Autor convidado
Por Autor convidado

Networking: quais são as vantagens dessa estratégia?

Autor convidado
Por Autor convidado

Networking não é meramente a troca de informações com os outros e certamente não se trata de pedir favores. Networking é estabelecer e cultivar relacionamentos de longo prazo, mutuamente benéficos com as pessoas que você conhece.

A rede que você constrói ajudará você a desenvolver e melhorar suas habilidades, manter-se a par das últimas tendências em seu setor, manter o pulso no mercado de trabalho, encontrar futuros mentores, parceiros e clientes, além de obter acesso aos recursos necessários para promover o desenvolvimento da sua carreira.

Neste post, você irá entender melhor sobre a importância dessa estratégia, acompanhe!

Quais são as vantagens de fazer Networking?

A maioria de nós reconhece que o Networking é benéfico para nossas carreiras. No entanto, por algum motivo, pensamos apenas em suas vantagens quando estamos procurando emprego.

Conectar-se com outros profissionais pode ajudar em todos os aspectos do desenvolvimento da carreira, por isso, não basta entrar em contato com outros profissionais em tempos de crise.

Ao invés disso, invista nesses relacionamentos ao longo de sua carreira. Dê uma olhada nessas vantagens que elencamos aqui e entenda o valor dessa poderosa presença!

1 – Impulsiona a carreira

O desenvolvimento da sua carreira é influenciado por uma série de coisas, que incluem: os trabalhos que você ocupa, as experiências que você ganha dentro e fora do escritório, o sucesso que obtém em cada estágio de sua carreira, o treinamento que recebe, feedbacks recebidos e também seus contatos profissionais.

À medida que você se relaciona com as pessoas da sua área e até mesmo fora dela, você descobrirá oportunidades de se conectar com diferentes tipos de mentores e consultores, aumentará sua visibilidade, irá desenvolver ainda mais suas áreas de especialização e melhorar suas habilidades sociais.

Dessa forma, você tem irá angariar mais conhecimento, sabedoria e parceiros profissionais que irão ser importantíssimos para que você cresça em sua carreira.

2 – Oportunidade de fechar negócios

O Networking te torna mais visível, e abre novas portas. Desde ser abordado por recrutadores sobre oportunidades de emprego, até ser notado por pessoas que gostariam de trabalhar com você em algum projeto paralelo, você nunca sabe quando uma nova oportunidade se apresentará.

É importante entender que as oportunidades não apenas se apresentam na forma de novos empregos, mas também podem significar encontrar uma pessoa importante na indústria que pode mudar o curso de sua carreira ou abrir portas para iniciar seu próprio negócio.

Para você que pensa em abrir uma empresa, o networking te ajuda a fazer novas conexões e contar aos outros sobre o seu negócio e transformá-los em clientes e parceiros.

Muitas vezes sentimos dificuldades em realizar essas conexões, ainda mais para quem trabalha por conta própria. Saber construir um bom Networking, portanto, te ajudará bastante no crescimento dos negócios.

3 – Troca de conhecimento

A maioria de nós tenta manter-se atualizado com as mudanças em nossas áreas de atuação, seja através da continuação de nossa educação ou lendo notícias do setor, mas há uma riqueza de conhecimento por aí que você pode acessar simplesmente conversando com outros profissionais que estão no mesmo ramo que você.

Você provavelmente tem toneladas de perguntas sobre o mercado em que atua que nem o Google pode ajudá-lo. E conversar com outros profissionais (isso inclui colegas) pode ajudá-lo a resolver essas questões.

Além disso, ajuda você a acompanhar as mudanças do mercado, o que não apenas ajuda você em seu trabalho no dia-a-dia, mas também é uma excelente forma de criar novas ideias de negócios.

4 – Fortalecimento de autoridade

O networking vai contribuir para que você se torne mais visível, porque você se torna aquela pessoa que conhece todo mundo e pode ser solicitado a fazer apresentações, palestras ou fornecer insights sobre clientes.

E, ao tornar-se visível, consequentemente você está muito próximo de se tornar autoridade dentro de seu nicho de mercado. Haja vista que, à medida que você faz mais e mais conexões que vão de encontro a seu objetivo profissional, você firma um compromisso com sua rede de contatos de que você domina determinado assunto, pois criou sua imagem ao divulgar sua marca.

Por isso, também, que é importante ter uma base de conhecimento que suporte a sua autoridade no nicho que escolheu atuar.

Assim, você verá muitas oportunidades surgirem junto ao reconhecimento que adquiriu.

Como fazer networking?

Você está sempre fazendo Networking quer você saiba disso ou não! Você provavelmente tem contatos com sua família, seus amigos e seus colegas. Até mesmo funcionários, palestrantes e ex-alunos são fontes importantes de contato.

O que deixa muita gente preocupada é como fazer networking em meios profissionais, principalmente quando se tem um objetivo ambicioso, seja de conseguir uma oportunidade de emprego ou parceria para negócios.

Ter uma rede valiosa pode, de fato, ser significativo para seu sucesso profissional.

Por isso, pensando em como te ajudar na tarefa de fazer um bom networking, separamos algumas dicas para você fazê-lo de forma eficiente e natural:

1.  Frequente os eventos mais importantes de sua área

Eventos são uma grande oportunidade para fortalecer seu Networking, melhor ainda se focar em ir em eventos corporativos de seu nicho.

Entretanto, somente comprar o ingresso e assistir palestras não vai fazer você aproveitar uma das melhores coisas do evento, que é conhecer outras pessoas.

