Loading Posts...

Após o sucesso do conteúdo em vídeo espalhando-se pela internet, diversas empresas começaram a investir no storytelling para que pudessem estar mais próximas do  público e cativá-los com a narração de histórias. Mas, e você sabe o que é storytelling?

O que é storytelling?

A palavra storytelling vem do inglês “tell a story”  e quer dizer “ contar uma história”. Ou seja, é a capacidade de contar história para um grande público de maneira relevante, atraente e afetiva.

O storytelling é utilizado para promover uma história com a qual o público identifique-se. Essa história precisa ser contada de forma clara e persuasiva a fim de emocionar o espectador.

Ainda não entendeu o que é storytelling e nem sabe como produzi-lo? Então, leia esse conteúdo até o final que vamos lhe explicar tudo que precisa saber sobre esse jeito de contar histórias.  

Quais as vantagens do storytelling no Vídeo Marketing?

  • Aproxima o público;
  • Traz engajamento para a marca ou produto;
  • Linguagem mais afetiva;
  • Tem mais chance de ser compartilhado;
  • Vai às emoções do público;
  • Utiliza recursos audiovisuais cativantes.

Já se convenceu que essa ferramenta será ótima para as suas estratégias? Ótimo. Agora, confira o passo a passo de como fazer um storytelling cativante. Anote nossas dicas e depois compartilhe o resultado com a gente.  

Por que usar storytelling na sua estratégia de vídeo marketing?

Agora que você já aprendeu o que é storytelling, deve estar se perguntando: Por que devo usá-lo?

Ok! Vamos lá. Investir no storytelling é uma forma de sua empresa cativar o público-alvo de maneira mais espontânea, fazendo com que o seu produto seja lembrado sempre que precisarem dele.

O storytelling aproxima sua empresa e você de seus clientes, além de cativar e emocionar os espectadores.  

Abaixo listamos algumas razões pelas quais sua empresa deveria investir em conteúdos de storytelling.

1. Conteúdos que envolvem

No dia a dia a vida é um corre para cá, um corre para lá, não é verdade? Nem todos têm tempo suficiente para parar e ler um e-book ou um blog post. Concorda? Pensando nisso, as empresas passaram a investir em conteúdos em vídeos. Por quê? Ora, ele são mais fáceis e rápidos de serem consumidos pelas pessoas.

2. Melhora resultados de SEO

Os vídeos têm um alto poder de engajamento e, quando ranqueados corretamente, conseguem atrair um público qualificado para os conteúdos de sua empresa. Para que isso seja possível, é necessário estar atento aos SEO para YouTube.

3. Conteúdo autoexplicativo

O conteúdo de um storytelling é autoexplicativo. O que isso significa? Significa que não é necessário explicar uma coisas várias vezes, porque, independente da idade e grau de instrução, todos conseguirão entender a mensagem que está sendo transmitida.

4. Entenda a sua persona

Antes de colocar o departamento de marketing desesperado para criar uma ação de storytelling, é muito importante que você tenha em mente a sua persona, isto é, saber com quem você deseja falar, quem é o seu público-alvo e quais emoções desejam despertar nas pessoas.

Não adianta querer fazer um Storytelling para atingir vários públicos e no final não atingir ninguém. Por isso, esteja atento às necessidades da sua empresa e produto.

5. Aproxime-se de seu público

Depois de estudar a sua persona, está na hora de se aproximar do seu público. Faça conteúdos cativantes que  mexam com os sentimentos deles. Mostre que você e a sua empresa podem estar presentes no momento que ele mais precisar.

6. Use uma trilha sonora a seu favor

Se for possível, tenha uma trilha sonora exclusiva para seus vídeos ou escolha uma música que case muito bem com o que você quer passar.

É essencial que ela não atrapalhe o que as pessoas estão falando na mensagem. Afinal, a trilha sonora deve ser usada como um complemento e nunca para tirar a atenção do espectador.

7. Engajamento nos seus vídeos

Aprendeu o que é storytelling? É chegada a hora de fazer com que as pessoas interajam com seu conteúdo. Isso é rápido e bem fácil de ser feito. Sabe por quê? Porque quando um conteúdo atrativo e cativante é divulgado nas redes sociais, as pessoas começaram a interagir com ele, tornando-o, até mesmo, um viral. Lembre-se de que é importante estimular o compartilhamento dele. Caso julgue necessário, invista em anúncios no Facebook.

Como usar o storytelling no vídeo marketing

Para fazer um bom storytelling no vídeo marketing, é necessário ter uma estratégia muito bem planejada e ter em mente muito bem o que é storytelling. Para ficar mais emocionante convide familiares ou personagens importantes que fizeram parte de sua história para falar um pouco sobre a empresa. Assim, o conteúdo ficará muito mais comovente e verdadeiro.

É imprescindível utilizar  vídeos de momentos especiais da sua vida para compartilhar com seu público. Isso mostrará que você é humano e as pessoas passarão a se identificar muito mais com você, com a sua marca e com os seus produtos.

Com certeza sua empresa tem história para contar

Toda empresa tem uma ótima história para compartilhar. Qual é a sua? Convide clientes e amigos para contar tudo o que sabem sobre a trajetória do seu empreendimento. É importante que você crie um conteúdo que fuja do convencional e que leve as pessoas a identificarem-se com a instituição.

O objetivo de sua empresa, ao contar a história dela, é envolver e comover o público? Então, não se esqueça de que a verdade deve ser o item mais importante nesse momento.

Quer um exemplo de storytelling que deu errado? O dono da gigantesca Hollister contava a falsa história de ela ter sido fundada, na década de 20, por John Hollister, inspirado em artesãos do Pacífico. Mas a verdade veio à tona. Bastou apenas uma breve pesquisa para se descobrir que em junho de 2000, Mike Frichies, um polêmico ex-executivo da Abercrombrie & Fitch, dava início à confecção que viria a se tornar uma marca mundialmente famosa.

Não tenha medo de contar sua história, mas seja criativo. Invista em vídeo cujos conteúdos despertem interesse e “provoquem” ainda mais o público. Leve-os a  “criar laços” com você e seu produto e  lembre-se de ser sempre verdadeiro com o seus clientes. Afinal, a primeira impressão é a que fica.

Seu cliente também tem história para contar

Sabe aquele cliente parceiro da empresa que esteve e está com a ela até nos momentos mais complicados. Convide-o para dar um depoimento e peça a  ele para contar tudo o que mais lhe agrada e senti-se à vontade em falar.

Ao convidar um cliente, a sua empresa fortalece o vínculo de amizade que vocês possuem e mostra que está de portas abertas para ouvir a opinião de outras pessoas.

Storytelling tem maior chance de ser compartilhado

Ao produzir um Storytelling, seus vídeos têm mais chance de serem compartilhados e, quem sabe, até se tornarem virais. Mas, para que isso aconteça, é fundamental produzir um conteúdo de qualidade que irá atrair outras pessoas.

Quando um vídeo vai na emoção do público, as pessoas conseguem se identificar com o conteúdo e acabam compartilhando-o com outras pessoas.

Hoje, com as redes sociais, é muito mais fácil um Storytelling viralizar e tornar-se inesquecível para o público. Por isso, é essencial caprichar e fazer um ótimo Storytelling de vídeo marketing.

Agora que você já aprendeu o que é storytelling e como implementar essa estratégia na sua empresa. Mas não pense que acabou! Clique aqui e conheça 6 cases com storytelling de sucesso para se inspirar!

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit