI.

Como avaliar se minha estratégia de marketing de performance está dando certo?

A avaliação de resultados é essencial para obter os melhores resultados sem investir muito. Afinal, esse é o objetivo do marketing de performance. Existem diversas ferramentas para essa avaliação, como:

CAC

O CAC, abreviação de Custo de Aquisição por Cliente, é uma métrica utilizada para saber quanto clientes você conseguiu adquirir durante um período de tempo.

A fórmula é simples: O total de investimentos feitos/número de clientes adquiridos. O cálculo tem que incluir todos os investimentos, como compra de anúncios, salário de funcionários, comissão de vendas e outros.

Por exemplo: sua empresa investiu R$ 1.000,00 em campanhas para aquisição de clientes, e no total, foram adquiridos 10 clientes novos. Colocando na fórmula, seu CAC será de R$ 100,00.

ROI

Ao calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento), você saberá exatamente a porcentagem que a empresa ganhou sobre cada investimento. A fórmula do ROI também é simples, conforme mostramos no artigo citado acima.

O ROI é utilizado tanto para calcular o retorno de todos os investimentos feitos, quanto de somente um. Dessa forma, você saberá se suas campanhas estão tendo um resultado positivo ou não.

LTV

Tão importante quanto a aquisição de novos clientes, é manter os antigos e avaliar quanto cada um vale dentro da jornada de compra. Essa avaliação é feita pelo LTV (Lifetime value) ou tempo de vida do cliente.

Usada principalmente por empresas SaaS, calcula o valor médio que clientes trazem para o negócio durante o tempo de contrato. Assim, é possível avaliar as melhores estratégias para retenção de cliente e aquisição de novos.

Taxas altas de perda de cliente mostram que a empresa não está dando devida atenção para estratégias de fidelização, desvalorizando um investimento feito lá atrás, o que aquisição de clientes.

Ticket médio

Uma das mais importantes, a métrica do Ticket médio irá mostrar a performance das suas campanhas. O cálculo é feito pelo valor total vendido dividido pela quantidade de vendas feitas.

Além disso, existem diversas outras métricas que ajudam a calcular o sucesso do seu marketing de performance. Avaliar cada estratégia é essencial, e neste artigo ensinamos como mensurar seus anúncios em vídeo no Adwords!