Loading Posts...

Está na hora de descobrir o que é teaser e como ele pode ajudar a instigar os seus espectadores!

Você pode não saber, mas a primeira frase deste texto é um teaser. Esse tipo de conteúdo é capaz de chamar a atenção do público, gerar expectativa e até aumentar as visualizações e cliques.

Quer saber mais sobre o teaser e os benefícios dele para a sua marca?  Então, continue lendo este texto. Nele, você aprenderá:

Um dos maiores desafios enfrentados por produtores de vídeo é fazer com que os conteúdos cheguem a mais pessoas. Com tantos vídeos sendo publicados a todo instante, pode ser difícil chamar a atenção do público e se destacar entre concorrência.

Felizmente, existem muitas maneiras de divulgar conteúdos em vídeo com eficiência e alcançar muitas pessoas. E entre elas está a criação de teasers.

Bastante popular, esse tipo de mídia é uma alternativa fácil e barata para ganhar relevância no mundo digital. Com uma noção de edição de vídeos e um pouco de planejamento, ele ajuda a alcançar um público ainda maior.

Sem mais demora, vamos aprender o que é um teaser e como incluir esse conteúdo na sua estratégia de vídeo marketing.

O que é teaser

Antes de mostrar como produzir esse tipo de conteúdo na prática, precisamos responder uma pergunta essencial: o que é teaser?

Esse termo vem do inglês “teaser” e significa, em tradução para o português, provocar. E esse é justamente um dos principais objetivos desse tipo de conteúdo.

Dentro do marketing, o teaser é uma técnica utilizada para atrair o público com uma amostra do produto final. Ou seja, é como se ele fosse uma “isca”, levando mais pessoas a se interessarem pelo que a marca está produzindo.

Essa mídia é bastante utilizada em estratégias de marketing digital e offline. Assim, podemos encontrar teasers de vários tipos, como outdoors, cartazes, folders e, nosso principal interesse, vídeos!

Mas em todos os casos, a intenção é a mesma: atrair mais pessoas e instigar a curiosidade.

Por que você deve produzir teasers de vídeo

Agora que você sabe o que é teaser, deve estar se questionando da real necessidade de investir nesse tipo de conteúdo

A verdade é que produzir teasers de vídeo é muito importante e traz diversas vantagens para a sua estratégia de vídeo marketing.

Atualmente, temos acesso a uma infinidade de informações e conteúdos na internet. Basta abrir um site ou acessar alguma rede social para ser bombardeado com textos, imagens e vídeos dos mais diversos tipos.

Em um cenário tão dinâmico, despertar a atenção dos usuários para o seu conteúdo é um desafio e tanto. Afinal de contas, ele precisa causar uma boa impressão e impactar o usuário logo nos primeiros segundos, ou será abandonado em detrimento de outro conteúdo.

Nesse sentido, apostar na criação de teasers pode fazer toda a diferença na hora de divulgar algum produto ou serviço.

Se o seu conteúdo for bem planejado e executado, você poderá:

  • Aumentar o interesse por um produto ou serviço;
  • Estimular o engajamento do público, levando-o a compartilhar seus conteúdos;
  • Atrair visitantes e usuários para o site ou serviços da marca;
  • Gerar mais leads e, consequentemente, aumentar as vendas.

Como usar o teaser na estratégia de vídeo marketing

Mesmo sendo uma ferramenta poderosa e bastante versátil, como incluir esse tipo de conteúdo em uma estratégia de vídeo marketing?

Na realidade, é mais fácil do que parece. Existem diversas maneiras de usar um teaser de vídeo. Dê só uma olhada:

Apresentação de uma empresa ou canal

Uma das aplicações de um teaser é na apresentação de uma marca ou canal. Nesses casos, um pequeno vídeo é produzido para explicar, em poucos segundos, qual a sua trajetória e motivação.

O objetivo é fazer com que o usuário se interesse pela marca e, consequentemente, queira adquirir seus produtos e conteúdos. O importante é que os teasers sejam capazes de transmitir a personalidade da marca.

Depois de prontos, eles podem ser fixados no seu site e divulgados nas redes sociais. Dessa maneira, poderão ser reproduzidos sempre que novos visitantes acessarem seus canais.

Lançamentos de produtos e serviços

Se a sua empresa está prestes a lançar um novo produto ou serviço, pode criar teasers para deixar o público ansioso pelo lançamento. Esse é um dos usos mais comuns desse formato de vídeo e é muito eficiente.

Cada teaser costuma ressaltar alguma característica ou detalhe do produto ou serviço, fazendo com que o público queira conhecer mais sobre ele.

Costumam ser divulgados algumas semanas ou dias antes do lançamento oficial nos principais canais da marca, como site, blogs e redes sociais.

Essa estratégia também pode ser utilizada para divulgar eventos, cursos ou qualquer outro tipo de serviço que a marca ofereça.

Divulgação de um novo contéudo

Muitos produtores de conteúdo, especialmente youtubers, costumam criar um teaser para divulgar o lançamento de vídeos inéditos.

De maneira geral, eles costumam apresentar em alguns segundos momentos de destaque do conteúdo e que podem chamar a atenção do espectador.

Esses teasers são postados nas redes sociais alguns dias antes do vídeo completo ser publicado. Assim, os seguidores ficam na expectativa pelo novo conteúdo, gerando mais engajamento e alcance para ele.

Como fazer um teaser de vídeo

Não existe regra na hora de fazer um teaser. De acordo com o objetivo da sua marca, é possível escolher diversos caminhos.

Alguns produtores decidem por simplesmente cortar os trechos mais atraentes do vídeo principal. Outros, por sua vez, criam um novo conteúdo do zero.

As duas opções são válidas e permitem criar teasers impactantes e eficientes. Independe disso, o ideal é entender as necessidades da empresa e o que ela espera alcançar.

Mas qualquer que seja o modelo de produção escolhido, é importante planejar bem o conteúdo do seu teaser.

Nesse sentido, é muito importante elaborar um roteiro, esboçando e estruturando as ideias principais do vídeo. De maneira geral, podemos dizer que um bom teaser apresenta quatro partes principais:

  • Provocação: deve ser impactante o bastante para chamar a atenção da audiência;
  • Introdução: depois da primeira parte, é preciso introduzir o produto, explicando do que se trata e mostrando um pouco do que o espectador pode esperar;
  • Expectativa: nesse momento, é necessário criar expectativa sobre o lançamento, apresentando os melhores aspectos do produto ou serviço;
  • Conclusão: na parte final do teaser, acabamos com o mistério e revelamos o que estava sendo escondido do público.

Seguindo as quatro etapas acima, você conquistará a atenção do público com mais facilidade. Só não se esqueça de criar uma ligação com o conteúdo principal, como um link ou uma chamada.

Onde publicar o seu teaser

Depois de elaborar um teaser incrível, é hora de divulgá-lo nas plataformas certas. Afinal, o seu conteúdo precisa impactar o maior público possível.

Nesse sentido, o primeiro passo para escolher onde o vídeo será publicado é considerar os objetivos da sua marca com a produção do teaser.

Se o objetivo é ter mais alcance e engajamento, por exemplo, redes sociais mais populares, como o Facebook, são mais interessantes.

Nesses canais, os conteúdos em vídeo, principalmente vídeos nativos, apresentam um grande potencial de compartilhamento. Assim, a sua campanha pode atingir um número maior de pessoas.

E por serem curtos, os teasers também são ideais para serem divulgados no Instagram. É possível fazer isso através de uma publicação normal ou compartilhar o conteúdo no Stories.

Além disso, os seus teasers também podem ser publicados em plataformas específicas para vídeo, como em um canal do YouTube, e compartilhado no blog da empresa.

E se você possuir uma boa base de emails, também pode enviar o teaser para alguns dos contatos. Basta disparar um email marketing com uma chamada atraente e que faça o usuário acessar o seu conteúdo.

Mas não importa o canal escolhido, o importante é atingir e impactar um grande número de pessoas. Assim, o seu lançamento ganhará o máximo de visibilidade e o número de interessados no produto final será maior.

4 exemplos de teaser para você se inspirar

Se mesmo depois de tudo o que explicamos até agora, você ainda tem dúvida sobre como a sua marca pode usar um teaser, não se preocupe.

Separamos a seguir alguns exemplos de teasers que vão ajudar você a planejar um conteúdo de sucesso.

1. Paulista Jr. – Workshop Empresarial

Um teaser também serve para divulgar eventos e atrair a atenção do público. Foi exatamente isso que a Paulista Jr, uma empresa de consultoria empresarial, resolveu fazer.

Observe como o vídeo utiliza diversas estratégias para atrair a atenção da audiência. A partir de uma imagem misteriosa e de frases de ação, o conteúdo convida o espectador a acessar o site do evento para saber mais sobre ele.

2. H&M – Comercial para o Superbowl com David Beckham

Em 2014, a grife de roupas norte-americana H&M lançou uma coleção em parceria com David Beckham. O comercial de lançamento seria transmitido durante o intervalo do Superbowl daquele ano.

Para estimular o interesse do público e levá-lo a assistir à campanha completa, a empresa resolveu produzir um teaser.

O conteúdo mostra o ex-jogador de futebol britânico correndo para não perder uma sessão de fotos. Entretanto, o público é apresentado a dois possíveis finais para a narrativa.

O teaser termina com um convite para que a audiência descubra o final da história durante o comercial completo.

3. Apple – Lançamento do iPhone 8 e iPhone 8 Plus

A Apple é conhecida pela qualidade e status dos seus produtos. Durante o lançamento de seus smartphones mais recentes, a marca investiu em um teaser que ressalta bem as principais características dos aparelhos.

O conteúdo apresenta apenas alguns detalhes do design e principais funções dos novos iPhone, mas sem entregar todas as informações.

Dessa forma, o conteúdo consegue instigar a audiência, que fica com vontade de conhecer mais detalhes sobre os novos aparelhos.

4. Brasil Júnior – lançamento do novo site

Um teaser não serve apenas para divulgar outros vídeos, produtos ou eventos. Esse formato de conteúdo também ajuda a anunciar um novo site.

No exemplo acima, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), criou um conteúdo para anunciar seu novo portal.

A produção aposta na simplicidade, mostrando o que o público pode esperar do novo serviço. Mas isso é feito sem entregar tudo o que a plataforma oferece, estimulando o espectador a acessar o site e conferir a novidade de perto.

Depois de conhecer o que é teaser e como produzir um conteúdo desse formato, é hora de botar a mão na massa. Com as dicas e exemplos que reunimos neste texto, você será capaz de produzir vídeos incríveis e atiçar a curiosidade do seu público. Mas não pare por aí. Que tal aprender um pouco mais sobre como produzir vídeos? Clique aqui e acesso o nosso guia.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!