VidMonsters
Por VidMonsters

Marketing de vídeo: a melhor estratégia que sua empresa deve investir

VidMonsters
Por VidMonsters

Você já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras, não é mesmo? Mas, já parou para pensar que um vídeo pode ter um valor muito maior? Pois é! Atualmente, as facilidades digitais tem nos provado isso, e consequentemente, cada vez mais pessoas estão utilizando vídeo como um dos principais canais de comunicação.

Então, você, gestor, não pode ficar fora dessa! Assim, escrevemos este conteúdo para lhe apresentar o marketing de vídeo; e provar que essa é a melhor estratégia que você deve investir atualmente.

De uma forma geral, os motivos para usar vídeo no seu arsenal de marketing são inúmeros. Porém, em primeiro lugar, é válido você entender o que é marketing de vídeo e, assim, conseguir absorver que os vídeos são peças de conteúdo de alto impacto. Agregam valor, emocionam e conectam a sua organização aos seus públicos de interesse, de forma extremamente positiva e estratégica.

O que é marketing de vídeo?

O marketing de vídeo também é conhecido como vídeo marketing. Basicamente é uma forma de fazer marketing por meio de um material audiovisual com o objetivo de divulgar, posicionar, promover e vender uma marca, empresa, produto e/ou serviço.  Ou seja, deve fazer parte do seu planejamento estratégico e plano de comunicação. Porém, o foco deste é na utilização de vídeos ao invés de textos ou outros tipos de mídia online e offline para dialogar com clientes, colaboradores e parceiros, por exemplo.

Normalmente, quando falamos em marketing de vídeo, devemos lembrar que o material audiovisual produzido deve ser curto e conter uma linguagem adequada ao público para o qual será ofertado.

Hoje em dia, o marketing de vídeo tem sido utilizado pelos mais diversos tipos de empresas. Sendo válido ressaltar que o YouTube, por exemplo, é uma das mídias sociais mais acessadas na Internet. Além disso, é responsável por proporcionar diversos benefícios em termos de comunicação para organizações de variados portes e segmentos por meio da divulgação, principalmente, de vídeos.

Por que usar marketing de vídeo?

Agora que já sabe o que é vídeo marketing, que tal descobrir o porquê usar esse tipo de estratégia digital?

O marketing de vídeo já é o presente e o futuro das estratégias de marketing. Afinal, é indiscutível que o conteúdo em vídeo é atraente, fácil e rápido para consumir. Além disso, ele não requer muito esforço de produção e propagação.

O mais interessante é que esse tipo de mídia ainda pode proporcionar diversão, e ao mesmo tempo, gerar alto valor à marca responsável pela divulgação. Sem contar que os vídeos são extremamente eficazes para todos os tipos de empresas. O audiovisual funciona como um verdadeiro meio para acelerar o cumprimento de certos objetivos empresariais, como a propaganda e relacionamento.

E não estamos falando tudo isso só baseado em experiências ou observações. Várias pesquisas já comprovaram que os vídeos têm o grande poder de chegar mais perto dos públicos de interesse. Afinal, vídeos são atrativos, compartilháveis e têm capacidade de se tornar um viral de maneira mais fácil do que outros conteúdos, como os escritos.

Como é o consumo de vídeos hoje?

  • 62% das buscas realizadas pelo Google incluem vídeos, conforme Marketing Land;
  • Buscas feitas com a palavra vídeo apresentam 41% maior taxa de cliques, diz Marketing Land;
  • 90% dos consumidores virtuais afirmam que vídeos ajudam na decisão de compra, afirma FastCompany;
  • O conteúdo em vídeo online será responsável por 80% de todo o tráfego de dados da internet até 2019, aponta relatório Cisco;
  • Em 2020, o consumo de vídeos  ultrapassará o consumo de TV em todo o mundo, afirma Alvaro Barros, diretor do YouTube no Brasil;
  • Os brasileiros consomem, em média, 8 horas por semana de conteúdo online, segundo levantamento Google;
  • 24% dos brasileiros já passam metade do seu tempo na Internet acessando conteúdos audiovisuais, ainda conforme Google;
  • 52% das pessoas se sentem mais confiantes em comprar depois de assistir vídeo do produto desejado, diz Invodo;
  • 91% dos internautas do mundo consomem vídeos online. No Brasil, há a maior taxa de espectadores de vídeos da América Latina, segundo ComScore.

vídeo marketing

Marketing de vídeo é eficiente?

