Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

O Marketing Digital do seu negócio é maduro ou iniciante? Descubra!

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Ninguém duvida que o Marketing Digital é a estratégia do momento. Utilizada por diversas empresas, ele permite atrair novos negócios e alcançar ótimos resultados na internet.

Só para você ter uma ideia, o Brasil é um dos países da América Latina com maior nível de investimento nesse tipo de mídia, com 24,4%. Os dados são de um relatório divulgado pela McKinsey & Company em parceria com a Associação Brasileira de anunciantes (ABA).

Entretanto, essa mesma pesquisa indica que 80% das empresas do país ainda estão nos estágios mais iniciais do Marketing Digital.

Será que a sua empresa é uma dessas? É o que vamos descobrir!

Maturidade do Marketing Digital

maturidade do marketing digital

O estudo desenvolvido pela McKinsey & Company contou com a participação de 79 empresas de 10 setores, que responderam à 54 perguntas em forma de autoavaliação, dando notas de 1 a 5.

Com base nas respostas, as empresas participantes foram classificadas em quatro níveis de maturidade em relação ao Marketing Digital:

  • Líderes: empresas com pontuação global de maturidade em Marketing Digital superior a 4,5.
  • Ascendentes: empresas com pontuação global acima de 3,5, mas inferior à das marcas líderes.
  • Emergentes: empresas pontuação mediana, mas grande oportunidade de melhoria em Marketing Digital.
  • Iniciantes: empresas com desempenho abaixo da média e que ainda não iniciaram o processo de digitalização do marketing. Ou seja, ainda apostam no Outbound Marketing.

Os resultados da pesquisa foram traduzidos e reunidos em quatro dimensões e 14 alavancas, que pretendem ajudar as empresas a alcançar a maturidade do Marketing Digital. São eles:

  1. Pessoas, Processo e Cultura: dimensão que analisa os processos, competências e a cultura que sustentam um Marketing Digital eficiente.
  2. Dados e Tecnologia: diz respeito ao bom uso dos dados e das tecnologias de gestão e automação de marketing.
  3. Investimento e Mensuração: avalia como o investimento em Marketing é distribuído ao longo do funil de vendas, além de como as ações de Marketing Digital são mensuradas.
  4. Jornada e Experiência: procura entender qual é a experiência do consumidor ao utilizar os canais digitais da empresa.

Mas, o que impede um negócio de alcançar a maturidade no Marketing Digital?

Bem, existem muitas explicações para isso. E uma delas é a baixa adesão à transformação digital. Muitas empresas ainda não passaram do primeiro passo para ter presença online, que é criar um site.

Depois da fase de criação da página, é chegada a hora de divulgar o negócio na web. E é aí que muitos negócios erram. Mesmo com um site, muitas marcas não sabem quais os canais e estratégias mais eficientes.

E uma das maiores falhas está a falta de planejamento estratégico e de mensuração de resultados. Tudo isso dificulta na definição de objetivos, afetando negativamente todo o processo.

Como atingir a maturidade do Marketing Digital

Okay, agora você já conheceu os quatro estágios de maturidade do Marketing Digital e sabe em qual deles o seu negócio se encontra.

Mas como fazer para que a sua marca deixe de ser uma iniciante e se transforme em líder?

A resposta está na união entre as quatro dimensões e as 14 alavancas apresentadas no estudo.

maturidade do marketing digital
Fonte: DMR – Digital Marketing Readiness, McKinsey & Company (reprodução)

1. Pessoas, Processos e Cultura

O principal pilar do amadurecimento do Marketing Digital envolve as pessoas, os processos e a cultura da organização.

Por isso, para ter bons resultados nessa estratégia, é necessário que toda a empresa esteja comprometida em mudar. Todo mundo precisa acreditar que o Marketing Digital é a ferramenta ideal para gerar vendas!

Fique de olho nos processos de marketing do seu negócio e veja de que forma eles podem ser transformados para serem mais ágeis e assertivos.

E não vale apenas aprimorar processos básicos, como a criação de briefing e adoção de redes sociais como canal de marketing.

