VidMonsters
Por VidMonsters

Pesquisa de mercado: o que é e como fazer uma em 5 passos

VidMonsters
Por VidMonsters

Compreender como a proposta de valor de um produto ou serviço chega ao cliente e como ele a percebe, são processos fundamentais para uma empresa. E estes conhecimentos podem ser obtidos a partir de uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado é um importante instrumento do qual uma empresa dispõe para conhecer melhor seus clientes, o desempenho de seus produtos e permite, além disso, que a empresa possa definir com mais assertividade, suas estratégias de marketing e de vendas.

No entanto, mesmo diante de tal importância, a realização de uma pesquisa de mercado ainda é um mistério para muitos empreendedores.

E, para mostrar que a realização de uma pesquisa de mercado não envolve nenhum mistério, preparamos este artigo.

Nele, falaremos sobre o que é uma pesquisa de mercado. Conheça a importância desta ferramenta e saiba como fazer uma pesquisa assertiva, que forneça dados valiosos para a sua empresa. Confira!

O que é e para que serve uma pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado consiste na coleta de informações, junto aos clientes, acerca do desempenho dos produtos e serviços que sua empresa leva até eles.

O objetivo é avaliar qual é a percepção dos seus clientes sobre os produtos ou serviços da sua empresa. Buscando compreender como o produto atua, para resolver os problemas de seus clientes, como eles se relacionam com a marca e quais os eventuais gargalos e dificuldades eles tem, para utilizar os seus produtos ou serviços.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito útil para qualquer empresa. A partir dos dados coletados e analisados, pela pesquisa de mercado, uma empresa poderá refinar as suas estratégias de atração de clientes.

Isso com mais assertividade, sendo tudo balizado pelos dados obtidos sobre o comportamento dos clientes e a percepção deles, sobre seus produtos ou serviços.

Pesquisa de mercado e o 4 P’s do Marketing

Os 4 Ps do marketing são áreas que ajudam uma empresa a compreender e analisar as estratégias de marketing.

Os 4 Ps são: Produto, Promoção, Preço e Praça. E a relação deles com a pesquisa de mercado é estreita. Pois, a partir dos dados obtidos com a pesquisa de mercado, uma empresa poderá definir e conhecer melhor cada um dos Ps.

Em termos de produto, as pesquisas de mercado poderão permitir avaliar a satisfação dos clientes, em relação aos produtos, a qualidade e o desempenho, testar conceitos e designs, ou mesmo detectar novas tendências ou demandas do mercado.

Já em termos de promoção, a pesquisa de mercado poderá indicar quais os melhores canais, para divulgar uma promoção, permitindo realizar teste antes da promoção, para avaliar o engajamento potencial, e após, para analisar a eficiência de uma promoção.

Em preço, a pesquisa de mercado é um instrumento valioso para avaliar qual o nível de preço o consumidor está disposto a paga, pelo produto ou serviço da empresa. O que ajudará a definir a precificação dos produtos, antes deles irem ao mercado.

Em termos de praça, a pesquisa de mercado irá permitir a compreensão dos hábitos de consumo, descobrindo em quais canais o consumador prefere realizar as compras. Compreendendo, também, o perfil do público-alvo, como hábitos de consumo, estilo de vida, faixa etária, entre outros aspectos.

Não confunda pesquisa de mercado com pesquisa de marketing

Para muitos empreendedores, quando pensam em realizar uma pesquisa de mercado, logo associam este conceito ao de uma pesquisa de marketing.

Esta associação, no entanto, é incorreta. Pois, pesquisa de mercado e pesquisa e mercado são conceitos diferentes, sendo processos diferenciados, com objetivos, métodos, resultados e tipo de análise distintos.

A confusão entre os dois tipos de pesquisa, no entanto, não é um erro grosseiro. Afinal, a pesquisa de mercado é um tipo de pesquisa de marketing. Já a pesquisa de marketing, nem sempre é de mercado.

Mas, qual a diferença entre ambas?

A pesquisa de marketing busca saber qual o desempenho dos produtos os serviços da empresa no mercado, em relação aos competidores no mesmo segmento.

Neste tipo de pesquisa, são levantados dados da concorrência, para realizar comparações de itens como preço, engajamento, rejeição, entre outros, com os dados da própria empresa.

Já na pesquisa de mercado, os dados avaliados não levam em conta a comparação com a concorrência, mas sim, como o público que consome o produto ou serviço da empresa se relaciona com o mesmo.

Os itens de ambas as pesquisas são semelhantes. No entanto, uma pesquisa foca no ambiente externo (marketing), enquanto o outro se centra mais no próprio consumidor da empresa (mercado).

Como fazer uma pesquisa de mercado assertiva

Demonstramos a importância da pesquisa de mercado. No entanto, para obter dados úteis e que, de fato, contribuam para as estratégias da empresa, é preciso construir pesquisas de modo assertivo.