Para ter uma ideia da eficiência do marketing de vídeo, veja mais algumas estatísticas sobre os vídeos que você já encontra na Internet:

  • Todos os meses, o YouTube recebe mais de 1 bilhão de usuários, que gastam mais de 4 bilhões de horas assistindo a vídeos;
  • As buscas por vídeos no Google geram 41% a mais de cliques do que as buscas por textos;
  • E-mail marketing que contém vídeo tem 96% a mais de chances de gerar cliques do que os que não possuem;
  • Três em cada cinco consumidores assistem vídeos sobre produtos que desejam comprar;
  • Depoimentos de clientes em vídeo podem aumentar as vendas em até 600%.

Ou seja, não há dúvidas de que o marketing de vídeo é eficiente, e portanto, um ótimo investimento. Mas, para isso, que tal ficar por dentro das vantagens dessa inovadora forma de fazer marketing? Vamos lá!

Quais as vantagens do marketing de vídeo?

Uma das grandes vantagens do marketing de vídeo é que ele aproxima a empresa de seu consumidor. Isso acontece por meio de um contato mais pessoal. Você pode conferir mais detalhadamente tudo sobre essas vantagens em um imperdível AioCast.

Assim como, já está provado que todo e qualquer público prefere ver e ouvir a ler. Além disso, com o uso do vídeo é muito mais fácil transmitir o conteúdo que você deseja. Porém, não se esqueça que o conteúdo de todo e qualquer material audiovisual deve, realmente, interessar o seu público-alvo. Por isso, não produza nada por achismo. Pesquisa e planeje antes de executar!

Entre as inúmeras vantagens do marketing de vídeo, ainda se destacam o poder em melhorar a comunicação com o público-alvo. O aumento das vendas, fidelização de clientes, popularização de marcas e aumento no ranqueamento do Google também são impactados positivamente.

Ou seja, os benefícios do marketing de vídeo para empresas referem-se a resultados efetivos e necessários. Afinal, a verdade é que o ser humano já está cansado de receber apenas conteúdo que converse com ele por meio de um movimento de mão única. Todos nós, por natureza, precisamos interagir, conversar, fazer parte, se sentir imerso. E os vídeos possuem alta capacidade de imersão e as ferramentas para transformar uma informação em conteúdo que, realmente, interaja e encante, quando propício for.

Como usar marketing de vídeo?

Já existem diversas formas de usar o marketing de vídeo, sendo, inclusive, uma excelente forma de trabalhar o treinamento corporativo e o endomarketing da sua empresa.

Outra ótima maneira de começar a trabalhar com vídeos em seu negócio é inserindo esses materiais audiovisuais no seu site e divulgando os mesmos em perfis de mídias sociais. Sendo que, tais vídeos podem ser produzidos para diferentes fins, como para campanhas com cunho institucional, de apresentação, lançamento e/ou explicação de algum produto para os clientes, convite para eventos, divulgação de depoimentos, tutorial, compartilhamento de cases de sucesso, etc.

Enfim, o uso do marketing de vídeo é dinâmico. Basta você planejar o conteúdo dos vídeos de forma que case e some a sua estratégia de marketing que queira trabalhar.

Viu como o marketing de vídeo é a melhor estratégia que sua empresa deve investir? Agora, o que acha de ler um post sobre como fazer vídeo marketing? Aproveite!