É preciso ir além e fazer mudanças mais profundas, como empoderar e capacitar equipes internas, além de estimular a cultura de inovação e a multidisciplinaridade.

Mas lembre-se sempre de ter como principal foco o cliente e a sua experiência com a marca!

maturidade do marketing digital
O Marketing Digital só amadurece quando todos decidem decidem perseguir mesmo objetivo!

2. Dados e Tecnologia

Essa dimensão indica a capacidade de uma empresa coletar e usar seus próprios dados e de terceiros para avaliar os processos de Marketing Digital e tomar decisões mais certeiras.

Segundo o estudo da McKinsey & Company, 58% das empresas avaliadas ainda encontram dificuldade em extrair e cruzar dados internos com outras fontes para obter insights e traçar estratégias.

Empresas líderes em maturidade do Marketing Digital sabem usar o Marketing por Dados e a tecnologia a seu favor. Dessa maneira, evitam agir com base em “achismos” e conseguem sempre os melhores resultados.

Assim, procure disponibilizar dados para todos os setores da sua organização. Assim, você colabora para a maior integração entre os times, toma decisões mais assertivas e gera vantagem competitiva.

maturidade do marketing digital
Não tenha medo de usar a tecnologia. Ela é sua amiga e vai ajudar o seu Marketing Digital a decolar!

3. Investimento e Mensuração

Uma das maiores vantagens dos meios digitais é a possibilidade de acompanhar o trajeto de cada centavo investido em uma campanha. Assim, dá para saber se alguma ação vale ou não a pena.

Mesmo assim, apenas 1% das empresas é capaz de mensurar corretamente os seus investimentos em Marketing Digital! Mesmo com as inúmeras ferramentas disponíveis hoje em dia.

Uma das causas disso é a crença de que o Marketing Digital só traz resultados nas últimas etapas do funil de vendas. Justamente as fases de conversão de vendas.

Se o seu negócio é um desses, é hora de mudar essa mentalidade!

Uma empresa líder em Marketing Digital é capaz de traçar estratégias, definir métricas e indicadores específicos para cada etapa do funil.

Ao criarem ações de marketing voltadas para cada um dos estágios, essas empresas conseguem saber o quanto precisam investir nessas ações.

Outro aspecto que separa as organizações líderes das iniciantes é o compartilhamento de dados, que permite acompanhar métricas, indicadores e processos de forma colaborativa.

maturidade do marketing digital
Empresas iniciantes no Marketing Digital ainda têm medo ou dificuldade em mensurar dados e investimentos. Não seja uma delas!

4. Jornada e Experiência com a marca

Depois do boom da internet, a maneira como nos relacionamos com as marcas mudou profundamente.

Agora, o preço não é mais o principal fator de escolha. A experiência que o cliente tem desde o primeiro contato com a empresa é o que mais conta.

Empresas líderes em Marketing Digital apostam todas as suas fichas para entregar ao público uma experiência encantadora. E, assim, ficar na mente e no coração dos clientes.

E existem diversas maneiras de alcançar esse objetivo.

Uma delas é fazer com que a experiência em todos os canais, online (site, blog e redes sociais) ou offline (pontos de venda), seja uniforme em termos de usabilidade e identidade visual.

Além disso,é importante ficar atento às necessidades de cada cliente e adaptar a usabilidade de sites, aplicativos e plataformas.

Ou seja, o segredo é oferecer uma experiência que seja agradável, atraente e inesquecível!

maturidade do marketing digital
É assim que o seu cliente deve ficar ao acessar o seu site, aplicativo ou ponto de venda!

Conclusão

O Marketing Digital deixou de ser apenas uma tendência para se transformar na principal estratégia de divulgação de muitas empresas. Mesmo assim, muitas ainda não a aplicam corretamente.

Alcançar a Maturidade do Marketing Digital não é um processo complicado. Mas exige esforço e comprometimento.

Siga as dicas que reunimos neste texto e prepare-se para colher excelentes resultados em suas campanhas!