Loading Posts...

O Marketing Promocional é um conjunto de estratégias para a promoção, construção e consolidação de uma marca.

São táticas que ajudam empresas a vender seus produtos e fidelizar os clientes conquistados. Ao mesmo tempo, permitem aproximar o público de seus valores, fortalecendo o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Neste artigo, você conhecerá o conceito de Marketing Promocional. Descubra o que é e como ele pode ajudar nas estratégias de marketing da sua empresa. Vamos nessa?

O que é Marketing Promocional

O marketing promocional é um dos tipos de marketing mais populares e utilizado pelas empresas. E no meio digital, é um conjunto de estratégias que vem se disseminando rapidamente. Afinal, uma boa estratégia de Marketing Promocional permite que uma empresa crie ações de marketing viral eficientes e baratas.

As estratégias de Marketing Promocional tem servem para promover os produtos ou serviços de uma marca, através de ações promocionais.

Essas ações promocionais, por sua vez, pretendem estimular o cliente a comprar o produto, promovendo-o de forma maciça e incessante.

Entre as ações de marketing promocional, podemos destacar algumas, como:

  • Apresentação de produtos. Quando o consumidor tem acesso a uma pequena amostra do produto, para que conheça e experimente;
  • Distribuição de brindes. Quando o cliente é incentivado a se lembrar de uma marca, ao receber algum presente dela, aumentando assim o Brand Awareness;
  • Abordagem em blitz. Que ocorre quando as informações sobre os produtos ou serviço de uma marca chegam aos clientes a partir de materiais impressos;
  • Programas de incentivo e fidelização. Que são aqueles programas que premiam os clientes, conforme sua fidelidade à marca, e;
  • Ofertas. Que são as promoções no preço ou na quantidade adquirida (o famoso “Pague 2, leve 3) do produto, para promover a atração de mais público.

Tradicional X Digital

Por sua característica natural de distribuição de promoções e brindes, a tendência, quando se fala em Marketing Promocional, é associá-lo apenas ao mundo físico. No entanto, ações de Marketing Promocional também podem ser realizadas no mundo virtual. E com resultados tão bons e, em alguns casos até melhores, do que no mundo físico.

Porém, antes de você sair criando promoções do produto ou serviço da sua empresa na internet, é importante estar atento a alguns comportamentos do consumidor:

  • Informação. Como as promoções e ações que realizar chegarão até os seus clientes? Quais canais de marketing serão utilizados neste processo?
  • Como você vai entreter e engajar o seu público, para que a promoção viralize e chegue ao máximo de pessoas possíveis?
  • Quais são as formas de relacionamento você irá manter com o seu cliente, durante a promoção?

Exemplos de ações de marketing promocional no meio digital

Para você se inspirar e começar a adotar ações de Marketing Promocional na sua empresa, aí vão dois exemplos de ações promocionais na internet:

  • A Coca-Cola, desde 2006, realiza ações de Marketing Promocional em suas redes sociais. Isso ajudou a empresa a se tornar líder nesses canais. A empresa ainda utiliza as mídias sociais para promover a sua marca através de embaixadores, que auxiliam nas promoções da Coca-Cola.
  • A fabricante de computadores Dell é outra empresa que soube utilizar muito bem o poder das redes sociais. Em sua conta do Twitter, a empresa publica promoções relâmpago e cupons de desconto. Essa tática aumenta o número de seguidores e o alcance da marca na rede social de 280 caracteres.

Qual a importância das ações de marketing promocional

Ações de Marketing Promocional vão muito além do oferecimento de promoções ou descontos nos produtos ou serviços. Mas sim, em entregar experiências incríveis aos clientes durante todo a jornada de compra.

Por isso, qualquer empresa que busque construir um relacionamento mais próximo com os clientes precisa encantá-los com suas ações de Marketing Promocional.

As ações de Marketing Promocional permitem que a empresa crie diversos sentimentos em seu público.

Entre eles a ansiedade pela chegada de um novo produto ou serviço. Ou a sensação de escassez, induzindo que os cliente aproveitem uma promoção limitada, entre outros gatilhos mentais que podem ser utilizados para alavancar a marca.

Por isso, com o Marketing Promocional uma empresa consegue expor mais os seus produtos ou serviços, ao mesmo tempo em que estimula a fidelidade e a confiança do público.

Quais as vantagens do Marketing Promocional

Chamar a atenção do público e conseguir novos clientes é uma tarefa que se torna cada vez mais difícil. Os consumidores estão mais e mais exigentes por conteúdo que vá muito além de uma simples promoção ou oferta.

