Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Descubra o que é Hotmart, como ela funciona e como se cadastrar na plataforma

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você sabe o que é a Hotmart? É uma plataforma online que ajuda na distribuição e venda de conteúdos digitais, unindo produtores e afiliados.

É cada vez maior o número de pessoas que procuram maneiras de ganhar uma renda extra. De acordo com o SPC, 64% dos brasileiros já recorrem a bicos. E entre as opções mais populares está a produção e venda de produtos digitais.

Felizmente, existe uma plataforma que facilita a distribuição e divulgação desses serviços. É a Hotmart, um serviço online que une produtores com pessoas interessadas em complementar a renda no fim do mês.

Se você quer saber o que é a Hotmart e como ela funciona, continue lendo este artigo. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o serviço para começar a ganhar dinheiro, seja como produtor ou afiliado.

Dê só uma olhada no que você vai aprender:

O que é a Hotmart?

A Hotmart é uma plataforma virtual especializada na comercialização e distribuição de produtos digitais, especialmente cursos online.

Nesse serviço, pessoas físicas ou jurídicas podem hospedar produtos digitais que, em seguida, serão divulgados e vendidos pelos chamados afiliados.

A Hotmart é a líder desse segmento na América Latina. A empresa já atua em 150 países e conta, atualmente, com mais de 700 mil usuários cadastrados, entre produtores e afiliados.

A missão da Hotmart, segundo a própria empresa, é:

“Aumentar a renda de seus colaboradores, disponibilizando um campo digital focado no e-commerce – principalmente quando relacionado ao ensino a distância (EAD) – para que produtores e afiliados trabalhem e se desenvolvam de maneira conjunta.”

o que é a hotmart

Embora o foco da Hotmart seja o EAD, é possível produzir e vender produtos digitais adequados a qualquer modelo de negócio. Basta que ele seja interessante e lucrativo o suficiente para ser divulgado e vendido pela internet.

Como a Hotmart funciona?

O crescimento do mercado de produtos digitais nos últimos anos aumentou a demanda por plataformas para hospedar e vender esses conteúdos.

Nesse sentido, a Hotmart despontou como uma das melhores alternativas. Não é à toa que a plataforma é a número um no país.

Mas, mesmo sabendo o que é a Hotmart, você entende como ela funciona? O processo acontece assim:

  • Uma pessoa com autoridade em determinada área (produtor) cria um produto digital para compartilhar seu conhecimento com outras pessoas e o disponibiliza na Hotmart;
  • O próprio produtor pode divulgar e vender os seus produtos. Mas a grande sacada da Hotmart é permitir que outras pessoas realizem esse trabalho;
  • Essas pessoas são chamadas de afiliados, e geralmente possuem facilidade em realizar vendas e uma grande audiência em seus canais digitais (site, blog, redes socais etc);
  • Depois de se inscrever na plataforma, o afiliado escolhe um produto digital com o qual se identifica e deseja vender. Ele recebe um hotlink gerado pela Hotmart para divulgar e realizar as vendas;
  • Esse hotlink permite que afiliados divulguem e vendam os produtos digitais e recebam uma comissão por cada venda realizada.

Todo esse processo é realizado de maneira automática e rápida, de modo que qualquer pessoa possa aproveitar as vantagens dessa estratégia.

Confira um vídeo

O que são produtos digitais?

Antes de explicarmos em detalhes o que são produtores e afiliados e qual opção é a melhor para você, é necessário entender o que são produtos digitais.

Produtos digitais são conteúdos, geralmente educacionais, produzidos e distribuídos pela internet. Também são chamados de infoprodutos e alguns exemplos incluem cursos online, e-books, podcasts, entre outros.

Como é 100% digital, a maior vantagem de um infoproduto é ser acessível a qualquer pessoa do mundo. Afinal, não é necessário se preocupar com detalhes como postagem e entrega. Basta ter um dispositivo compatível e conectado à internet.

Ou seja, esse modelo de negócio é escalável e permite aumentar o faturamento sem elevar os custos.

Quais produtos digitais que podem ser vendidos na Hotmart?

Como explicamos, o foco da Hotmart é a educação a distância. Mas isso não significa que apenas cursos e aulas podem ser hospedados na plataforma.

Na verdade, infoprodutos dos mais diversos tipos têm espaço no serviço. Abaixo, listamos alguns dos produtos digitais que você pode vender por lá:

  • E-books;
  • Audiolivros;
  • Palestras e screencasts;
  • Softwares;
  • Scripts de programação;
  • Podcasts e webcasts;
  • Qualquer outro formato de arquivo que possa ser baixado pela internet.

Todos esses produtos digitais que citamos acima costumam ser criados por autoridades em um assunto. Por exemplo, professores, escritores, chefes de cozinha, técnicos de informatica… Enfim, profissionais que realmente sabem do que estão falando.

E dentre os materiais disponíveis na plataforma, as categorias que mais se destacam em vendas são:

  • Desenvolvimento pessoal: gestão, liderança, vendas, eficiência, memorização, foco, inteligência emocional e idiomas;
  • Negócios: importação, investimentos, imóveis e empreendedorismo;
  • Técnicos: programação, internet, redes sociais, marketing, propaganda, concursos públicos;
  • Saúde e esportes: emagrecimento, dietas e treinamentos.

