VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra como fazer marketing no WhatsApp e fazer sucesso sem ser inconveniente

VidMonsters
Por VidMonsters

O WhatsApp causou uma verdadeira revolução na maneira como nos comunicamos, se transformando em um dos maiores fenômenos virtuais. O mensageiro já conta com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais, sendo 120 milhões somente no Brasil. E não demorou muito para que empresas enxergassem a plataforma como um ótimo canal de vendas, inaugurando o marketing no WhatsApp.

E como toda novidade tecnológica, o app de mensagens também representa uma grande oportunidade de negócios!

Uma das regras de ouro do marketing é estar presente onde quer que o cliente esteja. E como praticamente todo mundo possui uma conta no WhatsApp, nada mais natural do que utilizá-lo para estreitar a relação da sua empresa com a base de consumidores.

Por meio do aplicativo de mensagens é possível divulgar produtos, promoções, novidades da marca e até criar um canal de suporte e vendas. As opções são quase infinitas e a sua empresa só tem a ganhar ao utilizar essa ferramenta.

E então, quer aprender a criar uma estratégia de marketing no WhatsApp e alcançar resultados ainda melhores? Continue lendo este artigo!

Quais as vantagens de fazer marketing no WhatsApp?

Pode parecer um pouco contraintuitivo utilizar o WhatsApp como um canal de comunicação com os clientes. Mas a verdade é que o uso dessa plataforma nas estratégias de marketing possui uma série de benefícios. Confira:

1. Fácil e rápido

O aplicativo de mensagens é muito intuitivo e fácil de usar, além de já fazer parte do cotidiano de muitos usuários. Por causa disso, você tem a certeza de que a sua mensagem será recebida pelo cliente. E o melhor, a comunicação será praticamente instantânea, ao contrário dos outros canais, como e-mail e redes sociais.

2. Grande alcance

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados do mundo e, por isso mesmo, possui um grande alcance. A ferramenta é utilizada por pessoas de todas as idades, gêneros, e interesses. Dessa maneira, a sua marca pode impactar um público muito mais amplo e variado.

3. Baixo custo

O que é melhor do que uma ferramenta eficiente? Uma ferramenta eficiente e barata! O WhatsApp é gratuito para baixar e usar e os únicos custos que a sua empresa terá são com um smartphone e um plano de internet.

4. WhatsApp Business

De olho nas necessidades das empresas, logo foi lançado um aplicativo exclusivo para usuários empresariais, o WhatsApp Business.

Inaugurado em 2017, esse novo serviço possui todas as vantagens da versão normal do mensageiro, além de features pensadas para as empresas, como:

  • acesso a um perfil empresarial verificado, que permite inserir informações de endereço, telefone, horário de funcionamento, e-mail e link para o site da marca;
  • respostas rápidas, com criação de atalhos para as mensagens enviadas mais frequentemente, agilizando o atendimento;
  • listas de transmissão para enviar uma mensagem para até 256 contatos diferentes, desde que eles tenham o número da empresa salvo na agenda;
  • envio e programação de mensagens de apresentação ou para que sejam disparadas após o horário de funcionamento da companhia;
  • criação de tags para organizar as mensagens em diversas categorias, ajudando a categorizar os clientes e conversas de acordo com o assunto;
  • acesso à métricas de desempenho, algo essencial em qualquer estratégica de marketing. O app permite mensurar as estatísticas de recebimento e leitura das mensagens.

3 cuidados estratégicos fundamentais com a ferramenta

Todo canal de comunicação tem suas particularidades e com o WhatsApp não seria diferente. É fundamental conhecer bem o funcionamento dessa ferramenta para ter uma estratégia de sucesso. Logo, qualquer deslize pode atrapalhar a relação com o cliente e até mesmo prejudicar a imagem da marca.

A seguir, listamos alguns cuidados que você deve ter na hora de colocar o marketing no WhatsApp em prática:

1. Não exagere no volume

Coloque-se no lugar do seu consumidor: você não gostaria de ver o celular apitando toda hora, com dezenas de mensagens, não é mesmo?

Tenha isso em mente na hora de definir um volume de mensagens disparadas. Seja o mais objetivo possível, comunicando sem ser invasivo. Por que gastar 10 mensagens se você dizer a mesma coisa em apenas uma?

Além de ser algo extremamente incômodo, o excesso de notificações pode fazer com que sua empresa seja marcada como spam.

