VidMonsters
Por VidMonsters

Passo a passo completo para fazer um plano de aula matador

VidMonsters
Por VidMonsters

Cada vez mais pessoas buscam conhecimento através da internet. O que abre oportunidades, tanto para alunos, quanto para professores e instrutores. Mas para que o aprendizado seja eficiente, o plano de aula é fundamental.

O plano de aula é um guia, ou roteiro, que irá delimitar quais os caminho as aulas vão seguir ao longo de um curso.

Com ele, ambos, alunos e professores, poderão se encontrar ao longo do curso, o que facilita o processo de ensino e de aprendizado.

Neste artigo, você irá aprender como criar um plano de aula. Confira um passo a passo completo, para planejar as aulas de seu curso, de forma rápida e simples. Confira!

O que é um plano de aula 

Para quem trabalha com educação, o plano de aula é tão importante quanto é o script para quem trabalha com cinema, teatro ou televisão, por exemplo. Esse documento funciona como um verdadeiro roteiro, que mostra o passo a passo de toda a aula.

O plano de aula indica aspectos da aula, como o que será dito, os objetivos a serem alcançados, a metodologia utilizada, os materiais, entre outros aspectos importantes para o aprendizado dos alunos.

Além disso, o documento irá direcionar tudo o que acontecerá durante o tempo da aula. Ou seja, é um verdadeiro diferencial e ajuda a prender a atenção dos alunos.

Por que criar um plano de aula? 

Dedicando um pouco de tempo a elaborar o seu plano de aula, você verá que sua aula terá uma qualidade muito superior à de uma que não tenha sido bem pensada.

Muitas pessoas, ao criarem o seu curso online, não percebem a importância de pensar previamente cada etapa da aula, bem como todos os detalhes que farão parte dela.

Mas, ao sistematizar as ideias e o conteúdo da aula, tudo ficará mais claro. A partir disso, você poderá oferecer materiais de qualidade maior para o seu aluno. Afinal, a aula terá sido melhor pensada e planejada em todas suas etapas.

Um outro ponto importante é que, criando um plano de aula, você consegue antever vários acontecimentos que podem ocorrer na aula e que poderiam diminuir a qualidade final da transmissão do conteúdo.

Por exemplo, perguntas sobre determinadas partes que irão gerar mais dúvidas, ou temas que irão introduzir conceitos novos e que talvez precisarão serem explicados mais de uma vez.

Também há um diferencial para o aluno. Eles facilmente identificarão se houve um bom planejamento para a aula ou não. Quando ele percebe que a aula foi bem estruturada, sente mais confiança no instrutor. Como consequência, o processo de aprendizado é reforçado.

Sendo um roteiro simples ou mais elaborado, o plano de aula fará uma diferença muito positiva no seu curso.

Preciso criar um plano de aula para cursos em EAD? 

Se nas aulas presenciais o plano de aula já é considerado indispensável, no curso EAD sua importância pode ser considerada maior ainda. Em um curso à distância, muitas distrações estão disponíveis para o aluno. Ainda mais do que nos cursos presenciais.

Como o aluno geralmente estuda em casa, ele tem acesso fácil ao celular, TV, redes sociais, assim como a todos os outros afazeres do dia a dia.

Por estes motivos, você deve fazer o plano de aula para ter certeza de que os alunos ficarão engajados no conteúdo. As aulas devem buscar ter alta qualidade e uma boa dinâmica, para que prendam a atenção do aluno.

Por isso, ao planejar as aulas, priorize aulas curtas e que tratem de um tema por vez, para ter maior engajamento. Assim, você evita que o aluno abandone a aula.

Passo a passo para criar um plano de aula eficiente 

Como você já viu acima, o plano de aula é um processo importante para a qualidade da aula e para o aprendizado e retenção dos alunos.

É importante frisar que cada aula realizada deve receber a mesma atenção na hora do planejamento. Dessa maneira, todas as aulas terão a mesma qualidade, mantendo o interesse do aluno do início ao fim do curso.

Seguindo o passo a passo abaixo, você conseguirá escrever um bom plano de aula.

1. Mapeamento do que será ensinado em cada aula 

Pontue cada conteúdo que será abordado na aula de forma sequencial. É importante cuidar para que todos os conteúdos conversem entre si e estejam diretamente ligados ao tema principal do curso.