O que são produtores?

Agora que você sabe o que é a Hotmart e o que são produtos digitais, chegou a hora de descobrir se esse mercado foi feito para você.

Existem dois tipos de profissionais que atuam nesse segmento: os produtores e os afiliados.

Os produtores são as pessoas que criam conteúdos digitais para serem vendidos na internet. É qualquer profissional que domine algum assunto e decide criar um produto para compartilhar seu conhecimento com outras pessoas.

o que é a hotmart
Você é autoridade em um determinado assunto? Que tal criar um produto digital e compartilhar esse conhecimento com mais pessoas?

Quem pode se tornar um produtor digital?

Okay, então os produtores são autoridade na área que atuam, certo? Mas qualquer um pode se tornar um produtor de conteúdos digitais?

Sim! Basta produzir materiais de qualidade e saber usar a internet para acessar as plataformas de venda, como a Hotmart.

O que vai garantir o sucesso desse profissional será o empenho e a força de vontade em aprender e entregar a melhor experiência para o consumidor.

O que são afiliados?

Os afiliados são muito diferentes dos produtores. São pessoas que desejam ganhar dinheiro na internet divulgando os conteúdos dos produtores.

Depois de se cadastrar na Hotmart, o afiliado pode escolher um dos milhares de produtos digitais cadastrados na plataforma e receber um hotlink exclusivo.

Então, basta usar os seus canais digitais para promover o produto e convencer os seguidores a adquirirem a oferta.

Para cada venda realizada a partir de sua indicação, o afiliado recebe uma comissão, que varia de acordo com o produto.

A principal vantagem em ser um afiliado é que não é necessário criar o seu próprio produto ou se preocupar com a entrega. Você atuará como um representante de vendas, sendo responsável apenas pela divulgação.

Geralmente, os afiliados utilizam meios como blog, redes sociais e canais de vídeo para divulgar os produtos e possuem uma audiência já estabelecida.

o que é a hotmart
Você faz sucesso nas redes sociais e tem muitos seguidores?Então pode se dar bem divulgando produtos digitais.

Quais as principais funcionalidades da Hotmart

Ao se cadastrar na Hotmart, o produtor ou afiliado tem acesso a diversas ferramentas e serviços diferentes. Todos eles tornam o processo de vendas mais simples e rápido.

As principais funcionalidades oferecidas pela plataforma incluem:

1. Hotmart Analytics

Reúne informações e relatórios completos que permitem avaliar o desempenho das páginas de vendas, checkout e site.

Esses dados permitem melhorar a estratégia de vendas e segmentar as ações com mais eficiência. Assim, fica fácil entender o que está dando certo e errado e quando é preciso mudar para alcançar resultados melhores.

2. Hotmart Club

É a plataforma de EAD utilizada para hospedar cursos online, com uma interface customizável e fácil de usar. Já conta com mais de 1 milhão de integrantes.

Através do Hotmart Club, é possível gerenciar todo o trabalho de criação, organização e gerenciamento dos cursos online de um só lugar.

3. Checkout Builder

Esse serviço disponibiliza um checkout personalizado para o seu negócio, com vários formatos de layout para você escolher.

O Checkout Builder ainda permite personalizar o pagamento para smartphones, de modo que a experiência do usuário seja a melhor possível.

4. Club Sales

O Club Sales serve para acelerar o funil de vendas, aumentando o número de conversões do seu negócio.

Com ele, você pode criar ofertas e anúncios na área de vendas e entregar exatamente o que os usuários precisam.

5. Hotmart Playbox

Essa função insere um checkout diretamente no player de vídeo. Assim, o usuário não precisa parar de assistir ao seu conteúdo para comprar um infoproduto.

Com o Hotmart Playbox é o usuário quem determina quando e onde o gatilho aparecerá no vídeo. Assim, é possível atingir o cliente no melhor momento possível, aumentando a chance de vender.

6. Hotmart Pocket

O Hotmart Pocket é um aplicativo que permite a afiliados e produtores administrarem suas contas com facilidade e simplicidade.

Com o app, os produtores têm acesso a dados do comprador, receitas arrecadadas, acompanhamento de vendas, gráficos de rendimentos e insights para aprimorar estratégias. Além disso, podem aprovar ou recursar pedidos de afiliação com um clique.

Os afiliados, pro sua vez, podem acessar os hotlinks e compartilhá-los facilmente em suas redes sociais. Também acompanham dados e indicadores de desempenho do negócio.

7. HotLeads

Essa ferramenta permite rastrear leads e vincular a sua captura a cada um dos afiliados de modo mais eficiente. Mesmo que os dados de navegação sejam apagados ou os cookies desabilitados.

Dessa forma, o HotLeads garante uma distribuição de comissões mais transparente e segura, permitindo verificar a quantidade e o valor de cada lead gerado com o programa de afiliados.

