Loading Posts...

Está na hora de descobrir o que é teaser e como ele te ajuda a instigar seus espectadores!

Você pode até não saber, mas a primeira frase desse texto é um teaser. Ele é capaz de captar a sua atenção, gerar expectativa e, muito provavelmente, de aumentar nosso número de visualizações e cliques. Certo? Se você se interessou pelo assunto, quer saber o que é teaser e quais os benefícios dele para o seu negócio, então a hora é agora!

O que é teaser?

No universo do marketing, existem diversas maneiras de aumentar seu número de visualizações. Seus resultados e seu lucro utilizando ferramentas que geram conteúdo audiovisual. E, dentre elas, o teaser com certeza merece destaque. Isso porque, quando bem utilizado, ele é capaz de provocar certa euforia, expectativa em relação ao produto e compartilhamentos.

Ah, isso explica o nome, certo? Traduzindo o termo teaser para o português, temos provocar. O que é exatamente a intenção quando fazer uso desse tipo de estratégia.

Por meio dessa estratégia você pode anunciar a criação de um novo produto, uma nova página ou site, um serviço ou o que mais sua imaginação mandar. E o melhor é que não é tão dispendioso quando você pensa. Por serem caracterizados por serem videos curtos, você pode produzi-lo sem gastar tanto e potencializar seus esforços!

Antes de continuarmos nossa trajetória pelo universo do teaser, é importante ressaltar que ele pode ainda ser utilizado em outros meios comunicacionais, tomando forma de folders, apresentações, faixas e vários outros materiais. A utilização da ferramenta não tem limites, o que é uma ótima notícia para todos nós.

Mas, voltando ao assunto, utilizar o teaser para potencializar suas estratégias de video marketing é uma forma brilhante de conquistar ainda mais sucesso! E você vai entender agora mesmo como incorporá-lo aos vídeos!

Como usar o teaser na estratégia de vídeo marketing

Agora você já sabe o que é teaser. Mas será que já está pronto para aplicar esse conceito aos seus negócios?

Você com certeza já viu peças de vídeo que mostram alguns flashes do real produto, certo? Podemos nos lembrar de alguns exemplos quando pensamos na divulgação de uma série ou novela, em clipes ou álbuns de artistas famosos (como vimos recentemente, por exemplo, com Reputation, na Taylor Swift), em propagandas de celulares como o Iphone ou até mesmo com carros. Nesses vídeos, que geralmente não tem mais de 30 segundos, podemos ter uma leve ideia de um aspecto ou outro do produto, mas não mais do que isso. E essa provocação é o que chamamos de teaser.

Existem várias coisas legais para ressaltarmos sobre o seu uso. Olha só:

  • Ele pode ser incorporado ao calendário de divulgação e ser feito em sequência, para que você continue a ter a atenção de sua persona, consiga manter o seu produto final atual e também seja capaz de continuar a captar a atenção de mais e mais pessoas.
  • Falando em captar a atenção, com o teaser certo, podemos enaltecer os melhores pontos trazidos por nosso produto, serviço ou evento, destacando aqueles que serão mais legais para os nossos clientes!
  • Anúncios feitos por meio de vídeos já têm mais chances de chegar a um maior número de pessoas. Então, apostando em um teaser de qualidade, o impacto que causará ao alcançá-las te dará maior possibilidade de conversão!

Exemplos de teaser empresarial

Você sabe o que é teaser, mas pode estar se perguntando se eles também podem ser utilizados para empresas. Se essa era a sua dúvida, a resposta é sim. O anúncio de um novo site, por exemplo, pode valer uma estratégia mais bem pensada, ressaltando as principais facilidades que o cliente poderá usufruir. 

Para te ajudar um pouco mais na compreensão de o que é teaser, selecionamos dois exemplos:

Um workshop também pode render um teaser. Aqui você pode ver um exemplo disso:

De um jeito simples, eles criaram um vídeo que provoca a imaginação das pessoas.

No segundo exemplo, temos o anúncio de um novo site. O vídeo é bem curtinho, mas também passa a mensagem:

Viu só? Não é preciso uma grande produção para apostar nesse tipo de estratégia!

Qual é o momento ideal para fazer um teaser na minha empresa?

Quando você tiver algum produto, serviço ou evento que valha o esforço. A resposta parece simples e até ríspida demais, certo? Mas é necessário saber que o teaser só deve ser usado quando temos algo que de fato o mereça.

Se criarmos toda essa estratégia para cada produto criado por nosso negócio, ele perderá o efeito e se tornará apenas mais uma fase comum no calendário de divulgação. Mas, se ele for utilizado como deve, vai ser capaz de gerar comoção, expectativa e clientes para você.

Quero fazer um teaser mas não sei por onde começar

A primeira coisa a se fazer quando se decide utilizar o teaser na divulgação de um projeto é garantir que seu material tem qualidade. Fazer todo um suspense e investir na propaganda de um produto fraco pode gerar o efeito contrário e resultar na imagem negativa de seu negócio. Por isso, atenção.

Se você tem certeza do conteúdo, então é hora começar o planejamento. É importante lembrar que um bom teaser tem 4 partes:

  • A provocação: deve ser impactante o bastante para captar a atenção dos nossos clientes.
  • Introdução: depois da primeira parte, temos que investir na introdução deste produto, para explicar do que se trata e mostrar um pouco do que podem esperar.
  • Expectativa: aí vem a hora de criar expectativa sobre o que queremos lançar, usando os melhores aspectos para fazer com que o público anseie por isso.
  • Conclusão:  quando acabamos com o mistério e revelamos o que estávamos escondendo do público.

Seguindo essas quatro etapas do planejamento, você conquistará a atenção do público da maneira certa. Tudo isso pode soar como uma grande trabalheira, mas é preciso muito planejamento para que o teaser crie expectativa e atraia pessoas, não que seja tão longo a ponto de fazé-las desistir ou esquecer o produto final.

Depois de definir tudo isso, coloque a cabeça para funcionar e encontre os melhores aspectos da sua revelação. O que ela fará pela sua persona? Qual o objetivo? Esse pode ser um bom ponto de partida para definir como fará o seu teaser.

Onde devo publicar o meu teaser?

Se você já fez essa pergunta por aí, a resposta que obteve muito provavelmente foi o bom e velho Youtube. Mas, hoje em dia, a internet oferece várias outras opções. Como, em tese, os vídeos teaser serão curtinhos, eles podem ser publicados em plataformas como o Instagram, o Facebook, o Snapchat (sim, ainda dá para conquistar visualizações por lá) e dá também para usar a nossa plataforma.

Ah, mas lembre-se de que, independentemente de onde decidir publicar, é importante sempre levar em consideração a sua persona e onde ela está. Você vai encontrá-la no Twitter? No Facebook? No stories do Instagram? É importante saber quais são as redes sociais utilizadas por ela e a sua linguagem. Afinal, não dá para esperar que a rede se adapte ao seu negócio, não é? Você é que tem que falar a língua dela.

Certo, já vimos o que é teaser e a importância de se levar o assunto a sério. Mas se você pensa que descobriu tudo sobre vídeo marketing, errou. O mundo audiovisual é extremamente rico e existem milhares de maneiras de explorá-lo e conseguir, com isso, mais clientes, maior visibilidade e mais lucro. Por isso, venha descobrir como produzir vídeos sem dinheiro!

 

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit