Loading Posts...

Realizar uma transmissão ao vivo nunca foi tão simples. Atualmente, as redes sociais mais famosas e alguns aplicativos já disponibilizam essa funcionalidade em questão de segundos. Mas quando essa demanda não é apenas por diversão, a busca por uma plataforma de transmissão ao vivo pode não ser tão simples.

Para te ajudar a entender o que realmente é essa ferramenta, como funciona e o que você deve considerar ao escolher uma, criamos este conteúdo.

Vamos lá?

O que é uma plataforma de transmissão ao vivo?

As transmissões de vídeo podem ser on demand ou live. No entanto, seja qual for o tipo, a transmissão ao vivo se mostra cada vez mais eficiente nas estratégias de marketing digital.

Uma plataforma de transmissão ao vivo é uma ferramenta tecnológica totalmente atual, que está em uma crescente no mercado e no mundo do marketing.

Plataformas deste tipo permitem uma interação audiovisual constante com os clientes, permitindo, também, uma apresentação completa do produto que se deseja vender, em tempo real.

Plataforma para webinar

Cada vez mais populares nas transmissões ao vivo, o webinar é, atualmente, uma das ferramentas de comunicação preferidas pelas empresas, para se comunicarem com o seu público.

A ferramenta permite que o cliente acompanhe a apresentação de um produto específico em tempo real.

Possibilitando ao espectador, ainda, interagir com a empresa por meio de mensagens instantâneas. Tendo assim, um maior engajamento com a marca e o produto.

Por isso, qualquer plataforma de transmissão ao vivo que se coloque entre as melhores do mercado, terá a disponibilidade da realização de webinar, por parte de seus usuários.

Como funcionam essas plataformas?

Essa ferramenta pode realizar uma transmissão ao vivo ou sob demanda, para ser transmitida em um horário preestabelecido.

Porém, sempre que possível, a prioridade deve ser da transmissão em tempo real. Pois, hoje em dia, ela se mostra muito mais eficaz que a transmissão on demand.

A característica principal da utilização das plataformas de vídeo, voltadas para o marketing, é possibilitar a comunicação entre apresentador do produto e o cliente.

Isso é feito ao permitir a interação em tempo real entre ambos, por intermédio do chat, disponibilizado pela plataforma.

Tipos de plataformas de transmissão ao vivo

Existem diversos tipos de plataformas que disponibilizam serviço de transmissão de vídeos ao vivo.

As mais conhecidas são as redes sociais, como o YouTube, o Instagram e o Facebook. Estas, porém, por serem gratuitas, apresentam serviços limitados se comparadas às plataformas profissionais.

Confira, abaixo, as principais características e os diferenciais das principais plataformas de transmissão ao vivo de vídeos.

YouTube

O YouTube é a plataforma de vídeos de mais sucesso e a mais acessada do mundo, além de ser a segunda maior opção, atualmente, para busca de termos, expressões e assuntos, na internet.

Apesar de gratuita, é uma ferramenta que cumpre o necessário e que, provavelmente, garantirá visibilidade ao seu produto, desde que o que esteja sendo produzido apresente qualidade.

Os vídeos veiculados na plataforma servem, muitas vezes, como um importante colaborador para a tomada de decisão do cliente, na aquisição de um produto.

Clique aqui para aprender tudo sobre como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube.

Instagram

Diferentemente do YouTube, o Instagram costuma ser mais utilizado por pessoas e empresas para desenvolver e veicular vídeos mais curtos.

Como ferramenta de marketing digital, o Instagram, hoje, é indispensável para uma empresa, pois permite uma interação instantânea e quase que pessoal com o cliente. Tornando-o mais conectado à marca.

A ferramenta permite a transmissão de vídeos ao vivo, através da funcionalidade Live Video. No entanto, os vídeos, após a transmissão ao vivo, não são armazenados e não podem ser assistidos posteriormente. O que limita a funcionalidade para alguns tipos de estratégias de vídeo marketing.

Clicando aqui você verá um passo-a-passo completo sobre como usar essa ferramenta.

Facebook

É Indispensável, para qualquer empresa com presença no mundo digital, ter uma página no Facebook. Afinal, são mais de 2 bilhões de usuários ativos, que podem se conectar à sua marca, diariamente.

Nos últimos tempos, tem havido um aumento do consumo de vídeos, por parte dos usuários do Facebook. E, proporcionalmente, um maior número de produtos sendo apresentados via live, por meio da plataforma.

É possível transmitir vídeos ao vivo na plataforma, enviando alertas ao público, sobre o início da live. Os vídeos ainda podem ser armazenados, para visualização posterior, de quem não o assistiu ao vivo.

Confira aqui como funciona a transmissão ao vivo no Facebook nos mínimos detalhes.

VidMonsters

Por fim, mas não menos importante, nós, da VidMonsters, somos uma plataforma de transmissão ao vivo.

O nosso serviço consiste em uma plataforma de vídeo marketing, com recurso de transmissão ao vivo simples e webinars.

Porém, diferentemente das redes sociais, que acabam não oferecendo opções de interação e transmissão, focadas na conversão de clientes, como CTAs, formulários de pagamentos, entre outros, a plataforma da VidMonsters possui todas estas funções.

A seguir, explicaremos mais sobre estas funcionalidades extras, que são importantes para a conversão de espectadores em clientes e que devem ser pontos avaliados, ao se escolher uma plataforma de transmissão ao vivo.

Recursos da transmissão ao vivo da VidMonsters

Conheça, a seguir, os diferenciais da nossa plataforma:

CTAs

O call to action, ou CTA, é uma expressão em inglês que significa chamada para a ação, e é exatamente esse o seu objetivo.

Durante uma transmissão ao vivo utilizando a VidMonsters, é possível inserir qualquer tipo de gatilho de conversão dentro do vídeo. Isso mesmo, os CTAs aparecem na tela, enquanto sua audiência te assiste. Ali elas irão inserir as informações que você solicitou tornando-se leads.

Conseguindo, assim, a conversão do espectador em cliente comprador de sua empresa.

Meio de pagamento

Os meios de pagamento também são uma opção de gatilho de conversão. A diferença é que não só você poderá gerar leads mas também vendas, em tempo real.

Enquanto o vídeo estiver sendo transmitido, você poderá vender seus produtos em tempo real, além de fazer promoções e ofertas especiais para a audiência da transmissão.

Analytics

A ferramenta Analytics permite uma análise completa do desempenho dos seus vídeos.

As análises realizadas pelas plataformas irão mostrar quantas pessoas assistiram ao vídeo, o engajamento do público, as conversões realizadas e diversas outras opções de análise, para melhorar o desempenho do seu produto e da sua empresa.

Integrações

As nossa plataforma de transmissão ao vivo oferece serviço de integração a outras ferramentas,

A automação de marketing, visando à captura de leads na transmissão, talvez seja função de maior importância e destaque.

Chat ao vivo

Como dito anteriormente, é de suma importância a utilização de chats ao vivo, para a interação com o público, ao utilizar uma plataforma de transmissão ao vivo.

Para que haja uma comunicação eficiente com a audiência, é necessário que o apresentador do produto responda perguntas sobre a marca, o produto e mantenha o engajamento dos clientes.

Trends de vídeo

Os trends de vídeo, como o Google Trends, por exemplo, têm por objetivo permitir ao usuário conhecer quais são os principais temas pesquisados no momento da transmissão ao vivo, por meio de uma gigantesca base de dados.

Para uma empresa que busca resultados via vídeo marketing, os trends de vídeo são essenciais, haja vista que:

  • A ferramenta mostrará os temas mais pesquisados pelas pessoas, o que permite ao usuário ter ideias para a elaboração de conteúdo;
  • É um facilitador na hora de buscar tendências, pois, ao utilizar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, é possível mensurar um crescimento ou queda no mercado;
  • É útil na comparação de palavras sinônimas, para decidir qual usar na hora de desenvolver sua ação de marketing.

Estúdio de gravação

Para uma experiência mais completa na transmissão ao vivo, o uso de ferramentas como o OBS Studio e o BeLive é indicado, mas não obrigatório.

Estas ferramentas permitem a transmissão ao vivo, porém, uma das grandes funcionalidades de uma boa plataforma de transmissão ao vivo é permitir a veiculação do conteúdo, sem a necessidade de utilizar estas ferramentas citadas acima.

Utilizando a VidMonsters a utilização dessas ferramentas é dispensável. Uma vez que contamos com um estúdio de gravação ao vivo onde você poderá integrar diversos equipamentos, compartilhar tela e muito mais.

Hospedagem de vídeo (host)

Após a transmissão ao vivo de um vídeo, é essencial que ele seja hospedado e armazenado, para visitação posterior de seus clientes ou visualização daqueles que não conseguiram ver ele ao vivo.

Por isso, é preciso escolher uma plataforma de transmissão ao vivo que permita a hospedagem do vídeo.

O serviço de hospedagem de vídeo da VidMonsters disponibiliza um espaço de armazenamento ilimitado para que a sua live fique disponível para o acesso posterior.

Conclusão

Uma empresa que utilize as transmissões ao vivo, para anunciar e vender seus produtos, nos dias de hoje, não é apenas uma empresa que olha para o futuro, mas uma que tem percepção do presente.

As inovações do mundo tecnológico passam por nossos olhos, muitas vezes, despercebidamente.

Porém, uma marca que deseja crescer ou manter o engajamento, precisa ter visão do funcionamento do mercado atual, e as transmissões ao vivo mostram-se essenciais.

E agora que você sabe o que é preciso para escolher uma boa plataforma de transmissão ao vivo, com ferramentas que facilitem a conversão da audiência em vendas, convidamos você a conhecer a VidMonsters.

Acesse o nosso site e conheça as soluções de transmissões ao vivo, com enfoques em conversão, para lives e webinars, que disponibilizamos para o vídeo marketing de sua empresa.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!