É necessário movimentar-se pelo evento, conversar com as pessoas, assim, você irá garantir um bom proveito do evento.

O mais recomendado é já dar uma pesquisada nas pessoas que irão frequentar o evento antes mesmo do dia, pensar em como você irá abordá-las e no que vai falar. Quando chegar a hora, coloque tudo em prática e extraia o melhor dessas conexões.

Já está ligado nos eventos que estão rolando dentro de sua área? Se você busca por um evento perfeito para fazer networking e que tem as melhores palestras sobre marketing, negócio e educação, não perca o FIRE Festival, que acontece em setembro em Belo Horizonte.

2. Tenha cartões de visita sempre em mãos

Não se esqueça de sempre ter um cartão de visitas com seus dados atualizados em mãos. Por mais que estejamos vivendo em um mundo cada vez mais online, o cartão de visita é muito prático, principalmente para eventos.

Coloque o básico: nome, cargo e informações de contato. Imprima vários e sempre os tenha consigo.

No entanto, tenha cuidado com os problemas mais comuns que acontecem com cartões de visita em eventos: não saber onde colocou seu cartão de visita quando alguém o pede e perder o cartão de visita de alguém que você prometeu entrar em contato no dia seguinte.

Então, aqui vai uma boa dica: evite ter que vasculhar sua bolsa ou carteira para encontrar um cartão de visita ou perder os que você usa. Separe um lugar fácil para mantê-los, pode ser no bolso da roupa ou naqueles suportes de celular. O importante é que, assim que surgir uma oportunidade, você esteja pronto para entregá-lo!

Assim, você nunca mais perderá um cartão e isso tornará a troca super fácil.

3. Interaja com as pessoas

Na construção do Networking é muito importante que você saiba como construir sua rede de contatos de maneira inteligente. Não basta somente conectar com as pessoas sem ter um motivo e uma estratégia por trás.

Pensando nisso, queremos dar algumas dicas de como criar um plano de ação para Networking.

O plano de ação define com quem você quer construir conexões e como você planeja fazê-lo. Veja como fazer:

  1. Faça duas listas. A primeira lista será das pessoas que você conheceu e quer fortalecer seu relacionamento. Exemplos incluem colegas, pessoas que você conheceu em outros eventos e demais conhecidos. A segunda lista será de pessoas que você deseja conhecer. Por exemplo, profissionais que você admira, quem é referência em um assunto que você deseja aprender mais, membros de uma comunidade na qual você deseja se envolver, entre outros.
  2. Crie um plano de ação. Pegue cada lista e decida sobre as ações que você vai tomar para atender ou fortalecer seu relacionamento com cada pessoa. Ao fazer isso, planeje as melhores maneiras de se conectar com cada indivíduo. Por exemplo, se você está se encontrando pela primeira vez, concentre-se em causar uma ótima primeira impressão. Ou, se você já conhece a pessoa, encontre maneiras de conversar com ela com mais frequência, marcando datas recorrentes para um café.
  3. Atualize seu Plano de Ação regularmente conforme você promove conexões e desenvolve novas metas. Quanto mais você for deliberado em seus esforços, mais rápido você construirá a rede de relacionamentos ideal.

4. Saiba se autopromover

Cuidado para não exagerar na tentativa de impressionar os outros achando que essa é a melhor maneira de ser lembrado. Embora essa técnica às vezes funcione, com muito mais frequência, é mais fácil ser memorável com uma autopromoção consistente.

Por outro lado, se você for tímido, lembre-se de não deixar que isso atrapalhe seu networking, autopromover-se não é algo pejorativo, é uma estratégia muito importante para sua carreira.

Para se promover de forma saudável, tente pensar em maneiras pelas quais você e sua marca se destacam da multidão como histórias interessantes ou experiências únicas.

O seu discurso tem que ser sustentado por você. Você é sua marca, e precisa cuidar da reputação dela e torná-la memorável.

5. Ofereça algo útil

Um dos benefícios mais importantes do Networking que as pessoas tendem a ignorar é que ele permite que você ajude outras pessoas. E essa é a melhor forma de conseguir ajuda em troca.

Podemos admitir que nossos motivos no mundo profissional raramente são altruístas, mas ajudar alguém com seus objetivos de carreira pode ser realmente gratificante.

Pense em ajudar alguém a conseguir seu primeiro emprego, por exemplo, ou dar bons conselhos para ajudar alguém a obter a promoção que tanto deseja.

Além disso, ajudar em uma conexão profissional significa que ao fazer apresentações e ajudar outras pessoas a se conectarem, você está preparando o caminho para o seu sucesso profissional.

Mantenha as boas relações

Um Networking feito de maneira estratégica pode ajudar sua carreira de várias maneiras, incluindo conseguir um emprego, ganhar uma promoção e iniciar um novo negócio.

No entanto, para alcançar tudo isso, você precisa sair da sua zona de conforto e começar a se conectar com outras pessoas.

Mas isso não é só, é importante manter as boas relações. Você pode fazer isso acrescentando os contatos nas redes sociais depois de se encontrarem pela primeira vez e atualizar sempre suas redes com conteúdos que serão relevantes para seus contatos.

Além disso, aproveite para acompanhar as publicações deles, ofereça colaboração em projetos e sugira parcerias. Com a sementinha plantada, é só esperar para colher os melhores frutos!

Gostou do tema e quer se aprofundar um pouco mais? Confira este post que vai te ensinar tudo sobre como se tornar uma autoridade online começando do zero