Para que você consiga desenvolver pesquisas eficientes, relacionamos, abaixo, os 5 passos que devem ser seguidos, para a construção de uma pesquisa de mercado.

  1. Definição de objetivos da pesquisa

Antes de iniciar a pesquisa, é preciso definir os objetivos e parâmetros que ela irá seguir. Pense no que você deseja avaliar e descobrir.

Esta orientação irá ajuda-lo a construir a pesquisa e quais dados deverão ser cruzados, de modo a obter os resultados que você deseja descobrir.

No entanto, procure também deixar uma certa margem nos objetivos. Afinal, se os objetivos forem muitos restritos, você não terá a possibilidade de obter dados que possam te dar uma nova visão sobre determinado cenário. Além do risco de enviesar a análise da pesquisa, para os objetivos que se deseja alcançar.

  1. Definição do público alvo da pesquisa

Além dos objetivos, também é importante definir a quem a pesquisa será direcionada. E um caminha junto ao outro. Pois, são os objetivos que irão definir o público alvo da pesquisa de mercado.

A definição do público alvo consiste no alinhamento sobre quem irá ser analisado pela pesquisa. Filtrando por pessoas com determinado perfil, a partir de pontos como localidade, faixa etária, faixa de renda, entre outros.

Uma pesquisa de mercado muito ampla, sem um público-alvo bem definido, tende a gerar resultados que tenha pouca utilidade de análise. Por isso, é fundamental definir e segmentar o público alvo, antes da pesquisa de mercado.

  1. Definição do método de coleção dos dados

Quais serão as hipóteses testadas na pesquisa de mercado? Como será a diferenciação de público? Por idade? Por região? Por sexo?

Todas estas perguntas devem ser feitas e respondidas, antes do início da pesquisa de mercado. Elas irão orientar o rumo dos questionários a serem aplicados.

Resultados que tenham sido obtidos a partir de métodos de coleção mal desenhados, tendem a ser distorcidos, de modo que a análise será prejudicada. Além disso, os dados podem ser prejudicados de tal forma, que não poderão ser utilizados, para um registro histórico da pesquisa de mercado.

  1. Elaboração e aplicação do questionário

Após definir os objetivos, público alvo e o método no qual os dados serão coletados, é hora de usar todos os conhecimentos e estratégias definidos nos passos anteriores, para construir o questionário da pesquisa de mercado.

O questionário deve conter todos os aspectos que você deseja analisar (o que foi definido na etapa dos objetivos). Um modelo ideal, para o questionário, é iniciar com perguntas mais genéricas, avançando para perguntas mais específicas, que ajudarão a traçar o perfil do consumidor.

Em seguida, é hora de aplicar o questionário. Para isso, alguns métodos podem ser utilizados. Por meios virtuais, é possível aplicar a pesquisa por um questionário online, por email ou mesmo por redes sociais.

Em meios físicos, é possível realizar a pesquisa presencialmente, o que permite coletar outras impressões, como as corporais, por exemplo.

Outro método possível é realizar o questionário por telefone, o que pode ser mais difícil, já que muitas pessoas têm resistência em manter conversas telefônicas muito longas.

Defina o método que melhor irá se encaixar no objetivo amostral de sua pesquisa de mercado e que não irá, de algum modo, enviesar os dados ou incomodar o seu público alvo.

  1. Análise de resultados

Com os dados coletados e em mãos, é hora de analisa-los. Para esta etapa, procure, primeiramente, segmentar os dados. Para isso, construa tabelas, que serão uteis para segmentação e cruzamento dos dados, e gere gráficos, que irão facilitar a visualização e compreensão dos dados.

O uso de filtros e tabelas dinâmicas, funções disponíveis no Excel, auxiliam na segmentação dos dados por fonte, faixa etária, sexo, entre outros.

Nesta etapa, lembre-se dos seus objetivos e da qualificação do público alvo e do questionário. São estes pontos que irão orientá-lo na melhor compreensão e análise, dos dados obtidos.

Conclusão

A realização de uma pesquisa de mercado é um ótimo instrumento para que você compreenda melhor como funciona a relação entre seu cliente, o seu produto ou serviço, e a sua empresa.

A partir dele, você conseguirá obter direcionamentos importantes, orientados por dados, para construir as estratégias de marketing, vendas e de produto da sua empresa.

Seguindo os passos que lhe ensinamos acima, você conseguirá criar pesquisas de mercado eficientes e que não corram o risco de obtenção de dados irregulares.

Procure realizar a pesquisa de mercado balizado por objetivos bem definidos, com compreensão do público alvo a ser avaliado e de como o questionário será realizado. O que irá garantir uma pesquisa que, de fato, permita que você compreenda o seu mercado.