VidMonsters
Por VidMonsters

Como melhorar a qualidade de um vídeo com poucos recursos

VidMonsters
Por VidMonsters

A qualidade de um vídeo é uma das principais preocupações de produtores de conteúdo neste formato.

Isto porque a qualidade com a qual o vídeo chega ao público é diretamente proporcional à percepção de autoridade e de marca que a empresa irá gerar em sua audiência.

Um vídeo bem trabalhado irá garantir que o conteúdo seja o ponto principal do vídeo e que eventuais problemas e falhas na produção, se sobreponham ao que ele tem a dizer.

Porém, especialmente para quem está começando no universo do vídeo marketing, a falta de bons equipamentos poderá comprometer a qualidade dos vídeos produzidos.

Por isso, escrevemos este artigo, no qual daremos dicas práticas e muito úteis, para que você possa melhorar a qualidade de um vídeo, com poucos recursos. Veja, também, como melhorar os vídeos que já foram gravados e não ficaram tão bons. Confira!

Fatores Que Melhoram a Qualidade de Um Vídeo – PRÉ PRODUÇÃO 

Na hora de produzir bons vídeos, cada detalhe conta. E os principais detalhes a serem pensados são para a qualidade de um vídeo são o som e a imagem.

É indiscutível que, quanto maior a qualidade de um vídeo, mais fácil será atrair e manter a atenção do público.

Considerando a enorme oferta de conteúdos que estão à disposição hoje em dia, se torna cada vez mais fundamental oferecer um material de qualidade superior.

Por isso, continue ligado, pois a seguir, daremos algumas dicas simples de como melhorar a qualidade de um vídeo que você for produzir e oferecer ao seu público.

Iluminação 

Sem luz, não há cores!

Uma iluminação de qualidade é um fator crítico para a qualidade de um vídeo. Para que a cena seja agradável aos olhos, é determinante que sejam tomados cuidados relacionados à iluminação.

Uma iluminação ruim pode desacreditar toda a credibilidade de um conteúdo, por melhor que ele seja. Este tipo de descuido passará a ideia de amadorismo, e com isso, com poucos segundos de vídeo, o público poderá acabar por perder o interesse.

A luz direciona o olhar de quem assiste – que sempre se fixa nas áreas mais claras da imagem.

Por isso, se você puder gravar durante o dia, terá a melhor iluminação possível, que é a natural. Gravando durante o dia, procure se posicionar próximo a uma janela, por exemplo, para desfrutar da luz do dia e também escolha horários onde haverá boa incidência solar.

No entanto, haverão dias em que a iluminação natural não será suficiente, como quando está nublado ou com chuva. Para estes casos, será necessária a adoção de luz artificial.

Uma dica muito importante – especialmente para quem não tem experiência – é evitar usar luz externa e interna ao mesmo tempo, já que o manuseio desta combinação não é tão simples.

Para iluminar a cena com equipamentos, é possível fazer uso de opções como:

  • Softbox
  • Sun Gun
  • Ring Light
  • Afrescos de Led

Áudio   

Outro ponto que merece muita atenção, na hora de trabalhar a qualidade de um vídeo, é o áudio. Pois, um áudio de má qualidade pode tirar atenção do que realmente importa: o conteúdo!

Para produzir conteúdo em vídeo com uma boa qualidade de áudio, um equipamento primordial é o microfone externo.

Isto porque os microfones embutidos nas câmeras geralmente não permitem uma boa captação de áudio. Além disso, captá-los de modo independente do vídeo irá ser um grande diferencial, na hora da edição.

Quanto aos tipos de microfones, podemos usar os condensadores e os dinâmicos. A nossa recomendação é este artigo aqui, com os 9 melhores microfones para gravar o seu vídeo.

Ao captar o áudio com microfone externo, você poderá até ter um trabalho extra na edição, ou mesmo um aumento do custo, com a compra de mais um equipamento.

No entanto, este cuidado valerá a pena, pois você verá que a qualidade de um vídeo com captação de áudio dedicada se torna muito superior.

Roteiro 

Não tente economizar tempo, pulando a preparação do roteiro do vídeo. Não prestar a devida atenção a esta etapa ocasionará muito mais perda de tempo e qualidade, do que eventuais ganhos.

Nosso pensamento se estrutura de forma um pouco desorganizada, dificultando, muitas vezes, a compreensão da ideia que queremos passar.

Por isso, ao escrever um roteiro, você poderá se certificar que estará passando a mensagem exata que deseja.

Assim, você economiza tempo na edição, pois não terá tantas falas repetidas para cortar. Além disso, com a produção do roteiro, você já começará a produzir o material, sabendo exatamente aonde deseja chegar.

Para saber mais sobre como escrever um roteiro incrível para o seu vídeo, fica a nossa recomendação deste conteúdo completo.

Cenário 

Tudo que é possível visualizar no vídeo deve ser levado em conta, já que cada elemento em cena influenciará na mensagem que será passada ao público. Por isso, criar um cenário interessante é fundamental.

Por exemplo, para falar sobre livros, você pode gravar com uma estante com muitos exemplares ao fundo, ou para falar de artesanato o cenário pode ser um ateliê.

O importante é que o cenário esteja harmonizado ao conteúdo, ajudando a elevar a ideia, junto ao público, de que você tem autoridade e notoriedade no assunto.

Enquadramento 

Este é um aspecto fundamental para a qualidade de um vídeo, mas que muitos produtores de conteúdo acabam por não dar a importância necessária. O enquadramento limita o quanto e o que será visto pelo público.

No enquadramento, o tamanho do plano é determinado pela distância entre o plano e o objeto. Por isso, para defini-lo, é preciso lembrar que a atenção das pessoas é atraída por imagens harmônicas, fazendo com que seja necessário pensar sobre este aspecto e a percepção desejada no público.

Por exemplo, quando você quiser que o público dê atenção mais específica ao objeto ou indivíduo em primeiro plano, use um enquadramento mais próximo, ou quiser chamar a atenção para vários componentes da cena, use um enquadramento mais afastado.

Como melhorar a qualidade de um vídeo já gravado

Caso você não tenha tido acesso a essas dicas antes de gravar seus vídeos e os vídeos que você produziu acabaram não ficando tão bons, saiba que ainda é possível corrigi-los.

Existem algumas técnicas simples e que podem ser usadas para melhorar a qualidade do material já gravado.

Utilize presets de vídeo 

Os presets de vídeo são um conjunto de efeitos predefinidos. Existem muitos presets e cada um deve ser usado de acordo com o objetivo que se deseja alcançar. Eles podem ser usados para melhorar a iluminação ou outros aspectos visuais de um filme.

Para agilizar a edição dos seus vídeos, você pode utilizar presets já disponíveis em softwares de edição de vídeo. Assim, não precisará dedicar tanto tempo à edição, ganhando muito mais agilidade.

Equalize o áudio 

O ajuste de áudio é outra forma de melhorar a qualidade de um vídeo já gravado. Afinal, é decepcionante quando você grava um conteúdo bacana mas o áudio não sai como desejado.

Se isso ocorreu em seu vídeo, é possível ajustar, fazendo a equalização do áudio. Com isso, você terá uma melhor qualidade para o som do seu vídeo, já que a equalização é uma etapa fundamental para ter harmonia no som.

Equilíbrio básico de cores e luz 

Equilibrar a luz e as cores do vídeo trará um resultado mais profissional ao vídeo, porque irá mostrar que houve mais cuidado na preparação do mesmo.

Existem vários aplicativos que auxiliam neste trabalho, como por exemplo as ferramentas do Adobe Premiere Pro.

Insira legendas no vídeo 

Vídeos legendados se tornam cada vez mais comuns porque, além dos aspecto de acessibilidade, as legendas são impulsionadoras do alcance das publicações.

Isto porque legendar seus vídeos irá passar uma ideia de mais profissionalismo na produção. Além disso, qualquer problema com o áudio do vídeo pode ser remediado com as legendas, que poderão permitir que o conteúdo seja transmitido da forma que o produtor deseja.

Ninguém resiste a uma boa trilha sonora 

Quem não tem uma trilha sonora que marcou determinada época de sua vida? Quem nunca ficou encantado com as músicas de um filme? A música é parte fundamental da vida das pessoas, pois tem o poder de induzir sentimentos e tocar cada um de uma forma única.

Por isso, é imprescindível escolher músicas que despertam os sentimentos que complementam a mensagem que você deseja passar em vídeo.

No entanto, é preciso ter sintonia entre conteúdo e trilha sonoro. Pois, se a música e a mensagem não “casam”, é muito grande o risco de a mensagem acabar ficando confusa para o público.

Adicione efeitos especiais 

Não é apenas em grandes produções que os efeitos especiais podem ser aplicados. Hoje em dia, existem vários aplicativos sofisticados que podem ser usados para transformar os vídeos em grandes produções, de forma simples.

Alguns ótimos aplicativos para adicionar efeitos especiais são: Viva Vídeo, KineMaster e FxGuru.

Mas é importante adicionar efeitos especiais conforme o contexto do conteúdo do vídeo, utilizando o bom senso e a percepção de quanto o efeito especial irá ser útil para melhorar a qualidade de um vídeo e seu conteúdo, ou será apenas mais uma distração.

Corte fora o que não for bom

Por mais que o vídeo tenha sido bem planejado, a edição tem várias maneiras de deixá-lo melhor ainda.

Um exemplo disso é a possibilidade de cortar partes do vídeo que não tenham ficado tão boas quanto o esperado.

Porém, os cortes devem ser feitos tomando o cuidado de manter a naturalidade, para não causar estranheza para o público.

São exemplos de tipos de corte o Jump Cut, J cut e L cut, Standart cut. E para saber mais sobre isso, veja este artigo, sobre os tipos de transição e cortes de vídeos.

Conclusão

A qualidade de um vídeo é ponto fundamental para a percepção e compreensão da mensagem dele, junto ao público que o assiste.

Um vídeo com problemas de áudio e iluminação poderá ser muito mal compreendido pelo público e acabar repercutindo de modo negativo na imagem da própria empresa.

Por isso, é fundamental estar atento à qualidade de gravação e os fatores que o influenciam, para que o investimento feito no vídeo não seja desperdiçado.

No entanto, mesmo se você já tenha gravado o vídeo e não está satisfeito em como ele ficou, existem técnicas de pós-edição que podem acrescentar qualidade de áudio e iluminação. Além de alguns efeitos adicionais, que podem melhorar a qualidade de um vídeo já gravado.

Se você gostou deste artigo, é hora de continuar aprendendo sobre a produção de vídeos. Para isso, confira agora mesmo nosso artigo sobre como produzir conteúdos audiovisuais de forma rápida, usando templates de vídeo.