2. Dia e hora

Ao traçar uma estratégia de marketing no WhasApp, é importante definir em quais dias e horários as mensagens serão enviadas. Evite mensagens fora do horário comercial, aos fins de semana e em feriados.

O importante é entender o comportamento e os interesses do público e perceber como ele reage. Deixe bem claro nas informações do seu perfil qual o horário de atendimento e, novamente, cuidado para não ser invasivo e inconveniente.

3. Comunicação alinhada com outros canais

É provável que o seu negócio utilize outros canais para se relacionar com os consumidores, como e-mail marketing, blog e redes sociais. Sendo assim, o tom da comunicação deve ser o mesmo em todos eles, inclusive no WhatsApp.

Não é porque o mensageiro é uma ferramenta mais informal e descontraída que você deve deixar a formalidade de lado. Nada de chamar o seu cliente de “brother”.

E não se esqueça de alinhar também a identidade visual da companhia, como logotipo e imagens. Além de passar uma mensagem mais coerente, essas atitudes melhoram a experiência do usuário e fortalecem a marca.

5 dicas de como fazer marketing no WhatsApp

Para você ter sucesso com o marketing no WhatsApp e alcançar resultados incríveis com essa ferramenta, separamos algumas dicas para você. Confira:

1. Pessoalidade e personalização são fundamentais

Para ter êxito na sua estratégia de marketing no WhatsApp, evite parecer um robô. O aplicativo é utilizado pelos usuários para se comunicarem com outras pessoas. Por isso mesmo, procure ter uma postura amistosa e agradável. Aproveite e invista em mensagens personalizadas. Trate os clientes pelo nome e fuja de textos automáticos e correntes.

E claro, sempre sem perder o profissionalismo!

2. Abra esse canal para enviar conteúdos interessantes

O WhatsApp pode servir para muita coisa além de conversas diretas. Use essa ferramenta para enviar conteúdos relevantes para o seu público. Da mesma maneira que compartilhamos materiais interessantes para amigos e parentes, a sua empresa também pode fazer o mesmo com os clientes.

Os vídeos mobile, por exemplo, são excelentes opções. Conteúdos nesse formato são fáceis de assistir, se adaptam aos mais variados dispositivos e estimulam o engajamento.

3. WhatsApp para feedback

Que tal fazer do WhatsApp um canal onde o público pode enviar feedback sobre produtos e serviços com mais facilidade?

Abra esse espaço para receber comentários. Dessa maneira você terá uma importante fonte de informações sobre o desempenho das soluções da marca. E o melhor, de maneira instantânea e eficiente.

feedback marketing no whatsapp

4. WhatsApp para SAC e suporte

Você também pode disponibilizar o WhatsApp como mais um canal para as pessoas pedirem ajuda!

Sempre que um consumidor encontrar algum problema com os seus produtos e serviços, basta enviar uma mensagem e você poderá auxiliá-lo com muito mais rapidez.

Colocar-se à disposição para tirar dúvidas e dar orientações com agilidade, ajuda a fidelizar clientes e melhorar a imagem institucional.

5. WhatsApp como canal de vendas

Também é possível utilizar o aplicativo de mensagens como um canal de vendas. Basicamente, existem duas formas de fazer isso:

  • venda direta: em compras feitas diretamente pelo aplicativo, a ferramenta funcionará melhor para vendas pontuais e mais simples. O cliente pode encomendar produtos e serviços pelo app, fechar orçamentos, solicitar mais informações etc;
  • canal de negociação: no caso de vendas complexas, que podem levar dias para serem concluídas, o WhatsApp serve como um meio de comunicação com o consumidor. É possível, por exemplo, enviar detalhes dos produtos e serviços negociados, deixar o cliente informado sobre o status da compra e avisar sobre o envio e previsão de chegada. Assim, vendedor e cliente desenvolvem uma relação próxima e com mais confiança.

Viu só como é possível traçar estratégias de marketing no WhatsApp e utilizar mais essa ferramenta para se aproximar do público? São muitos os benefícios que o uso desse aplicativo pode trazer para as empresas. Seguindo as nossas dicas, você poderá estreitar a relação com os clientes e até mesmo aumentar as suas vendas.

Agora tudo que você precisa é colocar a mão na massa e começar a produzir os conteúdos certos para enviar para seus clientes. Clique aqui e descubra como criar um planejamento de conteúdo para não se perder na produção.