Loading Posts...

Você já ouviu falar em marketing de vídeos? De forma geral, essa é uma estratégia que une vídeo e algumas ferramentas específicas para promover marcas, produtos e serviços. O conceito é um dos mais promissores no mercado e entrega bons resultados com ideias simples.

Com isso em mente, não dá pra negar que atualmente os vídeos compõem uma grande fatia do conteúdo produzido e visualizado no mundo. E esse fator tem gerado a necessidade do desenvolvimento de novas formas de criar e mostrar conteúdo. Sempre buscando chegar mais próximo de grupos de interesse.

Não é de hoje que um grande número de consumidores utiliza o YouTube como uma de suas principais plataformas de acesso a novos conteúdos. Sem contar a mudança na forma de realizar pesquisas online, algo que dá alto valor agregado a resultados em vídeo.

E se pegarmos os números, fica ainda mais nítido o apelo dos vídeos. Dados recentes apontam que 43% dos usuários de Internet gostaria de ver mais conteúdo de marketing em vídeo, e que quase 50% procura por vídeos do produto ou serviço que deseja antes de visitar uma loja.

Esses são apenas alguns dos números dentro do universo de mudanças que vêm acontecendo há algum tempo no comportamento de quem busca e consome informação na Web. E isso se reflete na forma como o material é produzido. Afinal de contas, a intenção é chegar ao maior número de pessoas possível, da forma mais dinâmica possível, certo?

Como o marketing de vídeos vai afetar sua estratégia de marketing

O marketing de conteúdo é um dos principais fatores para gerar e agregar novos clientes. Assim, com o poder de atração que os vídeos exercem sobre grande parte dos consumidores, não investir em marketing de vídeos é dar um tiro no pé.

Basta entender que o conteúdo que aposta em elementos visuais sai na frente dos outros nas principais ferramentas de busca. Pesquisas apontam que conteúdo criado em vídeo recebe mais cliques e tem 50% mais chances de ser listado na primeira página de resultados do Google. Crescimento orgânico que reflete de forma direta como sua empresa/marca/serviço é vista de fora. 

Outro detalhe interessante é que o conteúdo criado em vídeo tem mais chance de ser lembrado. Algo em torno de 70% quando comparado a materiais escritos. Por isso, pensar na criação de conteúdo em vídeo é algo vital para quem pretende melhorar sua forma de chegar a um novo público novo. Ou ainda de reforçar sua comunicação com pessoas que já conhecem a empresa e seus serviços.

Dispositivos móveis (celulares e tablets)

Um dos motivos apontados pelo crescimento do consumo de conteúdo em vídeo é o aumento do uso de dispositivos móveis. Detalhe que torna uma campanha de marketing de vídeos ainda mais atrativa para ser vista em qualquer hora e lugar.

No entanto, para entregar um bom material é importante entender como a ferramenta funciona e como aproveitá-la em seu máximo. Abaixo listamos algumas dicas interessantes sobre como fazer isso.

Por que o vídeo é tão importante na estratégia de marketing da sua empresa?

Logo de entrada, o vídeo cria uma conexão mais rápida entre o conteúdo e quem o vê. Estudos apontam que a atenção do ser humano se foca mais rápido quando se depara com conteúdo em movimento.

Isso se dá, principalmente, porque o cérebro humano é capaz de processar informações visuais com velocidade até 60 mil vezes mais dinâmica do que em um texto. A mensagem ganha mais possibilidades e a quantidade de informação do conteúdo pode ser bem maior quando comparada ao texto.

Com esses detalhes em mente, é quase impossível não contar com vídeo como parte da estratégia de marketing de uma empresa. Seja pela facilidade em romper barreiras, chegando a novos clientes, seja por poder realizar campanhas que aproximem sua marca/empresa de quem tem interesse.

Os motivos para apostar em marketing de vídeos

Depois de entender como essa ferramenta funciona, fica claro que apostar nesse modelo de marketing é uma boa ideia. E se você ainda precisa de motivos para começar sua campanha de marketing de vídeos agora, a gente conta mais alguns detalhes.

Vídeos consolidam o crescimento do tráfego orgânico

Conquistar mais tráfego de forma orgânica é um dos principais pilares para conquistar novos clientes. Estar nas primeiras posições do Google depende de diversas estratégias e os vídeos auxiliam muito nesse ranqueamento.

Vale lembrar que o Youtube também é uma ferramenta de pesquisa para muitos usuários web. Então, ter seu conteúdo disponível nesta plataforma – além do seu site – é uma forma de melhorar o tráfego usando estratégias de maior impacto.

Crescimento das vendas

Com o aumento da exposição da marca, a venda e o engajamento de pessoas também cresce. É preciso ter em mente que esses resultados são conquistados pouco a pouco, mas de forma sólida.

Por isso, quanto antes os materiais em vídeo começarem a ser criados e distribuídos, mais rápida uma nova percepção começa a acontecer. E isso é sentido de forma direta em todas as esferas da marca/empresa, seja nas vendas, seja no buzz criado na rede.

O produto ganha percepção de maior valor

E por ganhar mais exposição, o produto é percebido por seu público com maior valor. Isso transforma – de maneira direta – a interação entre quem tem interesse no produto ou no conteúdo. E também gera interesse que pode ser convertido em vendas e atenção redobrada ao conteúdo.

Conteúdos em vídeo são mais compartilhados

As pessoas quando se deparam com um vídeo bem feito tendem a compartilhar muito mais rápido do que um texto. O impulso de mostrar o material para mais pessoas funciona quase de forma automática, graças aos estímulos visuais.

Conheça estratégias de sucesso para o marketing de vídeos

Conteúdo em vídeo, assim como qualquer outro, demanda investimento  e planejamento. Atualmente, mesmo com as facilidades para se produzir esse tipo de material, é importante ter em mente que um bom planejamento para a realização do conteúdo é essencial.

Descubra a história que você quer contar

Antes de mais nada, descubra que história você quer contar com a sua campanha. Você precisa de um motivo para contar uma boa história. E se você ainda não descobriu, provavelmente você não pesquisou o bastante.

Mostre mais do que produtos

O contato entre o seu conteúdo e os possíveis interessados só acontece quando eles notam que existe a ideia de criar um laço. O produto é importante,  mas o consumidor precisa perceber que existe algo mais. Afinal de contas, se a ideia fosse só fazer compras, ele iria ao shopping.

Seja direto e certeiro

Vídeos são estimulantes e têm como ponto principal mostrar diversos elementos de uma única vez. É a união entre áudio, imagem e outros elementos que irão fisgar a atenção do seu público. Então, nada mais interessante do que manter o discurso curto, certeiro e mostrando o que realmente interessa.

Saiba onde e quando promover seus vídeos

Entender onde mostrar seu vídeo e quem precisa vê-lo é algo extremamente importante. Isso é necessário, pois a quantidade de informação que temos acesso hoje é gigante e ficar super exposto a algo que não interessa é mais nocivo do que positivo.

Faça pesquisas de mercado, aposte nos números e no planejamento específico para lançar uma campanha focada em quem realmente interessa. Isso irá fazer com que o conteúdo chegue mais longe, tenha mais visibilidade e realmente marque as pessoas. Afinal de contas, esse é o objetivo de criar algo novo, certo?

Agora que você já sabe os motivos para investir em marketing de vídeos, está na hora de expandir seus negócios criando um plano de marketing para criação de vídeos. Separamos as melhores dicas para você, clique aqui para acessar!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!