Quanto mais minucioso o detalhamento dos conteúdos no plano de aula, melhor será o entendimento por parte dos alunos.

2. Método de abordagem e recursos disponíveis 

O método de abordagem é o caminho que será trilhado pelo professor para entregar a melhor aula possível aos alunos. Ele envolve diversos aspectos, como a linguagem (técnica, coloquial ou culta), exemplos que serão utilizadas e outros artifícios.

Essa “trilha” deve ser pensada de forma a levar o aluno a alcançar os objetivos do plano de aula.

Além disso, defina, também quais serão os recursos, ou seja, materiais utilizados durante a aula. Estes materiais podem ser físicos ou não.

Por exemplo, para uma videoaula, você pode precisar de notebook, quadro branco, canetas de quadro, apagador, livros, microfone, câmera, entre outros equipamentos.

Este passo é necessário para que você não tenha que interromper a aula por conta da falta de algum recurso ou material.

3. Detalhamento do tema e objetivos

A escolha do tema deve ser feita com muita atenção. Leve em conta aspectos como o público-alvo e a proposta que o seu curso oferece aos alunos.

Escolha um tema que tenha a ver com suas habilidades e que, ao mesmo tempo, seja interessante para outras pessoas. E não se esqueça de que, no plano de aula, o tema deve ser o mais detalhado o possível.

Por exemplo, se você irá oferecer um curso de matemática para concursos públicos, a aula não pode ser sobre o tema “matemática”.

Desta forma, os planos das aulas ao longo do curso devem dissecar o tema, com aulas à respeitos de funções, juros, geometria, entre outros temas que abordem a temática principal, no caso, a Matemática.

Ainda com base no tema da aula, elabore os objetivos mais específicos. No plano de aula, os objetivos devem ser pensados para aquela aula específica e não para o curso em geral.

Entretanto, todas as aulas do curso precisam estar correlacionadas. Para isso, procure responder a seguinte pergunta: “O que eu quero que meus alunos aprendam?”

A partir da resposta, você terá mais facilidade para elaborar seu plano de aula, pois a resposta apontará o seu objetivo.

4. Roteiro do conteúdo 

O conteúdo da aula também deve constar no plano de aula. Esta etapa deve ser elaborada em conjunto ao objetivo. Afinal, é por meio do conteúdo, que o objetivo da aula será alcançado.

O conteúdo relaciona o que você irá abordar durante a aula, sejam exemplos, conceitos ou procedimentos, que irão ajudar no aprendizado dos alunos.

5. Avaliação 

Por fim, relacione, no plano de aula, como será feita a avaliação e se objetivo de aprendizado dos alunos foi alcançado.

Para isso, você pode propor exercícios de fixação, provas finais ou parciais, ou mesmo algum trabalho final. Essas ferramentas permitem que o aluno apresente os conhecimentos obtidos ao longo do curso.

É a partir da avaliação que você terá dados importantes sobre em quais pontos os alunos erraram ou acertaram mais. E de posse dessas informações, você pode melhorar as próximas versões de seu curso.

Cronograma para as próximas aulas 

Mas o trabalho não termina aí. O plano de aula também deve ser feito prevendo o que irá acontecer nas próximas aulas. Ou seja, não deixe de elaborar um cronograma de atividades.

Defina quais temas serão ensinados e abordados nas aulas futuras e como estes temas se relacionam ao que foi passado nas aulas anteriores.

Com este planejamento de conteúdo em seu plano de aula, você conseguirá construir um curso com início, meio e fim. O que é enriquecedor para o aprendizado dos alunos.

Conclusão

Dizem que ensinar é, também, a melhor forma de aprender algum assunto. E, no mercado online, cada vez mais oportunidades de aprendizado e, consequentemente, de ensinar, aparecem a cada dia.

Mas, para ensinar de fato, contribuindo para o aprendizado de um tema novo por seus alunos, é importante esquematizar e programar o que você irá ensiná-los e como fará isso.

Para isso, o plano de aula é um planejamento muito importante. Com ele, sua aula terá início, meio e fim, além de ser mais fácil compreender quais são os objetivos de aprendizado e relacionar o conhecimento ao longo do curso.

Mas não pare por aqui. Sabia que os vídeos são a ferramenta ideal para turbinar os seus cursos online? Então não perca tempo e leia o nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre videoaulas.