Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Conheça as principais métricas de vídeos que você PRECISA mensurar

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você mensura suas métricas de vídeos? Sabe como cada uma delas funciona? Se respondeu “não” para qualquer uma dessas perguntas, você precisa ler este texto.

Produzir vídeos e compartilhar vídeos nunca foi tão fácil. Graças à transformação digital, empresas dos mais variados portes e segmentos começaram a apostar no vídeo marketing, com ótimos resultados.

Mas para que essa estratégia dê certo, não basta apenas publicar diversos conteúdos com frequência. É preciso acompanhar de perto se os objetivos estão sendo alcançados e corrigir aquilo que não está dando certo.

E a melhor maneira de fazer isso é acompanhando as principais métricas de vídeos. Quer saber mais sobre o assunto e mensurar a sua estratégia com mais eficiência? Então continue lendo este artigo.

Veja só o que você aprenderá:

Por que é importante acompanhar as métricas de vídeos

O vídeo se tornou o queridinho de muitos profissionais de marketing. E não é à toa. Afinal, os brasileiros assistem, em média, a 16 horas de vídeos por semana.

Com isso, diversas marcas passaram a produzir e postar vídeos em seus blogs e em redes sociais. Entretanto, muitas acabam cometendo um erro fatal: publicam e esquecem desses conteúdos.

Mas a chave para o sucesso de uma estratégia de vídeo marketing não apenas criar vídeos incríveis e atraentes. É preciso mensurar as principais métricas para saber o que está funcionando ou não.

Assim, se você decidiu usar esse formato de conteúdo no blog do seu negócio ou nas redes sociais, precisa acompanhar alguns dados para saber se esses vídeos estão desempenhando bem. Essas métricas também ajudam a identificar possíveis erros na sua estratégia e corrigi-los a tempo.

8 métricas de vídeos que você PRECISA acompanhar

No mundo do marketing digital, existem dezenas de dados que podem indicar o desempenho de um conteúdo. Entretanto, é importante saber exatamente quais as métricas de vídeos que melhor se encaixam em sua estratégia.

Por exemplo, vídeos de topo do funil são criados para alcançar o maior número de pessoas possível. Logo, o número de visualizações é um indicador fundamental.

O mesmo não acontece com conteúdos de fundo do funil, com foco na conversão. O indicador fundamental nesse caso seria o número de cliques no botão de compra.

E claro, não se esqueça de analisar as métricas em conjunto, já que muitas delas estão diretamente relacionadas entre si. Mensurar apenas um tipo de informação não permite ter uma visão geral do desempenho dos vídeos.

Para você entender como tudo funciona, listamos abaixo algumas das métricas mais importantes e quando você deve acompanhá-las. Confira:

1. Visualizações

O número de visualizações, ou views, dos seus vídeos indica o número de pessoas que visualizaram o material por, pelo menos, 10 segundos (dependendo da plataforma).

Essa pode não ser uma das métricas de vídeos mais adequadas para dizer se um conteúdo está desempenhando bem, mas é um bom sinal.

Caso poucas pessoas tenham visualizado o seu vídeo, será difícil criar e engajar uma audiência relevante. Por sua vez, muitas visualizações, mas uma retenção baixa, indicam um conteúdo que pode até ser atraente, mas não prende a atenção.

Qualquer que seja o caso, utilize essa métrica em conjunto com as demais para ter uma visão mais completa do desempenho dos conteúdos.

2. Taxa de retenção

A retenção indica a quanto tempo dos seus vídeos o público costuma assistir.

Não importa se o seu vídeo atrai milhões de views. Se apenas uma parcela pequena desses usuários continua assistindo ao conteúdo depois de alguns segundos, pode ter certeza de que algo está errado.

Essa métrica é utilizada para medir a capacidade dos conteúdos prenderem a atenção dos espectadores por mais tempo. Quanto maior a taxa de retenção, melhor será o desempenho do conteúdo.

Para aumentar a retenção de usuários, aposte em uma thumbnail atraente, elabore um título chamativo e coloque em prática uma estratégia de SEO.

3. Taxa de reprodução

A taxa de reprodução, por sua vez, indica quantas pessoas apertaram o play no seu vídeo em relação ao total de visitantes da página.

Os vídeos são um dos formatos de conteúdo com maior potencial de engajamento da web. Isso significa que grande parte dos usuários que chegam até a sua página costumam reproduzir o vídeo.

Se esse não é o resultado que você está alcançando, talvez seja necessário ajustar algum detalhe, como o layout da página (cores, fontes etc), o tipo de player utilizado ou até mesmo a posição do vídeo na página.

Nesses casos, procure realizar testes e veja qual modificação alcança os melhores resultados e agrada mais ao público.

4. Engajamento

O engajamento é uma métrica de vídeo que engloba diversos fatores, como as taxas de retenção e reprodução, que explicamos mais acima. O engajamento indica o poder que o conteúdo tem de envolver o público.

Os outros elementos importantes para determinar o poder de engajamento de um vídeo são:

  • Comentários;
  • curtidas e reações;
  • compartilhamentos.

O ideal é que todos esses números estejam nas alturas. Afinal, quando um vídeo apresenta engajamento baixo, é sinal de que o conteúdo não toca e emociona o público.

Nesses casos, confira também o número de reações e comentários negativos. Muitas vezes, os próprios usuários indicam os aspectos que menos gostaram nos vídeos. Use essas informações para corrigir possíveis erros.

5. Taxa de cliques (CTR)

O objetivo de qualquer estratégia de marketing de conteúdo é gerar mais conversão. E a melhor maneira de saber se os seus vídeos estão convertendo leads e vendas é através da taxa de cliques, ou CTR.

Essa métrica indica quantas pessoas clicaram em links no seu vídeo (seja em cards no YouTube, descrição ou gatilhos de conversão) e foram direcionados para uma landing page.

Um CTR alto indica que o seu conteúdo tem um grande poder de convencimento e, portanto, de conversão!

Caso essa métrica esteja abaixo do esperado, confira se os links estão visíveis, se os cards estão funcionando ou se você está utilizando os CTAs corretamente.

6. Número de assinantes

Quando a sua estratégia de conteúdo é forte e assertiva, fica mais fácil fidelizar os visitantes, levando-os a acompanhar as novidades da sua marca. Assim, o número de inscritos mostra o poder de persuasão e atração dos seus conteúdos.

Quando os seus views atraem muitas visualizações, mas resultam em poucos inscritos, é sinal de que a sua estratégia não é capaz de gerar interesse nos espectadores, que deixam de voltar para consumir mais da sua marca.

7. Tempo de carregamento

O tempo de carregamento é outra das métricas de vídeos que impactam diretamente nas demais. Ela indica o tempo médio que o seu conteúdo leva para estar pronto para reprodução pelos usuários.

Esse dado é importante porque o público, cada vez mais, quer ter acesso a vídeos em alta resolução, com qualidade de imagem e áudio.

Caso o seu vídeo demore muito para carregar, são grandes as chances do usuário desistir de assisti-lo, aumentando a taxa de abandono.

Por isso, verifique de perto essa métrica e garanta que a experiência do usuário seja a melhor possível.

8. Replay

Às vezes, um conteúdo é tão interessante que temos vontade de assisti-lo várias vezes, não é mesmo? A taxa de replay, portanto, é uma métrica que pode indicar quais conteúdos causam mais impacto no público.

Por isso, analise os vídeos com maior replay do seu canal ou perfil e tente identificar quais os elementos que o público considera tão importantes a ponto de voltar a assisti-lo. E claro, use isso como parâmetro para as suas próximas produções.

Como mensurar as métricas de vídeos

Ao longo dos últimos anos, diversas plataformas têm aperfeiçoado suas redes para oferecer aos produtores de conteúdo melhores condições na hora de publicar vídeos.

Sendo assim, confira abaixo como medir as principais métricas de vídeos no Facebook, Instagram, YouTube e VidMonsters:

a) Facebook

A maior rede social do mundo oferece diversos dados sobre o desempenho de vídeos. Entre eles, estão o número de visualizações, percentual médio de visualizações por tempo, alcance orgânico e pago, envolvimento e engajamento.

Para acessar os dados de vídeo, clique na guia Informações no topo da sua página do Facebook. Lá, navegue até Vídeos, no painel esquerdo.

métricas de vídeos

Nessa página, é possível clicar em qualquer um dos vídeos publicados pela sua página para ter acesso a dados mais completos e individuais.

métricas de vídeos

b) Instagram

O Instagram também apresenta uma série de opções que ajudam as marcas a acompanhar a repercussão que um vídeo obteve junto ao público.

A plataforma oferece um contador de visualizações em vídeos postados no perfil e o desempenho no Instagram Stories.

Quando bem monitorados, esses recursos fazem a diferença na hora de traçar as melhores estratégias de conteúdo para a rede social.

c) YouTube

O YouTube não é apenas a plataforma de vídeos online mais importante do mundo, mas também o segundo maior buscador da web.

E como era de se esperar, a plataforma oferece uma ferramenta super completa para que os produtores de conteúdo consigam acompanhar de perto o desempenho dos seus vídeos. É o YouTube Analytics.

Para acessar a ferramenta, basta estar logado na conta da sua marca e acessar o Estúdio de Criação.

Ao abrir o Analytics no painel esquerdo, você terá acesso a um painel com dezenas de informações e métricas relevantes, como alcance, engajamento, envolvimento, inscritos e até ganhos, caso o seu canal tenha a opção de monetização ativada.

youtube analytics

Através da ferramenta, você é capaz de analisar os dados totais do seu canal do YouTube ou de individualmente para cada vídeo.

d) VidMonsters

Quem trabalha com transmissões ao vivo e webinars sabe que muitas vezes os recursos de plataformas gratuitas, como as redes sociais, não são suficientes. Nesses casos, contar com um funções avançadas pode fazer a diferença na hora de converter.

E a nossa plataforma, a VidMonsters, é uma das opções mais interessantes para quem quer vender mais com vídeos.

Além do serviço de hospedagem e transmissão, contamos com um relatórios completos com as principais métricas de vídeos para você acompanhar e analisar.

Para acessá-las, bata logar em sua conta e acessar o Hub de Vídeos.

métricas de vídeos

Em seguida, é só selecionar o vídeo que você quer analisar para acessar os gráficos com os dados sobre impressões, visualizações, cliques nos gatilhos de conversão, entre outros.

métricas de vídeos

Conclusão

Viu só como as métricas de vídeos são fundamentais para que a sua estratégia de vídeo marketing tenha sucesso? Com elas, você será capaz de analisar o que está dando certo e corrigir eventuais problemas.

Não se esqueça de identificar quais métricas são as mais importantes para a sua marca e analise elas em conjunto. Dessa maneira, você consegue ter um panorama mais completo do desempenho dos seus conteúdos.

Analisar as métricas de vídeos não é o único jeito de turbinar os resultados dos seus conteúdos. Aproveite para aprender as principais técnicas de vídeo SEO e conquiste o topo do Google!