VidMonsters
Por VidMonsters

Palavras chave: como pesquisar corretamente os termos para seu negócio

VidMonsters
Por VidMonsters

Sempre que você faz uma pesquisa na internet, está buscando suprir uma necessidade. Seja resolver um problema, conhecer mais sobre um determinado assunto, ou qualquer outro tipo de informação. E para isso você utiliza o que chamamos de palavras-chave.

Mas, como o Google consegue lhe dar os melhores resultados para suas buscas? O que as palavras-chaves tem a ver com suas estratégias de marketing digital?

Neste artigo vamos explicar como os principais resultados das pesquisas aparecem, através do gerenciamento e uso de palavras-chave. Vamos entender melhor como isso funciona?

O que é uma palavra-chave? 

As keywords, ou palavras-chave, como são chamadas a partir da tradução ao português, são os principais instrumentos para que seus conteúdos possam ser encontrados nos mecanismos de busca da internet.

Se tratam de palavras simples. Mas que são vistas como termos compostos por uma ou mais palavras, e que resumem um determinado conteúdo.

Por exemplo, quando você está com gripe, você pesquisa “remédio para gripe”. Esta palavra-chave orienta a busca por conteúdo relacionado ao tema pesquisado e que contenha o termo.

As palavras-chave são, basicamente, a forma como o usuário pensa e escreve sua dúvida nos buscadores. A fim de obter sempre as melhores respostas para solucionar o seu problema. 

As palavras-chave podem ser head e long tail. E é dessa diferenciação que trataremos a seguir.

Palavra-chave head tail 

As palavras-chave head tails são os termos de buscas principais. Ou seja, os que são mais comuns. Elas possuem o nome “head tail” porque são mais curtas e tendem a ser mais genéricas para a busca.

Por este aspecto, são termos menos segmentados e cujo a busca tende a retornar conteúdo que se relaciona das mais diferentes formas, com a busca realizada.

São exemplos de head tails:

  • marketing digital;
  • administração de condomínios;
  • roupas femininas;
  • carro usado.

Estas são palavras com um alto volume de buscas e, dessa forma, nem sempre são vistas como imprescindíveis para a estratégia de marketing das empresas em um primeiro momento.

Afinal, o seu objetivo é alcançar o maior número de visitas e a concorrência se mostra muito acirrada para estas palavras-chave.

Para conseguir um bom rankeamento com estas palavras, é necessário um intenso trabalho nelas. Contando com outras técnicas além da pesquisa de palavra-chave.

Palavra-chave long tail 

Long tail, ou Cauda longa, em tradução literal, são as variações de uma palavra-chave principal, que garantem maior eficiência na hora da busca. Afinal, são mais específicas.

São exemplos de long tail, com base nos mesmos exemplos anteriores:

  • marketing digital para pequenos empreendedores;
  • curso de administração de condomínios para síndicos;
  • loja de roupas femininas importadas em são paulo;
  • venda de carro usado no bairro da tijuca.

Perceba que, provavelmente, o volume de busca destes termos será menor, quando comparados às head tails.

No entanto, as palavras de cauda longa garantem uma competição menor pelas primeiras páginas. O que pode ser uma estratégia relevante para o seu negócio. Considere que palavras long tail atendem a objetivos específicos de busca do seu cliente.

Por que palavras-chave são fundamentais para sua visibilidade digital? 

Além do lucro, toda empresa é formada com um intuito: resolver problemas. 

Os problemas, aqui citados, são àqueles em que um consumidor, ou um grupo de consumidores, necessitam de uma solução imediata. Seja vendendo um produto, oferecendo um serviço ou simplesmente tirando uma dúvida.

Quando fazemos uma pesquisa na internet, repare que sempre temos este mesmo propósito: resolver problemas.

Atualmente, são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas por dia e por detrás de cada uma destas, há um indivíduo buscando resolver um problema.

Por isso a palavra-chave é fundamental. Pois através dela é que o cliente encontrará na sua empresa, o conteúdo que irá direcionar o seu produto ou serviço, para resolver o problema dele.