Por isso, as ações de Marketing Promocional, quando bem planejadas, fazem com que as oferta e promoções vão além de um mero contexto comercial. Elas oferecem experiências positivas ao seu cliente.

Além disso, podemos destacar outras vantagens do uso das estratégias de Marketing Promocional:

  • Atração e fidelização de clientes, a partir de incentivos para que eles se aproximem da marca e de seus valores;
  • Construção de marca, pois, com as ações de Marketing Promocional, aliadas à uma estratégia de Branding, é possível aumentar a percepção de valor da sua marca;
  • Aumento do tráfego nos seus canais de vendas a partir do interesse que as promoções geram, e;
  • Interação com os clientes, promovendo ações que os convidem a “conversar” com a marca.

Principais estratégias de Marketing Promocional

Agora que você conhece a importância do Marketing Promocional para aumentar o reconhecimento de sua marca e se aproximar dos clientes, é hora de aplicar em sua empresa.

Por isso, separamos algumas dicas das principais ações das estratégias de marketing promocional. Conheça como elas funcionam e saiba como adaptá-las para o seu negócio.

1. Propaganda

O anúncio de produtos ou serviços através de peças de propaganda também é uma forma de Marketing Promocional.

O cuidado aqui, no entanto, deve ser no sentido de se diferenciar do que já existe por aí. A maioria dos seus clientes já vê propagandas à exaustão, durante todo o dia.

Por isso, se for realizar propagandas, seja em redes sociais, Youtube, ou qualquer outro canal, procure ser diferente e atrativo, despertando a curiosidade e interesse de seu público.

2. Apresentação de produtos

Esta é uma estratégia de Marketing Promocional muito útil., Especialmente quando a sua marca está lançando um novo produto ou serviço no mercado.

No meio físico, podem ser ações como a distribuição de amostras grátis ou brindes relacionados ao produto. Já no meio virtual, podem ser períodos de degustação do produto ou serviço. Um exemplo são os 30 dias gratuitos que a Netflix oferece aos novos assinantes.

3. Distribuição de brindes

A distribuição de pequenos presentes relacionados à marca também é outro tipo de ação de promocional bastante comum. Dar brindes aos seus clientes, após a compra de um produto ou mesmo por eles terem visitado sua loja, ajuda a fixar a marca em suas mentes.

E, quando se trata de negócios do mundo virtual, os brindes também podem ser utilizados. Pode ser ebook, funções extras de seu serviço ou qualquer outro tipo de presente que acompanhe o produto principal.

4. Programa de incentivo

Os programas de incentivo ou fidelização são formas de Marketing Promocional que premiam os clientes mais fiéis à uma marca.

Um exemplo são programas de pontos, que oferecem pontos, premiações e brindes sempre que o usuário completa um determinado período utilizando um produto ou serviço. Ou ainda quando indica a marca para outras pessoas.

5. Ofertas

Outra ação muito eficiente nas estratégias de Marketing Promocional são as ofertas e promoções de um determinado produto ou serviço.

Podem ser liquidações, períodos com reembolso garantido, cupons de desconto ou mesmo a realização de concursos e premiações. O objetivo é tornar o relacionamento com o cliente mais forte e a marca mais reconhecida.

6. Eventos promocionais

Realizar eventos promocionais é uma excelente ação a ser adotada. Afinal, a ideia do Marketing Promocional é promover experiências, além de apenas ofertas e descontos.

Um exemplo destes eventos podem ser os webinars, onde você demonstra seu novo produto ou serviço ou esclarece dúvidas sobre ele. Assim, você cria um espaço de interação entre a sua empresa e o seu cliente.

7. Sorteios e concursos

Você também pode promover sorteios e concursos como forma de atrair os seus clientes. No caso dos sorteios, você poderá atrair mais pessoas para os seus canais, que estarão motivadas pela chance de ganhar algo.

Já nos concursos, há uma oportunidade de aumentar o engajamento com sua empresa, ao incentivar a criatividade deles, demonstrando como é o relacionamento deles, com a sua marca.

Conclusão

Como vimos, o Marketing Promocional não se baseia apenas na criação de ofertas e promoções. Ou seja, essa estratégia consiste em uma série de ações para promover uma marca e aumentar o seu reconhecimento junto ao público.

Entre as principais táticas de Marketing Promocional, estão a oferta de brindes, realização de promoções, programas de incentivo e o uso de propagandas.

E com as nossas dicas e informações, você será capaz de divulgar a sua marca com muito mais eficiência. Mas não pare por aí. Que tal incluir o uso de vídeos em suas estratégias de Marketing Promocional? Temos um texto com tudo o que você precisa para vender mais usando vídeos. Confira!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!