Entre as informações que a função disponibiliza estão: país de origem do visitante, página de origem, dispositivo e navegador utilizado, informações de campanha e mais.

Tudo isso permite traçar estratégias digitais mais eficientes e precisas.

8. HotPay

O HotPay é um sistema de pagamentos especializado em produtos digitais. Essa ferramenta permite ao produtor ou afiliado receber sem a necessidade de intermediários, aumentando a conversão das compras.

Além de integrar diversas formas de pagamento em um só lugar, o HotPay também permite realizar transações em qualquer moeda. Nesse caso, os valores são convertidos automaticamente em Reais de acordo com a cotação do dia e taxas implicadas.

Tudo isso com segurança e privacidade, essenciais para compras online.

9. Período gratuito

Não é todo mundo que se sente 100% seguro para comprar algo sem saber de suas vantagens e características. Pesando nisso, a Hotmart permite aos produtores oferecerem um período de degustação.

O prazo é determinado pelo produtor e os dados de pagamento são coletados durante o período de teste. Assim, quando terminado, a cobrança é automática.

Como ganhar dinheiro na Hotmart?

Na Hotmart, é possível ganhar dinheiro como afiliado ou produtor. O produtor, como já falamos, é quem desenvolveu um produto e está em busca de uma mãozinha para divulgá-lo.

A forma de remuneração do produtor é a mais simples. Ele recebe por cada venda realizada, descontando-se as taxas da plataforma e a comissão dos afiliados que divulgaram o produto.

Isso quer dizer que, se você tem um e-book ou software que deseja vender na internet, não vai precisar gastar nada com marketing e/ou vendedores terceirizados.

Os afiliados, que são a outra ponta desse processo venda, fazem a divulgação do produto em troca de uma porcentagem predeterminada.

Assim, eles têm uma motivação para divulgar maciçamente o produto. Pois quanto mais unidades venderem, mais eles recebem.

O modelo de remuneração do afiliado é simples. O afiliado trabalha compartilhando o link gerado pela Hotmart por blogs, sites e redes sociais e recebe uma comissão pelas vendas geradas através destes links. Os valores podem chegar a até 80% do valor total do produto.

Desta maneira, todo mundo sai ganhando e tem motivos reais para colaborar entre si.

o que é hotmart

E, talvez, o melhor de tudo: nenhuma das duas partes precisa se preocupar com burocracia, já que a Hotmart cuida de tudo isso.

A plataforma distribui as comissões e disponibiliza os infoprodutos de modo automático. Assim, os produtores podem se preocupar apenas em produzir o seu conteúdo e afiliado com a divulgação.

Como fazer uma conta na Hotmart?

Depois de entender o que é a Hotmart e conhecer suas funcionalidades, é hora de aprender uma conta na plataforma.

O primeiro passo é acessar o site da Hotmart e clicar em “Cadastre”. Uma nova janela será aberta com alguns campos que devem ser preenchidos. Também é possível criar uma conta com o Facebook.

o que é hotmart

Assim que acessar a plataforma, você terá acesso a uma série de informações na tela inicial, como artigos do blog, seus ganhos no último mês, suporte e menu.

o que é hotmart

As opções disponíveis permitem cadastrar um infoproduto, analisar os produtos digitais já cadastrados, se afiliar a algum produto ou acessar uma série de tutoriais sobre as funções da plataforma.

Como se afiliar a um produto digital?

Para se tornar um afiliado, e preciso escolher os nichos de mercado em que pretende atuar. Em seguida, é só acessar a página do produtor e selecionar quais infoprodutos considera mais interessantes.

Depois de analisar os dados do produto digital escolhido, basta clicar em “Solicitar Afiliação”. Essa solicitação pode ser feita automaticamente ou de modo manual pelo produtor.

Depois de ter a afiliação aprovada, basta acessar o menu “Produtos” e verificar quais as opções estão com promoção liberada. Então, é só passar o mouse sobre a caixa do produto e clicar no botão “Hotlinks” para acessar o link exclusivo de divulgação.

Conclusão

Neste artigo, explicamos a você o que é a Hotmart. Você aprendeu como funciona e quais as possibilidades de ganhar dinheiro na plataforma, seja como produtor ou como afiliado.

A plataforma é muito vantajosa, tanto para afiliados, quanto para produtores. Por isso, é importante conhecer o que é a Hotmart, se você quiser ter mais esta opção de geração de renda na internet no seu radar.

Para os afiliados, usar a Hotmart evita a necessidade de lidar com os compradores diariamente, já que isso será trabalho do produtor.

Tarefas como a comunicação e atendimento no pós-venda, para tirar dúvidas ou prestar assistência, serão feitas por ele. A única responsabilidade do afiliado é promover os links.

Se você não possui um produto para vender, começar como afiliado é o jeito mais rápido de ter retorno, iniciar o relacionamento com a Hotmart e ver como o processo funciona.

O cadastro é gratuito, sem pagamento de taxa, portanto, não há risco algum. E entender como funciona e o que é a Hotmart não é um processo nada difícil. Tornando a plataforma uma verdadeira opção, para quem quer ter aquela renda extra.