Cuidado com as palavras-chave negativas 

As palavras-chave negativas são as que informam ao Google, por exemplo, quais os termos de pesquisa que você não quer ligado ao seu negócio. É muito comum desassociar estas palavras, principalmente em campanhas pagas.

Imagine que você venda perfumes produzidos apenas no Brasil. Nesse sentido, você pode incluir nas palavras-chave negativas a palavra “importado”, para que seus anúncios não apareçam para quem pesquisou por perfumes que sejam importados.

As palavras-chave negativas são importantes para que você não perca tempo atendendo ou recebendo em seu site pessoas desinteressadas no seu negócio.

Investir na qualidade das palavras-chave e termos significa aumentar as chances de converter visitas em vendas.

Quanto mais qualificado for seu visitante, maiores serão suas chances de finalizar uma venda.

Como fazer uma pesquisa assertiva de palavras-chave 

Para construir a sua estratégia de marketing digital, é necessário pesquisar e definir com assertividade quais as palavras-chave serão utilizadas em seus anúncios e conteúdos criados.

Para isso, vamos apontar alguns pontos que você deve avaliar, ao pesquisar as suas palavras-chave.

1. Defina sua persona e considere a jornada de compra

A persona é a representação fictícia do que seria seu cliente ideal. E você deve adequar as palavras-chaves com base nela, para que a interação seja completa e eficiente.

Mas, como adequar as palavras-chaves com a minha persona?

Se você for criar um conteúdo para seu blog, por exemplo, tenha em mente que o seu material irá responder as dúvidas e questionamentos do cliente ideal, afinal, seu conteúdo deve ser valioso especificamente para ele.

Analise os seguintes pontos:

  • Como meu público me procuraria na internet?
  • Como ele atualmente me procura (quais os termos mais procurados)?
  • O que ele está procurando de verdade?
  • Eu consigo oferecer uma solução para o que ele procura?

2. Analise as apostas da concorrência 

Uma maneira muito interessante de analisar suas palavras-chave é dar uma bisbilhotada em como seus maiores concorrentes já estão fazendo para garantir acessos e vendas.

Isso não é antiético. Na verdade, as concorrências dos maiores mercados se analisam o tempo todo, buscando compreender o que uma tem e a outra não, e investir em tal característica.

Analise o que seu concorrente faz e que esta dando bons resultados e busque adaptar à sua realidade. Analise o que seu concorrente faz de errado e se policie para não o fazer também.

3. Aposte em boas ferramentas 

São milhares de ferramentas que oferecem o gerenciamento de palavras-chave relevantes para o seu negócio. As mais utilizadas são:

Este é o “planejador de palavras-chave” do Google. Ele é indicado para criar campanhas otimizadas no Google Adwords, nas quais ela auxilia no diagnóstico da estratégia.

Ele atua na identificação do que está dando certo, sugere correções e ajustes para melhorar seus resultados, entre outras funções.

Esta é uma outra ferramenta gratuita da Google para uso. O Trend, em inglês, significa “tendência”, ou seja, essa ferramenta te ajuda a descobrir, a partir de um determinado termo, quais as pesquisas relacionadas com este termo e que estão em alta.

Você também consegue saber sobre o que as pessoas mais pesquisam nos últimos dias ou semanas, à respeito deste assunto.

O UberSuggest também é uma ferramenta gratuita, que sugere palavras-chave. A ferramenta, atualmente, é administrada pela referência em marketing digital, Neil Patel.

Ao inserir o termo na área de pesquisa, você seleciona o idioma e a plataforma a ser analisada, mobile (tablets e celulares) e desktop.

Clicando nas sugestões, a ferramenta irá apresentar qual o nível de busca desta palavra-chave, qual a concorrência e o custo por clique deste termo (fator importante para anúncios).

As palavras-chave são fundamentais para as estratégias de marketing digital, como você aprendeu ao longo deste artigo.

E elas se relacionam com o conceito de SEO, o Search Engine Optimization, outro aspecto fundamental, para o sucesso de sua estratégia de marketing.

Se você ainda não sabe o que este termo significa, leia agora mesmo o guia que preparamos  explicando o que é SEO e como ele é fundamental para a sua empresa.