Loading Posts...

Digite seu e-mail para ler o artigo completo.

Compartilharemos este artigo com você.

Seu endereço de e-mail é 100% seguro contra spam! Powered by ConvertKit

O plano de marketing é um planejamento das futuras ações de marketing de uma empresa a fim de buscar visibilidade. Ele pode ser voltado para uma marca, um produto ou um serviço que está sendo oferecido.

Você com certeza já ouviu falar naquela frase “se você não é visto, não é lembrado”. Por isso, é de extrema importância ter um plano de marketing para dar sequência ao futuro de sua empresa. Independente do tamanho da empresa que você deseja criar, é bom pensar em um plano de marketing para ajudá-la a se destacar.

É nessa hora que entra o planejamento de marketing, pois ele auxilia no controle de gastos, orienta sobre onde distribuir o produto, como fazer isso e como conhecer melhor o  consumidor.

Neste conteúdo você irá aprender:

  • O que é um plano de marketing
  • Formatos de vídeo para rede social
  • Plano de Marketing focado em vídeos

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é um planejamento das futuras ações de marketing de uma empresa. Ele é utilizado para alcançar visibilidade para a instituição ou até para vender. Além disso, pode ser direcionado para uma marca, um produto ou um serviço que está sendo oferecido.

Ele também é uma estratégia detalhada que dirá quem é seu público-alvo e o que fazer para chegar até eles. Além de quais são os passos a necessários para conquistar e atrair mais clientes.

Se realizado de maneira correta, o plano de marketing será como um guia que você poderá consultar toda vez que achar necessário.

Formatos de vídeo para rede social

Vídeos no Instagram

A linguagem visual é a que mais atrai novos seguidores para a rede social. Por isso, conquiste seu público-alvo pela paleta de cores nas fotos e com vídeos rápidos que prendam a atenção das pessoas. Faça legendas criativas para instigá-los e utilize no máximo 10 hashtags por foto. Vale lembrar que o Instagram permite vídeos de até 60 minutos. Então, lembre-se de ser direto para obter um público melhor direcionado para sua empresa.

Veja abaixo o vídeo tutorial que produzimos de forma reduzida, ou pocket, para o Instagram da VidMonsters.

Além desse vídeo tutorial, também postamos trechos do podcast do nosso blog. A ideia é deixar ainda mais simples a visualização. Isso porque as pessoas não precisam, necessariamente, ligar o áudio para entender sobre o que se trata. Isso porque deixamos todas as frases transcritas. Veja abaixo como ficou:

Como fazer vídeos para o Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é um dos maiores meio de comunicação para a criação e transmissão de vídeos online. É uma plataforma que cresce diariamente e tem ganhado cada vez mais adeptos da produção de conteúdo em vídeo dentro da rede social. Mas lembre-se os conteúdos dentro do Facebook precisam ser dinâmicos, criativos e com uma legenda que prenda a atenção do seu espectador.Sempre postamos nossos vídeos ensinando a como fazer produções audiovisuais no Facebook.

Assim como o Instagram, que começa a reprodução do vídeo ainda sem som, o Facebook também é assim. Com isso, é essencial investir em vídeos que sejam transcritos. Dessa forma o espectador não precisa ligar o som para conseguir entender o que acontece no vídeo. Já que, se for observar nas métricas, a maioria das pessoas não clica para ligar o som.

No Facebook, outro formato que tem ganhado destaque é acrescentar bordas com o título em destaque do conteúdo, em que o vídeo acontece no meio delas. Como no abaixo. Além disso, para que as pessoas evitem ligar o som, já que nem sempre podem fazer isso, elas podem apenas ler as legendas inseridas. Veja:

YouTube

É uma rede social focada em compartilhamento de vídeos. O lado positivo dele em relação ao Facebook, é que acaba ficando “vivo” por mais tempo na rede, ao contrário do Facebook em que o vídeo sobrevive apenas com compartilhamento e interação.

Stories

O Instagram Stories é para quem quer passar uma informação de forma rápida e eficaz para o seu público. Mas lembre-se de que a ferramenta é de apenas alguns segundos. Então seja rápido e claro.

Plano de marketing focado em vídeos

Se a sua empresa está em busca de fazer um plano de marketing com foco em vídeo, acompanhe o passo a passo abaixo para montar o seu.

Antes de anotar nossas dicas, faça duas perguntas a si mesmo:

  • O que espero seguir?
  • Como posso fazer isso acontecer?

6 passos para o planejamento de marketing perfeito

  1. Conheça seu consumidor: conheça a pessoa para quem você vai vender seu produto e faça os conteúdos em vídeo da sua empresa focado nesse público-alvo. Procure entender o que seu consumidor deseja ver e ouvir.
  2. Defina quanto você pode investir: se o seu foco é elaborar um plano de marketing para a criação de vídeos, coloque tudo no papel de quanto você irá precisar investir para dar sequência ao plano. Lembre-se de colocar o gasto com câmera, edição e divulgação do seu produto.
  3. Divulgue seus vídeos nos lugares certos: não adianta criar um conteúdo rico e informativo se você não divulgar seus vídeos nos lugares que o público está. Vá até seu público, não espere eles descobrirem você, faça com que seus conteúdos sejam descobertos por eles.
  4. Avalie seus concorrentes: Observe de perto quem são seus principais concorrentes e quais são as estratégias que eles estão usando para atrair mais clientes. Anote as dicas e veja se é possível tirar alguma ideia dessas estratégias.
  5. Estabeleça um cronograma: quando iniciar seu plano de marketing tente manter uma frequência. Pois é de extrema importância ter um cronograma de publicação para não começar as suas publicações em vídeo e parar sem explicações. Lembre-se de monitorar os resultados positivos e negativos. Só assim você saberá onde está acertando e onde é preciso melhorar.
  6. Avalie o seu desempenho: depois de ter seguido o nosso passo a passo está na hora de analisar sua performance. Olhe atentamente as métricas mais relevantes e a partir do resultados analise onde será preciso melhorar.

Como começar?

Vale ressaltar que um bom plano de marketing nunca terá fim. Pois é necessário revisar e alterá-lo sempre que preciso, mudar as estratégias e avaliar mensalmente quais ações estão dando mais retorno e quais não valem mais à pena ficar investindo.

Agora que você já sabe como construir um plano de marketing, vale entender como criar uma estratégia de vídeo marketing de sucesso!

Fique por dentro de todas sacadas de Video Marketing!

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit